Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

Preciso de uma ajuda com os meus peixes que mostram um comportamento estranho.

Setup do aquário:

300l brutos

Filtro 1000l/h

Termoestato 200w

Fauna:

15 peixes Malawi

2 SAE

4 Vittina semiconica

3 Neritina natalensis

Problema:

Há cerca de 3 meses que reparo que os peixes se coçam muito na areia e cada semana que passa parece que se coçam mais. Tanto que deixaram de reproduzir, nem conseguem aguentar uma semana com os ovos na boca. Estive aqui a ler uns tópicos e pus o aquário a 29ºC e acrescentei um pouco de sal durante 2 semanas e nada feito. Até parece que se coçavam mais.

Fiz aquilo que não se deve fazer e pus um químico no aquário. Pensei bastante no assunto e de que valia tratar os peixes, mesmo que todos noutro aquário maior que comprasse, se as plantas e areia continuavam contaminadas?

Usei o sera mycopur hoje o primeiro dia e como eles mandam vou por mais 2 dias. Parece que fez efeito porque mal pus aquilo no aquário começaram todos a coçarem-se ao mesmo tempo!!

O que fiz mal? O que faziam diferente?

Como me aconselham tirar o medicamento do aquário? Com algumas TPA (que apenas vou diminuindo a concentração) ou com carvão activo?

Já agora, o aspecto do meu aquário do tunning mal pus o medicamento:

img5355b.jpg

LOL! Ficou todo verde fluorescente!

O medicamento que pus:

img5357ro.jpg

Agradeço desde já as vossas respostas :)

Editado por Gremlyn
Publicado: (editado)

São territoriais como é normal mas não são agressivos (tive algum cuidado na escolha das espécies), pelo menos na minha opinião

De qualquer forma não pretendo saber o que causou a doença, mas sim se estou a proceder bem no tratamento e se devo ou não tirar o produto da água e já agora qual a melhor forma.

Editado por Gremlyn
Publicado:

São territoriais como é normal mas não são agressivos (tive algum cuidado na escolha das espécies), pelo menos na minha opinião

De qualquer forma não pretendo saber o que causou a doença, mas sim se estou a proceder bem no tratamento e se devo ou não tirar o produto da água e já agora qual a melhor forma.

Dá sempre jeito saber o que causou para nao voltar a acontecer xD. Para o retirares penso que carvão no filtro baste... mas n sei se quer se deves tirar ou nao

Publicado:

Dá sempre jeito saber o que causou para nao voltar a acontecer xD. Para o retirares penso que carvão no filtro baste... mas n sei se quer se deves tirar ou nao

Desconfio que foi algum peixe que comprei a um user do fórum que tinha a mesma doença. É quase certo :(

Para tirares medicamento fazes uma tpa generosa e metes carvão activo para retirares o resto que ficar

Editado por hugo madalena
Publicado:

300 litros aquecedor de 200 watts nao e pouco?

boas

concordo plenamente!

ja agora, fizeste os teste a agua? nitrato, nitritos?

continuando

faz os testes e diz-nos, para te ajudar a identificar o problema.

a primeira vista penso que tens os nitratos e nitritos altos, mas só dispondes mais informaçao para te ajudar.

Boas

Obrigado pela ajuda.

Amónia - 0

Nitritos - 0 ou quase 0

Nitrato - 5 ou 6

pH - 7,8

Quanto ao aquecedor, realmente é pouco mas na altura que comprei pensei que chegasse. No Inverno consigo ter o aquário a 26º mas esforço muito mais o aquecedor, portanto, deixo a água a 23º no Inverno. São 300l brutos mas não devo ter mais que 240l úteis (agora n sei se a regra 1l-1w é para brutos ou úteis...).

Ontem quando pus o medicamento começaram todos a coçar-se, hoje pouco se coçaram mas ficaram agitados e nervosos...

Carvão activo é barato? Qual a quantidade que devo comprar?

Editado por Gremlyn
Publicado:

boas

carvao é barato mas depende da loja!

á uma com saco grande ( talves 1/2 kilo) 10euros, á fluval saco pequeno 5 euros, tetra.........

no maximo 10 dias e tira-te os quimicos da agua, pode ser utilizado 2 ou 3 vezes com utilidade pratica, os testes foi de gotas?

é que tenho um de fita e por exenp.

o ph da fita e o ph do teste gotas da diferentes resultados, o da fita nao é 100 confiavel.

Boas

Uso testes de gotas que são bem mais fiáveis :)

Por que é que acham que o problema de eles se coçarem é a qualidade da água?

Editado por Gremlyn
Publicado:

boas

se o peixe se coça é porque algo lhe esta a causar irritaçao, nada melhor que verificar parametros da agua, ph, no2,no3......

detetar na superfiçie deles algum fungo.

Publicado:

ok. obrigado.

Não sou expert no assunto mas não noto diferenças nas escamas. Por isso até achei mais acertado este medicamento uma vez que dizia que os fungos não eram detectados a olho nú.

Tenho mais questãozita: nas instruções do medicamento de para por nas semanas seguintes uma vez por semana um pouco de medicamento. Vale a pena por já o carvão? Ou faço só umas TPA valentes para diluir e no fim do tratamento ponho o carvão?

cumps

Publicado:

boas

se queres retirar os quimicos do tratamento da agua mete ja o carvao activado.

noa tratamentos alguem ja te disse que devemos desligar o filtro e a luz e ligar a bonba de ar se for no aqua comunitario?

Publicado:

não sabia que tinha que desligar o filtro e a luz... as plantas aguentam-se quanto tempo sem luz?

Parece que tenho ícteo no aquário... pf vejam as fotos abaixo e opinem!

Tenho esta fêmea cheia de pintas... :( :(

img5361xt.jpg

img5362l.jpg

Esta não dá para perceber bem. Só tem pintas na cabeça. O resto das pintas são dele :)

img5358j.jpg

Publicado:

Boas

assim ja te posso ajudar

é ICTIO compra ja Sera CostaPur ou esha 2000 com esha exit ou outro eficaz comtra ictio, desliga luz sobe a temperatura

para o nivel maximo de resistençia dos peixes ( desse nao sei qual é) desliga filtro e liga bonba de ar, fazer medicaçao comforme a bula .

Publicado:

ok vou fazer isso e obrigado mais uma vez. Realmente os peixes só se coçavam e nunca tiveram pintas brancas. Deve ter sido o outro medicamento que os enfraqueceu e o ictio começou a notar-se mais.

De qualquer das formas fiquei com algumas dúvidas:

1 - Se desligo o filtro durante 3 semanas as bactérias não vão morrer?

2 - Se desligo o filtro durante 3 semanas o íctio não fica vivo no filtro e depois quando voltar a ligar voltamos ao mesmo?

3 - Faço TPA durante estas 3 semanas?

Vou por o aquário a 29-30º porque há 4 semanas li aqui no fórum que se tivesse o aquário a 30º eles deixavam-se de coçar e entretanto distraí-me e chegou aos 31º e quando olhei para o aquário tinha um peixe deitado no fundo... mas sobreviveu porque pus logo água fria! :)

Publicado:

boas

nao

o tratamento 3 dias ( repete com intervalos)

o filtro

tira, desliga e nao deixes agua dentro dele, faz uma limpeza e poes agua nova reposada 48 horas

bonba de ar

sempre ligada

luz sempre desligada

Publicado:

Boas,

Isso é sem duvida ictio... Faz um tratamento com sera costapur, ou com Esha exit, segue à risca as bulas dos medicamentos... Aumenta. Temperatura por volta dos 29º/30º...

Quanto ao filtro não vejo necessidade de o tirar, pois estes medicamentos não matam a colónia de bactérias do filtro...

Abraços e boa sorte.

Publicado:

boas

posso estar errado mas acho que ja li que mata, agora fiquei com duvida.

Publicado:

boas

posso estar errado mas acho que ja li que mata, agora fiquei com duvida.

Boas,

Mas não, os medicamentos contra o ictio normalmente são é perigosos para invertebrados e peixes da família dos cartilagíneos (ex: tubarões...)...

O backtopur direct é que mata as bactérias do filtro...

Abraços

Publicado:

Boas

Na bula diz para por o carvão activo assim que acabar o tratamento, o que eu depreendo que seja ao 4º dia, visto que tenho que por produto no 1º e 3º dias.

Deixo na mesma a temperatura alta e a luz desligada durante 20 dias?

Não ponho mais medicamento?

cumps

(obrigado pela vossa preciosa ajuda para salvar os meus peixinhos!!)

Publicado:

Boas,

Podes não fazer religiosamente ao 3ª dia a filtragem com o carvão, mas sim ao 4º ou 5º, mas caso não verifiques melhorias, repetes as doses passado dois dias da ultima dose... ou seja, fazes no 1º e 3º dia, e depois no 5ª e no 7º...

Aproveitas e fazes uma TPA no fim do tratamento , a temperatura alta podes deixar durante mais tempo, as luzes, não sei se tens plantado se não... mas em principio podem ficar ligadas.

Abraços

Publicado:

Olá,

Não sei se já resolveste o problema com o ictio…

Mas deixo-te aqui a minha experiencia com ictio:

1- Temperatura a 29ºC durante 20 dias.

2- Sal na água: Uma colher de sopa por 50l (Se não tiveres peixes sensíveis ao sal).

3- Tratamento com Sera Costapur (1-3-5 dias).

4- Ao sexto dia, TPA de 30% e carvão no filtro.

5- Ao fim de 20 dias começa a baixar a temperatura. Um grau por dia.

Atenção: Se não fizeres o aumento de temperatura o ictio volta a aparecer.

Cmps,

OBM.

OBM

Publicado:

Boas

Mais uma vez, obrigado pelas respostas.

Este é o 4º dia de tratamento e acendi a luz para ver como eles andam. Queria a vossa opinião, mas parece-me que ao 5º e 7º dia ainda tenha que por mais medicamento. Os pseudotropheus ainda se coçam por vezes no fundo e a fêmea (nas fotos abaixo) tem só uma pinta na testa. Não vi mais nenhuma pinta em nenhum peixe. A fêmea das fotos abaixo tem ainda umas escamas mais claras (não sei se é um problema ou não) e tem uma ferida saliente entre a boca e a guelra. O que será esta ferida? Acham que faço o 5º e 7º dias de tratamento?

img5372qf.jpg

img5373o.jpg

img5377kn.jpg

img5380l.jpg

cumps