Recommended Posts

Publicado

Boas. Tenho um aquario com as seguintes dimensoes 120*50*40.

A minnha duvida é quantos watts de lampada devo colocar e qual a temperatura da cor apropriada. As plantas que eu tenho sao as seguintes:

- limnophila sessiliflora

- Eleocharis ''parvula''

- Ceratophyllum demersum

- Hemianthus micranthemoides

- Microsorum pteropus

- Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

- Anubia

- Valisneria

Obrigado

Publicado:

Olá

As plantas crescem bem com lâmpadas "daylight", ie: código de côr 840 ou 5400ºK

Quanto à potência em W, quanto mais, melhor :evil:

Algumas das plantas que referes não são especialmente exigentes em termos de quantidade de luz, pelo que talvez te safes sem ir para uma solução demasiado cara.

Se quiseres ter uma intensidade de luz mais ou menos constante por todo o comprimento do aquário, provavelmente vais querer 2 lampadas HQI (AKA iodetos metálicos) com 150w de potência cada uma.

Se quiseres poupar algum podes optar por ter zonas mais iluminadas que outras, por exemplo, para teres os fetos de java e anubias nos extremos do aquario, e as plantas que querem mais luz ao centro. Nesse caso podes ter um só foco HQI ao centro, e depois vês se é necessário complementar com lâmpadas fluorescentes (compactas ou das normais).

Espreita no mercado de usados, as pessoas que têm aquários marinhos tendem a fazer upgrades às suas iluminações e às vezes aparecem conjuntos HQI a preços convidativos. Não deixes de pesquisar sobre os termos "HQI" "iodetos metálicos" "power compact" "T5" e pelos escritos do membro "Ramirezi".

Nuno Lima

Publicado:

Olá

na minha resposta enganei-me com os códigos das cores nas lampadas/temperatura de cor em graus Kelvin.

Na realidade o código 840 é "cool white", o 865 é "daylight" e as temperatuas de cor em ºK são respectivamente 4000 e 6000ºK.

a fonte é o catálogo da Osram.

Eu prefiro a cor 865, os meus tetra cardinal ficam com optimo aspecto.

NL

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!