Recommended Posts

Publicado

Boas a todos,

Há uns meses adquiri (em 2ª mão) um aquário de 120L com uma data de filtros e algumas bugigangas que nunca tinha visto na vida... Então na minha pura ignorância registei-me aqui, na esperança de aprender com os veteranos e principiantes na matéria.

Assim sendo já li e reli vários artigos sobre substratos, plantas, peixes, filtros, luz... mas acabo sempre por ficar na dúvida pois leio tanta coisa que ás tantas não absorvo nada. Então pensei "vou pôr um tópico e ver no que me podem ajudar para começar a montar este aquário".

Segue então o material que tenho:

- aquário 120L

- Luminária JAD STS-900 220-240V-50Hz 65W

- Lâmpadas flourescent lamp T5-21W x3

- Filtro externo EHEIM classic 2211

- Geni 1 Sicce 230 volt-50Hz 9W.Q450l/h - Isto não consigo encontrar para que serve propriamente e como não tenho o manual... Parece um filtro externo :|

- bomba interna Resun SP-1100 220+240V-50Hz 8 W Hmax 0.4m Qmax 500l/h

- Termoestato Tetra 230V-50Hz 200W 225/300L

- Bomba de ar IDEA-R AP5

- tubos e tubinhos, pedras difusoras, termómetro....

Tenho também:

- teste PH

- carvão activado

- filtro cerâmico

- algodão filtrante

- anti-fungos

- KH/ph plus (regulação segura)

- cycle suplemento biológico

- algoveg (controlo algas)

- toxiveg (elimina cloro, amonia e nitrito)

- ph adjust (reduzir)

- purificador de água

(tudo isto veio na compra do aquário)

Dado isto passo para o que quero montar:

Aquário de água quente plantado

As plantas pesquisei e queria começar com de fácil manutenção, gostei das seguintes e se alguma não for boa ideia opinem:

- musgo de java (vesicularia dubyana)

- anubia barteri var. nana

- vallisneria nana e/ou americana

- taxiphyllum sp flame

- feto de sumatra (ceratopteris thalictroides)

Em termos de pedra para decoração estou a pensar em basalto bruto ou granito (em preto).

Ok dito isto passemos ao substrato e afins... vi uma montagem, não sei se será necessário tudo, que levava o seguinte:

- Penac W

- Penac P

- Bacter 100

- Clear super

- Tourmaline BC

- Powersand (M)

- Aquasoil

Achei muitos produtos, mas como não sou perita na matéria...

Bem peixes... :animal_fish:

O Labeo bicolor (tubarão cauda vermelha) é o peixe de eleição, todos os outros serão escolhidos em torno deste lindo animal que simplesmente adoro.

Estava a pensar nuns neons talvez... opiniões para futuros habitantes serão bem recebidas :)

Amanhã irei ver pedir orçamento para o móvel do aquário e caso esteja dentro do orçamento weeeee :roflroll2: dentro de pouco tempo posso começar a montar o aquário.

até lá vou comprando o que faça falta em termos de substratos, testes, etc. Espero em breve colocar umas :photo: e agradeço desde já a vossa ajuda :D

Publicado:

Olá Eu também tive um percurso semelhante. Também há coisas que não sei para que servem.

Sobre o substrato, tenho apenas de um tipo que comprei na "barbatanas e cãopanhia", não sei qual é o nome mas é aquela que usam em alguns dos aquários que lá têm.

Sobre as plantas só tens que ter em atenção a temperatura da água. Durante o Verão as minhas plantas ressentiram-se porque a água estava com uma temperatura a rondar os 30º (não tinha termómetro).

Passei a abrir a tampa do aquário e agora é ver a vallisnéria a crescer todos os dias.

Produtos químicos não uso e não me tenho dado mal.

Para saberes que tipo de peixes deverás ter tens que saber o seu PH (e se o PH da água se adequa ao tubarão).

Publicado:

Olá,

Como ninguém ainda te respondeu, e reparei que somos "vizinhos", vou tentar ajudar com o pouco que sei...

- Luz, dizes que a luminária é 65 W, não é muito mas serve para a maioria das plantes desde que não penses em colocar plantas de tapete. Presumo que as 3 lâmpadas sejam suplentes, convém referires as cores das mesmas, tipo 8000K, 10000K, etc.

- Filtro, esse 2211 é um pouco "curto" para essa litragem, é capaz de ser melhor pensares em arranjar mais um filtro pois o outro que referes (Geni 1 Sicce 230 volt-50Hz 9W.Q450l/h)julgo que seja um filtro UV, se assim não for, melhor. Se puderes por umas fotos era óptimo.

- Substrato, para as plantas que pretendes, não é preciso nada de especial, um pouco de substrato fértil, e areão por cima, sugiro areão preto e depois arranjas uma pedras de granito, por exemplo, se fores à Fóia há com fartura.

Tens uma loja muito razoável aí perto, em Portimão, "O Achilles", http://www.oachilles.com/

:animal_fish:

Publicado:

Muito obrigado pelas respostas :thumbup3:

A.Ferreira

- As lâmpadas não dão para ver a cor :| está apagado nas 3... Talvez seja melhor comprar novas e a pensar logo nas plantitas né?

- Filtro se não é muito talvez também seja melhor comprar um com maior litragem... pois estou a pensar que eventualmente o de 120L não seja suficiente :P (o armário vai ser feito a pensar num aquário maior hihi)

- substrato ufa até tremi a ver os preços dos produtos todos que aquela montagem que referi levou... ok aconselho-me com a loja um bom substrato talvez da ADA e fóia ai vou eu!

local

- conheço a barbatanas e cãopanhia irei passar também por lá e ver o que lá têm :D

- Bigada pela atenção da temperatura nas plantas tenho visto tudo dentro das mesmas condições e os peixitos também, para não ter muitas surpresas ;)

Mais uma vez obrigado e assim que tiver umas fotos espeto-as aqui #cool

Publicado:

ois,

Esses substratos da ADA e Elos, são muito bons, pelo menos é o que tenho lido...

Um que também é muito falado é o JBL AquaBasis plus, podes ver este link para teres uma idéia do preço: http://www.wate-r-evolution.com/shop/substrato/223-jbl-aquabasis-plus.html

Eu nos meus áquas tenho um à base de humus de minhoca 6/7 euros o saco, usei 2 sacos no de 90 litros.

:animal_fish:

Publicado:

09092011140.jpg

09092011136b.jpg

09092011135.jpg

Ok primeiras fotos: Aquário o filtro eheim e o tal sicce.

Vou à loja ver os substratos :D e aproveito vejo já nesse site que colocaste os preços

Muito obrigado

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!