Local de postura dos Escalares: a evolucao


Valter Silva

Recommended Posts

Viva!

 

Quem reproduz escalares sabe a dificuldade que existe em arranjar um local de postura barato, versatil e credivel para os bichos, de modo a nao irem por os ovos 'a bomba, ao tudo de ar, ao tubo do filtro ao mesmo ao vidro do aquario....

Assim, deixo aqui a minha evolucao :wink:

Os meus Escalares comecaram a por ovos em anubias.... Esta solucao, apesar de natural era cara e ainda por cima nao dava muito bem para ajustar os ovos ao fluxo de bolhas de ar quando separados dos pais. Alem destes inconvenientes, era necessario cuidar da planta, adicionando adubos, por exemplo.

Depois, lembrei-me, e plantas artificiais??? claro comprei-as numa florista, e cortei folha a folha, adicionei uma ventosa e voila' !! Esta' feito, mas ao limpa-los e como aquilo e' uma especie de pano, eles vao desfazendo-as :wink: e vai ficando enrrugado dificultando a postura. Por outro lado fica barato e e' simples mante-las junto do fluxo de ar.

O ultimo sistema que implementei, que perece-me bastante eficaz e atrativo.... comprei uma capa de plastico verde para colocar papeis, cortei-a, colei 1 ventosa e pronto..... Esperar..... E' barato e facil de fazer.

Um casal ja' andava a limpar o tubo do filtro para por ovos, nessa altura coloquei a folha de plastico.... e mudaram de ideias :wink: :D

Parece-me bastante interessante a solucao :shock:

 

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando tinha escalares as desovas eram em plantas echinodontis e depois pasei a utilizar ardosia colocada na vertical, alias praticamente na vertical. Porque quando colocava na vertical eles não gostavam.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Valter,

 

Eu utilizava exactamente o mesmo sistema do João e sempre me dei bem. As pedras eram quase lisas o parecia que apreciavam muito para as posturas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Eu sei que essa tecnica da ardosia funciona, ou mesmo do tubo electrico de PVC. Apenas quis postear a minha experiencia e uma evolucao natural. Mas, mesmo assim acho que devem ter atraccao por objectos verdes, assim a ardosia perde terreno :wink::shock:

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D

 

A técnica das canas como é que fazem? :lol: :D

Eu já vi referida no fórum mas não entendi. :lol: :D

Se der para explicar e que tipo de canas usam. :D

 

 

Abraços

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao uso essa tecnica.

Mas, pelo que percebi e colocar canas ao alto para eles estarem mais calmos e ambientados.

Abraco

 

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!

Realmente parece que os escalares gostam mesmo de desovar em folhas. Tenho no meu aquario 2 ou 3 casais e ha coisa de 3 semanas tentei separar um dos casais para um aquario a parte, onde coloquei um cone de reproduçao. Desde aí, nunca mais deu nada, enquanto que quando estavam com os outros peixes desovavam quase todas as semanas sempre em folhas... Vamos a ver, mas se calhar a opçao de colocar uma planta artificial nao era má ideia... Vao mandando sugestoes, a ver se ajuda a conseguir alguma coisa... Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

Há pouco estava à procura de algumas informações relacionadas com criação e exportação asiaticas, quando me deparo com a seguinte fotografia devidamente acompanha de um relato.

 

pic2.jpg

 

O relato escrito por um criador asiatico mencionava uma nova tecnica de postura: no próprio corpo do macho. A fertilização seria realizada através dos poros da pele ( escamas ) do próprio peixe, conforme podem ver na fotografia acima apresentada.

As vantagens nesta nova técnica, seriam a constante oxigenação dos ovos devido as movimentações do próprio peixe, uma eclosão bastante mais rapida devido ao calor fornecido pelo corpo do peixe, bem como uma protecção extra devido ao facto de os ovos serem transportados pelo peixe. Um dos factos também mencionados pelo autor é que com esta nova técnica seria possivel reduzir o numero de aquarios da sua bateria, reduzindo assim substancialmente os custos de criação, pelo facto que já não seria mais necessario um aquario de postura para cada casal.

 

 

Naturalmente que já devem ter reparado que este último paragrafo é uma verdadeira tanga hehehe :lol:)))) LOL

 

 

Mas a verdade é que esta postura foi realmente veridica conforme está bem patente na fotografia.

 

 

 

Um abraço

Miguel[/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar o link? Apesar de achar isso tudo mentira...gostava de ver o link.

O macho fertiliza os ovos pela pele? Os ovos sao akecidos pelo corpo do macho (os peixes tem sangue frio...)? Redução de custos (o casal teria de ocupar sempre um aquario isolado, senao os otros peixes iam la comer os ovos...)? Que tretas....

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diesel,

 

 

A história do criador asiatico fui eu que a inventei ( como deves calcular )para dar um ar cómico a toda a cena descrita após a colocação da fotografia em questão.

Naturalmente que uma fotografia deste genero merecia um acompanhamento especial :lol:.

 

É natural que tal facto não seria possivel, mas deixo aqui o link onde encontrei a foto em questão.

 

Exportador de Israel ( talvez seja o da Tropical :D )

 

http://www.israel-aquarium.com/

 

 

Abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais