A. Ferreira Publicado Setembro 6, 2011 Publicado Setembro 6, 2011 Vivas, Apelava um pouco à ajuda do pessoal mais "batido" nesta área... O assunto é o seguinte, eu mais ou menos vou-me desenrascando, nestas coisas da fertilização, mais menos do que mais, mas com calma lá acabarei por chegar. Eu queria ajudar a minha filhota que está a estudar na capital e tem lá um áqua com iluminação de cerca de 0.3W/litro e com umas plantas pouco exigentes. Acontece que eu gostava que ela levasse um pouco de fertilizante, tem de ser tudo em 1, para adicionar um pouco aos FDS, que é quando está um pouco mais disponível. Tenho o fertilizante da Tropica PN+ + K + N + Fe + Carbono orgânico (Flourish Excel e Easylife EasyCarbo). Conselhos para proporções para mistura tudo em 1. Abraço e obrigado antecipadamente pela V. ajuda, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Luís Fortunato Publicado: Setembro 15, 2011 Publicado: Setembro 15, 2011 Olá. Ideias para possíveis proporções? Nenhumas... misturar fertilizantes concentrados dá mau resultado. Há sempre coisas a precipitar... É que nem vale a pena diluir em água... vais oxidar algumas coisas, que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. O que posso aconselhar, uma vez que a proporção W/L é baixa, é que usem TPN PN+, Potássio (é questão de ver se é preciso) e um complemento de Carbono (Excel, Easycarbo, etc...). Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
gmmartins Publicado: Setembro 15, 2011 Publicado: Setembro 15, 2011 Viva, posso estar errado mas penso que o TPN+ da trópica já é por si um fertilizante completo e suficiente (macros e micros). Aconselho 2-3x a dose recomendada uma vez por semana. O excel é uma fonte de carbono e ajuda a acelerar o crescimento das plantas mas deve ser usado de forma regular (diária). abraço, GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
gmmartins Publicado: Setembro 15, 2011 Publicado: Setembro 15, 2011 Confirmo. O TPN+ é por si só um fertilizante completo. Podem ver aqui a sua composição e também a de muitos outras marcas. http://www.theplantedtank.co.uk/traces.htm abraço, GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
A. Ferreira Publicado: Setembro 18, 2011 Autor Publicado: Setembro 18, 2011 ...O que posso aconselhar, uma vez que a proporção W/L é baixa, é que usem TPN PN+, Potássio (é questão de ver se é preciso) e um complemento de Carbono (Excel, Easycarbo, etc...). Cumprimentos Luís Fortunato Viva, Fiz precisamente isso. Ao TPN+ adicionei K, Excel e também um pouco de Fe. A minha experiência no uso do TPN+ diz-me que apesar de ser anunciado como um fertilizante completo, o N, P, K e Fe necessitam de ser adicionados para complementar a fertilização. Obrigado a todos pela ajuda prestada. Abraço, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Luís Fortunato Publicado: Setembro 19, 2011 Publicado: Setembro 19, 2011 Olá. Fiz precisamente isso. Ao TPN+ adicionei K, Excel e também um pouco de Fe. A minha experiência no uso do TPN+ diz-me que apesar de ser anunciado como um fertilizante completo, o N, P, K e Fe necessitam de ser adicionados para complementar a fertilização. Claro... a probabilidade de um fertilizante ter as proporções ideais para o nosso aquário, é muito baixa... Eu próprio tenho aquários com diferentes consumos, e consequentemente com diferentes proporções. Por isso nunca digam que há fertilizantes "completos". Esses fertilizantes permitem-nos um jogo de anca maior, mas daí a dizerem que são suficientes, ainda vai um grande caminho. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
gmmartins Publicado: Setembro 19, 2011 Publicado: Setembro 19, 2011 Claro... a probabilidade de um fertilizante ter as proporções ideais para o nosso aquário, é muito baixa... Eu próprio tenho aquários com diferentes consumos, e consequentemente com diferentes proporções. Por isso nunca digam que há fertilizantes "completos". Esses fertilizantes permitem-nos um jogo de anca maior, mas daí a dizerem que são suficientes, ainda vai um grande caminho. Certíssimo. Cada aquário é um aquário. Mas é exactamente por isto que é comum usar-se 2 e 3x a dose recomendada. Desta forma sabemos que as reais necessidades das plantas estão asseguradas. Assim como assim, o excedente não faz mal a ninguém... Abraço, GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
Luís Fortunato Publicado: Setembro 21, 2011 Publicado: Setembro 21, 2011 Olá. Assim como assim, o excedente não faz mal a ninguém... Quase sempre é assim... excessos raramente criam algas. Carências é que sim... Óbvio que excessos abusivos de certos nutrientes causam problemas, mas para lá chegar, é preciso muito azar ou discuido. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Jatbas Publicado: Setembro 28, 2011 Publicado: Setembro 28, 2011 Grande parte dos ditos grandes métodos de fertilização são baseados no excesso, tudo porque a experiência mostra que o que realmente interessa é que com plantas saudáveis, o espaço para as algas é pequeno. AquaWizard
gmmartins Publicado: Setembro 29, 2011 Publicado: Setembro 29, 2011 Grande parte dos ditos grandes métodos de fertilização são baseados no excesso, tudo porque a experiência mostra que o que realmente interessa é que com plantas saudáveis, o espaço para as algas é pequeno. Não sei se serão a maioria dos métodos mas o EI (estimative index) é-o com certeza. Quase sempre é assim... excessos raramente criam algas. Carências é que sim... Óbvio que excessos abusivos de certos nutrientes causam problemas, mas para lá chegar, é preciso muito azar ou discuido. níveis tóxicos de nitratos, fostatos e afins são realmente difíceis de atingir - na sua maioria é para cima de 200ppm. Eu no meu aqua já pus >100 ppm de nitratos deliberadamente para combater BGA e para além de afectar as ditas, não houve qualquer outro problema. Nem 1 único camarão (mitologicamente designados como extra sensíveis à fertilização) morreu. abraço, GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
Recommended Posts