Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde pessoal,

Sou novo aqui no forum e tenho peixes de água fria que comprei recentemente e gostaria de pedir a vossa ajuda:

Material:

Aquário 20 litros

Filtro Trixie aqua pro M-200 (Tem carvão e uma esponja)

4 peixes.

Uma luz própria para aquário mais baratinhas que ligo das 14:00 as 23:00 horas.

As plantas são de plástico.

Não entendo quase nada de peixes pelo que peço a vossa ajuda.

Tenho isto há 1 semana. Coloquei a água e as gotas para o cloro conforme me foi explicado na loja.

Os peixes inicialmente ficaram muito parado tendo ficado mais activos passado uns dias.

Disseram para trocar a água de 30 em dia 30 dias apenas 40% do aquário.

Dou comida 2 vezes por dia. Demanda e há noite em poucas quantidades. Os 3 peixes comem logo o vermelho tb vem comer mas parece-me que é mais lento a vir cá a cima buscar a comida e muitas vezes tenho de por a comida a frente dele senão nem a vê...

Erros já cometidos pelo que já li aqui no forum:

cometi um erro é que comprei os peixes e o aquário e a areia.. lavei tudo enchi o aquário meti as gotas e coloque lá os peixes e não respeitei os tais dias... (na loja não me disseram nada disso). Os 3 peixes estão bons o vermelho anda mais parado n sei se por isto ou não) há solução para remendar este erro?

Agora o peixe vermelho parece-me pouco activo. Disseram-me para colocar um anti-bacteriano.O que deva fazer?

Caso eu esteja a fazer algo de mal ou que achem que fique melhor digam ideias para tentar a orientar bem os peixes :)

Um muito obrigado

UPDATE: Hoje de tarde o peixe vermelho parece-me mais activo mesmo assim na loja onde os comprei ele disse para colocar as gostas por causa das bactérias 5 gotas hoje 3 amanha e outras 3 dps de amanha e trocar a água.

Também tirei o carvão do filtro. O remédio chama-se: eSHA 2000.

Tive a observar e o peixe vermelho quando os outro vão "cheira-lo" ele foge quase para outro lado do aquário :)

Seguem umas fotos:

Aquário no geral:

338598_1864484744270_1605544845_31409123_5410090_o.jpg

O peixe vermelho:

2011-09-05 09.09.31.jpg

2011-09-05 09.09.50.jpg

O peixe vermelho no activo:

2011-09-05 09.11.44.jpg

2011-09-05 09.11.35.jpg

Editado por fear_angel
Publicado:

boas,

trocas de agua de 30 em 30 dias não me parece correcto, pq 4 peixes de agua fria comem muito e fazem mt lixo, deverias de trocar semanalmente cerca de 5 litros de agua e aproveitar essa agua para limpar o filtro.

para poupares no anticloro, podes deixar a agua num garrafão sem tampa pelo menos 24h.

pelo que vi na foto, esse filtro é igual ao que tenho no meu aquario pequeno, isso deve ter um acessorio para oxigenar a agua, devias de usar-o.

e desculpa mas não confio mt no pessoal que trabalha nas lojas, muitos deles so querem é vender.

espaço pequeno e com peixes comiloes criam muito amonia, isso e veneno para os peixes, mas ja deves ter lido sobre o ciclo do azoto.

mas vamos la ver o que os outros tem para te dizer :) eu ainda sou mt verde nestas andanças

cumprimentos

Publicado: (editado)

Bom dia,

Alfacinha obrigado pela dica. De facto existe um adaptador para colocar oxigénio na água e até tem uma válvula para aumentar ou diminuir a entrada de ar faz é um bocado mais de barulho mas meti com pouca entrada mas mesmo assim já é melhor.

Em relação à água também achei muito tempo 1 mês irei mudar a água brevemente ( estou a fazer o tratamento para as bactérias quando acabar mudo a água)

Em relação ao peixe vermelho este já anda a passear pelo aquário embora muito devagar...para lhe dar comida é preciso que ele venha ao cimo e meto a comida à frente dele mas ele tenta a puxar o floco mas não o come...( aconteceu hoje pela primeira vez).

Editado por fear_angel
Publicado:

Boas e :sign_welcome: ,

Erros todos cometemos, por isso vou-te já dar a dica principal, e que deveria ter sido dada primeiramente: 4 Kinguios ( Carassius auratus ) num aquário de 20 litros não te vão durar muito tempo. São peixes que crescem MUITO e sujam muito, e obviamente que precisam de espaço.

Das duas, uma.. ou livras-te dos peixes e compras uns camarõezitos para por aí, ou compras um aquário maior, julgo que com um minímo de 120 litros já é aceitável.

Cumprimentos

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Hum lol isto ta cada vez pior. (no sentido de informações nas lojas de amimais) disseram me que podia por ate no máximo 6 peixes no aquário.

tao mas se fizer o TPA de semana a semana será que nao os consigo fazer viver uns tempos?

E que comprei este aquário a uma semana e nao posso gastar mais dinheiro num aquário nem tenho espaço... Vou tentar seguir as dicas pá ver se consigo que os peixes me durem...

Vou retirar a ponte e o barco para dar mais espaço aos peixes para ver se oriento isto,,,

Obrigado pela dica

Editado por fear_angel
Publicado:

Boas

acho que semper que te surgiu um problema com um aquario deve te dirigir aqui ao forum antes de ires a uma loja pedir opiniao porque nas lojas o que querem na maior parte das vezes é vender e por isso vendem te anti-bacterianos, vitaminas, e uma serie de coisas que a maior parte das vezes nao sao percisas e podem mesmo fazer com que os parametros da tua agua mudem e os peixes possam morrer de um momento para o outro.

Muitas vezes os peixes andam mais parados porque se estão a habituar ao aquario e cada peixe leva o peixe a se habituar e deixar de se esconder.

Boa sorte isso ;)

Publicado:

Hum lol isto ta cada vez pior. (no sentido de informações nas lojas de amimais) disseram me que podia por ate no máximo 6 peixes no aquário.

E não te admires se algum dia te disserem que os peixes só crescem consoante o tamanho do aquário :discuss_gathering: lolo é pena, mas eles querem é vender, e nada mais...

tao mas se fizer o TPA de semana a semana será que nao os consigo fazer viver uns tempos?

E que comprei este aquário a uma semana e nao posso gastar mais dinheiro num aquário nem tenho espaço... Vou tentar seguir as dicas pá ver se consigo que os peixes me durem...

Vou retirar a ponte e o barco para dar mais espaço aos peixes para ver se oriento isto,,,

Obrigado pela dica

Isto, infelizmente, está dificil para todos, por isso é que também te dei a hipótese de te desfazeres dos peixes e pores uns camarões ou outra espécie de peixe que consiga (sobre)viver aí, sempre fica mais em conta do que estar a comprar um novo aquário :?

Entretanto, enquanto não os despachas, faz TPA's de 3 em 3, ou de 2 em 2 dias, para prevenir.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Boas.

Infelizmente o peixe vermelho já morreu hoje de tarde.

Quando dei conta tava no fundo já meio para o lado mas ainda nadava...

Tirei 40% da água do aquário lavei o filtro com a água que tirei do aquário meti as gotas do cloro.. mas o peixe já não foi a tempo. :(

Penso que o peixe vermelho já não vinha nas melhores condições da loja.

Entretanto tirei umas fotos.

os dois peixes malhados andam a circular muito por cima do aquário não sei realmente se existe algum problema...

o peixe preto anda no fundo sempre a a brincar com a areia e os outros as vezes vêm cá cima... mas dei-lhe agora de comer e comeram como se não houvesse amanhã.

Tenho o filtro ligado a filtrar com o carvão e a esponja e tenho o tubo cá fora para por oxigénio dentro o aquário.

Ontem em vez de por o porcaria do anti-bacteriano se tivesse feito um TPA secalhar o vermelho não tinha morrido. mas hoje ele demanha já não comeu.

Enfim primeiro peixe que morre é sempre chato.

Entretanto, enquanto não os despachas, faz TPA's de 3 em 3, ou de 2 em 2 dias, para prevenir.

Ainda tou chocado como me dizem na loja para mudar a água de 30 em 30 dias ...

Seguem umas fotos:

Os peixes no geral

2011-09-06 19.27.26.jpg

Este peixe as vezes tem a barbatana de cima encolhida:

2011-09-06 19.27.31.jpg

Os peixes quando andam na parte de cima do aquário:

2011-09-06 19.27.57.jpg

E o peixe que morreu que não tem nada de estranho não entendo como ele foi morrer e derrepente..

2011-09-06 19.28.31.jpg

Editado por fear_angel
Publicado:

Boas

a oxigenaçao nao esta ideal, sempre que eles estao com a boca na superficie é um indicador de problemas com a agua, algo de errado, pode ter valores de nitritos e nitratos, amonia, altissima, no tpa deixa 24h de repouso destapada e junta bacterias de peixes de agua fria na agua que vais por, como sao 5 litros apenas umas gotas dao e o frasco te dara para meses.

a alimentaçao que das é a correcta?

Publicado:

esquecime mesmo que seja de agua fria a agua nova aproxima da temperatura da do aqua, eles por vezes apanham um choque termico ao meter a agua fria, no inverno, tenho um amigo que fez isso e ele disse-me que os peixes andavam de lado e lentos por causa do choque termico

Publicado:

Alguns cuidados:

- Os peixes de água fria crescem de facto muito. Chegam a atingir 30cm. Agora vê o teu aquário, pensa que tens 3 peixes desses e vais perceber facilmente que simplesmente não dá...Sim, eles sobrevivem algum tempo (repara no termo sobrevivem e não vivem) num aquário desses. Mas há que pensar no bem estar deles. É imaginarmos a nós próprios a vivermos dentro de um roupeiro...Até podemos conseguir, mas pensa quão atrofiados ficaríamos...

- As TPAs num aquário desses são extremamente importantes. Na minha assinatura podes ver algumas dicas valiosas sobre as TPAs. Estas devem ser bem feitas e não fazer à toa.

- Apesar de serem peixes de água fria, estamos no Verão e a água aquece. E durante a noite arrefece. Num aquário grande, não há grande problema, pois a água demora a arrefecer. Mas 30 litros arrefecem rapidamente. Isto provoca mau estar nos peixes.

- Atenção à quantidade de comida dada. A comida deve ser toda ingerida num espaço de 2 minutos (não só a que flutua, como também a que cai no fundo). Se demorar mais tempo, é porque dás comida a mais. Comida a mais significa poluição a mais. Num aquário de peixes de água fria, isso é extremamente problemático.

- É aconselhável comprares uns testes à água (pH, NO2 - nitritos - e NO3 - nitratos são os essenciais) e controlar estes parâmetros.

Como já te recomendaram, é preferível trocares os peixes. O teu aquário não é aconselhável para quem não percebe (ainda) de aquariofilia. E falo por experiência própria. É muito difícil estabilizar. A uma certa altura vais ver que até já consegues manter uns peixinhos felizes, mas precisas de ganhar bagagem. E mesmo assim, não serão com peixes de água fria certamente, mas sim de água quente, dos pequeninos. E até conseguirás fazer reprodução.

Publicado:

tu, como muitos de nos foste enganado pelos gananciosos da loja. Reparas-te que so depois de comprares os peixes é que te falaram da gotas, so para ganhar dinheiro. olha, se tiveres um quintal faz um pequeno lago para ele viverem melhor. E percebo que nao queiras deitar o aqua fora. podes por um termostrato e meter camaroes e pexes pequenos para a limpeza, tambem podes por plantas, elas sao a maior alegria nos meus aquarios, nao sao os peixes. mas antes pesquisa muito pois quando mais sabes melhor tratas o aquario e podes evoluir para coisas mais complexas.

Publicado:

Boas

a oxigenaçao nao esta ideal, sempre que eles estao com a boca na superficie é um indicador de problemas com a agua, algo de errado, pode ter valores de nitritos e nitratos, amonia, altissima, no tpa deixa 24h de repouso destapada e junta bacterias de peixes de agua fria na agua que vais por, como sao 5 litros apenas umas gotas dao e o frasco te dara para meses.

a alimentaçao que das é a correcta?

Boas obrigado pela dica.

Eu hoje fiz um TPA e troquei 40% de água mas a água estava a mesma temperatura a água aqui na zona dizem que é boa para estes peixes..

Coloque as gotas do cloro mas os peixes antes disso já andavam muito por cima do aquário... eles vão ao fundo e andam por la mas dps voltam cá a cima.

Será que mesmo com o TPA de hoje esses valores estão altos?

O peixe preto é que anda na boa sem qualquer problema anda para trás e para a frente sem parar.

Mas amanhã vou comprar as gotas de bactérias e coloco na água!

Há alguma marca que deva comprar?

A alimentação tou a dar goldfish Aqua Pex.

Dou demanda uns flocos muito poucos em 10 segundos eles comem os 3 e dou a noite uns flocos. Mas é mesmo em poucas quantidades..

Liguei o tubo com entrada de oxigénio a dar bolhas para tentar ver se aguento os peixes esta noite a ver se o aquário vai ao sitio.

- As TPAs num aquário desses são extremamente importantes. Na minha assinatura podes ver algumas dicas valiosas sobre as TPAs. Estas devem ser bem feitas e não fazer à toa.

- É aconselhável comprares uns testes à água (pH, NO2 - nitritos - e NO3 - nitratos são os essenciais) e controlar estes parâmetros.

Como já te recomendaram, é preferível trocares os peixes. O teu aquário não é aconselhável para quem não percebe (ainda) de aquariofilia. E falo por experiência própria. É muito difícil estabilizar. A uma certa altura vais ver que até já consegues manter uns peixinhos felizes, mas precisas de ganhar bagagem. E mesmo assim, não serão com peixes de água fria certamente, mas sim de água quente, dos pequeninos. E até conseguirás fazer reprodução.

Pelo que li da explicação fiz mal no sentido em que troquei demasiada água e não pus as gotas....de resto fiz tudo igual e usei água da torneira ( em vez do garrafão) mas usei as gostas do cloro.

Então para tentar organizar isto:

Que gotas compro de bactérias

E que testes compro e em que lugares encontro melhores preços?

Já entendi que é difícil orientar este aquário mas há algo que eu possa fazer para indireitar isto nem que tenha de trocar a água de 2 em 2 dias não me importo..

Caso consiga aguentar os peixes 1 mês ainda penso em comprar um aquário maior.. nao estou para comprar 1 e eles continuarem a morrer..

Fiquei indignado com o que me disseram na loja e realmente este loja é muito conceituada na minha cidade nao vou dar o nome da loja porque não quero tar aqui a alimentar nada, mas o que me lá disseram é completamente ao contrário do que me estão a dizer...

Obrigado

Editado por fear_angel
Publicado:

boas,

eu francamente não achei que esse peixe vermelho iria durar mt tempo, mas ve as coisas pelo lado positivo, vais aprendendo aos poucos, todos nos ja cometemos erros parecidos e outros se calhar ainda piores.

o importante é ires lendo e aprendendo, a aquariofilia é uma coisa pra ir vivendo com calma.

os testes podes ir vendo nas lojas online que estao aqui no forum, ate tem la o feedback de quem já comprou coisas nas lojas.

e lembra-te um aquario pequeno é sempre um bom apoio a um aquario maior, para aquario hospital ou mesmo um "infantario"

o que conta mesmo, como ja te disse é aprender com os erros, nao ter medo ou vergonha de ir perguntando a malta aqui ajuda sempre no que pode e sobretudo nao desmoralizar.

Publicado:

boas,

eu francamente não achei que esse peixe vermelho iria durar mt tempo, mas ve as coisas pelo lado positivo, vais aprendendo aos poucos, todos nos ja cometemos erros parecidos e outros se calhar ainda piores.

o importante é ires lendo e aprendendo, a aquariofilia é uma coisa pra ir vivendo com calma.

os testes podes ir vendo nas lojas online que estao aqui no forum, ate tem la o feedback de quem já comprou coisas nas lojas.

e lembra-te um aquario pequeno é sempre um bom apoio a um aquario maior, para aquario hospital ou mesmo um "infantario"

o que conta mesmo, como ja te disse é aprender com os erros, nao ter medo ou vergonha de ir perguntando a malta aqui ajuda sempre no que pode e sobretudo nao desmoralizar.

Eu também nunca achei que o peixe vermelho fosse durar... mas pronto!

Claro já aprendi aqui muita coisa claro o que me custa é ver seres vivos a morrer e isso doi-me um bocado gosto é de os ver felizes num aquário.

Vou tentar amanha comprar os testes e as gostas das bactérias para ver se consigo salvar o meu aqua.

Bem para ajudar à festa os 2 peixes malhados estão a ganhar uns fungos na boca e decidi colocar o anti-bacteriano Esha 2000 na água conforme no folheto a ver se oriento isto. Tou a usar a doce emergência ou seja dobrar as gostas. Os peixes estao muito parados no fundo do aquário entem dificuldade em comer.

Alguma sugestão extra?

Será conveniente fazer um TPA de 25% colocar as gotas das bactérias ?

Editado por fear_angel
Publicado:

Estou a perder o controle total do aquário não sei o que se passa eles tãoa ficar cheios de uma coisa branca que ataca a boca e os olhos:

Há 1 peixe que tá sem forças mas teve o dia inteiro a resistir e ainda tá vivo o outro tb tá mau mas ainda se deve aguentar.

Ajudem-me:

Este é o peixe pior tem a parte da cabeça muito estranha mas ele tá a resistir porque mexe-se pouco..

2011-09-07 20.32.34.jpg

A Boca deste:

2011-09-07 18.37.15.jpg

O preço já está a ficar com a mancha:

2011-09-07 20.32.41.jpg

Publicado:

Bem o outro peixe já morreu...

Já só há 2 no aquário quando o aquário tiver sem peixes acho que vai voar pela janela fora.

Publicado:

Em vez de gastares dinheiro em testes que nada te servem junta o dinheiro e compra um aquario de 200 Litros nem que seja em segunda mão.

Existem bons negocios no forum.

Para ja fazes o seguinte:

Retiras tudo do aquario e colocas agua nova com o condicionador.

Limpas o filtro e coloca a saida da flauta fora de agua para teres uma boa agitação.

Colocas duas colheres de sopa bem cheias de sal grosso de cozinha e diluis.

Colocas os peixes e esperas.

Nos proximos 5 dias não des comida.

Depois das comida dia sim dia não e todas as semanas trocas metade da agua do aquario.

O filtro lavas com agua que sai do aquario todas as semanas.

ok! a água já a troquei.. agora 2 colhes de sal em água doce? :| isso não vai acabar com os peixes?

Mas pronto já coloquei e limpei tudo.

Já agora continuo amanhã com a dose do Esha 2000 ?

Editado por fear_angel
Publicado:

Bem...não sabia que estavas a fazer ESHA...desculpa.

Faz o sal um dia...depois trocas metade de de agua e passado um dia trocas mais metade de agua e depois se eles não melhorarem fazes o esha...mas mesmo com o esha tens de garantir a qualidade da agua, tens de fazer tpas de 50 % até irem ao sitio.

Depois se os safares "espero bem que sim" tens de pensar urgentemente num aquario indicado para eles.

Que tudo corra bem

Bem...não sabia que estavas a fazer ESHA...desculpa.

Faz o sal um dia...depois trocas metade de de agua e passado um dia trocas mais metade de agua e depois se eles não melhorarem fazes o esha...mas mesmo com o esha tens de garantir a qualidade da agua, tens de fazer tpas de 50 % até irem ao sitio.

Depois se os safares "espero bem que sim" tens de pensar urgentemente num aquario indicado para eles.

Que tudo corra bem

Pois a questão é que hoje de manhã usei o ESHA na dose já dupla como diz o folheto.. isto o peixe vermelho morreu e pegou a doença aos outros.

O peixe malhado está prestes a morrer o preto ainda tá com saúde embora está a começar a apresentar sinais.

Amanhã durante o dia vou tentar ir vendo.

Há problema misturar o ESHA com o sal?

No meio disto tudo pronto aprendi bastante com isto e uma coisa tirei disto "Não confiar em nada do que dizem nas lojas dos animais" tais como: troque a água mês a mês .. os peixes crescem independentemente do tamanho do aquário e afins...

Mas na prática ainda não entendi o que raio fiz de mal para não aguentar o aquário 1 semana :| conhece pessoas que nem fitros têm e usam globos e tem peixes há 5 anos.

Obrigado pela ajuda

Editado por fear_angel
Publicado:

Vou-te explicar uma coisa.

Não se pode colocar medicamentos na agua com a mesma contaminada.

Antes de qualquer tratamento deve-se fazer uma grande mudança de agua.

A maior parte das doenças deve-se a má qualidade da agua que coloca o peixe em stress.

Para com o ESHA, pela experiência que tenho não vai resolver o teu problema.

Mantém o sal e sempre que tirares 50 % da agua coloca o sal em concordância.

Não dês de comer a eles e aguarda.

Bem.. outro peixe também já morreu...

Só sobra o peixe preto.

Hoje demanda voltei a tirar 50 % da água e coloquei o sal e o acondicinador e não dei comida.

Lavei a esponja do filtro com a água que tirei do aquário.

O peixe preto não está tão doente como os outro estavam mas vamos ver se consigo safar pelo menos este.

Pelo que o meu irmão tem visto ele demanhã anda activo e ainda não parou

Editado por fear_angel