Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Possuo um aquario que neste momento se encontra um pouco ao abandono. Contudo gostaria de o remodelar e montar com peixes diferente (possuo peixes de pH ácido) e queria montar com uns conchicolas. Estive a pensar em Neolamprologus similis.

O aquário tem 80x30x30 (um pouco mais de altura, mas não costumo encher até acima). Tenho algumas duvidas que espero que me possam retirar.

1- Areia de coral é aconselhado como fundo para esta espécie?

Sei que necessitam de conchas de caracóis e sei também que gostam muito de remexer no areão. E com este areão conseguirei manter o pH nos valores certos?

2- Plantas dá para ter? Quais?

Sei que eles ao remexer no areão desenterram facilmente as raízes, obtendo assim plantas "voadoras" =p

3- Quantos indivíduos poderei ter nesta litragem?

Sei que formam haréns e nesta litragem (tamanho do fundo) não sei se conseguirei manter mais que um harém.

4- Para esta litragem um eheim 2211 é suficiente?

Sei que depende do numero de indivíduos daí este pergunta estar um pouco relacionada com a anterior.

5- O meu filtro encontra-se ciclado no aquário atualmente, contudo com a mudança de pH as bactérias resistirão?

Por enquanto acho que é tudo. Vou atualizando com mais perguntas e/ou fotos.

Obrigado

JoãoDomingos

Publicado: (editado)

Não tenho grande experiência em relação a estes ciclideos, embora já os tenha visto e considero-os bastante interessantes e já pensei até em montar um aquário com eles, contudo existem algumas questões que tu levantas que considero pertinentes.

Dizes que tens água ácida, estes peixes vivem em ambientes tradicionalmente alcalinos (ph básico) será que acrescentando materais cálcarios, conchas e afins vais conseguir manter o pH até ao valor que pretendes? Acho tb aconselhável saberes o valor do teu KH (dureza da água) pois quanto maior for, maior é a dificuldade que vais ter em mudar o pH da água que tens acesso, verifica o que pode acontecer nas TPA's, se tiveres um KH baixo p pH pode nessas alturas mudar abruptamente.

Plantas, parece-me complicado, muito complicado, nos aquas montados que vi, aliás o "subtrato" era realmente muito solto e "árido" impossibilitanto qualquer tipo de enraizamento por parte das plantas com a maior dificuldade desse tipo de peixes estarem sempre a revolver o areão, arrisco a "atirar para o ar" , talvez umas anúbias amarradas a umas pedras, ou uns musgos de java, mas não tenho experiência para saber se vão ser devoradas pelos peixes

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Depende do GH e do KH...

Nem mais! :P (sou químico por isso sei do que estamos a falar) No entanto, ninguem me respondeu às outras perguntas... aqui volto a coloca-las:

3- Quantos indivíduos poderei ter nesta litragem?

Sei que formam haréns e nesta litragem (tamanho do fundo) não sei se conseguirei manter mais que um harém.

4- Para esta litragem um eheim 2211 é suficiente?

Sei que depende do numero de indivíduos daí este pergunta estar um pouco relacionada com a anterior.

5- O meu filtro encontra-se ciclado no aquário atualmente, contudo com a mudança de pH as bactérias resistirão?

Publicado: (editado)

Com as amigas bactérias não te deves preocupar, eles resistem a essa mudança

Número de individuos...assim a olho uns 6 ou 7

Filtro 2211

Parece-me curto para o tipo de peixes e para a litragem...mas é capaz de dar

Editado por jpospr

Publicado:

Se sabes que dá pq perguntas então ?

E "dar" não significa que os teus peixes estejam confortaveis, "aguentam-se", Mas isso é tudo teoria, se já viste que sim, então força!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!