Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal estou a montar um aquario plantado neste momento o aquario se encontra no ciclo, mas sem plantas, enquanto esta no ciclo vou tratar da parte da iluminação e Co2 se for necessário,

a minha duvida é a seguinte, o meu aquario tem 60x30x30 50Lt Tenho uma lâmpada 15w 4,200k SUN-GLO será que é suficientes para as plantas?

pois o meu aquario tem aquela tampa preta só da para colocar uma lâmpada de 46cm..

se não for, qual seria a recomendada?

cumps!

Publicado:

"aquela tampa preta" - tens que ser um pouco mais especifico, de preferência com uma foto para a malta poder ajudar.

15w para fazer um plantado, nem pensar nisso é bom, é necessário fazer um upgrade nisso, depende da tampa, mas em principio não deve ser complicado alterar para PLL de 36W com balastro electrónico

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

caro colega,tive as mesmas duvidas que tu faz pouco tempo e depois de muita pesquisa e conselhos,optei pelo mais simples...O meu aquario é só um pouco maior que o teu 60x35x40 e quando decidi montar um plantado as ideias eram muitas e tive um colega que me falou das vantagens das lampadas pl(economicas),como eu tive umas obras cá em casa e tinha comprado umas caixas dessas lampadas,montei a iluminaria com 3 de 20W e 6.400k cada e fiquei surpreendido com os resultados que foram excelentes...Mas tens aqui algo para te explicar tudo em relação á iluminação e aos famosos ks que deixam tantas duvidas

gallery_34298_3091_1834.gif

A escala Kelvin, além de utilizada na representação de cores, é uma das escalas utilizadas para medir quaisquer temperaturas. Nesta escala, o valor zero é associado à temperatura correspondente ao chamado "zero absoluto". Esta temperatura corresponde a -273,3 graus na escala Celsius de temperatura; a temperatura de 0 graus na escala Celsius corresponde à 273,3 graus na escala Kelvin de temperatura. À temperatura de mais ou menos 700 graus Celsius (ou 973,3 K) o corpo negro hipotético começaria a emitir luz, com a tonalidade vermelho escuro. Em seguida, quanto mais aquecido, mais as tonalidades iriam variando, até atingir o azul. Esta associação de cor e temperatura foi validada mais tarde em experiências efetuadas pelos cientistas.

Há aqui uma definição, utilizada tradicionalmente por fotógrafos, que costuma causar confusão à primeira vista: cores consideradas 'quentes' são cores avermelhadas e cores consideradas 'frias' são cores tendendo para o azul. Esta concepção, como se pode ver pelo desenho acima, é exatamente o inverso do que mostram as indicações de temperatura associadas às cores. Assim, quando se fala em uma tonalidade 'fria', deve-se imaginar altas temperaturas na escala acima, e o inverso para tonalidades 'quentes' . A tabela a seguir mostra várias fontes de luz e temperaturas associadas:

gallery_34298_3091_5553.gif

Publicado:

tem aqui neste outro poste a tampa amigo http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184300

então quer dizer que tenho que aumentar muito?

como faço isso visto que a tampa so tem lugar para uma lâmpada...

há uma da Glo também se nao estou em erro são as power-glo já tem 6.500k mas 15w na mesma...

não sei o que fazer amigos...:(

Publicado:

não dá para ver o interior da tampa, mas vê se consegues fazer algo conforme este DIY muito bem explicado dentro da tampa

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=59602

vou seguir há alteração uma pll de 36w já me é suficiente caro amigo?

cumps!

Publicado:

vou seguir há alteração uma pll de 36w já me é suficiente caro amigo?

cumps!

Penso que 0.67w/litro já é muito bom para a grande maioria das plantas, talvez seja um pouco fraco para algumas plantas de tapete, porem é o que eu faria nessa situação.

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

• 2 semanas depois...
Publicado:

Viva,

se é suficiente para um plantado? É mais que suficiente desde que seja low-tech. Musgos, anúbias, fetos de java,... e crescimento lento. Se aumentares a luz podes usar uma maior variedade de plantas mas provavelmente terás que meter CO2.

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

• 2 semanas depois...
Publicado:

É necessário tem em conta a profundidade do aquário.

Se com uma coluna de agua de 40cm 0.67 é insuficiente, para um aquario mais baixo, como é este caso, é mais que suficiente, visto que vai ter uns 20-25 cm de coluna.

Já tive cuba a crescer nestas situações durante meses e nada a apontar, não precisas de mais.

Publicado:

É necessário tem em conta a profundidade do aquário.

Se com uma coluna de agua de 40cm 0.67 é insuficiente, para um aquario mais baixo, como é este caso, é mais que suficiente, visto que vai ter uns 20-25 cm de coluna.

Já tive cuba a crescer nestas situações durante meses e nada a apontar, não precisas de mais.

neste momento é a minha questão se tenho luz suficiente, pois co2 tenho e macro e micros também, ate agora tive problemas com o co2 tinha pedra porosa e as bolhas saiam muito grossas, hoje fiz um difusor com garrafa pet e um bocado de cabo de vassoura tendo agora bolhas fininhas, ao fim de umas umas pela primeira vez vi as blyxas japonicas a fazer peeling, na luz também fiz um upgrade neste momento tenho na parte de traz 2 economizadoras de 15w 6400k cada, a meio tenho uma agua-glo e a frente tenho uma T8 18w 6400k só não me parece muito que a luz chega ao fundo ou é impressão minha... :)

já agora quanto tempo devo ter as luzes ligadas? neste momento tenho 10h com temporizador visto que me esta aparecer algas diatomáceas...

o aquario esta plantado a uma semana e meia..

cumps!

cumps!

Publicado:

Se me permitem vou utilizar o tópico ara colocar uma questão sobre as lâmpadas economizadoras:

Quando falamos de uma lâmpada economizadora de 15W que equivale a 75W numa de filamento, qual a potência que devemos considerar para o rácio W/L, 15 ou 75?

Obrigado.

Publicado:

É impressão tua...

Deixa entre 7 a 8h, não deves ter necessidade de ter mais tempo ligado.

visto isso amigo eu tenho o co2 ligado dia e noite isso também não me vai criar falta de oxigénio? visto que vão estar muito mais tempo sem fotossíntese!!

cumps! e muito obrigado caro amigo Jatbas pelas tuas respostas...

Publicado:

Se me permitem vou utilizar o tópico ara colocar uma questão sobre as lâmpadas economizadoras:

Quando falamos de uma lâmpada economizadora de 15W que equivale a 75W numa de filamento, qual a potência que devemos considerar para o rácio W/L, 15 ou 75?

Obrigado.

estas a vontade amigo.. ;)

cumps!