Luís Cabrita Publicado Outubro 27, 2003 Publicado Outubro 27, 2003 Tenho neste momento estes problemas com plantas: - Um dos Crinum thaianum que possuo, está com uma espécie de bolor junto ao bolbo, assim como uma das folhas está a a ficar amarelada e trasnparente e, consequentemente a apodrecer. - Um dos Microsorum pteropus está a ficar com as folhas castanhas e com buracos. Alguém me pode ajudar?
Visitante Publicado: Outubro 27, 2003 Publicado: Outubro 27, 2003 Boas, Neste momento tambem tenho o meu Microsorum a ficar castanho e cheio de buracos, mas julgo ser da falta de luz, já que as minhas valisnerias têm crescido e têm estado a tapar-lhe a luz. Este fim de semana podei as valisnerias a ver se a Microsorum melhora. Se não for da luz não faço ideia porque as restantes condições têm-se mantido.
sergioveterano Publicado: Outubro 27, 2003 Publicado: Outubro 27, 2003 viva, penso que o problema que tens com a Crinum thaianum, é por estar demasiado enterrado o bolbo, deve estar o mais a superficie do areão possivel, se não apodrece.
Paulo Almeida Publicado: Outubro 28, 2003 Publicado: Outubro 28, 2003 O Crinum thaianum tem tendência para ficar assim, é normal, no entanto pode ser evitado com uma boa circulação junto ao areão e muitas trocas de água (o apodrecimento tem a ver com a acumulação de bactérias e eventualmente águas estagnadas). Por outro lado o que o Sérgio disse também pode ser uma explicação para o sucedido, isto porque o Crinum (tal como outros bolbos), não podem ser enterrados mais do que um terço da sua altura (ou seja devem ficar 2/3 do bolbo de fora do areão, visto que é complicado manter o bolbo no fundo sem enterrar todo, deve colocar algum peso na base do mesmo para que este não flutue. Este bolbo cresce muito bem e fica muito bonito (parecido com valisnérias) e pode ser colocado na parte de trás do aquário mesmo em aquários com pouca iluminação ou até em alguns aquários de ciclídeos. Em relação à parte que já está podre, descasque um pouco do bolbo (este é parecido com uma cebola, o que deve fazer é "descascar" o bolbo como se faz com uma cebola tirando as camadas superficiais podres e deixando as debaixo, saúdáveis), deve depois ter algum cuidado na manutenção desta planta (a chave da saúde da mesma está na saúde do bolbo). A folha amarela se estiver já um pouco estragada corte-a. Agora Fetos de Java, ora o que acontece nos Fetos de Java de as folhas começarem a ficar castanhas e a abrir buracos é comum nos Fetos de Java. Porque acontece ninguém sabe, será da luz? Não parece pois é uma planta que se aguenta luz fraca. Alguma falta de algum nutriente, talvez, mas ainda ninguém comprovou isso. Os Fetos de Java gostam de água ligeiramente dura e ph alcalino, sendo óptima para aquários de PH superior a 7,5. É difícil ajudar mais pois mesmo alguns especialistas bem experientes não sabem porque acontece isto assim sem mais nem menos. Cumps, Carpe Diem
Recommended Posts