miguel antunes Publicado Outubro 27, 2003 Publicado Outubro 27, 2003 Olá pessoal, Depois de alguma pesquisa penso estar na hora de passar para a fase mais dificil deste projecto... ir ás compras. No entanto gostaria de saber a vossa opinião sobre o setup que pretendo instalar. Aquario: 120 x 50 x 60 – 360 L Movel: Feito á medida por carpinteiro, assim como o chapéu para esconder as lampadas e eventualmente ventoinhas. Iluminação: 2 HQI 150W 10.000K + 2 actinias T5 39W Sump: 60 x 35 x 50 – Cerca de 100 l. Movimentação/bombas: Bomba de retorno do sump Ocean Runner 3500 com saída para tubo perfurado de 120 cm à semelhança do que tem o Diogo Lopes e Bomba Tunze Turbelle 7200. (2500 l/h) Escumador: Tunze 230/3 ou Berlin Classic ou Aquamedic turboflotor 1000. Substracto Tipo/Quantidade: 3 cm areão de coral não muito fino, 7 cm de argamax muito fino. (Tentar fazer um mini plenum) Rocha viva (Kg): 20 Kg de rocha sintética + 30 de Rocha viva. ( Eu sei que deve ser pouco mas estes calhaus de luxo são caros como ò caraças... ) Aquecimento/Refrigeração: 1 termostato de 300W OI: Aqua 75gpd Reef Reverse Osmosis Water Filter (380 litros/dia) Algumas duvidas: 1 - Preciso de opiniões em relação á melhor opção de escumador. 2 - Onde se vende a melhor rocha viva se levarmos em consideração a relação preço/qualidade. Colocando pouca rocha viva será benéfico o uso de algumas(poucas) Bio-balls? 3 - Gostaria de dar algum tratamento de isolamento, por dentro, ao móvel de madeira que vou mandar fazer para que a água salgada não o corroa rapidamente, alguém conhece algum produto que não seja toxico e possa ser utilizado para este efeito? 4 - Alguém me pode aconselhar onde comprar um bom medidor electrónico de PH levando em linha de conta a relação qualidade preço? Um abraço, Miguel Antunes
Nelson Pena Publicado: Outubro 27, 2003 Publicado: Outubro 27, 2003 miguel antunes gostei masem termos de circulação julgo que vais ter um deficie em termos de direcçoes.eu colocaria maxijets acoplados a um wave maker.acredito que é muit bom.quanto ao escumador é uma questão de $.EU hoje nunca compraria um tunze ou aquamedic da geração tuboflottor 1000.são modelos relativamente ultrapassados.Eu gosto de H&S, deltec,Euroreef ou então segundo o marco madeira os da kent marine que são bastante fiaveis.é uma questão de $.eu compraia um H&S adequado mas tu é que sabes. h2o+something reef club
Diogo Lopes Publicado: Outubro 27, 2003 Publicado: Outubro 27, 2003 Olá Miguel, Ao contrário do Nelson eu aconselho-te o Tunze, pois como sabes tenho um e estou plenamente satisfeito. Se fizeres o tubo perfurado como te disse (os buracos bem grandes - 6 mm) o problema que o Nelson refere está concerteza ultrapassado, no entanto acho que deves colocar uma Bomba de retorno bem mais forte. Eu tenho uma de 3500 L/h e hoje compraria uma mais forte! Para melhorares a movimentação, aconcelho-te a colocares uma bomba (de pelo menos 100 l/h) dentro do aqua ligada a um tubo de PVC microperfurado e encostá-lo ao fundo e à parede de fundo do aqua. Isto vai permitir que tenhas circulação de água por trás da parede rochosa, evitando a acumulação de detritos por trás desta (local inacessível para as limpezas). Como já te disse compraria as HQI de 14000K pois vão dar-te uma cor excelente ao aqua. A Rocha Viva deves comprar num local onde tenhas a certeza que está completamente maturada. Eu uso Bioballs no meu aqua dentro da coluna seca, mas tenho mais de 100 Kg de RV o que me equilibra o sistema em relação aos nitratos. Não sei se seria boa ideia colocares as bioballs... Quanto à impermeabilização do móvel e ao medidor de pH não te posso ajudar. O primeiro porque não tenho a minima ideia e o segundo porque o meu que é da Eutech Instruments, já foi comprado à uns aninhos e não sei o preço. Penso que o melhor é veres na Net. Vê neste site: http://www.sewatec.de/default.php/cPath/25...351e101143bb41e
miguel antunes Publicado: Outubro 27, 2003 Autor Publicado: Outubro 27, 2003 Obrigado pelas respostas... Nelson, Em relação ao Skimmer acredito que existam melhores que os que especifiquei, o problema são mesmo os preços... obrigado Diogo, Achas que a Occean Runner 6500 é demasiado forte para este aqua? É que não existem muitas bombas a preços mais ou menos acessiveis com mais de 3500 l/h. Existe uma EHEIM 1264 que debita 4500l/h mas que praticamente ninguém vende, nem em sites europeus. A minha logica em relação ás bio-balls é a seguinte: segundo lí, as bio-balls concorrem com a rocha-viva por oxigenio e outras substancias que servem de energia para as bacterias, que se irão instalar na rocha viva e nas bio-balls. Então, se o aquario tiver muita rocha viva, as bioballs só irão retirar o 'alimento' ás bacterias intaladas na rocha viva. Como não terei muita rocha viva pensei que ao colocar algumas bio-balls não irão retirar 'alimento' ás bacterias da rocha viva... Não sei se é correcto ou não mas foi isto que lí... Dizes que bomba para colocar atrás da rocha viva deverá ser de pelo menos 100l/h. Querias mesmo dizer 100l/h ou 1000 l/h.? Com a quantidade de rocha que tens, como consegues aceder a esta bomba para limpeza? Um abraço, Miguel Antunes
Diogo Lopes Publicado: Outubro 27, 2003 Publicado: Outubro 27, 2003 Achas que a Occean Runner 6500 é demasiado forte para este aqua?Eu acho que é a ideal, e se vires que fica com força a mais fazes os furos maiores. Não conheço essa teoria das bioballs. Não acho que esteja errada, mas a verdade é que elas provocam formação de nitratos e se não tiveres suficiente RV para os atenuar, tens um problema! Dizes que bomba para colocar atrás da rocha viva deverá ser de pelo menos 100l/h. Querias mesmo dizer 100l/h ou 1000 l/h.? Com a quantidade de rocha que tens, como consegues aceder a esta bomba para limpeza? Queria dizer 1000 L/h e a solução para a sua limpeza foi solucionada com a sua colocação no canto superior esquerdo do aquário, virada pata baixo. Dela sai um tubo até ao fundo e depois com um cotovelo prolonga-se pela parede de fundo. Consegues ver o tubo e a bomba nas fotos do "Antes e Depois" que coloquei no fórum (vê na primeira foto - consegues identificar o tubo branco que desce no lado esquerdo) http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...opic.php?t=1774
Marco Madeira Publicado: Outubro 28, 2003 Publicado: Outubro 28, 2003 Oi... Bem, o teu setup está muito bem excepto na movimentação... Tenta por algo em torno dos 6000 l/h em movimentação real no aquario... Se optares pela circulação tipo a do Diogo, recomendo que acrescentes mais uma powerhead de cada lado para alem do retorno... Quanto ao escumador tanto o Tunze como o Berlin são excelentes... apesar de existirem outras alternativas mas mais caras. Tens o da Kent muito bom e talvés não seja tão mais caro. Custa á volta de 300 euros e vai até aos 1200 litros. Este é muito bom e podes ve-lo a trabalhar na Reefdiscus e na Redfish... Eu não usaria bioballs.... e também não acho que tenhas pouca rocha... para começar está optimo já que ultrapassas os 10% de rocha viva... é só teres algum cuidado ao acrescentar bioload, e depois vais acrescentando rocha aos poucos + a que vem com os corais... Quanto ás bioballs, Diogo a rocha viva não retira nitrato e não é ela que te está a equilibrar o nitrato, mas sim o substracto... ele é o unico responsavel pela desnitrificação no aquario... outra coisa que pode estar a acontecer é alguns corais também se alimentarem de algum nitrato e como o teu aqua está cheinho deles acredito que seja o equilibrio entre o teu bioload de corais e o teu substracto que atenua o efeito das bioballs.. a teoria que o Miguel fala também já a ouvi, e que provavelmente até acontece, mas o maior perigo das bioballs em Reef é mesmo o nitrato... e não a concoreencia na nitrificação... Quanto ao controlador de PH existem uns muito bons da Hanna salvo erro, verifica em www.hannacom.pt que são de temperatura e PH. Outra coisa muito importante. Se não consideraste a compra de um chiller (arrefecedor) considera a introdução de uns ventiladores na estrutura que estas a fazer para as HQI´s já que no verão é capaz de te dar alguns problemas... assim podes colocar uma de cada lado para fazer o arrefecimento ao aqua... Boa sorte para a montagem, e acima de tudo alguma paciencia... Abraço...
Diogo Lopes Publicado: Outubro 28, 2003 Publicado: Outubro 28, 2003 Olá, Marco, obrigado pela explicação em relação aos nitratos (estamos sempre a aprender!) - um bom substrato equilibra as coisas!!! Notem que eu além da saída da água da sump pelo tubo em "L", tenho também uma bomba da Pulsadora de 2400 L/H e para a contracorrente a saída de um filtro externo (onde coloco o carvão activado) de 1000L/H. Quando te falei na movimentação apenas te falava em relação à bomba de retorno e não para todo o setup. No meu aquário (300 litros) tenho quase 8000 L/H a circular e nunca é demais...! Um abraço, Diogo
miguel antunes Publicado: Outubro 28, 2003 Autor Publicado: Outubro 28, 2003 Olá Marco, Antes de mais quero agradecer a tua resposta que como sempre é bastante útil. Em relação à circulação já me decidi, ou melhor, o Diogo já me fez decidir a colocar uma Ocean Runner 6500 em vez da 3500. Com 6500 de retorno do Sump a sair por toda a extensão do aquario mais a pulsadora Tunze turbelle 7200 com 2500 l/h faz um total de 9000 l/h. Não será suficiente? Com o tubo perfurado em várias direcções, direccionado para cima para superficie da água (fazer feito onda), para a frente e para baixo direccionado para a RV não será suficiente se levarmos em consideração que ainda vou ter a turbelle 7200 que é sem duvida uma boa bomba (mais uma vez o Diogo me conseguiu convencer :D ) Qual é o modelo da Kent que te estás a referir? Esse preço de 300 Eur é com bomba ou sem bomba? Se for com bomba está decidido... Em relação ás Bio-balls já estou decidido a não colocar mas não consigo entender uma coisa ... o ciclo de filtragem das bio-balls não é o mesmo da RV? Amonia-Nitrito-Nitrato? Porque razão as bio-balls produzem nitrato e a rocha viva não? Mais uma duvida existencial... é algum tempo atrás coloquei um item sobre a utilização de plenum ou não... todos foram da opinião que não deveria usar. Neste mail falas que o substrato é o único responsável, pela desnitrificação. Sendo um dos efeitos do plenum esse mesmo, a optimização da desnitrificação(além da libertação de calcio), porque não utilizar? Explica aqui ao novato, que história é essa de bioload!!! Em relação aos ventiladores o que me aconselham? O quê e onde comprar!!! Um grande abraço e muito obrigado a todos, Miguel Antunes
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 28, 2003 Publicado: Outubro 28, 2003 A rocha viva consome nitratos. Quando comecei nisto, a moda eram os aquários sem areão no fundo. Muitos, principalmente os americanos, usavam filtros seco-humidos e andavam sempre a lutar com os nitratos. Só com grandes mudas de água é que conseguiam manter o valor em niveis aceitaveis. Depois, impulsionada pelos alemães, veio a moda de desligar os secos-humidos. O resultado foi a redução dos nitratos na maioria dos aquas e isto sem qualquer areão no fundo. Os valores mais comuns eram 50mg/l com seco-humido e 10mg/L sem seco humido. A desnitrificação ocorre no interior da rocha viva onde há défice de óxigénio e redução de pH tal como acontece nas camadas mais profundas de um areão. O processo é precisamente o mesmo. O areão tem o benefício de ter uma área de colonização das bactérias desnitrificadoras, muita maior. Além disso a descida do pH ajuda a dissolver algum carbonato de c+alcio o que também é benéfico. Em relação à circulação, essas contas que vocês fazem só são válidas para uma altura de coluna de água igual a zero e não para altura a que a bomba tem que elevar a água. Vejam o gráfico da bomba. Na maior parte dos casos o caudal é menos de metade daquele que se imagina. Por essa razão é comum ver nos foruns estrangeiros circulações de água na casa das 40X o volume do aqua tendo como base o valor de caudal a zero metros. manklit Aluga-se este espaço.
Marco Madeira Publicado: Outubro 28, 2003 Publicado: Outubro 28, 2003 Oi... Em relação á circulação acho que assim como dizes está bem, apenas realço o facto que esse sistema em L no retorno igual ao do Diogo é muito bom pois permite uma circulação uniforme por todo o aqua, mas retira algum poder á bomba pelo retorno em si e pelos pequenos buracos que acabam por retirar vazão á propria circulação. Por isso te disse que devias por 1 powerhead de cada lado, pois assim para alem da circulação constante e uniforme tens ainda 1 foco de turbulencia entre a vazão de uma no encontro com outra, e se colocares esse encontro perto da superficie ainda melhor... Quanto ao escumador, penso que o preço é sem bomba, mas posso comfirmar isso... depois digo-te... o escumador é o Kent Nautilus e posso-te assegurar que é muito bom... O sistema de jaubert (c/ plenum) é muito bom quando bem montado mas apenas revela todas as suas vantagens para aquarios para cima dos 1000 litros... isto porque para retirar todas as suas vantagens o substracto deve ter para cima de 15 cm... (por causa do plenum) ora com essa altura, se fossemos colocar em um aquario de 60 ou de 70 de altura tirava-sse muito espaço ao display... o facto é que abondonou-se um pouco essa técnica, mas no fundo continua-se a fazer quase o mesmo com as "sand bed" que no fundo é a mesma técnica que o jaubert mas sem plenum... Usa-se uma boa camada de substracto pelo menos uns 8 cm mas sem plenum por baixo. 8cm, porque abaixo dos primeiros 4/5 cm cria-se zonas desnitrificantes (anaerobicas) devido a falta de oxigenio (daí o substarcto fino, para dificultar a entrada de oxigenio nas camadas baixas) onde se processa a passagem de nitrato a nitrogenio.... espero que tenhas entendido... Quanto ás bioballs, elas são muito boas devido a grande capacidade de nitrificação que tem, e que ainda é mais aumentada quando se usam fora de água apenas com água a passar por elas (tipo a coluna seca do Diogo). Nesse caso ainda é melhor aumentando a sua eficiencia o que é muito bom... (optimo até, se no aquario só existirem peixes). A verdadeira questão das biobalss não são elas, mas o que elas processam a nivel de nitrato. Como o seu trabalho é excelente, rapidamente convertem a amonia em nitrito e este em nitrato, mas e depois.... Como o sistema de remoção de nitrato do sistema é mais lento do que os processos anteriores o nitrato começa a acumular e a acumular no sistema originando alguns problemas... O ciclo de azoto não é igual em todas as suas fases... um exemplo: se tivermos 20 ppm de amonia no sistema certamente o de nitrito será ainda maior e o de nitrato ainda maior ainda... isto porque o crescimento não é porporcional, mas sim exponencial... se tivermos 20 de amonia, talves tenhamos 40 ppm de nitrito e 70 ou 80 de nitrato ou mais, visto que este é acumulativo só se conseguindo baixar esse valor com TPA´s, macroalgas, desnitrificação do substracto ou resinas... o escumador não retira nitratos... daí o uso hoje em dia vulgar de refugios de macroalgas... Bioload, é a carga organica que é aplicada sobre o sistema do aquario... ou seja, cuidado na introdução de peixes corais invertebrados tendo em conta a exportação para fora do sistema dos mesmos... em uma palavra Bioload em outra palavra que nós aquariofilistas não gostamos de ouvir que é PACIENCIA.... he he he Abraço...
Marco Madeira Publicado: Outubro 28, 2003 Publicado: Outubro 28, 2003 Oi... Manklit, em relação ás rochas não concordo... Se usares boas rochas, bem porosas, não consegues ter zonas de desnitrificação... apenas zonas de nitrificação já que todo o interior das rochas é invadido de água... para a desnitrificação que falas a rocha tinha ser muito, mas muito pouco porosa, que geralmente não o é.... mesmo que consigas rochas com muito pouca porosidade, vou especular um pouco, mas tinha de ser quase rocha maçiça de uns 4/5 cms... para eventualmente haver alguma (e nunca seria muita) desnitrificação.... Para alem disso, se tivesses esse tipo de rochas, o seu principal papel, e que é o de nitrificar seria drasticamente reduzido... A maior parte das rochas vivas após uns anos de aquario ficam praticamente ocas por dentro devido aos bichos baratas, etc que a decompõem para realizar buracos e tuneis de passagem.... já por diversas vezes vejo os buracos das minhas rochas cheio de pó devido a esse trabalho... parecem autenticas toupeiras he he he... Abraço...
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 28, 2003 Publicado: Outubro 28, 2003 Marco, a teoria não é minha. Isto está escrito no Sprung no Alf Nilssen e sei lá quantos mais. Os graus académicos e experiência neste campo destes autores, levam-me a acreditar na sua teoria. A rocha a que estes autores se referem é a rocha viva de melhor qualidade concerteza. O mais porosa possível. Mesmo sendo porosa, porque é que não há-de ocorrer desnitrificação no seu interior? Porque é que não hão-de haver zonas de menor concentração de oxigénio? Não tenho dados para provar isto mas também não tenho (temos) dados para provar o contrário. Tens baratas no aquário? manklit Aluga-se este espaço.
Marco Madeira Publicado: Outubro 28, 2003 Publicado: Outubro 28, 2003 Oi... Então pergunto, porque usamos as sand bed para desnitrificação ?? acho isso um pouco complicado, até porque assim não usavamos substracto e apenas usavamos rocha viva para os dois processos... nunca sugeri que fosse teoria tua, mas sim algo que aprendeste e assim como eu tentas passar aos outros, mas continuo a achar muito pouco consistente essa ideia. Quando meniconaste o facto de os alemães abandonarem a ideia do seco-humido e mesmo assim terem nitratos, não usavam "sand bed" pois não....?? Acho pouco provavel existir desnitrificação em rochas vivas, mas se existe deve ser muito pouca de certeza, porque se não não se usava sand bed... De qualquer maneira vou averiguar melhor sobre isso, porque agora fiquei mais curioso sobre esse assunto.... Abraço...
Marco Madeira Publicado: Outubro 28, 2003 Publicado: Outubro 28, 2003 Baratas?? aos montes... :D Abraço...
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 28, 2003 Publicado: Outubro 28, 2003 Então pergunto, porque usamos as sand bed para desnitrificação ??Porque é muito mais eficaz que a rocha devido à relação área/volume. Consegues muito mais área de desnitrificação no areão relativamente à "mesma" quantidade de rocha viva. Acho pouco provavel existir desnitrificação em rochas vivas, mas se existe deve ser muito pouca de certeza, porque se não não se usava sand bed... Fui verificar de novo no livro do Sprung e o do Alf nilssen e svein fossa e está lá escrito exactamente isso. Se tiveres opurtunidade de os leres... O sand bed surgiu por necessidade de baixar ainda mais os nitratos, uma vez que a maioria dos aquarios têm carga biológica a mais devido ao excesso de animais e comida. Agora para complicar ainda mais.... há cada vez mais vozes contra a utilização das sand beds. Parece que ao fim de uns anos se torna muito dificil impedir a libertação dos nutrientes acumulados ao longo do tempo. Parece que 2.5cm a 3cm máx de areão ultra-fino, são suficientes para desnitrificação. Esta é que não percebo muito bem pois os nassarius e outros que tal,revolvem bem essa altura de areão, oxigenando bem todas as áreas. O tempo dirá, ou talvez não, qual o caminho a seguir. manklit Aluga-se este espaço.
Marco Madeira Publicado: Outubro 28, 2003 Publicado: Outubro 28, 2003 Oi... o facto de perguntar sobre o uso de sand-bed, era porque já sabia a resposta e sei que também a sabias, mas perguntei apenas para complementar o raciocinio.... já agora em que volume do fossa é que fala nisso... vou pesquisar ainda hoje já que terei acesso a esses livros através de um amigo meu, não que esteja a duvidar da tua dica, mas porque agora estou mesmo interessado nisso.... Em relação ás sand-bed profundas, também já tinha ouvido falar disso, mas não me parece que seja assim tão linear... basta verificares os montes de aquarios que andam por ai com já varios anos de sand-bed ou jaubert montados... penso que aí já entram outras variaveis como a qualidade da sand bed, ou por exemplo o numero e quantidade de trocas de água, ou ainda a alimentação ou os inveertebrados e fauna da sand-bed... mas como tu dizes e eu também concordo, a aquariofilia tem uma coisa muito boa que é a evolução de técnicas de manutenção e montagem de uma aquario e é uma questão de esperar para ver o que se avizinha nos proximos tempos.... de qualquer maneira vou pesquisar um pouco sobre a desnitrificação em rochas vivas... Abraço...
miguel antunes Publicado: Outubro 28, 2003 Autor Publicado: Outubro 28, 2003 Oi pessoal amigo... Não querendo estragar a vossa sequencia de opiniões sobre a desnitrificação na rocha viva, gostava de resumir as minha conclusões sobre todos estes posts. Em relação á circulação de água terei 30X (valor de caudal a zero metros) o que inicialmente não me parece pouco, no entanto podem realmente estes buracos ser pequenos para esta bomba (6500l/h) e por isso pondero a possibilidade de os aumentar por exemplo para 8mm ou mesmo aumentar o numero de buracos. No caso de não ser suficiente então comprarei outra bomba de circulação para colocar de encontro á outra junto á superficie. Em relação ao escumador Kent se for sem bomba o preço por certo irá encarecer demasiado, talvez consiga comprar o Berlin Classic por preços mais baixos. Marco, por favor se poderes verifica se esse preço é com ou sem bomba.. Thanks.. Em realção ao substracto vou fazer como tinha dito pois parece a melhor opção. Népia de plenum. temos que arranjar espaço para colocar água verdade? Em relação a bio-balls (e foi aqui que tudo começou :D ) decidí não utilizar pois já percebi que como o seu processo de nitrificação é muito mais rapido que o das rochas vivas irá rapidamente contaminar o aquario com nitratos que embora não sejam prejudiciais para peixes são para corais e invertebrados, verdade? Em relação ao facto das rochas vivas desnitificarem ou não, embora tenha muita curiosidade, não estou muito preocupado, se ajudarem melhor, se não ajudarem sempre existe o substracto.. . E agora a pergunta nunca respondida. Haverá forma de isolar o movel por dentro? Um abraço a todos, Miguel Antunes
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 28, 2003 Publicado: Outubro 28, 2003 Vol. 1. Lê a passagem da página 169 para a 170. Na página 246 coluna do meio... O livro do Sprung também fala disto e numa linguagem menos teórica que este. Se tiveres oportunidade da uma olhada no Vol. 1. manklit Aluga-se este espaço.
Diogo Lopes Publicado: Outubro 28, 2003 Publicado: Outubro 28, 2003 Olá Miguel, Desculpa ter desviado um pouco o teu tópico... Não querendo estragar a vossa sequencia de opiniões sobre a desnitrificação na rocha viva, gostava de resumir as minha conclusões sobre todos estes posts.Miguel, não tens que te preocupar com a interrupção do raciocínio! Eu também estive a acompanhá-lo e tenciono continuar. Uma vez que efectivamente este tópico era teu e eras tu que tinhas dúvidas, então deverá ser esse o propósito da discussão... embora ache muito proveitoso ler o que estes 2 senhores têm a dizer!!! E agora a pergunta nunca respondida. Haverá forma de isolar o movel por dentro? Marco ou Manklit, vejam se podem ajudar o Miguel, porque eu não lhe sei responder! Será que é preciso isolar? O meu móvel é em aglomerado com uma capa de folheado e por isso nunca precisou de nada! Um abraço, Diogo PS - também vou ler um pouco sobre o papel das RV, mas proponho que se abra um novo tópico. Marco podias mudar as mensagens que achares convenientes para esse novo tópico (eu posso tentar, mas como ainda não o fiz pode dar asneira!!!)
miguel antunes Publicado: Outubro 28, 2003 Autor Publicado: Outubro 28, 2003 Diogo, Não tens que pedir desculpa por se estar a desviar o tema do topico, de certa forma além das informações que consegui recolher e que me serão muito uteis, está-me a dar gozo o facto do topico aberto por mim estar a servir, embora indirectamente, para se discutir um assunto em que pelos visto a opinião não é unanime. Penso que só poderemos evoluir desta forma, debatendo ideias e ouvindo quem sabe... É como tu dizes por mais simples que seja o tópico, se serviu para estes dois senhores darem a conhecer mais algum conhecimento então já valeu a pena... Por favor continuem que estou a gostar... Miguel Antunes
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 28, 2003 Publicado: Outubro 28, 2003 Sobre o revestimento do móvel tens várias hipóteses. Podes pedir ao carpinteiro que o forre por dentro com formica como o do diogo. Podes envernizá-lo com um verniz de poliuretano de preferncia resistente aos UV. Os bondex poliuretano servem. Tens que esperar algum tempo até que o cheiro a verniz desapareça por completo. Se tiveres mais pressa podes usar um verniz aquoso (acrilico) como o Bondex DECO que deita poucos cheiros. Este também protege mas o de poliuretano deixa como que um vidrado por isso é mais indicado. O que interessa é que esperes o tempo que for preciso e utilizes isso sem cheiros. Se ligares uma ventoinha a soprar para dentro do móvel, aceleras o tempo de cura. manklit Aluga-se este espaço.
miguel antunes Publicado: Outubro 28, 2003 Autor Publicado: Outubro 28, 2003 Oi..., Então vai ser com um verniz de poliuretano. Gostei dessa de ficar vidrado... Obrigado, Miguel Antunes
miguel antunes Publicado: Outubro 28, 2003 Autor Publicado: Outubro 28, 2003 Oi... Aproveito que tanto se tem falado de rocha viva neste tópico, para perguntar se a qualidade da rocha viva está directamente relacionada com a origem. Pergunto isto porque uns mencionam a RV das Fiji como a melhor, muito mais porosa e mais leve. Outros dizem que a da Indonesia é que é boa. Qual é a vossa opinião? Miguel Antunes
Diogo Lopes Publicado: Outubro 28, 2003 Publicado: Outubro 28, 2003 Olá Miguel, Olha o que te posso dizer é que a minha é das Fidji (pelo menos foi o que me disseram) e realmente é muito boa!!!
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 28, 2003 Publicado: Outubro 28, 2003 A minha é da Indonésia, pelo menos parte dela. Já tenho muita que veio com os corais que não sei a proveniência. O consenso é que a das Fidji é a melhor. manklit Aluga-se este espaço.
Recommended Posts