formigalx Publicado Agosto 28, 2011 Publicado Agosto 28, 2011 Boas Montei uma mini bateria de 2 aquarios e uma sump numa estante de 3 prateleiras. Para utilizar a sump para os 2 aquas , montei um sistema de overflow D.I.Y. e pus uma bomba SUNSUN de 1600 lt/h a dividir para os 2 aquas. Agora o meu problema é o seguinte , o meu overflow foi feito com tubo de 32 mm e no formato da imagem em baixo , somente , como são 2 aquarios fiz 2 em serie , um para cada aqua , montei tudo e agora não sei como "sangrar" de modo a fazer o efeito cifão.
Antero Pereira Publicado: Agosto 28, 2011 Publicado: Agosto 28, 2011 boas metes o tubo do sifao debaixo se agua tipo na banheira ou um tamque depois de tar cheio de agua tapas as pontas metes no aqua e destapas e a agua deve circular abraço
formigalx Publicado: Agosto 29, 2011 Autor Publicado: Agosto 29, 2011 Boas O problema é que já tenho tudo montado e colado e não tenho como fazer isso. A minha ideia era tentar chupar pelo tubo de cima e tapar a parte da sump , para a a agua dos 2 aquas entrar nos respectivos overflow . Mas não tenho pulmões para isso....
zms Publicado: Agosto 29, 2011 Publicado: Agosto 29, 2011 Posso estar a dizer mal, mas se colocares uma saca de plástico grande dentro do aqua com um volume considerável de agua dentro, seguras a boca da saca na entrada do tubo de forma a que a agua não passe pelo lado e apertas a saca, obrigando a agua a entrar no tubo e empurrar o ar. Assim de repente...! Cumps
formigalx Publicado: Agosto 29, 2011 Autor Publicado: Agosto 29, 2011 Posso estar a dizer mal, mas se colocares uma saca de plástico grande dentro do aqua com um volume considerável de agua dentro, seguras a boca da saca na entrada do tubo de forma a que a agua não passe pelo lado e apertas a saca, obrigando a agua a entrar no tubo e empurrar o ar. Assim de repente...! Cumps Boas Consegui "ferrar" o overflow , mas agora o problema é que a bomba é demasiado potente para os overflow , e os aquas transbordam. Tenho que arranjar uma menos potente, a actual faz 1600lt/h a dividir pelos 2 aquas e o overflow foi feito com tubo de 32 mm e não dá vazão á agua...
Antero Pereira Publicado: Agosto 29, 2011 Publicado: Agosto 29, 2011 Boas Consegui "ferrar" o overflow , mas agora o problema é que a bomba é demasiado potente para os overflow , e os aquas transbordam. Tenho que arranjar uma menos potente, a actual faz 1600lt/h a dividir pelos 2 aquas e o overflow foi feito com tubo de 32 mm e não dá vazão á agua... nao é preciso comprar outra metes um tê no tubo de saida da bomba e um passador e abres e assim a agua fica de novo na sump e reduzes ao caudal para equilibrar a entrada e a saida
formigalx Publicado: Agosto 31, 2011 Autor Publicado: Agosto 31, 2011 nao é preciso comprar outra metes um tê no tubo de saida da bomba e um passador e abres e assim a agua fica de novo na sump e reduzes ao caudal para equilibrar a entrada e a saida Boas Como disse consegui ferrar o overflow , mas a descarga é demasiado lenta , muito lenta mesmo. Não sei o que fazer para remediar , será que o tubo de 32 mm é demasiado pequeno ? Mesmo com a bomba a dividir metade para a sump e a outra metade para os 2 aquas só aguenta cerca de 5 minutos até começar a transbordar.
Antero Pereira Publicado: Agosto 31, 2011 Publicado: Agosto 31, 2011 entao tens de meter um overflow independente para cada aqua, ve se resulta
formigalx Publicado: Setembro 1, 2011 Autor Publicado: Setembro 1, 2011 ve este overflow se te ajuda Boas Obrigado pelo video , é pena é não mostrar como foi feito e porque é que trabalha tão bem e o meu não. 1
Partilha Publicado: Setembro 2, 2011 Publicado: Setembro 2, 2011 Boas, Já pensas-te na possibilidade de haver ar na curva que apoia no aquario, a ser verdade pode bloquear a passagem de boa parte da agua. 1
duarteacores Publicado: Maio 29, 2017 Publicado: Maio 29, 2017 (editado) Boas tardes a todos, Basicamente estou com o mesmo problema alguém tem ideias de como resolver? Que parâmetros/medidas devo verificar no overflowinvertido? Tenho a o tubo PPR de 25'' ( que julgo ser equivalente ao PVC 3/4 pois o diametro interno deve ser aproximadamente 20) dentro do aquário aproximadamente a uns 10cm da superfície, depois no final o T que faz o nível de descarga da água apontado para o centro da tubagem. Mesmo deixando encher um bom bocado acima do nível dos tubos a descarga é "estupidamente" lenta e não percebo porque....? Já verifiquei se estava bem sem ar... E a bomba que deve estar com uns 650l/h mesmo assim está a ser demais.... Na net vejo tantos iguais com uma descarga (até exageradamente) enorme... Agradeço toda a ajuda, Duarte M B Franco Editado Maio 29, 2017 por duarteacores
Eduardo-BR Publicado: Junho 13, 2020 Publicado: Junho 13, 2020 Estou com o mesmo problema do @duarteacores, a água desce devagar pelo tubo 3/4 até o sump. Alguém pode me ajudar? Grato.
Recommended Posts