Fertilizantes macros

tixxa

Recommended Posts

Boa tarde

tenho um aquario de 70 litros com as seguintes plantas:

- ceratophyllum demersum

- microsorum pteropus mini

- anubia barteri

- anubia nana

- tiger lotus mynphaea

- cryptocoryne wendtii tropica

- limnophila sessiliflora-ambulia

- rotala rotundifolia sp. green

tenho areia de sílica, não tenho substrato fértil.

Coloco nas raízes da tiger lotus pastilhas da Sera florenette A, fertilizo diariamente com Sera florena e jbl ferropol 24 e duas vezes por semana com decalcit pois as minha anúbias têm as folhas encaracoladas.

Iluminação 42w 6horas diárias.

Tenho a cryptocoryne a ficar mais verde escura (antes era bem castanha escura) e a lotus em vez de vermelha está mais para o castanho escuro.

Gostaria de saber que marcas de fertilizantes macros aconselham?

Também estou a precisar de comprar novos fertilizantes de micros, acham que deva continuar com a Sera florena e o jbl ferropol 24 ou há outros (dentro o mesmo preço) que seriam melhores? e as pastilhas da sera florenette A deverei trocar pelas da seachem flourish?

De momento estou sem testes. Sei que tenho o ph a 7 e no3 quase a 10 (não dá para ter a certeza da cor).

Agradeço imenso que me ajudem pois economicamente está difícil e desconheço os vários produtos no mercado. De certeza que haverão alguns mais baratos que praticamente fazem as "mesmas" vezes dos mais caros. Neste momento estou a ver a linha da seachem para macros, mas agradecia opiniões! (Pois parece-me bastante cara!)

Cumps

PAtrícia

Partilhar nas redes sociais

Boas,

se estiveres disposta a gastar cerca de 26€ aconselho-te a gama da Tropica.

Tens o Tropica Plant Nutrition à base de micros e o Tropica Plant Nutrition + com N e P.

Com estes dois fertilizantes não tens de te preocupar com mais nada, só tens de seguir as instruções do fabricante.

A gama da Seacham também é boa e tem preços acessíveis.

nova1x.jpg

------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Boas,

se estiveres disposta a gastar cerca de 26€ aconselho-te a gama da Tropica.

Tens o Tropica Plant Nutrition à base de micros e o Tropica Plant Nutrition + com N e P.

Com estes dois fertilizantes não tens de te preocupar com mais nada, só tens de seguir as instruções do fabricante.

A gama da Seacham também é boa e tem preços acessíveis.

Boas desculpem la intrometer-me no topico mas eu tenho andado com o mesmo problema.Eu tenho o substrato fertil da tropica aquacare e tenho andado pesquisar que fertilizante liquido usar.

A minha pergunta em relaçao as estes dois e preciso usar os dois? eu tive a ler a descriçao e no tropica plant nutrition plus diz que ele adiciona os mesmos micros do tropica plant nutrition mais N e P.Tem que se usar os dois ou o Plus sozinho faz o trabalho?

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Boa tarde HugoBernardo

esse valor está bem dentro do meu orçamento, especialmente porque fico com micros e macros... Desculpa mas estou um pouco baralhada N são os nitratos (NO3) e P os fosfatos (PO4), correcto? Em relação ao potássio não fertilizo? Como posso saber se estou a precisar de potássio, acho que não há teste para determinar o nível deste no aquário...

Obrigado

Patrícia

Boas desculpem la intrometer-me no topico mas eu tenho andado com o mesmo problema.Eu tenho o substrato fertil da tropica aquacare e tenho andado pesquisar que fertilizante liquido usar.

A minha pergunta em relaçao as estes dois e preciso usar os dois? eu tive a ler a descriçao e no tropica plant nutrition plus diz que ele adiciona os mesmos micros do tropica plant nutrition mais N e P.Tem que se usar os dois ou o Plus sozinho faz o trabalho?

Boa tarde HugoBernardo

esse valor está bem dentro do meu orçamento, especialmente porque fico com micros e macros... Desculpa mas estou um pouco baralhada N são os nitratos (NO3) e P os fosfatos (PO4), correcto? Em relação ao potássio não fertilizo? Como posso saber se estou a precisar de potássio, acho que não há teste para determinar o nível deste no aquário...

Obrigado

Patrícia

Boas,

quando comprei o Tropica Plant Nutrition + já andava a fertilizar com o Tropica Plant Nutrition. E para aproveitar o frasco que estava quase cheio, a partir daí comecei a fertilizar com os dois e o

resultado foi excelente.

Mas o fertilizante Plus faz o trabalho sozinho. Requer é fertilização no substrato.

Dêm uma vista de olhos neste link da Tropica.

Patricia o N é azoto ou nitrogénio, o P é fósforo.

Cumps

Hugo Bernardo

Editado por Hugo Bernardo

nova1x.jpg

------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

• 3 semanas depois...

O TPN+ é usado por muita gente com bons resultados. Por si só é um fertilizante completo. Mas a melhor relação preço/qualidade é com sais (KH2PO4, KNO3, etc...). O que gastares num ano num de marca dá-te para 10 anos com sais.

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

O TPN+ é usado por muita gente com bons resultados. Por si só é um fertilizante completo. Mas a melhor relação preço/qualidade é com sais (KH2PO4, KNO3, etc...). O que gastares num ano num de marca dá-te para 10 anos com sais.

Abraço,

GM

Ora aqui está uma coisa que pode interessas a muita boa gente, principalmente quem tem aquários grandes onde os custos com fertilizantes são excessivos, o grande problema que se coloca é:

Onde comprar os referidos sais (KNO3, KH2PO4, etc...) ?

Como preparar os fertilizantes ?

Como dosear ?

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Olá Vítor,

eu sei que às vezes parece complicado isto da fertilização com sais, mas é mais simples que o que parece.

Onde comprar:

Quando andei à procura dos sais para mim, nunca consegui arranjar tudo num sítio só. ora tinham um, ora tinham outro. Acabei por me juntar a um amigo e fazer uma encomenda online do estrangeiro (http://www.plantedtanks.co.uk/ei-starter-kit-3947-p.asp). Tem tudo o que precisas. Os portes são um pouco caros mas acredita que pagas isso num instante se comparares com os de marca.

Como preparar os fertilizantes:

eu gosto mais de preparar soluções líquidas mas também dá para usar os sais. No meu caso, nada mais simples.

solução de macros (NPK):

33g de Potássio de Nitrato - KNO3

7.2g de Fosfato de Potássio... - KH2PO4

250 ml de água (de preferência destilada).

Doseamento: 5ml por cada 50l 3x por semana.

solução de micros:

10g de micros

250 ml de água (destilada)

0,5ml de ácido hidroclorídrico (opcional)

Doseamento: 2.5ml por cada 50l 3x por semana.

Em caso de necessidade podemos fazer doses maiores (i.e. 500ml). É só fazer uma regra de 3 simples. O doseamento continua igual, claro.

Esta receita foi tirada de: http://www.theplantedtank.co.uk/calculator.htm Neste site também tem um calculador para outras misturas, bem como as quantidades para quem preferir as coisas em pó.

outro site onde é possível fazer os cálculos: http://calc.petalphile.com/

E eu também sei fazer os cálculos "à la pate" caso seja preciso para um caso mais específico.

Abraço,

GM

• Votar + 1

Gustavo Martins

My nano Litopótamus