tixxa Publicado Agosto 27, 2011 Share Publicado Agosto 27, 2011 Boa tarde tenho um aquario de 70 litros com as seguintes plantas: - ceratophyllum demersum - microsorum pteropus mini - anubia barteri - anubia nana - tiger lotus mynphaea - cryptocoryne wendtii tropica - limnophila sessiliflora-ambulia - rotala rotundifolia sp. green tenho areia de sílica, não tenho substrato fértil. Coloco nas raízes da tiger lotus pastilhas da Sera florenette A, fertilizo diariamente com Sera florena e jbl ferropol 24 e duas vezes por semana com decalcit pois as minha anúbias têm as folhas encaracoladas. Iluminação 42w 6horas diárias. Tenho a cryptocoryne a ficar mais verde escura (antes era bem castanha escura) e a lotus em vez de vermelha está mais para o castanho escuro. Gostaria de saber que marcas de fertilizantes macros aconselham? Também estou a precisar de comprar novos fertilizantes de micros, acham que deva continuar com a Sera florena e o jbl ferropol 24 ou há outros (dentro o mesmo preço) que seriam melhores? e as pastilhas da sera florenette A deverei trocar pelas da seachem flourish? De momento estou sem testes. Sei que tenho o ph a 7 e no3 quase a 10 (não dá para ter a certeza da cor). Agradeço imenso que me ajudem pois economicamente está difícil e desconheço os vários produtos no mercado. De certeza que haverão alguns mais baratos que praticamente fazem as "mesmas" vezes dos mais caros. Neste momento estou a ver a linha da seachem para macros, mas agradecia opiniões! (Pois parece-me bastante cara!) Cumps PAtrícia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Bernardo Publicado: Agosto 27, 2011 Share Publicado: Agosto 27, 2011 Boas, se estiveres disposta a gastar cerca de 26€ aconselho-te a gama da Tropica. Tens o Tropica Plant Nutrition à base de micros e o Tropica Plant Nutrition + com N e P. Com estes dois fertilizantes não tens de te preocupar com mais nada, só tens de seguir as instruções do fabricante. A gama da Seacham também é boa e tem preços acessíveis. ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno R. Carvalho Publicado: Agosto 27, 2011 Share Publicado: Agosto 27, 2011 Boas, se estiveres disposta a gastar cerca de 26€ aconselho-te a gama da Tropica. Tens o Tropica Plant Nutrition à base de micros e o Tropica Plant Nutrition + com N e P. Com estes dois fertilizantes não tens de te preocupar com mais nada, só tens de seguir as instruções do fabricante. A gama da Seacham também é boa e tem preços acessíveis. Boas desculpem la intrometer-me no topico mas eu tenho andado com o mesmo problema.Eu tenho o substrato fertil da tropica aquacare e tenho andado pesquisar que fertilizante liquido usar. A minha pergunta em relaçao as estes dois e preciso usar os dois? eu tive a ler a descriçao e no tropica plant nutrition plus diz que ele adiciona os mesmos micros do tropica plant nutrition mais N e P.Tem que se usar os dois ou o Plus sozinho faz o trabalho? Aquadesign blog Aquadesign by aquamaniac youtube you can stop me...but you can't stop us all Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tixxa Publicado: Agosto 27, 2011 Autor Share Publicado: Agosto 27, 2011 Boa tarde HugoBernardo esse valor está bem dentro do meu orçamento, especialmente porque fico com micros e macros... Desculpa mas estou um pouco baralhada N são os nitratos (NO3) e P os fosfatos (PO4), correcto? Em relação ao potássio não fertilizo? Como posso saber se estou a precisar de potássio, acho que não há teste para determinar o nível deste no aquário... Obrigado Patrícia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Bernardo Publicado: Agosto 27, 2011 Share Publicado: Agosto 27, 2011 (editado) Boas desculpem la intrometer-me no topico mas eu tenho andado com o mesmo problema.Eu tenho o substrato fertil da tropica aquacare e tenho andado pesquisar que fertilizante liquido usar. A minha pergunta em relaçao as estes dois e preciso usar os dois? eu tive a ler a descriçao e no tropica plant nutrition plus diz que ele adiciona os mesmos micros do tropica plant nutrition mais N e P.Tem que se usar os dois ou o Plus sozinho faz o trabalho? Boa tarde HugoBernardo esse valor está bem dentro do meu orçamento, especialmente porque fico com micros e macros... Desculpa mas estou um pouco baralhada N são os nitratos (NO3) e P os fosfatos (PO4), correcto? Em relação ao potássio não fertilizo? Como posso saber se estou a precisar de potássio, acho que não há teste para determinar o nível deste no aquário... Obrigado Patrícia Boas, quando comprei o Tropica Plant Nutrition + já andava a fertilizar com o Tropica Plant Nutrition. E para aproveitar o frasco que estava quase cheio, a partir daí comecei a fertilizar com os dois e o resultado foi excelente. Mas o fertilizante Plus faz o trabalho sozinho. Requer é fertilização no substrato. Dêm uma vista de olhos neste link da Tropica. Patricia o N é azoto ou nitrogénio, o P é fósforo. Cumps Hugo Bernardo Editado Agosto 27, 2011 por Hugo Bernardo ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Setembro 15, 2011 Share Publicado: Setembro 15, 2011 O TPN+ é usado por muita gente com bons resultados. Por si só é um fertilizante completo. Mas a melhor relação preço/qualidade é com sais (KH2PO4, KNO3, etc...). O que gastares num ano num de marca dá-te para 10 anos com sais. Abraço, GM Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vitorfranco Publicado: Setembro 16, 2011 Share Publicado: Setembro 16, 2011 O TPN+ é usado por muita gente com bons resultados. Por si só é um fertilizante completo. Mas a melhor relação preço/qualidade é com sais (KH2PO4, KNO3, etc...). O que gastares num ano num de marca dá-te para 10 anos com sais. Abraço, GM Ora aqui está uma coisa que pode interessas a muita boa gente, principalmente quem tem aquários grandes onde os custos com fertilizantes são excessivos, o grande problema que se coloca é: Onde comprar os referidos sais (KNO3, KH2PO4, etc...) ? Como preparar os fertilizantes ? Como dosear ? Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Setembro 16, 2011 Share Publicado: Setembro 16, 2011 Olá Vítor, eu sei que às vezes parece complicado isto da fertilização com sais, mas é mais simples que o que parece. Onde comprar: Quando andei à procura dos sais para mim, nunca consegui arranjar tudo num sítio só. ora tinham um, ora tinham outro. Acabei por me juntar a um amigo e fazer uma encomenda online do estrangeiro (http://www.plantedtanks.co.uk/ei-starter-kit-3947-p.asp). Tem tudo o que precisas. Os portes são um pouco caros mas acredita que pagas isso num instante se comparares com os de marca. Como preparar os fertilizantes: eu gosto mais de preparar soluções líquidas mas também dá para usar os sais. No meu caso, nada mais simples. solução de macros (NPK): 33g de Potássio de Nitrato - KNO3 7.2g de Fosfato de Potássio... - KH2PO4 250 ml de água (de preferência destilada). Doseamento: 5ml por cada 50l 3x por semana. solução de micros: 10g de micros 250 ml de água (destilada) 0,5ml de ácido hidroclorídrico (opcional) Doseamento: 2.5ml por cada 50l 3x por semana. Em caso de necessidade podemos fazer doses maiores (i.e. 500ml). É só fazer uma regra de 3 simples. O doseamento continua igual, claro. Esta receita foi tirada de: http://www.theplantedtank.co.uk/calculator.htm Neste site também tem um calculador para outras misturas, bem como as quantidades para quem preferir as coisas em pó. outro site onde é possível fazer os cálculos: http://calc.petalphile.com/ E eu também sei fazer os cálculos "à la pate" caso seja preciso para um caso mais específico. Abraço, GM 1 Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts