Recommended Posts

Publicado

Boa tarde

tenho um aquario de 70 litros com as seguintes plantas:

- ceratophyllum demersum

- microsorum pteropus mini

- anubia barteri

- anubia nana

- tiger lotus mynphaea

- cryptocoryne wendtii tropica

- limnophila sessiliflora-ambulia

- rotala rotundifolia sp. green

tenho areia de sílica, não tenho substrato fértil.

Coloco nas raízes da tiger lotus pastilhas da Sera florenette A, fertilizo diariamente com Sera florena e jbl ferropol 24 e duas vezes por semana com decalcit pois as minha anúbias têm as folhas encaracoladas.

Iluminação 42w 6horas diárias.

Tenho a cryptocoryne a ficar mais verde escura (antes era bem castanha escura) e a lotus em vez de vermelha está mais para o castanho escuro.

Gostaria de saber que marcas de fertilizantes macros aconselham?

Também estou a precisar de comprar novos fertilizantes de micros, acham que deva continuar com a Sera florena e o jbl ferropol 24 ou há outros (dentro o mesmo preço) que seriam melhores? e as pastilhas da sera florenette A deverei trocar pelas da seachem flourish?

De momento estou sem testes. Sei que tenho o ph a 7 e no3 quase a 10 (não dá para ter a certeza da cor).

Agradeço imenso que me ajudem pois economicamente está difícil e desconheço os vários produtos no mercado. De certeza que haverão alguns mais baratos que praticamente fazem as "mesmas" vezes dos mais caros. Neste momento estou a ver a linha da seachem para macros, mas agradecia opiniões! (Pois parece-me bastante cara!)

Cumps

PAtrícia

Publicado:

Boas,

se estiveres disposta a gastar cerca de 26€ aconselho-te a gama da Tropica.

Tens o Tropica Plant Nutrition à base de micros e o Tropica Plant Nutrition + com N e P.

Com estes dois fertilizantes não tens de te preocupar com mais nada, só tens de seguir as instruções do fabricante.

A gama da Seacham também é boa e tem preços acessíveis.

nova1x.jpg

------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Publicado:

Boas,

se estiveres disposta a gastar cerca de 26€ aconselho-te a gama da Tropica.

Tens o Tropica Plant Nutrition à base de micros e o Tropica Plant Nutrition + com N e P.

Com estes dois fertilizantes não tens de te preocupar com mais nada, só tens de seguir as instruções do fabricante.

A gama da Seacham também é boa e tem preços acessíveis.

Boas desculpem la intrometer-me no topico mas eu tenho andado com o mesmo problema.Eu tenho o substrato fertil da tropica aquacare e tenho andado pesquisar que fertilizante liquido usar.

A minha pergunta em relaçao as estes dois e preciso usar os dois? eu tive a ler a descriçao e no tropica plant nutrition plus diz que ele adiciona os mesmos micros do tropica plant nutrition mais N e P.Tem que se usar os dois ou o Plus sozinho faz o trabalho?

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Publicado:

Boa tarde HugoBernardo

esse valor está bem dentro do meu orçamento, especialmente porque fico com micros e macros... Desculpa mas estou um pouco baralhada N são os nitratos (NO3) e P os fosfatos (PO4), correcto? Em relação ao potássio não fertilizo? Como posso saber se estou a precisar de potássio, acho que não há teste para determinar o nível deste no aquário...

Obrigado

Patrícia

Publicado: (editado)

Boas desculpem la intrometer-me no topico mas eu tenho andado com o mesmo problema.Eu tenho o substrato fertil da tropica aquacare e tenho andado pesquisar que fertilizante liquido usar.

A minha pergunta em relaçao as estes dois e preciso usar os dois? eu tive a ler a descriçao e no tropica plant nutrition plus diz que ele adiciona os mesmos micros do tropica plant nutrition mais N e P.Tem que se usar os dois ou o Plus sozinho faz o trabalho?

Boa tarde HugoBernardo

esse valor está bem dentro do meu orçamento, especialmente porque fico com micros e macros... Desculpa mas estou um pouco baralhada N são os nitratos (NO3) e P os fosfatos (PO4), correcto? Em relação ao potássio não fertilizo? Como posso saber se estou a precisar de potássio, acho que não há teste para determinar o nível deste no aquário...

Obrigado

Patrícia

Boas,

quando comprei o Tropica Plant Nutrition + já andava a fertilizar com o Tropica Plant Nutrition. E para aproveitar o frasco que estava quase cheio, a partir daí comecei a fertilizar com os dois e o

resultado foi excelente.

Mas o fertilizante Plus faz o trabalho sozinho. Requer é fertilização no substrato.

Dêm uma vista de olhos neste link da Tropica.

Patricia o N é azoto ou nitrogénio, o P é fósforo.

Cumps

Hugo Bernardo

Editado por Hugo Bernardo

nova1x.jpg

------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

• 3 semanas depois...
Publicado:

O TPN+ é usado por muita gente com bons resultados. Por si só é um fertilizante completo. Mas a melhor relação preço/qualidade é com sais (KH2PO4, KNO3, etc...). O que gastares num ano num de marca dá-te para 10 anos com sais.

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

O TPN+ é usado por muita gente com bons resultados. Por si só é um fertilizante completo. Mas a melhor relação preço/qualidade é com sais (KH2PO4, KNO3, etc...). O que gastares num ano num de marca dá-te para 10 anos com sais.

Abraço,

GM

Ora aqui está uma coisa que pode interessas a muita boa gente, principalmente quem tem aquários grandes onde os custos com fertilizantes são excessivos, o grande problema que se coloca é:

Onde comprar os referidos sais (KNO3, KH2PO4, etc...) ?

Como preparar os fertilizantes ?

Como dosear ?

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

Olá Vítor,

eu sei que às vezes parece complicado isto da fertilização com sais, mas é mais simples que o que parece.

Onde comprar:

Quando andei à procura dos sais para mim, nunca consegui arranjar tudo num sítio só. ora tinham um, ora tinham outro. Acabei por me juntar a um amigo e fazer uma encomenda online do estrangeiro (http://www.plantedtanks.co.uk/ei-starter-kit-3947-p.asp). Tem tudo o que precisas. Os portes são um pouco caros mas acredita que pagas isso num instante se comparares com os de marca.

Como preparar os fertilizantes:

eu gosto mais de preparar soluções líquidas mas também dá para usar os sais. No meu caso, nada mais simples.

solução de macros (NPK):

33g de Potássio de Nitrato - KNO3

7.2g de Fosfato de Potássio... - KH2PO4

250 ml de água (de preferência destilada).

Doseamento: 5ml por cada 50l 3x por semana.

solução de micros:

10g de micros

250 ml de água (destilada)

0,5ml de ácido hidroclorídrico (opcional)

Doseamento: 2.5ml por cada 50l 3x por semana.

Em caso de necessidade podemos fazer doses maiores (i.e. 500ml). É só fazer uma regra de 3 simples. O doseamento continua igual, claro.

Esta receita foi tirada de: http://www.theplantedtank.co.uk/calculator.htm Neste site também tem um calculador para outras misturas, bem como as quantidades para quem preferir as coisas em pó.

outro site onde é possível fazer os cálculos: http://calc.petalphile.com/

E eu também sei fazer os cálculos "à la pate" caso seja preciso para um caso mais específico.

Abraço,

GM

• Votar + 1

Gustavo Martins

My nano Litopótamus