Recommended Posts

Publicado

Boa Tarde

Gostaria de saber a diferença entre a luz natural e as de Led...como tenho visto estas luzes para o aqua, fiquei com curiosidade. Dá para qualquer tipo de aqua? É melhor ou pior?

Obg

Publicado:

Boa Tarde

Gostaria de saber a diferença entre a luz natural e as de Led...como tenho visto estas luzes para o aqua, fiquei com curiosidade. Dá para qualquer tipo de aqua? É melhor ou pior?

Obg

fiquei um pouco confuso com a questão, com luz natural referes-te a que? a luz do sol? ou a lampadas que dissem ter a "luz do dia",

se for a luz do sol é mau pois dispolta surtos de algas,

se for lampada de "luz do dia" refere-se a luzes com um espectro branco, essas versos leds é uma questão que eu próprio já me levantei e depois de muito procurar fiquei com mais duvidas do que aquelas que tinha quando comecei,

mas o que compreendi é que não se pode fazer uma correspondençia directa entre Watts pois isso varia com o tipo e qualidade de led,

deve ter-se em comta sim a capacidade luminosa medida em "lumens",

pois os Watts apenas referem ou consumo da lampada e os leds tem um comsumo muito inferior e ai reside a maior vantagem dos leds,

depois hà facto de as lampadas de led durarem vários anos com uma perca de capacidade de apenas +/-5% por ano o que faz que tenham um longevidade 5 ou 6 vezes superior as lampadas convencionais,

o grande contra é mesmo o preço que em algumas marcas chega a ser obsenamente caro, mas se for a um bom preço a durabilidade aliada ao baixo consumo compensa o investimento

a titulo de exemplo: tenho num aqua uma lampada T8 de 15Watts com 46cm que tem 420 lumens, num dos patrocionadores do forum é possivel encontrar uma regua de led com apenas 5Watts de consumo com 31cm e 500 lumens ou seja +/- a mesma intensidade com apenas um terço do consumo,

como esse aqua tem 64cm de comprimento interior podia montar duas calhas de 31cm e ter no mesmo espaço mais do dobro do fluxo luminoso com apenas dois terços do consumo,

em suma a lampada T8 usada 12horas por dia custa-me 8.72euros por ano na factura de electricidade ao passo que uma regua de led iria custar-me 2.91, estes valores podem parecer irrisórios mas estamos a falar de apenas uma lampada fraca, se formos falar de aquas com litragens grandes em cujo o objectivo é ter um plantado ai a a diferença é significativa e mediante o preço da calha led pode realmente compensar,

a lampada T8 costou-me 15euros e tenho que mudar passado um ano e ao fim de 6 anos que é a esperança de vida da de led já gastei 90 euros em lampadas ao passo que a calha led custa 43.50euros, dá que pensar, não dá? então se a esses 46,5 euros que poupamos em lampadas sumar-mos mais 34.86 euros na conta electrica então não hã mais que pensar.

Publicado:

se for lampada de "luz do dia" refere-se a luzes com um espectro branco, essas versos leds é uma questão que eu próprio já me levantei e depois de muito procurar fiquei com mais duvidas do que aquelas que tinha quando comecei,

foi realmente uma boa resposta e bastante completa. Se tiveres mais 5 minutos diz-me só em que parte ficaste com dúvidas dos leds porque tenciono brevemente montar um plantado e queria começar a investigar também.

Só um reparo e espero não estar errado: os leds que falas que se pode trocar apenas de 5 em 5 ou 6 em 6 anos não são economicamente viáveis...

abraços

Publicado:

boas Gremlyn,

a maior duvida é mesmo se estou disposto (leia-se se tenho capacidade) a fazer o investimento,

a questão da durabilidade, os leds tem uma esperaça de vida de +/-10 anos, dou os 6 anos de duração porque acho que apartir de 30% de perca de rendimento não vale a pena manter apesar de ainda poder durar mais 4 anos,todos os leds tem a mesma esperamça de vida, a diferença que encontrei entre leds prende-se com o rendimento / eficacia e um bom led é um bom led e um mau led será sempre um mau led

cumps

Publicado:

Bom Dia

Muito Obrigada pela resposta, muito esclarecedora, realmente a minha pergunta é que não foi muito esclarecedora :)

A minha duvida era entre uma Calha 60cm tipo T5 e uma com Leds, qual seria a mais adequada.

Tenho andado a pesquisar na net, e encontro muitas à venda mas mais em Led, por ex:

http://viewitem.eim.ebay.pt/AQUARIUM-FISH-TANK-LED-CLIP-LIGHT-32--8-BULBS--AL166/160642058421/item

Como as características são diferentes, eu não sabia se era fiável ou não, mas agora já percebi :) se é de confiança e ainda por cima mais económica, vou arriscar, vou procurar com mais atenção.

Muito obg mmo.

Bom F.d.s

Publicado:

Bom Dia

Muito Obrigada pela resposta, muito esclarecedora, realmente a minha pergunta é que não foi muito esclarecedora :)

A minha duvida era entre uma Calha 60cm tipo T5 e uma com Leds, qual seria a mais adequada.

Tenho andado a pesquisar na net, e encontro muitas à venda mas mais em Led, por ex:

http://viewitem.eim.ebay.pt/AQUARIUM-FISH-TANK-LED-CLIP-LIGHT-32--8-BULBS--AL166/160642058421/item

Como as características são diferentes, eu não sabia se era fiável ou não, mas agora já percebi :) se é de confiança e ainda por cima mais económica, vou arriscar, vou procurar com mais atenção.

Muito obg mmo.

Bom F.d.s

Publicado:

Estás a comparar alhos com bugalhos.

Lampadas LED a sério são estas.

LEDs Aquaray

Não esperes que os leds chineses sejam do mesmo calibre.Dão luz... mas dai a cobrirem o espectro das lampadas tradicionais vai um grande passo.

Se queres LEDs compra Leds a sério, pq para poupar e depois não servir para nada, mas vale não poupar.

PauloA :character0050:

Publicado:

Afinal ainda está aqui uma duvidazinha :)

Encontrei este, mas a luminosidade parece-me alta....o preço até é mais ou menos....

http://viewitem.eim.ebay.pt/LED-Aquarium-Light72lamps-9Blue-63White-for-4050tank/280671665005/item

E encontrei deste género

http://viewitem.eim.ebay.pt/Aquarium-Fish-Tank-57-LED-Blue-Light-Bar2-suction-pad/270742391689/item

será que está luminosidade é suficiente????

Peço desculpa por estar a ser "chata"

Publicado:

Boas Ana,

dos exemplos que deu nenhum refere intensidade apenas diz o numero de leds e isso não quer dizer nada,

o segundo exemplo é apenas uma barra parafazer o efeito "moon-light" ou em bom português efeito "luz da lua" que apenas serve para simular a luz lunar e visualizar o aqua á noite fora do fotoperiodo,

deixo um link para pesquisar alguns já com alguma qualidade e estes referem a intensidade do fluxo luminoso

Publicado: (editado)

No site do Ramirezi tens Daylight (6000K), Waterlight (8500K) e Watergrow (para crescimento de plantas). Essa é a principal diferença. Luz de temperatura diferente.

Dependendo do que queres podes usar uma mistura de lampadas de várias cores.

Editado por alfapa
Publicado:

O que eu pretendo é uma iluminação eficiente, tanto para as plantas como para os peixes. Não sei se existe uma própria...e quantos os lumens são os indicados. Como o meu aqua tem 60cm e com tanta diversidade fico sem saber o que colocar....

Obrigada pela ajuda e pela vossa paciência.

Publicado:

Eu apostava numa Watergrow e numa das outras, isto é se puderes pagar uma calha dupla.

Eu por aqui só tenho Leds... mas o investimento é outro.

4 Aquarays de 14K e 2 de 50K, no aqua principal, e mais outras nos cubos.

Também depende do que queres fazer, se quiseres avançar para um plantado, eu apostava na calha dupla.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!