Scully Publicado Fevereiro 6, 2005 Publicado Fevereiro 6, 2005 Olá. Já postei aqui antes, mas entretanto perdi os dados do meu pc no que toca a usernames e passwords e registei-me de novo. Tenho um aquapor spacepro 600, de 58x34x43 com um filtro interno rena filstar iv3, com um débito de 500l/h. Os meus peixes são uns "cagões" (e a minha mãe dá-lhes comida quando eu não estou por perto ) e por mais que eu limpe o aqua, a água está constantemente esverdeada e com detritos. Solução: além de proibir terminantemente a minha mãe de sobre-alimentar o peixarame e aspirar o aqua com maior frequência, deverei: Introduzir um segundo filtro tetratec que aqui tenho, novinho em folha, que debita 400l/h Comprar um filtro externo em condições, com mais matéria filtrante, que me limpe o habitat decentemente (e qual??) Ps: ter em conta que o aqua está no meu quarto e que eu pretendo dormir, pelo que o filtro externo não deverá fazer barulhos industriais. Outra coisinha. Há algo neste aquário que me irrita profundamente: o topo não ajuda em nada na manutenção e fica constantemente sujo. Posso tirar a estrutura de plástico do topo, colocar uma nova calha para a iluminação e "refazer" a tampa de uma forma que me dê mais jeito? Como? Já alguém fez isto? Fica muito caro, ou nem por isso? Citar http://coisoblog.blogspot.com Tal & Coiso. O Blog que diz NÃO à compra de peixes coloridos artificialmente!
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 6, 2005 Publicado: Fevereiro 6, 2005 Comprar um filtro externo em condições, com mais matéria filtrante, que me limpe o habitat decentemente (e qual??)Ps: ter em conta que o aqua está no meu quarto e que eu pretendo dormir, pelo que o filtro externo não deverá fazer barulhos industriais. Um filtro externo é sempre uma boa aquisição embora para um aquário de 60L seja um pouco potente demais. Um bom filtro, talvez sobre-dimensionado para 60L é o fluval 104. Alternativa num aquário desses poderá ser um filtro de cascata ou um eheim dos pequenos. Fluval e eheim são muito silenciosos, vais é ouvir sempre a água na superficie, a não ser que metas a mangueira de retorno totalmente submersa. Outra coisinha. Há algo neste aquário que me irrita profundamente: o topo não ajuda em nada na manutenção e fica constantemente sujo.Posso tirar a estrutura de plástico do topo, colocar uma nova calha para a iluminação e "refazer" a tampa de uma forma que me dê mais jeito? Como? Já alguém fez isto? Fica muito caro, ou nem por isso? Topo? Falas daquela tampa em plástico preto onde fica a iluminação? Se é essa, e desde que arranjes uma luminária que te assente nas laterais do aquário, podes tirar fora... ficas com o aquário aberto, o que só é critico se tiveres peixes com tendencias de aviador. Só não te aconselho a tirares a moldura de plástico preta pois não vais gostar nada dos acabamentos do vidro por baixo. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
nunomiguel Publicado: Fevereiro 7, 2005 Publicado: Fevereiro 7, 2005 ficas com o aquário aberto, o que só é critico se tiveres peixes com tendencias de aviador. Só não te aconselho a tirares a moldura de plástico preta pois não vais gostar nada dos acabamentos do vidro por baixo. Não esquecer que o aquário estando aberto "arrefece" mais. A resistência tem de trabalhar mais etc, etc. Eu acho que devias meter também o outro filtro interno. Se tiveres possibilidade compra um externo (que considero a melhor opção). Citar Cumprimentos, Nuno
Nelson Santos Publicado: Fevereiro 7, 2005 Publicado: Fevereiro 7, 2005 Como opção para filtro externo tens o eheim 2213. Qto à calha que rodeia o aquário. o melhor é deixares ficar. Em tempos fiz um teste a um aquário da aquapor sem calha e não gostei dos resultados. É meio caminho andado para haver uma inundação. Citar
Scully Publicado: Fevereiro 7, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2005 Eu andei a ver uns sites de fabricantes e gostei tanto dos fluval como dos eheim.. Tinha apontado aqui o eheim 2222, que em relação ao 2213 só difere no output: 500l/h (embora com uma velocidade de circulação menor) e tem um volume ligeiramente inferior. E tem ar de ser mais caro Quanto aos fluval, realmente o indicado para o meu aqua era o 104, que acaba por ir dar ao mesmo.. Tenho de ir pesquisar e saber preços nas lojas aqui por perto..(aproveito e investigo a questão dos peixes "pintados"...) Uma pergunta de iniciante: o filtro terá de ficar colocado numa posição superior relativamente ao aquário? pode ficar em baixo do aquário? Entretanto instalei há bocadinho o outro filtro interno, mas diminuí o caudal de saída de ambos os filtros, porque se não daqui a bocado tinha um remoínho no aqua No que concerne à parte superior do aqua, vou postar daqui a bocado umas fotos que tirei ontem, só para verem o incómodo que é.. (não comprava aquilo hoje... foi caro e dá pouco jeito). Citar http://coisoblog.blogspot.com Tal & Coiso. O Blog que diz NÃO à compra de peixes coloridos artificialmente!
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 7, 2005 Publicado: Fevereiro 7, 2005 Uma pergunta de iniciante: o filtro terá de ficar colocado numa posição superior relativamente ao aquário? pode ficar em baixo do aquário? O filtro externo fica abaixo do aquário, pois a água vai para o filtro por efeito de sifão. Se ficar acima do aquário não funciona bem e corres o risco de queimar a cabeça do motor no caso de faltar a luz, a água descer para o aquário e depois a luz voltar e o filtro ficar a trabalhar em seco. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Scully Publicado: Fevereiro 9, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2005 Andei a ver uns preços (enquanto comprava umas plantinhas para o aqua - já 'tá mais bonito!!) e arrepiaram-se-me um bocado os bolsos... Vi o eheim 2213 a custar 79,80€ e vi um rena Xp1 a rondar os 100€. Mas acho que o rena é muito potente para o aqua, vou deixá-lo de parte. Vou dar mais umas voltinhas, assim que puder (do hospital pra faculdade, da faculdade pro hospital.. mas não me deixam ter vida própria!!) Depois vou dando notícias. -Scully- Nunca pensei que plantar num aquário fosse tão difícil.. irra! Citar http://coisoblog.blogspot.com Tal & Coiso. O Blog que diz NÃO à compra de peixes coloridos artificialmente!
vpestana Publicado: Fevereiro 12, 2005 Publicado: Fevereiro 12, 2005 Olá. Se quiseres tenho o meu fluval 104 500 lt/h à venda, já com massas filtrantes de ceramica e sbstracto pro, tem um mês de utilização e está completamente novo. http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3926_1.jpg Citar
Recommended Posts