Recommended Posts

Publicado

boa noite a todos

estou a pensar em montar um aquario de agua salgada.

tenho um aquario de 100x45x50=220 litros ,alguem me sabe dizer o custo que vou gastar para o material ,o escumador opto por um externo.

quero por anemonas e 2 peixes palhaços.

Publicado:

eu estou a pensar montar 1 com mais ao menos as mesmas medidas que o teu e tirando o preço do aquario que tu ja tens ja vou em 750€... mas eu tbm quero meter corais por isso n sei se tu tbm o queres fazer, se nao quizeres, podes tirar 150€ ao valor que eu disse, que é o valor da RV e RM...abraço

Publicado:

mas eu tbm quero meter corais por isso n sei se tu tbm o queres fazer, se nao quizeres, podes tirar 150€ ao valor que eu disse, que é o valor da RV e RM...abraço

ATENCAO que a diferenca entre um aquario de recife e um so de peixes esta principalmente na qualidade da iluminacao e na potencia do escumador. Podes manter um aquario de peixes de recife sem rochas? Eles estao habituados aos corais e rochas para se refugiarem. Tenta manter um Paracanthurus hepatus (Blue Tang ou "Dori") num aquario sem rocha e ele andara sempre em "stress" ate morrer...

Se montares um FOWLR (Fish Only With Live Rock) podes ter um escumador menos potente e LEDs para poupar na energia ou florescentes (nunca tentei so com T8smas penso que talvez aguente)por serem mais baratas.

Os corais sao exigentes e para moles ou LPS comeca a ser recomendavel LEDs de boa qualidade e/ou T5s e um melhor escumador. Para SPS precisas de HQIs ou T5s de boa qualidade e talvez com as novas geracoes de LEDs os consigas manter. E convem ter um bom escumador.

A Rocha Viva vai promover a filtracao biologica e sera de todo recomendavel.

Quanto a custos, efectivamente se nao estiveres com muita pressa vai andando atento aos "Classificados" do Forum e poderas montar um bom aquario com uma despesa bastante aceitavel. Claro que o material nao aparece todo de uma vez mas vai aparecendo e depois sera so ir juntando ate ter o minimo para iniciar.

Cumprimentos

Paulo Rolim