Recommended Posts

Publicado (editado)

Exmos . Srs (as)

Em primeiro lugar os meus pedidos de desculpa por alguma dúvida por mim apresentada estar em leituras neste forúm.

Já fui aquriofilista de água doce durante vários anos, agora quero entrar no mundo de água salgada, nomedamente em peixes e alguns invertebrados, para já nada de corais.

Para tal tenho várias dúvidas, as quais soliçito o vosso apoio. O meu aquário tem 100(comp)X40x67alt, leva mais ou menos 280 lt. tem uma coluna "seca"?? com pentes e a tomada de água é feita em baixo na mesma coluna, bem como o retorno. O aquário veio com um filtro externo com tr~es sectores de filtragem " fluval 203 ".

1ª Questão . É mesmo inútil o filtro externo?? Tem de ser a filtragem ser unicamente feita pelo escumador'?? ou sump??? sendo para peixes e invertebrados? Não posso utilizar o filtro alterando os materiais de filtragem??? Se fõr necessário escumador, que modelo utilizar ( que se adeque ás características do aquário )?? onde adquirir??

2ª Questão . A iluminação, qual será a mais aconselhável tendo em conta o aquário e o objectivo e naturalmente o consumo energético???Onde se vende com boa relação preço qualidade tendo em conta a crise ( heheh )

3ª Preciso desses ledzitos de côr azul que dá um conforto aos peixes?????

4ª É preciso ter oxigenador dentro do aquário??

5º O Substracto, qual o melhor e onde o adquiro???

6ª O sal, que faz tão mal à tensão arterial, como faço a àgua??? que tipo de sal??? como misturo??? onde adquiro??

7ª Monitorização dos sais e outros paramêtros - a questão a colocar futuramente senão vossas exas. acham já uma grande exposição de questões.

PS. Nunca me apresentei. Chamo-me henrique e sou da mais bela cidade de portugal..............Évora, tenho 40 anos.

A todos um muito obrigado

Editado por roaz corvineiro
Publicado: (editado)

Exmos . Srs (as)

Em primeiro lugar os meus pedidos de desculpa por alguma dúvida por mim apresentada estar em leituras neste forúm.

Já fui aquriofilista de água doce durante vários anos, agora quero entrar no mundo de água salgada, nomedamente em peixes e alguns invertebrados, para já nada de corais.

Para tal tenho várias dúvidas, as quais soliçito o vosso apoio. O meu aquário tem 100(comp)X40x67alt, leva mais ou menos 280 lt. tem uma coluna "seca"?? com pentes e a tomada de água é feita em baixo na mesma coluna, bem como o retorno. O aquário veio com um filtro externo com tr~es sectores de filtragem " fluval 203 ".

1ª Questão . É mesmo inútil o filtro externo?? Tem de ser a filtragem ser unicamente feita pelo escumador'?? ou sump??? sendo para peixes e invertebrados? Não posso utilizar o filtro alterando os materiais de filtragem??? Se fõr necessário escumador, que modelo utilizar ( que se adeque ás características do aquário )?? onde adquirir??

2ª Questão . A iluminação, qual será a mais aconselhável tendo em conta o aquário e o objectivo e naturalmente o consumo energético???Onde se vende com boa relação preço qualidade tendo em conta a crise ( heheh )

6ª O sal, que faz tão mal à tensão arterial, como faço a àgua??? que tipo de sal??? como misturo??? onde adquiro??

7ª Monitorização dos sais e outros paramêtros - a questão a colocar futuramente senão vossas exas. acham já uma grande exposição de questões.

PS. Nunca me apresentei. Chamo-me henrique e sou da mais bela cidade de portugal..............Évora, tenho 40 anos.

A todos um muito obrigado pelos eventuais contributos

Agradeço qualquer informação, mesmo pouca que seja é importante.

Cumprimentos

Editado por roaz corvineiro

Boas...

Penso que em primeiro lugar deves ler bastante sobre aquários de água salgada. Se te deres bem com o inglês posso-te enviar alguma literatura.

Em relação às perguntas...

1.ª A filtragem mais importante num aquário de água salgada é feito através da rocha viva e do escumador. Poder-se-à ter filtro interno com matérias filtrantes, mas tudo o que seja esponjas aumentam a carga orgânica do aquário, sendo que devem ser limpas muito regularmente de 3 em 3 dias. O escumador tem o papel de oxigenar a água. A Sump não é obrigatória, apesar de ajudar bastante. Os escumadores dependem se tens sump ou se não tens. Se não quiseres fazer Sump podes optar por um escumador de mochila ou então um filtro externo especifico para salgados (escumador acoplado).

2.º Em qualquer loja de aquariofilia de água salgada encontras iluminações. Umas mais baratas que outras e outras mais económicas. O ideal é mesmo 1w por litro para quem quer corais duros e 1/2w por litro para corais moles. As calhas geralmente são bastante caras, mas já se vêm no mercado com bons preços. Se precisares de ajuda manda PM.

3.º Já há calhas com preços acessíveis que trazem esses leds. Eu gosto desses leds na transição quando se desligam as lâmpadas. Como os peixes de água salgada têm hábitos muito específicos (por exemplo: de gostarem de dormir sempre no mesmo sitio) dá-lhes tempo de irem para os seus locais com alguma visibilidade.

4.ª Como já referi anteriormente o que vai dar oxigénio ao aqua será o escumador. A circulação das wavemakers também oxigenam a água quando bem colocadas.

5.º Areão de granulometria mais fina ou areia de aragonite específicas para aquários de água salgada. Nas lojas de especialidade existem vários tipos de areia.

6.º A primeira vez é despejar sal e água. Acertar a salinidade com um densímetro. O sal tem que ser sintético e específico para aquários marinhos. Nada de sal de mesa ou afins. Existem várias marcas, uns melhores que outros. Existem nas casas da especialidade.

7.º Existem vários testes. Uns que vais usar só durante a ciclagem (1 mesito), tal como a amónia e os nitritos. Quando estes ficarem a zero, começas logo com pH, nitratos e caso queiras corais deves ter o de cálcio e magnésio e dureza da água (KH).

Mais alguma dúvida, dispõe sempre.

Pedro

Editado por pedrolena
Posted Image
Publicado:

Eu sou novo nestas andanças mas vou tentar ajudar...........

---------Filtros externos nessa quantidade de agua pode não dar bom resultado e depois vai querer uns corais e etc e assim é mais correcto. A meu ver a sump com excumador sem duvida

-------Por norma e o que sempre me disseram é no minino um watt por litro ouço falar muito bem das t5.

-----o que se deve estar a referir é a moonlight, acho que há coisas mais importantes e se quiser o mesmo efeito para desenrascar um dos chineses serve :medieval_mace:

---------Não, o escumador faz isso

-----o apropriado para salgados, depois tem varios tamanho desdes a fina(sugar size)até á grande que não sei o tamanho, eu como maçarico optei pela media apesar de gostar da fina mas par limpar é mais dificil etc...

------O sal lojas especializadas de aquariofilia ou entao na net, atenção o deve ser de boa qualidade pois faz bastante deferença.....para fazer a agua: agua de osmose+quantidade de sal recomendada pelo fornecedor e ter uma bomba de circulação ai umas 15 a 20 horas para dereter bem, deixar repousar e fazer mediçoes da salidade e ver se é preciso mais sal ou mais agua para atingir os 1025

----um sistema automatico sim é bom, mas eu ainda faço á moda antiga os euros ainda não dão para isso :music_singguitar:

PS. Nunca me apresentei. Chamo-me henrique e sou da mais bela cidade de portugal..............Évora, tenho 40 anos. :sign_welcome:

A todos um muito obrigado

espero ter ajudado o que disse foi em base da minha pequena experiencia qualquer coisa diga

sim é inutil o que se usa é mesmo o escumador , sump so se coloca se quiser dependo do espaço que aja normalmente usa se sump para esconder o equipamento e no aquario nao existir nada. podes usar o filtro para outras materias filtrantes mas tens sempre de usar escumador logo nao precisas do filtro. o escumador vai ter de ser adequado a litraem do aquario e ao que se vai querer ter. pode -se adquirir em lojas online , lojas de aquariofilia que tenham secção de salgados ou aqui mesmo no forum material em segunda mao.

a iluminação vai depender muito do tipo de aquario que se quer ter. pois alguns corais pedem mais luz que outros logo tudo vai depender do que se quer.

nao isso é facultativo muita gente nao tem os moonlights e os peixes nao se queixam. lol

nao

o substracto neste caso areao depende do que se quer mas normalmente o pessoal opta por aragonite live que tem um tamanho pequeno e ja traz alguma vida o que ajuda no ciclo do aquario . mais uma vez adquire-se tudo numa loja secção de salgados

mistura-se sal marinho proprio para aquarios de agua salgada ate atingir uma certa densidade ou entao vais ao mar buscar a agua como em evora nao ha mar pode sempre fazer com o sal marinho. o sal adquire-se na ja refrida secção de salgados

em todo o caso aconselho a ler vivamento muito ante de se iniciar existem topicos aqui no forum que ajudam a perceber a agua salgda e como iniciar um aqua de agua salgada. alem disso antes de comprar ou fazer o que quer que seja defenir bem o que quer ter no aquario pois pode poupar muito dinheiro em material se tiver tudo bem defenido.

Editado por rakiki_gti
Publicado:

Viva

indescutivelmente os forúns funcionam e quem adere a princípio são pessoas que ou querem tirar dúvidas ou querem ajudar, esta é a essência...por isso só tenho a agradeçer aos posts, que tecnicamente ou por experi~encia já me tiraram algumas dúvidas, assim bem hajam...

PS: Já agora decidi ter uns peixes e uns corais moles e uns invertebrados, alguma particulariedade ou condicionalismo face ao projecto ???

Cumps.

henrique

Publicado:

Viva

indescutivelmente os forúns funcionam e quem adere a princípio são pessoas que ou querem tirar dúvidas ou querem ajudar, esta é a essência...por isso só tenho a agradeçer aos posts, que tecnicamente ou por experi~encia já me tiraram algumas dúvidas, assim bem hajam...

PS: Já agora decidi ter uns peixes e uns corais moles e uns invertebrados, alguma particulariedade ou condicionalismo face ao projecto ???

Cumps.

henrique

apenas antes de comprares os peixes tenta saber um pouco mais sobre eles, pois algumas especies nao se dao bem com outras o que te pode levar a ter desagradaveis surpesas né. lol e ve o tamanho que a especie vai atingir em adulto para depois nao teres um bacalhau a nadar num penico. lol de resto é pacifico... se precisares um bom site para ires tirando duvidas sobre as especies é o liveaquaria.com .