Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas.

Como nem só de crise vive o nosso país, eu decidi montar um nano, principalmente para albergar os reds que comprei ao rvanjo há uns tempos, mas acabei por tentar fazer qualquer coizita mais harmoniosa.

O setup é o seguinte

Aqua: 50x30x25 (comp. x alt. x prof.)

Iluminação: Pll 36w 10000k (à partida na próxima quarta mudo para 6500k)

Filtragem: Eheim interno (pickup ?) é um pouco grande mas é temporário, estou há espera de ter t€€€€mpo para avançar para um externo ou então um de mochila decente.

Substrato Fértil: Equo Vigor

Substrato Inerte: Areão preto (quartzo?)

Co2: Pressurizado 1 bps

Fertilização: ainda não comecei

Hardscape: 1 cepo de videira (é mesmo cepo)

Flora: Lilaeopsis Brasiliensis, 1 rizoma de anubia nana, blixa japonica, higrophila polisperma (tirei do meu aqua de 120lt, não sei se é o nome ou não mas foi-me vendida como tal), micrantemum umbrosum? (a de folha arredondada)

Fauna: 5 tetra amandae, red cherrys, crystal reds

Fotos

p1108212316160001.jpg

p1108212316290001.jpg

p1108212316520001.jpg

p1108212317040001.jpg

Espero que não esteja muito mau

Cumps

Editado por Nuno_Alves
Publicado:

gosto do aspecto do aquário, principalmente do potencial da Lilaeopsis Brasiliensis, mas a higrophila polisperma e a blyxia não as consigo identificar no aquário.

a que tu dizes ser microsorum umbrosum e tens duvidas deve ser Micranthemum umbrosum, como a foto não se percebe muito bem, fico na duvida.

o tronco é mesmo um cepo, gostas ou estás a pensar alterá-lo para algo mais artistico?

da fauna gosto, apesar de não saber os gostos dos tetras.....se papam camarões ao pequeno almoço ou é só para palitar os dentes após o almoço?

até já.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

Boas. Antes de mais obrigado pelo teu comentário. A blyxa está ao lado direito do tronco, deram-me uns pés e estava a ver se recuperavam, somente para tentar com que a blyxa engolisse um pouco o corte do tronco. A higrophila é a planta de caule da esquerda. Os amandae não ligam muito aos camarões, pelo que tenho visto só se houver um recem nascido que se aventure é que eles vão lá embirrar, de resto tranquilos.

Quanto a fotos pode ser que hoje ou amanha traga a canon do trabalho e sempre se tiram coisitas melhores

Publicado:

a polisperma fico na duvida pois eu tenho e as folhas são bem maiores, por acaso não é uma rotala?

depois se puderes tira uma foto a essa planta?

a blyxia consegue-se perceber sim, deve-se safar, pois até está com um verde bonito.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

Mas olha que uma coisa curiosa é que um amigo a quem dei uns pés tem mais luz do que tenho no meu 120lt e as folhas começaram a ficar maiores e um pouco mais espaçadas entre elas. Portanto não sei se não será mesmo da iluminação. Assim que trocar a lâmpada começo a investigar se existem diferenças. Mal possa meto foto da planta, hoje não deu para trazer a canon.

Cumps

Publicado:

Boas. Aqui vai mais uma actualização.

Ora esta semana a grande novidade foi apenas a troca da lâmpada, vou inserir uma foto à qual inverti as cores para que percebam a reacção de algumas das plantas à lâmpada nova (6500k.

Fertilizei também com um fertilizante rico em potássio (Be Green da DoAqua. Além disso a lilaeopsis já começa a espalhar e lançar alguns runners, embora até o tapete fechar vai demorar bastante, coisa que eu já esperava...

img0477bl.jpg

img0521vj.jpg

img0522vq.jpg

img0523tm.jpg

img0539n.jpg

Já agora se alguém souber qual a melhor forma de fotografar aquas com uma canon eos 1000d agradeço a comunicação ;)

Um Abraço

Publicado:

Boas, antes de mais boa aquariofilia.

Estou curioso para ver esse tapete formado.

Quanto À canon fala com o pajo, ele costuma fotografar com uma dessas e tem obtido bons resultados.

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg

------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Publicado:

Boas.

Aqui vai um pequeno update, mas desta sem fotos.

O aqua está a desenvolver a bom ritmo, tenho algumas algas nas plantas e vidros, sendo que a dos vidros em dia de tpa é passar com esponja e nas plantas parece-me ser carência de nitrogénio, nada de preocupante. Até pode ser da água de osmose que tenho trazido do trabalho, uma vez que à partida não tem os nutrientes presentes na água da torneira, mas com esta água evito ter de usar produtos para estabilizar o ph.

A lilaeopsis está a criar runners, lentamente, como é costume nesta planta. A micrantemum umbrosum está a rebentar com novos pés a partir da raiz, e espero daqui a uns 15 dias ter o dobro do volume que a planta actualmente tem. A que me venderam como higrophila polisperma, já pesquisei melhor e parece mais uma rotala, só não me lembro da estirpe, e a anubia nana continua encostada ao solo e já tem uma folha nova.

Aproveito também para partilhar convosco o facto de ter uma crs grade A ovada. Agora é esperar pelo melhor e que tudo se desenvolva bem.

Cumps

Publicado:

sem duvida que tens tudo para correr bem.

a rotala, pode ser uma sp green ou rotala nanjenshan, caso se mantenha verde, mas poderá ser um rotandofilia(acho que não é o caso).

qual a razão de com a água de osmose não precisares de ter cuidado com o ph?

eu acho que é pior, mas nunca usei, apenas pensei que fosse assim.

Robin

Publicado:

Porque a agua sai da minha torneira com um ph de 7.6. É só misturar meio copinho de água num garrafão de 5lt que o ph estabiliza nos 6.5

Publicado:

Quanto a fotos pode ser que hoje ou amanha traga a canon do trabalho e sempre se tiram coisitas melhores

Até pode ser da água de osmose que tenho trazido do trabalho, uma vez que à partida não tem os nutrientes presentes na água da torneira, mas com esta água evito ter de usar produtos para estabilizar o ph.

O teu boss não frequenta aqui o forum, pois não :tapfoot:

Esses tetra estão gordinhos, será do marisco?

Publicado:

Não ele não frequenta... Mas já viu os meus aquas e diz que quando a casa dele tiver construida que quer um aqua na sala... E a julgar pelo tamanho da sala o aqua vai ter tamanho considerável lol

Os amandaes tão gorditos mas normalmente só ficam assim depois de comer, eu meto pouquita comida mas eles ficam com um panção de todo o tamanho, meto sempre só 5 ou 6 pedaços de granulado hikari.

Mas é fixe poder trazer umas cenas do trabalho de vez em quando lol

Publicado:

Trabalho nunca trouxe, mas no trabalho já fizemos um filtro externo para experiência, que com uma bomba de água mais potente até daria para filtrar este meu nano. Mas por agora o que consigo trazer mesmo de lá é água de osmose e a máquina de vez em quando. E por falar nisso tenho que ver se tirei alguma foto de jeito no fim de semana passado porque só tive tempo de passar as fotos para o pc e nem as vi

Publicado:

boas.

a rotala ganhou cor ou manteve-se verde?

os camarões estão em grande, com essa cores, é só continuar.

Robin

Publicado:

Boas

A rotala manteve-se verdinha, as folhas é que ficaram mais espaçadas e compridas depois de ter trocado a lâmpada.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!