NeoAMatrix Publicado Agosto 21, 2011 Publicado Agosto 21, 2011 Após 4 tentativas de reprodução, nunca consegui obter alevins, visto que as bolhas de ninho se destruíam. O filtro não afecta a contrução e desenvolvimento do ninho... Tenho um aquário de 10L, com iluminação pouco suficiente, com um filtro com potência para filtrar a água e ph aproximadamente neutro. Não tenho termóstato... Alguma dica?
António Lourenço Publicado: Agosto 22, 2011 Publicado: Agosto 22, 2011 A duração do ninho é relativa. Após a desova dura pouco mais de 48h Até pode durar menos se o macho achar que algo está a correr mal. O termoestato é importante. Se explicares melhor o que fazes e o que tens montado é mais fácil te ajudarmos.
NeoAMatrix Publicado: Agosto 22, 2011 Autor Publicado: Agosto 22, 2011 Pessoalmente, decidi deixar de lado o termostato pois tenho o aquário no meu sotão, em que a tempertatura ronda sempre os 26ºC/28ºC durante todo o ano. Tenho duas fêmeas Betta Splendens e um macho crowntail. Das vezes que o meu Betta macho fazia o ninho, sempre num canto do aquário longe da acção do filtro (que se encontra suficientemente abaixo do nível da água, para impedir que destrua o ninho), ele mantinha-o durante um ou dois dias, período este em que ele namorava a fêmea e passado algum tempo lhe dava o abraço. Ele recolhia os ovos e punha-os no ninho, mas no dia seguinte o ninho estava destruído. Claro que após todo o processo eu removia a fêmea, pois o macho tornava-se agressivo, como seria de esperar... Tenho no aquário musgo de java e algumas rochas para as fêmeas se esconderem do macho quando este se torna mais agressivo... Já pensei em arranjar umas lentilhas para ver se aguentava mais o ninho de bolhas...
António Lourenço Publicado: Agosto 23, 2011 Publicado: Agosto 23, 2011 Pessoalmente, decidi deixar de lado o termostato pois tenho o aquário no meu sotão, em que a tempertatura ronda sempre os 26ºC/28ºC durante todo o ano.Neste caso não precisas de termóstato.Até pode ser benéfico porque há pequenas variações Tenho duas fêmeas Betta Splendens e um macho crowntail.Deves ter 3 bettas splendens duas de cauda de véu e um macho de cauda crowntail Das vezes que o meu Betta macho fazia o ninho, sempre num canto do aquário longe da acção do filtro (que se encontra suficientemente abaixo do nível da água, para impedir que destrua o ninho), ele mantinha-o durante um ou dois dias, período este em que ele namorava a fêmea e passado algum tempo lhe dava o abraço. Ele recolhia os ovos e punha-os no ninho, mas no dia seguinte o ninho estava destruído.Tens o aquario tapado? Facilita se houver alguma humidade no ar. Tenta também desligando o filtro. Eu coloco a saida por cima da agua mas quase a tocar a superficie e no minimo e filtro de esponja. Claro que após todo o processo eu removia a fêmea, pois o macho tornava-se agressivo, como seria de esperar... Tenho no aquário musgo de java e algumas rochas para as fêmeas se esconderem do macho quando este se torna mais agressivo... Já pensei em arranjar umas lentilhas para ver se aguentava mais o ninho de bolhas...Tudo bem Espero ter ajudado cumpr.
NeoAMatrix Publicado: Agosto 23, 2011 Autor Publicado: Agosto 23, 2011 Obrigado António! De facto, tenho o aquário tapado, mas como tenho o fio do filtro, este encontra-se semi-aberto, permitindo a circulação de ar. Nunca experimentei desligar o filtro, pois confesso que tinha algum receio que isso afectasse os Betta, mas vou tentar para a próxima que ele fizer ninho. Anda muito envergonhado apesar das fêmeas estarem ovadas Obrigado, NeoAMatrix
sHaDe Publicado: Agosto 24, 2011 Publicado: Agosto 24, 2011 Sim desliga o filtro e se conseguires acrescenta ao conta onde ele custuma fazer o ninho, uma folha de amendoeira da india ou um pouco de esferovite bem limpo (a flutuar, para fazer de base para o ninho). Boa sorte
NeoAMatrix Publicado: Agosto 24, 2011 Autor Publicado: Agosto 24, 2011 Obrigado sHaDe, vou ver se consigo ter sucesso na reprodução
Recommended Posts