Atanab Publicado Agosto 20, 2011 Publicado Agosto 20, 2011 Bom dia! Estive aqui a pensar depois de ter pesquisado sobre o assunto e a minha ideia pelo que percebi para a reprodução de bettas é (estará correcta?): Tenho um betta macho num aquário de 5L. Estava a pensar comprar um aquário para aí de 30L, 40L para fazer de maternidade. Depois de fazer o ciclo de azoto nesse aquário, colocava lá o meu betta macho. Esperava que ele fizesse o ninho. Entretanto a betta fêmea ficava no meu aquário comunitário (60L) à espera? (tem lá escalares, neons, corydoras, danios). Ou no aquário de 5L onde estava o betta macho? Quando estivessem prontos então colocava os 2 bettas juntos na maternidade. Agora a principal dúvida, qual é a média de alevins que podem nascer?? Depois há muitos machos juntos, eles vão-se atacar não? Esse é que é um problema...depois não posso transferi-los para o comunitário nem posso deixa-los naquele aquário de maternidade todos juntos! Ou seja, resumindo, não tenho condições para os manter, certo? Desde já obrigado pela atenção!
António Lourenço Publicado: Agosto 22, 2011 Publicado: Agosto 22, 2011 Olá o melhor conselho que te posso dar é que leias máximo de informação possivel sobre a reprodução dos bettas splendens. Depois deste conselho vou tentar respondoder às tuas questões. um aquario de 30 ou 40 lt é suficiente para levares a cabo a reprodução montas esse aquario com um filtro de esponja, termoestato e qualquer coisa que possa servir de refugio para a femea: uma pedra, um tubo PVC etc etc. passado colocas o macho em 24/48 horas terás o ninho feito. em relação à femea podes a deixar no comunitário. Qdo notares "inchada" e a presença de um pequeno tubo branco saliente na barriga (ovipositor) é sinal que está pronta a desovar. O problema é que terás que conjungar os dois factores: ninho pronto e femea ovada. Eles nascem centenas mas normalmente tem uma mortalidade muito grande nas primeiras tentativas de reprodução. A separação dos machos faz-se apartir dos 3 meses.A separação dos machos jovens é uma problema para quem faz reprodução desta especie. Espero ter tirado algumas dúvidas. boa sorte !
Atanab Publicado: Agosto 22, 2011 Autor Publicado: Agosto 22, 2011 Obrigado pela resposta! Já esclareceu algumas das minhas dúvidas! Já estou a ver que depois separar os machos iria ser um problema...mesmo que imagine-se fiquem 5 machos... teria de arranjar 5 aquários diferentes para meter cada um...
Recommended Posts