Iniciante | preciso de algumas dicas

pedrojjpinto

Recommended Posts

Olá sou iniciante em aquariofilia. Adquiri um aquario de 60L á cerca de 7 dias. Deixei o aquario a trabalhar 24h (Têm Luz, Aquecimento(26graus),termostato e filtro e duas plantas que não sei o nome + fertilizante. Ora bem passado as 24horas introduzi peixes, nomeadamente: Guppies Neons e Viuvas(a pessoa que mos vendeu disse que não havia problema), limpa fundos e limpa vidros.

Tenho uma pedra grande com grutas apropriada para aquario e umas pedras proprias e nada mais de decoração.

Entretanto entre ontem e hoje já morreram talvez uns 7 neons. Fiz testes á água Ph,KH, NO2, NO3, GH e estava tudo bem.

Por favor digam possiveis erros que tenha cometido.

Tenho lido e ouvido várias informações contraditórias. Umas pessoas dizem uma coisa outra dizem outra.

Depois de várias pesquisas xeguei a estas conclusões:

* Devia ter esperado mais tempo para introduzir os peixes??

* Talvez não deva ter 3 espécies diferentes??`

* espero mais tempo para fazer testes e chegar a conclusões?

* A teoria de 1cm de peixe por 1 litro de áqua é válida?

Agradeço que me ajudem. Estou mesmo a gostar de ter os peixes e as plantas mas não quero perder peixes por burrice, inexperiencia.

Cummprimentos,

Pedro Pinto

Partilhar nas redes sociais

Para já se bem vindo a este grande hobby.

Eu também não sei muito mas vou tentar dar uma ajuda.

Primeiro deverias ter feito o ciclo do Azoto que demora perto de um mês. E só deverias colocar peixes depois de o ciclo estar completo (ou melhor no inicio só deverias colocar 1 peixe). E passado esse mês começavas a colocar peixes gradualmente, por exemplo 5 por semana, nunca se devem colocar muitos na mesma semana pois vai alterar os níveis de Amónia.

Quem te vendeu os peixes enganou-te.

Podes ter 3 ou mais espécies desde que elas vivam nos mesmos padrões de água (temperatura, pH, kH,...) por isso é melhor veres as especies que existem e que te agradam e que vivem nos mesmos parametros.

A teoria de 1cm por 1 litro é válida, deve-se respeitar muito isso.

Aconselho-te vivamente a leres o Manual de inicio na aquáriofilia, que esta neste forum nos PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE AGUA DOCE

Lá explica-te o mais importante e também o que é o ciclo do Azoto e para que serve. E ensina-te o que é a Amónia, os nitratos e os nitritos, que são importantes controlar

Editado por Dimota

Boas

No post anterior encontras as respostas que queres para a maior parte das questões.

Tenho apenas 1 coisa a acrescentar: guppys e neons não são compatíveis uma vez que o primeiro gosta de águas alcalinas e o segundo de águas ácidas. Ou tens uma espécie ou outra, nunca as 2 juntas. Quem te aconselhou pouco percebe de aquariofilia. Apenas quis vender o máximo possível a alguém que percebia pouco do assunto. Quando dizes que o teste de pH estava ok queres dizer o quê exactamente? Que estava ok para os neons ou guppys? Uma das primeiras coisas a pensar é o tipo de peixes que queres com determinado pH, como está explicado no manual da aquariofilia que deves ler pelo menos 2 vezes.

é triste que existam inúmeras lojas a venderem peixes desta forma e a aconselharem mal os clientes...

Para já se bem vindo a este grande hobby.

Eu também não sei muito mas vou tentar dar uma ajuda.

Primeiro deverias ter feito o ciclo do Azoto que demora perto de um mês. E só deverias colocar peixes depois de o ciclo estar completo (ou melhor no inicio só deverias colocar 1 peixe). E passado esse mês começavas a colocar peixes gradualmente, por exemplo 5 por semana, nunca se devem colocar muitos na mesma semana pois vai alterar os níveis de Amónia.

Quem te vendeu os peixes enganou-te.

Podes ter 3 ou mais espécies desde que elas vivam nos mesmos padrões de água (temperatura, pH, kH,...) por isso é melhor veres as especies que existem e que te agradam e que vivem nos mesmos parametros.

A teoria de 1cm por 1 litro é válida, deve-se respeitar muito isso.

Aconselho-te vivamente a leres o Manual de inicio na aquáriofilia, que esta neste forum nos PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE AGUA DOCE

Lá explica-te o mais importante e também o que é o ciclo do Azoto e para que serve. E ensina-te o que é a Amónia, os nitratos e os nitritos, que são importantes controlar

boa tarde

como aqui o nosso amigo disse lê as dicas que estão nos primeiros passos da aquariofilia que ficas com uma noção básica de tudo o que tens de ter e fazer nates de meter peixes...

abraço

Obrigado a todos. Vou ler esse manual.

Em relação ao fulano que me vendeu os peixes não acho que me tenha aldrabado, acho sim que pouco percebe do assunto, assim como várias lojas...

Em relação ao testes que fiz de ph, kh e.t.c não sei os valores de cabeça. O tipo de teste que fiz era 5 em 1, ou seja testava vários indicadores, sendo que para cada teste havia 3 possibilidades: verde (muito bom), amarelo (aceitavel) e vermelho (mau).

Cada cor representava valores de x a x que estavam indicados na caixa. mas já não tenho essa tabela.Portanto pelo que agora percebo o ph por exemplo pode estar bom para uma especie mas não para outra...

Isto realmente não é só mandar os peixes lá para dentro.. Depois eles morrem... ainda existe a questão da alimentação, e aí sim as informações são ainda mais contraditórias desde pessoas que dão várias vezes ao dia e outras que dão uma vez por semana...

Cumprimentos,

mas vai com calma, e como são os teus testes? Dão uma cor e essa cor vai de X a X certo? se puderes volta a fazelos e coloca aqui os resultados. Ainda não comprastes peixes pois não?

Ora já li "primeiros passos da aquariofilia" e realmente é uma grande ajuda.

Como referi morreram +/- 7 neons.

Curiosidade:

Reparei que alguns deles não tinham a cauda. Antes de eles morrerem reparei que começavam andar sozinhos em vez de grupos e a nadar de uma maneira mt estranha.

E ainda há um bocado vi uma Viuva com om neon na boca a "passear pelo aquario" e não sei se pegou nele por já estar morto ou foi ela que o matou....

Lol essa cena de levar o guppy da boca fez-me lembrar a minha cadela na semana passada que soltou-se e matou um coelho que tinha anão e depois andava a desfilar pelo quintal com ele na boca como se não fosse nada.

Quantas viúvas é que tens no aquário? Quando tens poucas elas costumam ser agressivas com os outros peixes, deves manter no mínimo umas 6 ou 8, concelho: perde um tempinho parado a observar o aquário e repara no comportamento delas.

Outra coisa, atenção a essa regra milagrosa dos 60 cms de peixe dá 60 litros de água.

depende muito dos peixes! Se for neons e guppys,até faz sentido, e se calhar até podes ter mais!

Se for peixes mais gordos, mais sujões, deixa de fazer sentido.

Por exemplo um oscar de 20 e tal cms, precisa de vários litros por cada centimetro seu :D

Boa sorte, e lê, lê muito. Este hobby, é na grande maioria ,leitura !

Outra coisa, atenção a essa regra milagrosa dos 60 cms de peixe dá 60 litros de água.

depende muito dos peixes! Se for neons e guppys,até faz sentido, e se calhar até podes ter mais!

Se for peixes mais gordos, mais sujões, deixa de fazer sentido.

Por exemplo um oscar de 20 e tal cms, precisa de vários litros por cada centimetro seu :D

Boa sorte, e lê, lê muito. Este hobby, é na grande maioria ,leitura !

Pensava que os cm serviam para os peixes poderem andar a vontade e especialmente os territoriais e agressivos

Pensava que os cm serviam para os peixes poderem andar a vontade e especialmente os territoriais e agressivos

Não necessariamente, acontece que podemos ter um aquário quadrado com 50 litros , e um aquário bastante comprido com os mesmos litros, e num pode haver "muito espaço", ou território, e noutro não. as medidas do aquário interessam muito mais para essas questões, do que os litros de água. Até a decoração interessa para essas situações.

HUm interessante. Então já agora, será que me pode ajudar? Eu , quando o meu aquario estiver em condiçoes, gostaria de colocar um casa de escalares, um casal de ramirezis e um casal de apistogramma viejita. O meu aquário mede 100, e tem 55 de altura e 40 de profundidade.

Acha que os posso lá colocar?

Ps: o aquário tem, ou vai ter, muitas plantas no fundo e de lado , com algumas rochas e troncos.

Eu tenho dois casais de escalares e dividem um aquário de um metro de frente e 180 litros.

Não tenho ramirezis, nem apistos, pelo que não te sei explicar se é ou não boa mistura.

Mas concerteza já existirá a tua dúvida pela internet fora, pesquisa bem sobre compatibilidades..

A única dica que te dou é que os apistos , sendo peixes mais exóticos e incomuns, merecem um tanque monoespecifico ;)

C8umprimentos

Ok, desde já agradeço todas os comentários. O problema do meu aquário estava mesmo nas espécies que misturei. As viuvas estavam a dar cabo dos neons e nestes ultimos dias até já se metiam com os guppies.

Bom finalmente conheci alguém em quem possa confiar no que ele diz, independentemente de todas as contradições que se encontram nas opiniões das pessoas. É uma pessoa que cria peixes, praticamente todas as espécies, corais,caracóis, râs, plantas, e.t.c faz aquários á medida... . É um mundo a loja dele.

Cheguei também á conclusão que 70% das tipicas lojas da animais não percebem nada do assunto só dando falsas informações.

Bom decididamente desde o primeiro minuto que lá entrei que percebi que era mesmo de uma pessoa como ele que precisava.Ainda para mais é super atencioso, dedicado e explica tintim por tintim.

Bom decidi entregar lá as viuvas e começar a introduzir mais peixes lentamente. Como já tinha neons e guppies, decidi manter peixes compativeis.

Introduzi então mais 1 casal de guppies, 5 neons, e 3 platy "mickey mouse".

Íntroduzi já uma platy "mickey mouse" na maternidade, sendo a seguir duas guppies.

Neste momento fiquei com:

3 guppies - 2 femeas 1 macho

10 neons

3 platy "mickey mouse"

Se nos próximos tempos nada de errado acontecer pretendo introduzir mais peixes da mesma espécie.

Cumprimentos,

Pedro Pinto

Espaço tens tu, combinação é que nem por isso. Os ramirezi podes manter com escalares mas os apistogramma viejita são muito territoriais e muito agressivos consequentemente.

Então quer dizer que os apistogrammas (todos eles) iriam entrar em guerras com os escalares?

Se sim que peixes poderei eu colocar em ves de Apistogramas?

Editado por Dimota

Ok, desde já agradeço todas os comentários. O problema do meu aquário estava mesmo nas espécies que misturei. As viuvas estavam a dar cabo dos neons e nestes ultimos dias até já se metiam com os guppies.

Bom finalmente conheci alguém em quem possa confiar no que ele diz, independentemente de todas as contradições que se encontram nas opiniões das pessoas. É uma pessoa que cria peixes, praticamente todas as espécies, corais,caracóis, râs, plantas, e.t.c faz aquários á medida... . É um mundo a loja dele.

Cheguei também á conclusão que 70% das tipicas lojas da animais não percebem nada do assunto só dando falsas informações.

Bom decididamente desde o primeiro minuto que lá entrei que percebi que era mesmo de uma pessoa como ele que precisava.Ainda para mais é super atencioso, dedicado e explica tintim por tintim.

Bom decidi entregar lá as viuvas e começar a introduzir mais peixes lentamente. Como já tinha neons e guppies, decidi manter peixes compativeis.

Introduzi então mais 1 casal de guppies, 5 neons, e 3 platy "mickey mouse".

Íntroduzi já uma platy "mickey mouse" na maternidade, sendo a seguir duas guppies.

Neste momento fiquei com:

3 guppies - 2 femeas 1 macho

10 neons

3 platy "mickey mouse"

Se nos próximos tempos nada de errado acontecer pretendo introduzir mais peixes da mesma espécie.

Cumprimentos,

Pedro Pinto

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Boas

Parece teres encontrado alguém de bastante confiança, dará para partilhares o nome e o contacto se ele assim o aprovar?

Cump´s

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Boas

Parece teres encontrado alguém de bastante confiança, dará para partilhares o nome e o contacto se ele assim o aprovar?

Cump´s

Olá, a loja é em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia. Os contactos não tenho mas posso arranjar.

Cumps

Boas pessoal....

Antes de mais queria chamar so a atenção para os tópicos "cruzados". não sei se faz mal ou não mas acaba por confundir um pouco.(digo eu :computer003: )

Dimota... tanto os Ramirezis como os apistogramas não são muito agressivos com peixes de especies diferentes e passivas. Mas são-no com peixes de espécies identicas. ou seja, podes sem problema manter um casal de apistos (ou 1 macho e 2 fêmeas) num comunitário com... sei lá... neons, pristellas, rodostomus, corydoras, etc... mas manter 3 casais como os que enumeraste já é um pouco arriscado. pode até ser que se dessem todos bem mas... será sempre arriscado, principalmente se houver reprodução. Eu não sou minimamente experiente, isto é apenas do que tenho lido.

Pedro Pinto, a tua experiencia mostra que cada aquário é um aquário. As viuvas (tetra preto , certo?) são descritas como peixes bastante pacificos e calmos como alias quase todos os tetras . Temos de observar os comportamentos no nosso aquário e ir tirando as nossas conclusões e ideias. acho serm esses os melhores ensinamentos. mas felizmente parece que ja estás a "tomar conta do assunto". A partir daqui que seja melhor...

Cumprimentos...

Pedro Matos.

Boas pessoal....

Antes de mais queria chamar so a atenção para os tópicos "cruzados". não sei se faz mal ou não mas acaba por confundir um pouco.(digo eu :computer003: )

Dimota... tanto os Ramirezis como os apistogramas não são muito agressivos com peixes de especies diferentes e passivas. Mas são-no com peixes de espécies identicas. ou seja, podes sem problema manter um casal de apistos (ou 1 macho e 2 fêmeas) num comunitário com... sei lá... neons, pristellas, rodostomus, corydoras, etc... mas manter 3 casais como os que enumeraste já é um pouco arriscado. pode até ser que se dessem todos bem mas... será sempre arriscado, principalmente se houver reprodução. Eu não sou minimamente experiente, isto é apenas do que tenho lido.

Pedro Pinto, a tua experiencia mostra que cada aquário é um aquário. As viuvas (tetra preto , certo?) são descritas como peixes bastante pacificos e calmos como alias quase todos os tetras . Temos de observar os comportamentos no nosso aquário e ir tirando as nossas conclusões e ideias. acho serm esses os melhores ensinamentos. mas felizmente parece que ja estás a "tomar conta do assunto". A partir daqui que seja melhor...

Cumprimentos...

Pedro Matos.

Olá. Eu acho que apesar do que é lógico ou não existem casos de sucesso entre espécies que certas pessoas não aconselham. Acho que para além sabedoria também é preciso sorte. Eu neste momento optei por ouvir quem sabe, e como sou mt imaturo ou novato nisto simplemente ter espécies de peixes resistentes que se costuma adaptar bem aos aquários.è mais seguro.

E até gosto bastante dos peixes que tenho.

Um dia que perceba mais talvez já "invente" um pouco mais..

"tomar conta do assunto". ... Vamos a ver se sim.

cumprimentos

Olá. Eu acho que apesar do que é lógico ou não existem casos de sucesso entre espécies que certas pessoas não aconselham. Acho que para além sabedoria também é preciso sorte. Eu neste momento optei por ouvir quem sabe, e como sou mt imaturo ou novato nisto simplemente ter espécies de peixes resistentes que se costuma adaptar bem aos aquários.è mais seguro.

E até gosto bastante dos peixes que tenho.

Um dia que perceba mais talvez já "invente" um pouco mais..

"tomar conta do assunto". ... Vamos a ver se sim.

cumprimentos

Sim de facto existem casos de sucesso entre espécies que não aconselhadas, muitas vezes pura sorte de aquariofilistas inexperientes, outras vezes fruto de aquariofilistas que acham que a teimosia é um dom.

Também tens casos de experiências de aquariofilistas mais graduados que vão conseguindo bons resultados em áreas mais complicadas para alguns.

De qualquer forma, pela minha forma de ver e pela experiência que tenho obtido ao longo de muitos anos, associar o factor sorte a riscos onde a vida animal esta pendente, é um bocado jogar a ruleta russa com a cabeça de outra pessoa, se é que me entendes.

Claro que podemos dizer que sem experiências e sem a morte de infelizes animais, os cientistas nunca iriam chegar onde chegamos, e claro que também podemos alegar que 90% das especies que vemos nas lojas e que são criadas em cativeiro, onde nunca viram nem sentiram um habitat natural, nascem e morrem sem terem contacto muitas vezes com as condições mais semelhantes ao seu habitat natural.

Agora, as regras são para serem respeitadas, e a ideia de qualquer aquariofilista deve ser a de ter os seus animais num ambiente o mais aproximado possivel do seu habitat natural.

É que muitas vezes olhamos para aquários onde vemos uma espécie com necessidades "A" juntos com outra espécie de necessidade "B" e ficamos a pensar que de facto até se pode tentar, mas quantas vezes não olhamos com "olhos de ver" e notamos que uma das especies não está totalmente tranquila ou normal como deveria estar?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!