Juliane23 Publicado Agosto 18, 2011 Publicado Agosto 18, 2011 Tenho aquario de 50L, pH 6,8 , temperatura 27°C, amonia 0ppm, e realizo tpa 40% a cada 15 dias e alimentação por 2 min 2 vezes ao dia. Mas do nada os peixes começaram a morrer!! Tinha o aquario estável a 3 anos!! 3 Acaras bandeiras, 10 mato grossos, 5 dojos, 2 cruzeiros do sul. Há uns 6 meses morreram quase todos...sobrarm 1 dojo e 4 mato-grossos!!!! Foi desesperador...todos morriam de um dia pro outro e em uns 15 dias perdi os peixes (só os dojos que incharam-acho que era bacteria interna, mas não tive tempo de salválos>> foi muito rápido), Mas como os outros pararam de morrer, ha duas semanas resolvi tentar repopular meu aquario! Comprei 2 cascudos, 3 acaras bandeiras bem pequenos (os mais baratos), 3 betas femeas e 5 barbus gema. Fiz a adaptação de temperatura e ph e de nos trees primeiros dias morreram um por dia: 2 acaras e um gema. Meu irmão... que não mora comigo veio me visitar e empolgado com aquario (que foi ele que montou) foi sabado agora dia 13 e comprou mais 2 dojos, 2 betas, 5 barbus gema, 4 acaras bandeiras não tão pequenos e 6 mato grosso. Mas no domingo amanhaceram mortos os dois cascudos!!!! (que jah estavam no aquario há uma semana) E eu nunca tinha visto estes bichos morrerem tão fácil e os dois de uma vez!! Aih resolvi fazer tpa para garantir. Aih ontem morreram 2 betas, 2 mato grosso e 2 gemas e um dojo. E hoje 1 beta, 2 mato grosso e 3 gemas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E a única coisa que eu percebi eh que os acaras bandeiras estão subindo a superfície para "respirar" mas se fosse excesso de nitrito nitrato a troca de agua jah não bastaria?? Eu coloco sempre o protect plus (alcom) para condicionar a àgua contra o cloro.... O filtro (interno) está com o carvão há 3 meses.. a manta eu troco regularmente... O que será que estou fazendo de errado?????????
Paulo SS Conceição Publicado: Agosto 18, 2011 Publicado: Agosto 18, 2011 Boa tarde consegues nos explicar o que tens no aqua desde tamanho, termo, ou seja mostra fotos e faz um setup do aqua, o andarem poderá ser falta de oxigénio detalha tudo o que està dentro do aqua e os testes efectuados Cumprimentos Paulo Conceição Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua
local Publicado: Agosto 19, 2011 Publicado: Agosto 19, 2011 Não será do carvão? Quando fica saturado devolve as matérias filtradas para o aquário. Há por aí informação do tempo máximo que o carvão deve ficar no aquário.
cesarrf Publicado: Agosto 19, 2011 Publicado: Agosto 19, 2011 (editado) Tu tens adicionado os peixes comprados aos que já estão no aquario? Não devias, eu sei que as vezes é dificil ter um segundo aquario para quarentena mas corres sempre o risco de comprar algo com doenças e matares os que ja la estão. eu trocava algumas coisas na tua rotina, em vez de trocar 40% de 15 em 15 trocava 20% de 7 em 7, ainda para mais tens pouca litragem no aquario. Não lhes dava comida 2x por dia durante 2 min, deves dar comida sim 2x por dia mas vais colocando pouco de cada vez até perceberes que já não lhe pegam seja isso 20s, 40s, o importante é comerem bem e não despedicarem, desperdicio suja a agua. Só tens teste de amonia? é que nitritos e nitratos tb podem matar os bichos dai as tps semanais e não quizenais para ajudar a controlar isso melhor. minha sugestão é se ainda tens peixes vivos no aquario, não compres mais tenta estabilizar o problema que tens e depois logo compras mais. quanto a flitragem eu não gosto de carvão só uso carvão em caso de tratamento com algum quimico para remover o excedente do aquario, devias usar lã, e materias porosas para o desenvolvimento de filtro biologico. ja agora o post não esta na categoria errado nem nada?? Editado Agosto 19, 2011 por cesarrf
Julius Publicado: Setembro 20, 2011 Publicado: Setembro 20, 2011 Boas, A imformação que nós das é um pouco confusa e em falta de pormenores importantes, contudo assinalo do que nos disseste, alguns erros que me parecem poder ser motivo para tanto desastre. Os tpas são semanais e rondam normalmente os 20%. Trocares quinzenalmente 40% de água, faz com que durante 15 dias, as fezes, urina e bocados de comida que acabam por apodrecer, te contaminem a água. Ao trocares 40% de água, estas a provocar possiveis desiquilibrios no teu aquario visto que se traduz em quase metade da água total. Dizes que o teu aquário é de 50 litros, mas são 50 litros reais, ou são os 50 litros que calculando pelas medidas do aquario obtens? É que se fizeres como a grande maioria, não descontas o areão, as rochas e troncos, mais material que esteja lá dentro e que muitas vezes retira espaço a uma quantidade significativa de litros podendo fazer com que neste caso, estejas na verdade a mudar mais de 50% do total de água. Tudo isto pode piorar quando nos dizes que alimentas os teus amigos de barbatanas, durante 2 minutos seguidos o que é errado, deves sim, colocar pouco alimento de forma em que em menos de 1 minuto tudo desapareça. Quanto ao carvão, o que tens dentro do teu filtro? Esponjas e carvão? Se sim é um erro, retira o carvão e introduz material indicado para o alojamento das bacterias necessarias ao equilibrio de um aquário de água doce. O carvão activo é usado para colocar a água mais cristalina, ou para absorção de substancias que foram libertadas na água ao fim de um tratamento. Quanto ao que já te disseram, estas na secção de salgados e não na de água doce;) Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Recommended Posts