Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!

Sou um inexperiente fã do mundo da aquariofilia estou a começar a dar os primeiros passos. O meu setup:

- 50L

- substrato Floredepot | Sera com pedra por cima

- termo 50W

- filtro externo Eheim Classic 2211

- Luz 2x 24W / T5 Sun-Lux 1000K

- 1 tronco (foi bem lavado e demolhado e voltado a demolhar! )

- o ciclo do Azoto foi feito correctamente e por mais de 40 dias....

Plantas:

- Eleocharis acicularis (colocadas recentemente na frente do aquário)

Peixes… o problema para já!

- 1 Crossocheilus siamensis

O que se está a passar… comprei mais 2 Crossocheilus siamensis + 1 Ancistrus SP (a adaptação foi a normal e tudo bem nos primeiros dias)

ao fim de uma semana morreram os 2 siamensis e o Ancistrus já revirei o aquário todo e não o encontro… deduzo que morreu!! 

Nas medições os nitritos e nitratos estão normais (abaixo do valor de referência) e o Ph está a 8….

Queria colocar mais algumas plantas que ainda estou a analisar e alguns peixes que também estou analisar, mas estou com algum receio…

Alguns conselhos ou recomendações?

Publicado:

Boas Nogueira.

Não sou grande ajuda, uma vez que também sou mero iniciante e pelo que dizes, com os testes todos ok, ciclo feito... so se for dificuldade na adaptação ao pH de 8. Embora sejam peixes que o poderiam suportar, não é o normal de encontrar por exemplo nas lojas.

De qualquer maneira ia chamar-te a atenção de que o teu aquário possa ser demasiado pequeno para esses peixes pois podem crescer bastante.

Ainda assim aguarda outras opiniões do pessoal mais experiente.

Cumprimentos.

Pedro Matos.

Publicado:

Olá,

PH a 8 não será na tua opinião exageradamente alto?

Tens animais que coabitam em Ph a rondar os 7,5 no máximo.

OS Crossocheilus siamensis, preferem águas a rondar os 7...

O ancistrus é um animal que cresce demasiado para o teu aquário, não o devias ter comprado mas não foi isso que o matou de certeza.

Que areão tens? Faz o teste a água da torneira que presumo que será a que usas para fazer os TPAs e verifica se ela já sai com esse ph.

Provavelmente não sai, tens quase de certeza algo no aquário que o faz subir para 8, Areão ou rochas aposto.

Assim de repente de acordo com que nos dizes, terá sido um PH demasiado elevado que os terá morto.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado: (editado)

Hhhhuummm... ok pessoal!

Eu já tinha cá um siamensis que estava a coabitar bem no aquário, já algum tempo... mas hoje infelizmente descobri-o morto! :(

isto realmente dos Phs e das durezas é um pouco ingrato, porque das pesquisas que já fiz, em alguns sites diz-se uma coisa, noutros dizem-se outras... mas claro que prefiro mil vezes a voz da experiência! :)

O Ph da água da torneira está nos 7,5

A temperatura está entre os 27,8 e os 28,8 (tenho uma daquelas tiras de várias cores que já cheguei à conclusão que é uma tetra... tenho que arranjar um termómetro como deve de ser!)

O Ancistrus e os siamensis foi na tentativa de controlar as algas com que estou.... mas fico já com a dica e vou arranjar uns bons operários que não cresçam muito (aceito sugestões).

O areão que tenho foi aquele cascalho de pedra que comprei na mesma loja onde adquiri o aqua, lavei-o bem…

Vejam as fotos

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_20147_1.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_20147_2.jpg

Ou seja neste momento, não tenho habitantes!

Realmente gostaria de perceber o que se está a passar... não quero maltratar os nossos pequenos amigos!

Editado por Nogueira21
Publicado:

se compraste em loja de aquariofilia em principio e inerte e não tem qualquer tipo de problema por isso acho que se pode excluir isso.

abraço

Publicado:
  On 17/08/2011 at 13:51, nuno_figueiredo disse:

se compraste em loja de aquariofilia em principio e inerte e não tem qualquer tipo de problema por isso acho que se pode excluir isso.

abraço

infelizmente não foi numa loja especializada... foi numa loja de animais... tive foi o cuidado de lavar bem, deixar alguns dias de molho e voltar a lavar antes de montar o aqua!

Publicado:

Faz o seguinte tira agua para um balde e deixa 24 horas a repousar depois faz o teste do ph ai e que te vai dar o ph que realmente sai da torneira,esse cascalho dizes que foi numa loja de animais a partida isso deve ser inerte mas por sim pelo não pega num montinho de pedras mete vinagre se fizer reacao já sabes que e alcalino.

Publicado:

obrigado pessoal!

Vou fazer o teste do Ph com as 24h de descanso... (não é difícil porque tenho sempre água de reserva do dia anterior num balde por causa dos bonsais, também tem que ter repouso para evaporar os cloros).

E vou fazer o teste do vinagre às pedras.

Para oxigenar a água é com a flauta no topo. Está com uma boa “corrente” ainda à uns dias limpei a “ventoinha” do filtro e melhorou o debito (não limpei a cerâmica, nem tirei a água de dentro do filtro).

Entao so pode ter sido mesmo o ph que matou os peixes,onde compraste de certeza que estavam com ph diferente depois ao introduzires no teu aquario pum choque osmótico.

Editado por hugo madalena
Publicado:

Pois!

Calculo que sim... tenho que falar com o pessoal onde estou a ir agora para ver os Phs deles, é mesmo uma loja de aquariofilia!

Como agora estou sem peixes... o que me aconselhavam a adquirir? para ganhar alguma experiência e resistentes?

O Plati é um peixe pequeno, resistente, pacífico, e muito colorido O Cauda-de-Espada é um peixe pacífico, de cor alaranjada facilmente encontrado Mollys são peixes dóceis, espertos, ágeis e vivos

Editado por hugo madalena
Publicado:
  On 18/08/2011 at 08:15, hugo madalena disse:

O Plati é um peixe pequeno, resistente, pacífico, e muito colorido O Cauda-de-Espada é um peixe pacífico, de cor alaranjada facilmente encontrado Mollys são peixes dóceis, espertos, ágeis e vivos

Concordo com a ideia de se iniciar com vivíparos, mas não posso concordar sobre os caudas de espada serem pacíficos.

São peixes (dentro dos vivíparos) mais ariscos, e que podem ser por vezes agressivos em comportamento.

Se o teu PH é alto não introduzas mollys, pois são peixes que preferem águas ácidas a oscilar os 6.5 de PH.

Plattys parece me a melhor solução para ti ou então guppis que coabitam bem em phs de 7.5:)

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Nome científico: Poecilia sphenops

Nomes comuns: Black Molly, Lyretail, Sailfin, Liberty, Mollie, apontou boca, Short Finned, mexicana, Pearl Espírito de Ouro, Piebald, pó de ouro, Red Sunset, dálmata, Ballon, etc

Nível de atendimento: Fácil, muito bom para iniciantes de água doce se manter um único sexo. Mantendo ambos os sexos poderiam causar problemas uma vez que este peixe é como um criador prolífico.

Tamanho: 2 a 4 polegadas (5-10 cm), dependendo da espécie

pH: 7,5-8,5

Temperatura: 70 ° F - 82 ° F (21 ° C - 28 ° C)

Dureza da água: 10 ° a 25 ° dH,

Origem / Habitat: América Central

Expectativa de Vida: 3 - 5 anos

Temperamento / Comportamento: Pacífico

Peixe Molly Breeding / Acasalamento Reprodução /: Estes são vivíparos por isso é bastante fácil. Adicionando um pouco de sal aquário vai ajudar. Leia a reprodução guppies artigo para obter mais informações. Que artigo fala sobre guppies e espadas, mas o processo é muito semelhante para a Molly.

Publicado:

Nome Científico: Poecilia Reticulata

Nome Comum: Guppy, Lebiste (Br)

Ordem: Cyprinodontiformes

Origem: Provenientes de rios calmos e lagos da América Central, Caraíbas e Norte da América do Sul

Habitat: (Ver LINK - habitat).

Tamanho em adulto: Machos até 5cm, Fêmeas até 7cm

Comportamento: Pacífico, deve ser mantido numa relação de 1 macho para 2 fêmeas

Aquário: Um aquário de 40cm (aprox. 20 L) com filtro de esponja é suficiente para um trio de guppys, (Ver LINK - O Aquario e a sua manutenção)atenção que, devido à rápida proliferação da espécie, depressa este será inadequado (Ver LINK - reprodução). Deverá ser bem plantado e com algumas plantas flutuantes que servirão de refugio para os alevins (Ver LINK - habitat).

Agua: Suportam uma grande amplitude de águas e condições, mas preferem águas duras e alcalinas, com alguma adição de sal, pH:7.0 a 8.5 ideal entre 7,5 e 8, dH: 10 a 30 (20), Sal: tem bastante tolerância ao sal, podendo mesmo suportar agua salgada, mas aconselha-se a adição de 5 a 20g para cada 10L de agua. (Ver LINK - O Aquario e a sua manutenção)

Temperatura: Suportam temperaturas que vão dos 15º aos 32º, mas a sua temperatura ideal é entre 22º a 25º, devido ao seu metabolismo, quanto mais alta for a temperatura mais depressa se desenvolvem mas também mais curto será o seu tempo de vida. (Ver LINK - O Aquario e a sua manutenção)

É aconselhado para alevins temperaturas a rondar os 26º, 27º para um mais rápido desenvolvimento (Ver LINK - reprodução).

Alimentação: Omnívoro, desde flocos a artemias, dafnias, larvas de mosquito, etc. (Ver LINKS - Alimentação dos Guppys e Tipos de Alimentos )

Disformismo Sexual: O disformismo sexual é facilmente identificado nos peixes adultos pelas formas das barbatanas anal, dorsal e pela cauda que nos machos a cauda e a barbatana dorsal para alem de maiores, apresentam padrões muito mais coloridos do que nas fêmeas e pela barbatana anal que nos machos é em forma de espigão (gonopódio).

Reprodução: São peixes ovovivíparos (Em biologia, designam-se como ovovivíparos os animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo alojado dentro do corpo da mãe. O ovo recebe assim protecção, mas desenvolve-se a partir do material nutritivo existente dentro do ovo. Os ovos eclodem no oviducto materno sem que exista ligação alguma entre a progenitora e o embrião. – in wikipédia) . Uma fêmea adulta dá à luz uma quantidade media de 30 a 60 alevins, embora estes valores possam ir aos 100 ou mais em boas condições de reprodução. Tem um tempo de gestação de aprox. 28 dias, sendo favoráveis os dias de lua cheia para o nascimento dos alevins. As fêmeas têm a particularidade de conseguirem armazenar esperma o que pode proporcionar até 3 a 4 gravidezes, mesmo sem machos. (Ver LINK - reprodução)

Sociabilidade: Peixes bastante sociáveis que podem ser mantidos em comunitários, com atenção para as suas cores e caudas exuberantes que podem ser um atractivo para peixes mais agressivos, (Ver LINK - habitat)

Descrição:O Guppy é um dos peixes mais conhecidos do mundo da aquariofilia devido à sua beleza e eloquência, apresentando diferentes cores, padrões e formas de cauda.

Movimentam-se em todos os niveis de água, mas, devido à forma da sua boca, preferem movimentar-se e alimentar-se nos níveis superiores.

Têm um tempo de vida estimado de 2 a 3 anos, e se mantido em boas condições, até mais (perto dos 5 anos).

O Guppy é um peixe sexualmente muito activo e irá atrás de qualquer fêmea que encontre, por este facto dever ser mantido numa relação de 1 macho para duas fêmeas (ou mais) de modo a distribuir as atenções do macho, correndo-se o risco de, havendo só uma fêmea, ela entrar em stress e não reproduzir, não se alimentar, e até definhar até à morte.

Embora fácil de manter, isto deve ser feito em condições próximas do ideal pois são peixes um pouco sensíveis à acidez da agua, podendo isso trazer doenças ao nível das barbatanas e não só, e que poderão conduzir mesmo à sua morte. Neste aspecto o sal tem também um papel de desinfectante natural e ajuda na prevenção de algumas doenças. (Ver LINK - O Aquario e a sua manutenção)

São peixes bastante atractivos aos principiantes pela sua fácil reprodução e manutenção e pela sua beleza, beleza esta, que desde á muito tem vindo a atrair cada vez mais criadores e tem se vindo a assistir ao apuramento de diversas matrizes de padrões diferentes (linhagens) Ver LINKS - (Linhagens e Reprodução Selectiva).

Cumps

Publicado:

ok pessoal!

Obrigado pelas dicas!

Vou ver que novos habitantes vamos ter em nossa casa... vou dando notícias!

Se pensar em baixar o Ph... seria solução retirar e lavar tudo? ou teria que se recorrer à solução química? (acho que existem produtos para isso não é?)

Publicado:
  On 18/08/2011 at 11:30, Julius disse:

Concordo com a ideia de se iniciar com vivíparos, mas não posso concordar sobre os caudas de espada serem pacíficos.

São peixes (dentro dos vivíparos) mais ariscos, e que podem ser por vezes agressivos em comportamento.

Se o teu PH é alto não introduzas mollys, pois são peixes que preferem águas ácidas a oscilar os 6.5 de PH.

Plattys parece me a melhor solução para ti ou então guppis que coabitam bem em phs de 7.5:)

Eu devia estar muito bêbado quando escrevi isto só pode.

Em vez de dizer 7.5 e águas alcalinas, disse 6.5 e águas ácidas.

Tinha acabado de escrever outro post sobre neons e guppies e ainda devia estar com a cabeça nos neons.

Desculpem o meu erro.

Abraços

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!