wahit Publicado Agosto 16, 2011 Share Publicado Agosto 16, 2011 Boas! Apesar de não ser um novato em aquários de água doce (tenho vários), sou um novato em aquários de água fria. Quero montar um pequeno aquário de 120 litros exclusivamente com peixes de água fria. Aliás, já tenho o aquário pronto a receber os mesmos, apenas com areia da praia, algumas anúbias e pedras. A questão é: que peixes de água fria poderei colocar neste aquário, tirando o "mitico peixinho vermelho"? Um dos meus peixes favoritos é o koi, no entanto esta espécie atinge fácilmente os 90 cm, e como eu não tenho própriamente um lago de 15.000 litros à espera, terei que optar por outras soluções. Não existem peixes do género mas com 8-15 cm!? Obrigado desde já pela ajuda! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Geada Publicado: Agosto 16, 2011 Share Publicado: Agosto 16, 2011 boas, tens os Ranchu (15 a 20cm), Ryukin Cola(10 a15 cm sem contar com a cauda), danios zebras também podes colocar em agua fria e o chamado telescópio. Tens mais mas só me ocorre de momento estes. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
local Publicado: Agosto 18, 2011 Share Publicado: Agosto 18, 2011 Gambuzias, peixe-rei... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Julius Publicado: Agosto 19, 2011 Share Publicado: Agosto 19, 2011 Gambuzias, peixe-rei... Gambuzia é um peixe extremamente agressivo que te vai andar a mordiscar as barbatanas dos outros peixes. Isso de teres metido areia da praia num aquário de água doce é que não me parece boa ideia. Vai te alterar os parâmetros da água. Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alfacinha Publicado: Agosto 19, 2011 Share Publicado: Agosto 19, 2011 Gambuzias, peixe-rei... Gambuzias nunca mais !! ha uns anos, quando ainda vivia perto de Setubal durante um passeio vi uns peixinhos que achei muito engraçados num ribeiro, e pensei ca pra mim "uii ficavam tao lindos no meu aquario", um erro que nunca mais irei cometer, mataram-me os meus pobres guppys. Descobri ha poucos dias que se tratavam de gambuzias em estado selvagem. desculpem do post não ajudar em nada, mas li gambuzia e tive um amargo de boca cump Citar Alfalandia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Julius Publicado: Agosto 19, 2011 Share Publicado: Agosto 19, 2011 Gambuzias nunca mais !! ha uns anos, quando ainda vivia perto de Setubal durante um passeio vi uns peixinhos que achei muito engraçados num ribeiro, e pensei ca pra mim "uii ficavam tao lindos no meu aquario", um erro que nunca mais irei cometer, mataram-me os meus pobres guppys. Descobri ha poucos dias que se tratavam de gambuzias em estado selvagem. desculpem do post não ajudar em nada, mas li gambuzia e tive um amargo de boca cump As gambuzias são selvagens, encontras em vários rios, charcos ou lagos, foram introduzidas em Portugal para combater os mosquitos. Apesar de se assemelharem a guppies, na realidade são bastante agressivas e mordem tudo que podem. Já capturei alguns exemplares a uns tempos e criei-as facilmente pois de facto tal como os guppies são vivíparos e reproduzem-se como ratos. Na zona norte, no rio leça ou no parque da cidade do Porto encontram-se aos milhares;) Já muito li sobre cruzamentos com guppies, uns alegam ser possivel, outros não, nunca arrisquei e nunca soube se era verdade ou não. Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
local Publicado: Agosto 19, 2011 Share Publicado: Agosto 19, 2011 Num aquário tenho 15 gambuzias, 4 peixe-rei e 1 ciclídeo. De longe os mais agressivos são os ciclídeos, esses mordem tudo (animais e plantas). Mantenho 1 que era pequeno na altura em que foi para o aquário (devia ter 0,5 cm) mas que agora é o rei do aquário, mesmo tendo metade do tamanho das gambuzias. As gambuzias têm fases. Há alturas em que não deixam o peixe-rei em paz, outras são uma paz de alma. Ainda não cheguei a perceber bem, mas importante é terem a bariga cheia. O ciclídeo que tive que retirar do aquário Agora está um pouco maior que nesta foto O ciclídeo que se mantém no aquário, agora com o dobro do tamanho As gambuzias Quando passar o aquário para água quente terei que os libertar, pois não me parecem fiável juntá-los a outros peixes. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Julius Publicado: Agosto 19, 2011 Share Publicado: Agosto 19, 2011 Gosto bastante de ciclideos, o teu é muito bonito. Diz me uma coisa, reparei que grande parte das tuas fêmeas de Gambuzias, estão cheias, os alevins conseguem sobreviver sem teres vegetação abundante? Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
local Publicado: Agosto 19, 2011 Share Publicado: Agosto 19, 2011 Era uma dúvida que tinha... É que eu ainda não vi alevins nenhuns, há excepção de um. No entanto ao colocar os peixes tinha dois alevins e que por isso associei a ser um destes. E desde esta foto elas já ficaram duas vezes cheias e esvaziaram sem eu ter reparado em qualquer postura. Apesar de não ter uma vegetação abundante o aquário tem muitos esconderijos. Por exempo o ciclídeo mais pequeno tinha alturas de não o ver durante uma semana, pois estava sempre escondido das gambuzias. Agora está maior e vai para o meio delas. O aquário está mais ou menos assim, com excepção das cabombas, que foram muito abaixo e que apenas resta um pé. Vista meia frontal Vista lateral Vou tirar umas fotos mais logo para mostar como está actualmente. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Julius Publicado: Agosto 19, 2011 Share Publicado: Agosto 19, 2011 Pois o mais provável é servirem de alimento vivo digo eu. Experimenta meter musgo de java a ver se ajuda;) Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
local Publicado: Agosto 19, 2011 Share Publicado: Agosto 19, 2011 Da próxima vez vou ter que as colocar na maternidade e ver se acontece mesmo isso. Eu antes de colocar mais flora queria ver se as valisnérias pegavam de vez. A anúbia nana e as Cladophora aegagrophila estão a safar-se mais ou menos bem. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alfacinha Publicado: Agosto 19, 2011 Share Publicado: Agosto 19, 2011 As gambuzias são selvagens, encontras em vários rios, charcos ou lagos, foram introduzidas em Portugal para combater os mosquitos. Apesar de se assemelharem a guppies, na realidade são bastante agressivas e mordem tudo que podem. Já capturei alguns exemplares a uns tempos e criei-as facilmente pois de facto tal como os guppies são vivíparos e reproduzem-se como ratos. Na zona norte, no rio leça ou no parque da cidade do Porto encontram-se aos milhares;) Já muito li sobre cruzamentos com guppies, uns alegam ser possivel, outros não, nunca arrisquei e nunca soube se era verdade ou não. pois foi o que eu tentei, cruzamento com guppies, mas deu mau resultado, mataram tudo ou quase tudo. Alegro-me de viver actualmente na ilha da Madeira e por cá, pelo que sei não ha dessa praga Talvez seja possivel, 1 femea gambuzia e uns 5 macho lol assim ate podia ser que não os mata-se logo de uma vez, mas como já deu pra verem que é uma especie eu realmente não gosto. Citar Alfalandia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jcd_aqua Publicado: Agosto 19, 2011 Share Publicado: Agosto 19, 2011 Boas, Para quem não sabe, as (G a m b ú s i a s) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal são proibidas por lei de capturar e manter Ver aqui Quanto à pergunta inicial, tens aqui uma lista de espécies que te poderão ser interessantes de manter em água fria. Cumprimentos Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts