Iluminação


Serge

Recommended Posts

Depois de alguma pesquisa de informaçao tnh uma duvida, eu tenho aquui um aquario que leva 80L, estou a pensar por umas plantas tais como:

 

-Fontinalis antipyretica Meu link

-Hydrocotyle verticillata Meu link

-Blyxa japonica Meu link

-Lysimachia nummularia Meu link

-Saururus cernuus Meu link

 

Sendo que perciso de 0.5 a 1 W/L vou percisar entre 40 a 80 wats?

o meu aquario nao trazia calha para a luz pois foi comprado a um particular e ela tera sido retirada, estou a pensar comprar um balastro e nao sei bem qual comprar

 

Medidas do meu aquario

 

78x30x34

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha eu em termos de plantas nao percebo muito mas penso que essas plantas sejao menos exigentes e de facil manutençao (penso que seja o termos correcto) se assim for e as plantas nao forem de muita exigencia podes comprar aquelas calhas do chineses de leds e ficas desenrrascaso. agora estecticemente nao fica muito bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha eu em termos de plantas nao percebo muito mas penso que essas plantas sejao menos exigentes e de facil manutençao (penso que seja o termos correcto) se assim for e as plantas nao forem de muita exigencia podes comprar aquelas calhas do chineses de leds e ficas desenrrascaso. agora estecticemente nao fica muito bem.

 

A blyxa pelo menos não é das menos exigentes.è uma planta de exigencia média.

 

Bkyxa japonica

 

De facto se é só para teres umas plantinhas num LOW-TECH porque é que em vez de fazeres investimento numa calha XPTO não optas por colocar plantas que sejam pouco exigentes.

 

Plantas faceis

 

A maioria destas plantas pode ser facilmente mantida com pouca luz,sem CO2 e sem grandes fertilizações. Crescem mais lentamente sem isso mas com tempo ainda podes ter um plantado decente.

E para principiante é bem mais facil.

 

Como dizes que não tens calha e tens que investir numa de qualquer maneira se optares por meter qualquer coisa entre os 0,5 watts para um aquário desses se for DIY não tem fica assim muito caro.Existem muitos projectos faceis e baratos aqui no forum.São baratos e eficientes.

 

DIY iluminação

 

 

 

Cumprimentos

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A blyxa pelo menos não é das menos exigentes.è uma planta de exigencia média.

 

Bkyxa japonica

 

De facto se é só para teres umas plantinhas num LOW-TECH porque é que em vez de fazeres investimento numa calha XPTO não optas por colocar plantas que sejam pouco exigentes.

 

Plantas faceis

 

A maioria destas plantas pode ser facilmente mantida com pouca luz,sem CO2 e sem grandes fertilizações. Crescem mais lentamente sem isso mas com tempo ainda podes ter um plantado decente.

E para principiante é bem mais facil.

 

Como dizes que não tens calha e tens que investir numa de qualquer maneira se optares por meter qualquer coisa entre os 0,5 watts para um aquário desses se for DIY não tem fica assim muito caro.Existem muitos projectos faceis e baratos aqui no forum.São baratos e eficientes.

 

 

 

DIY iluminação

 

 

 

Cumprimentos

 

Eu nao tenho muitas maneiras de ser eu proprio a fazer a calha, ha algum sitio onde se possa comprar uma calha convencional que seja apropriada para as lampadas de peixes e plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta passar pelo site da aquaeden, que é patrocinadora aqui do fórum.

Têm muitos tipos de soluções e não te fica assim tão caro...Além disso se fores mesmo à loja ainda te ajudam na escolha da ilumição indicada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qualquer loja de aquariofilia mas prepara a carteira

 

Numa loja eu sei que têm porque ja la fui e o preço nada bom, estava a falar em outras lojas fora do hobbie

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Numa loja eu sei que têm porque ja la fui e o preço nada bom, estava a falar em outras lojas fora do hobbie

 

sim existe.Mas calhas de cozinha não ficam muito bem no aquário.É bem mais facil comprares o material e fazeres a calha.Não exige grandes conhecimentos só mesmo o normal para quem faz bricolage lá por casa.

 

Se mesmo assim assim não quizeres seguir esse caminho há quem tenha comprado calhas convencionais e adaptado para aquario mas alem de esteticamente não ser recomendavel,a eficiencia fica longe do necessário.

 

 

Tudo depende do que podes gastar.E do que souberes fazer.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta passar pelo site da aquaeden, que é patrocinadora aqui do fórum.

Têm muitos tipos de soluções e não te fica assim tão caro...Além disso se fores mesmo à loja ainda te ajudam na escolha da ilumição indicada.

 

Muito obrigado nessa loja consegui encontrar a calha ideal a um preço razoavel :dance:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a aqua eden e ao pe de minha casa. falaste um preço razoavel?

 

olha eu no meu aquario de 60 cm comprei uma calha de ledes nos chineses customeus 13 euros. pensa bem se nao e mais economico. mas na aquaeden podes ter a certeza que ficas bem servido o rui e muito bom no que faz e no que vende.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desculpem lá se vou contra algumas ideias mas é assim.

Calhas de leds dos chineses podem ser capazes para iluminar o aquario, mas para plantas duvido a não ser certos musgos nem para anubias acho que dá. Normalmente essas calhas não ultrapassam os 2.5W, mesmo com a comparação dos leds para as t5 não vai além dos 20W e convem citar que esses leds chinocas não têm grande poder de penetração na coluna de agua, a unica iluminação led capaz para plantados é os cree e os chamados de alta potencia que cada led vai de 1w a 5w cada um(não sei se já há de mais potencia). Como os leds de alto rendimento são caros deves optar por pl ou t5.

As minhas recomendações:

http://www.crystalred.eu/produto/1234/jad-pl-800/

http://www.wate-r-evolution.com/shop/iluminacao/728-luminaria-dupla-pl-80cm.html

Acho que têm bons preços e já comprei nestas duas lojas e tudo 5* principalmente na crystalred, a primeira é da mesma marca que a minha e estou satisfeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites a todos.

 

Pessoal, eu não sou nada experiente nisto mas....

Eu para o meu aquário comprei uma calha de lampadas fluorescentes t8 convencional, daquelas que se costuma ter por exemplo nas cozinhas...

o meu aquário é de 80 cm e comprei uma calha com 2x 18w... comprando lampadas proprias para aquariofilia são de 20W para o mesmo tamanho. visto que o meu aquario tem tampa, não me preocupa muito a humidade mas ainda assim arranjei uma adaptação para não ter a calha directamente em cima do vidro.

Gastei 14€ na calha ja com 2 lampadas( não proprias para aquário mas...) mais uns trocos em cabo e interruptor.

 

Pode não estar XPTO mas em termos de iluminação é melhor do que aquelas tampas de plástico preto que trazem uma so lampada da mesma potencia e bem mais barato.

 

Cumprimentos.

Pedro Matos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desculpem lá se vou contra algumas ideias mas é assim.

Calhas de leds dos chineses podem ser capazes para iluminar o aquario, mas para plantas duvido a não ser certos musgos nem para anubias acho que dá. Normalmente essas calhas não ultrapassam os 2.5W, mesmo com a comparação dos leds para as t5 não vai além dos 20W e convem citar que esses leds chinocas não têm grande poder de penetração na coluna de agua, a unica iluminação led capaz para plantados é os cree e os chamados de alta potencia que cada led vai de 1w a 5w cada um(não sei se já há de mais potencia). Como os leds de alto rendimento são caros deves optar por pl ou t5.

As minhas recomendações:

http://www.crystalred.eu/produto/1234/jad-pl-800/

http://www.wate-r-evolution.com/shop/iluminacao/728-luminaria-dupla-pl-80cm.html

Acho que têm bons preços e já comprei nestas duas lojas e tudo 5* principalmente na crystalred, a primeira é da mesma marca que a minha e estou satisfeito.

 

A calha que vi no site é de 80cm, 2 lampadas 35w cada http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?home=0&id=1335&idcat=132

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por Acaso também tinha visto essa calha Serge. mas tem um senão.... é que não tem qualquer reflector por cima das lampadas. Ou seja, vai-te iluminar toda a divisão em vez de apenas o aquário. Não sei se isso "incomoda" no sitio onde vais colocar o aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por Acaso também tinha visto essa calha Serge. mas tem um senão.... é que não tem qualquer reflector por cima das lampadas. Ou seja, vai-te iluminar toda a divisão em vez de apenas o aquário. Não sei se isso "incomoda" no sitio onde vais colocar o aqua.

 

No sitio onde o aqua esta até nem faz difrença, mas ja agora o reflector pode ser posto a parte se a gente quiser?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião vai ficar um pouco feio de se ver alem do mais se não colocares um reflector vais perder muita luz mesmo muita, eu também pensei em colocar um desses mas acabei por comprar a calha completa pois a diferença de preço era mínima e fica de longe mais estectico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Apenas um reparo, a loja que vende essas calhas tem também para venda o kit de suspensão lateral e os reflectores para essas calhas. Claro que é tudo a somar, mas é capaz de ser muito melhor que algumas chinesises...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Apenas um reparo, a loja que vende essas calhas tem também para venda o kit de suspensão lateral e os reflectores para essas calhas. Claro que é tudo a somar, mas é capaz de ser muito melhor que algumas chinesises...

 

Abraço,

 

Exacto dai a minha escolha, apesar de iniciante estou a pensar em fazer alguma coisa com qualidade, a calha e as lampadas ja estao encomendadas devem chegar amanha ou depois :)

 

Quando a reflector estou a pensar fazer umas quinagens em aluminio deve resultar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres uma calha com 80cm, eu tenho aqui uma parada em casa.

 

Vê a mensagem privada que te enviei ou então vai ao sub-forum de vendas

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=183617

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Quando a reflector estou a pensar fazer umas quinagens em aluminio deve resultar

Viva,

 

Eu não iria por aí..., muto peso e pouca eficácia...

 

Julgo que os reflectores adequados à essa calha são estes:

 

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1380&pageNum_AquarioRS=0&idcat=23&cat=&subcat=&menu=28

 

Lá está..., acaba quase por ser o preço de uma calha baratucha.

 

Mas, na minha opinião o material dessa loja é muito bom, a longo prazo vais ver que fizeste uma boa escolha.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu não iria por aí..., muto peso e pouca eficácia...

 

Julgo que os reflectores adequados à essa calha são estes:

 

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1380&pageNum_AquarioRS=0&idcat=23&cat=&subcat=&menu=28

 

Lá está..., acaba quase por ser o preço de uma calha baratucha.

 

Mas, na minha opinião o material dessa loja é muito bom, a longo prazo vais ver que fizeste uma boa escolha.

 

Abraço,

 

Até sao em conta se calhar vou mesmo optar por esse

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.