Recommended Posts

Publicado

Boas

Tou a preparar o meu proximo projecto.

O aquario é um 120x40x50 (240 lts)

A luz é 4x54 watts T5

O substrato fertil é tropica aquacare

E por cima vou por AKADAMA.

A minha pergunta é a seguinte eu neste projecto vou iniciar-me na fertilização liquida,nunca usei antes. Já pesquisei um pouco sobre o assunto e arranhei um pouco a superficie sobre NPK.

A minha pergunta é esta decidi usar a marca ELOS e tenho andado a pesquisar os seus produtos

ELOS planta 1 e 2

ELOS fase 1 e 2

Não percebi bem qual a diferença entre eles.se são para usar em conjunto ou apenas um ou outro.

Elos terra UNO

Pelo que percebi deste é para colocar debaixo do substrato quando este esgotar os nutrientes.Isto resulta e é eficiente? Ou percebi mal?

Pessoal dos plantados se alguém der uma ajuda agradeço.

cumprimentos

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

• 4 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Vou comentar com base na minha experiência de vários produtos, inclusive da Elos Planta 1 e 2 assim como Elos Fase 1 e 2 e Elos K40. Estes 3 últimos são os que actualmente uso.

Começando pelo início:

Usei um fertilizante que tendo em conta o preço e qualidade é recomendável. Falo do Tropica Aquacare P+N. Uso esse fertilizante num dos meus aquários onde tenho plantas menos exigentes e sempre foi muito bom.

Usei também os produtos da Seachem e não gostei. Andava sempre a comprar fertilizantes e não via qualquer resultado digno de se ver.

Mais tarde passei para os produtos Elos Planta 1 e 2. Também não gostei. O desenvolvimento era o mesmo.

Dos produtos até agora que indiquei, se tivesse de escolher, escolhia Tropica Aquacare.

Como decidi ir um pouco mais além, experimentei os produtos Elos Fase 1 e 2 e K40. Para infelicidade da minha carteira que ficou de rastos, acabei por ter benefícios mais tarde. As plantas começaram a ter um desenvolvimento digno de se ver e este produto acaba por ter uma vantagem: sendo concentrado, dura muito tempo.

Não gosto e não quero fazer publicidade de produtos. Mas para falar da minha experiência, tive de referir as marcas dos produtos.

Este verão, experimentei outro produto da ADA. É mais barato e ainda não sei o que dizer porque após a aplicação do mesmo, ainda ando a batalhar pela invasão de algas cianobactérias que surgiram ao fim de uma semana de utilização em doses abaixo daquilo que o fabricante indica. Digo que não sei o que dizer porque a aplicação foi feita por outras pessoas enquanto estive de férias e não sei se terão aplicado doses acima daquilo que indiquei, ou excesso de comida. A verdade é que ando há 4 semanas a lutar contra estas algas e ainda não vejo o fim à batalha.

Resumindo: Eu começaria pela tropica e se os resultados satisfazerem, é o que interessa. O resto é depois baseado naquilo que se pode gastar. Porque a Elos é muito cara. Mas se estiveres mesmo interessado na Elos, procura por FAAO. Este senhor usa os produtos da Elos, penso que é patrocinado pela marca e, tem no seu blog muita informação sobre a Elos.

Boa sorte,

Joaquim Nunes

• 2 semanas depois...
Publicado:

Viva,

Ia sugerir precisamente a leitura do blog do Filipe Oliveira.

Fica aqui o link:

http://faao.blogspot.com/p/analise.html

Abraço,

Obrigado.

Eu também andei a pesquisar sobre isso e como tenho o fertil da tropica decidi optar pelo da tropica.

Mas neste momento ainda não comecei a fertilizar com o liquido.

Primeiro porque as plantas ainda crescem bastante só como o fertil.

Segundo porque a minha guerra com as algas têm sido interminavel.

Com muito trabalho mantive as algas sobre controlo mas agora que parece ter reduzido o seu aparecimento,tenho a água amarelada.

Tanto que têm vezes que não vejo o fundo do aquário,foi um problema que enfrentei no passado quando usava humus de minhoca.Normalmente com TPA's acabava por passar assim que o aqua estabilizava.

Tou a contar que desta vez seja igual.O aqua também ainda só têm um mês e pouco.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all