Recommended Posts

Publicado

Boas,

Venho pedir opinião aos mais entendidos, vou montar uma bateria para 12 aquários

A minha dúvida é que tipo de filtragem vou utilizar.

O meu projecto no inicio era ter aquários com filtros de decantação (já tenho 5 aquários assim) mas acumula muito lixo e para limpar é muito complicado.

Que tipo de filtragem usar para os restantes aquários

Filtro Externo

Filtro de Cascata

Filtro de esponja (aqueles ligado a uma bomba de ar)

Filtro de fundo

Medida dos meus aquários CxLxA:

3 Aquários 30x50x30

2 Aquários 50x50x30

Os 50cm de largura só 40cm é que é aquário os 10 são do filtro de decantação

Os restantes aquários vão ser 30x50x30

Todas as opiniões são bem-vindas…Obrigado

• 2 semanas depois...
Publicado:

eu tenho usado filtros de cascata e estou satisfeito com isso. São faceis de limpar e não ocupam grande espaço dentro do aquario.

Para mim só têm um inconveniente, é a tampa do aquario ter de ter um recorte.

Publicado:

Para mim o melhor são mesmo os filtros externos. Inconvenientes: +energia +investimento+espaço utilizado

2 Filtros de mochila. inconvenientes: entopem facilmente perdendo caudal, levam pouca media

3 Filtros de esponja. inconvenientes: +regularidade de limpeza, só um tipo de media(esponja), pouco caudal

4 Filtro de fundo. Inconvenientes: +desgaste do substracto +acumulação de detritos debaixo do mesmo, manutenção elevada após os primeiros meses

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado:

Boas,

Obrigado pela vossa opinião mas vou optar pelos filtros de esponja são baratos e penso que vão fazer bem o trabalhos e se achar que esta a ser insuficiente meto filtro de cascata, como não tenho tampas no aquário é na boa.

Publicado:

Eu estive a pesquisar esses filtros mas a critica não foi muito boa.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas

Também eu tive essas dúvidas todas aquando a escolha da filtragem de 9 Aquas de Invertebrados, a minha opinião é:

-Filtro de cascata/mochila

Conveniente: barato, quase não ocupa espaço, muito prático na altura da limpeza e uma eficaz filtragem mecânica

Incoveniente: não faz correctamente a filtragem biológia, só por isto é logo eliminado

-Filtro de Esponja

Conveniente: barato, muito prático na altura da limpeza e uma eficaz filtragem biológica, como os detritos ficam dentro do Aqua os camarões passam a vida em cima das esponjas a aproveitar detritos/restos de comida

Incoveniente: demora bastante até estar devidamente colonizado pelas bactérias nitrificantes logo no inicio têm-se alguns problemas, a filtragem mecânica não é o seu forte, para esta opção deve-se ter no minimo dois a trabalhar para os ir alternando aquando a sua limpeza.

-Filtro externo

Conveniente: grande filtragem mecânica e biológica, permite maiores descuidos na sua limpeza (mas não esquecer que ao mesmo tempo pode ser uma bomba de detritos acumulados)

Incoveniente: ocupa espaço, é caro

-Filtro de fundo/placas

Conveniente: barato, muitissimo prático, grande filtragem biológica, limpeza muito mais espaçada

Incoveniente: não convém colocar plantas no areão pois estrangula muito a filtragem, mesmo permitindo uma limpeza espaçada temos de ter muito cuidado para não a descuidar e ai sim temos outra bomba em mãos, aquando a limpeza temos de ter mais um pouco de trabalho a aspirar o fundo pelo tubo de circulação o que não do mais prático

Publicado:

Viva Mauro.

Essa bateria como vai?

Epa 12 aquários é muita coisa, senão até dizia filtros externos, mas gastava uma nota.Que tal filtros de esponja dos grandes?Daqueles da Sera, os L300.

Viva Miguel, que tal partilhares o teu projecto com o pessoal?

Publicado:

Boas Fábio

A minha intenção é mesmo partilhar com a malta o meu mini projecto, mas as coisas não têm corrido da melhor maneira, primeiro foi a filtragem que demorou bastante a ajudar a colonização das bactérias isto para não falar que a água da rede vem com vestigios de amónia, agora ando de volta dos acertos do pH, que vem da rede com 7.4 e passa para os 7.6 nos Aquários, já tenho a Osmose mas para piorar vinha sem a membrana e eu feito parvo não chegava lá, até que desmontei e verifiquei que não tinha, por acaso falei para a Seahorse que foi quem me a vendeu e não meteram qualquer tipo de obstáculo em me enviar uma, há que salientar a honestidade deles.

Assim que puder abro aqui um tópico

abraço a todos

Publicado:

Caramba Miguel,

Isso é mesmo só azares...

Como pensas em acertar o pH da água?

Boa sorte

RF

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Publicado:

Antes de mais quero pedir desculpa ao Rio pois estamos a usar o tópico dele para outras conversas, embora relacionadas mas não deixam de ser outras.

Boas Ricardo

Como eu costumo dizer, o azar não se tem, faz-se, isto para dizer que não tenho dado a devida atenção aos camarões, ando preocupado é em desocupar 2 aquas de 300L com Discos que tenho por cá e enquanto isso não tiver resolvido são os camarões que estão a "pagar", obviamente que tenho os minimos exigidos ;D

Para acertar o pH estou decidido a fazer uma mistura de água da Rede com água aproveitada da osmose a fim de obter um pH final de cerca de 6.8-7.0, os Sulawesi é que vou tentar acertar para 7.8-8.0 com uma mistura de água da rede com a água de desperdicio da osmose.

Com o pH actual de 7.6 noto que os camarões Red´s, White´s estão com outra coloração que não a óptima, tenho de emendar o mais breve possivel, talvez ainda o consiga este fim de semana

Publicado:

Boas,

Ja comecei a montagem dos aquarios mas so tenho 2 aquarios montados e ja encomendei mais 3 espero montar no proximo fim de semana.

A montagem dos aquarios foi feita a dia 31 de agosto, estou a usar filtros de esponja ate agora estou super satisfeito com os paramentros

Dia 14 de setembro entraram os primeiros habitantes (CRS grade A) com 3 femeas ovadas e ontem ja vi no vidro alguns crystalzitos de 1mm no vidro por isso é bom sinal pq se sentem bem na nova casa, se tudo correr bem esta semana tenho uns novos habitantes (Taiwan Bee).

Miguel estras a vontade em usar este topico é na boa...

eu vou dando noticias de como esta a correr o meu projecto

Publicado:

Boas, Rio.

Boa sorte, com o projecto. Coloca fotos do atual estado da bateria, para a malta ver. :tongue::dance:

Cumps.

Marco Alves

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Publicado: (editado)

Obrigado Marco

O rack ainda esta muito pobre mas quando chegar a casa tiro umas fotos pq sei que o pessoal gosta é de ver fotografias :)

Editado por Rio
  • 3 semanas depois...
Publicado:

O Rack ainda esta um pouco pobre mas vai aqui umas fotos

IMG_0518.jpg

IMG_0506.jpg

IMG_0492.jpg

IMG_0512.jpg

IMG_0508.jpg

IMG_0507.jpg

IMG_0505.jpg

IMG_0497.jpg

IMG_0538.jpg

IMG_0540.jpg

IMG_0534.jpg

IMG_0533.jpg

IMG_0530.jpg

IMG_0525.jpg

IMG_0577.jpg

IMG_0573.jpg

IMG_0554.jpg

IMG_0550.jpg

IMG_0583.jpg

IMG_0587.jpg

IMG_0593.jpg

IMG_0594.jpg

IMG_0596.jpg

IMG_0599.jpg

IMG_0607.jpg

IMG_0649.jpg

IMG_0647.jpg

IMG_0616.jpg

Bom Rio,

Está a tomar forma. Esses Pandas e KK estão com bom aspecto.

Os Sakura também me parecem bem.

Vai dando notícias

RF

PS - Quais os parametros da água desses aquas?

Os filtros de esponja dão conta do recado?

Editado por Ricardo.Fonseca
Completar post

Publicado:

...wow!!!

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Publicado:

Boas Mauro

Finalmente vejo como isso está hehe

Ficou muito boa a bateria, agora faltam os outros aquários e meter isso a bombar :P

Já tens alguma ideia do que vais por nos outros??

Tenho de ir ai fazer uma visita para ver isso ao vivo hehe

Abraço

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Parametros medidos hoje

Aquario 1:

Ada Amazonia Powder

Temp: 26º

Ph: 6.4

Gh: 9

Nh3: 0

NO3: 5

NO2: 0

Aquario 2:

Ada Malaya Powder

Temp: 26º

Ph: 6

Gh: 6

Nh3: 0

NO3: 5

NO2: 0

Os filtros têm estado a dar conta do recado, ainda nao os limpei (montagem dos aquarios a 31 de agosto)

Tenho é tido problemas em estabilizar o Ph do aquario com o substrato Amazonia, o Ph sobe...

Esta semana estou a espera de ir buscar mais 4 aquarios e de receber Rili Shrimp e mais Yellow (pq so tenho femeas) e Snowball

Miguel depois combinamos isso :)

Editado por Rio
Publicado:

Muito bons, parabéns pelas aquisições :) agora é deixar criar os taiwan,

Pelo que percebi tens os Taiwan junto dessa colonia de CRS, vais continuar com eles ai ou é só provisório?

Tens tido problemas a estabilizar como assim?Não é normal o ph subir, passa-se alguma coisa...

Mauro o que fizes-te ao outro aquário de CRS?

Publicado:

Obrigado...

Os Taiwan estão previsorios tal como os Sakuras

Não sei o que se passa mas o Ph do aquario teima eu subir mesmo com agua de garrafão com Ph +-5, eu li no Shrimpnow que houve alguns sacos da ADA Amazonia que deram problema não sei se apanhei um desses...nesse aquario so tenho um tronco e plantas

Ainda tenho esse aquario montado mas vai ser para desmontar, no total tenho 5 aquarios montados

Publicado:

Estranho, mas o ph sobe para quanto?

Que tal umas fotos dos outros aquários? ;)

Boas

Consigo baixar para 6,4 e vai progressivamente vai subindo ( ja chegou ate 7.2)

Ontem com quimicos baixei para 6.4 e hoje ja esta a 6.6 e o mais certo amanha estar a 6.8 :angry:

Como são aquarios para desactivar estão uma desgraça nem me atrevo a meter aqui fotos :)

Editado por Rio
  • 3 meses depois...

Boas,

Venho fazer aqui uma actualização dos meus camarões

foto18-13fev.jpg

foto17-13fev.jpg

foto16-13fev.jpg

foto6-13fev.jpg

foto3-13fev.jpg

foto5-8fev12.jpg

foto4.jpg