Espadas; e Neon Chinês


Recommended Posts

Boas Noites

Esta é primeira vez que vou utilizar este fórum, para tirar duvidas.

Tenho aquário á pouco mais de 3 meses.

E as minhas duvidas são as seguintes:

Tenho 7 espadas com 2 meses. quando é que vou conseguir diferenciar os machos das fêmeas?

 

É possível a reprodução de neon Chineses em cativeiro?

 

Obrigado e até á proxima Duvida...

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os espadas conseguem mudar de sexo, eles nascem e desenvolvem-se com um sexo, mas a qualquer momento devido a factores do meio podem mudar de sexo. Exemplo se tens dois machos ou duas femeas juntas, passado alguem tempo o elemento mais dominante fica macho e mais fraco femea

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

É possível a reprodução de neon Chineses em cativeiro?

 

É perfeitamente possível e usual...

Antigamente era considerado dos peixes mais fáceis de reproduzir por se tratar de um peixe de água fria. A única dificuldade está na alimentação dos alevins (são minusculos).

 

Aconselho-te a mantê-los num aquário de água fria...ganham mais cor e muito mais vitalidade!! :twisted:

Tenho os meus num tanque ao ar livre, e espero reproduzi-los no verão.

Experimenta.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas elucidações.

Os meus espadas, estão cada ver maiores e finalmente consegui diferenciar um macho no meio dos outros espadas fêmeas todos. Já sei porque estava a ser tão difícil diferenciar é que era só 1. Será que ele vai se aguentar com 8 fêmeas?

 

Em relação aos néon chineses, queria colocar as seguintes questões:

-Como se sabe o género do peixe?

-E se dá para os reproduzir num aquário comunitário? E em agua quente?

 

 

Obrigado até breve

Nuno Maltez

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que um macho se aguenta com muitas fêmeas .

Mas já não são 8, são 7 morreu a espada que estava prenha...

O que quer dizer que deu á luz e passado 1 dia morreu.

Mas deixou 7 crias. Agora 6 porque uma delas teimou comigo que queria ir para o aquário onde estavam os outros espadas já grandes (Fugio da maternidade) e acontece o pior.

Em relação á troca de espadas por outras espadas não tenho Hipótese. Porque são todos da mesma 'ninhada' excepto uma.

Um abraço e obrigado.

 

Bem a pergunta do aquário comunitário e a reprodução de neons mantém-se.

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

-Como se sabe o género do peixe?
As fêmeas são gordas e os machos magros.

 

Podes ver nesta foto um macho rodeado por fêmeas (o macho é o 2º peixe a contar da esquerda, mais escuro e magro):

Pic_2151_4.jpg

 

-E se dá para os reproduzir num aquário comunitário? E em agua quente?

 

Reproduzem-se em água quente, no entanto o mesmo não é possivel num aquario comunitario.

São peixes oviparos dispersadores de ovos (largam os ovos em "molhos" de plantas), portanto os mesmo são predados pelos outros peixes.

A melhor forma de reproduzi-los é colocar um grupo grande (12 individuos) num aquário com temperatura ambiente e com bastantes plantas (elódeas e musgo de java são ideais), sem outros peixes por perto.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, fiquei completamente esclarecido...

 

Agora quando voltar aos meus aquários, vou já arranjar condições para que a reprodução seja viável , e ver quantos machos tenho…Obrigado.

Apistogramas a nova fase.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
tenho um neon chines com a bariga inchada o que será???

 

Apareceu de repente ou foi aumentando gradualmente? Se foi a primeira será provavelmente uma doença (não te sei dizer qual, mas provavelmente parasitas) se foi a segunda, parabéns, tens uma neon menina chinesa! :mrgreen:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apareceu de repente ou foi aumentando gradualmente? Se foi a primeira será provavelmente uma doença (não te sei dizer qual, mas provavelmente parasitas) se foi a segunda, parabéns, tens uma neon menina chinesa! :rainbowafro:

 

tenho uma bastante inchada e outras umbocadinhõ mas ja á algum tempo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apareceu de repente ou foi aumentando gradualmente? Se foi a primeira será provavelmente uma doença (não te sei dizer qual, mas provavelmente parasitas) se foi a segunda, parabéns, tens uma neon menina chinesa! :(

 

está a inchar gradualmente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais