Recommended Posts

Oi...

neste momento o meu refugio é mesmo dentro do aquario onde possuo 3 tipos de caulerpas, mas de futuro estará por cima e cairá por gravidade...

Será de 70 litros e levará 10 a 12 cm de substracto com duas compactas de 15W.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou mandar vir esta nos próximos dias:

 

http://www.shopsolution.nl/shop/home.asp?s...odid=eheim12620

 

 

mas também tens esta mais barata:

 

http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...7iJcAvJ6d3wGKRP

 

 

Eu prefiro a Eheim. Podes comprar estas bombas cá ao dobro do preço pelo menos para o caso da aquamedic...

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!!!

 

alguem conhene a Bomba Aquabee 3000L/h??? 62.32€ em www.sefes.es/occoris

 

Alguem tem algum esquema de como posso construir um overflow para um aquario de 250L?

 

obrigado

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

Já tenho as coisas preparadas para montar o aquario!

 

Coloco a areia coralina e a aragonita, água, sal, escumador, bombas. Fica a funcionar um mês... certo? só depois é que adiciono rocha viva e coloco iluminaçao!

 

Em q valor deve ficar a salinidade???

 

Estou correcto?

 

Mas tenho um problema... nao tenho disponibilidade p adquirir um sistema de OI e as lojas cá em Torres Vedras nao têm água de OI!

 

Faz mal adicionar agua da torneira repousada... ou k água adiciono??

 

Obrigado!

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloco a areia coralina e a aragonita, água, sal, escumador, bombas. Fica a funcionar um mês... certo? só depois é que adiciono rocha viva e coloco iluminaçao!
Se puderes coloca a Rocha viva e iluminação assim que tiveres a salinidade no valor correto, pois a partir daí poderás começar a ciclar o aqua, e a RV é um excelente aliado para a estabilização dos parâmetros.

 

Em q valor deve ficar a salinidade???

 

A salinidade deve rondar os 1025.

 

Mas tenho um problema... nao tenho disponibilidade p adquirir um sistema de OI e as lojas cá em Torres Vedras nao têm água de OI!

 

A loja que frequentas em Torres tem uns sistemas de filtração bastante eficientes (fui eu que mandei montar quando trabalhava numa empresa de tratamento de águas). Pede à senhora que te venda água, mas tens que ter o cuidado em relação à alcalinidade, pois essa água além de (quase) pura sai com um grau de alcalinidade muito baixo (é mole!!), por isso terás que adicionar algo para o elevar (existem soluções e pós para o efeito). Coloca acima de 9 dKH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

 

Eu de momento nao posso por rocha viva ($$$)! Vou aguentar um tempito só com o substracto e dps coloco a rocha viva e deixo estabilizar...

 

Então é impensável colocar agua da torneira, mesmo agora no inicio sem peixes certo???

 

um abraço

joao

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto...

nunca, mas nunca coloques água da torneira em momento algum... o resultado é sempre muito máu... algas e mais algas !! no máximo se estiveres mesmo aflito usa água 7 fontes, que de todas ainda é que causa menos algas !!

Experimenta procurar por água de osmose em farmacias que também costuma haver... o preço é que é um pouco complicado... a ultima vez que comprei em farmacia estava a 2,5 euros 5 litros...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não se todos concordarão, mas eu acho que deves começar logo que possível a adicionar, pois o kalk vai-te ajudar na estabilização do KH num valor elevado, bem como da estabilização do PH.

 

Os testes que tenho e considero insdispensáveis são:

 

- Nitritos

- Nitratos

- PH (aconselho a compra de medidor electrónico)

- Fosfatos

- Silicatos (silica)

- KH

 

Depois opcionalmente poderás adquirir um medidor de Condutividade (TDS) e um de Potencial Redox (neste tenho apenas o de Potencial Redox, mas já encomendei o de Condutividade).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Oi...

o refugio, serve essencialmente para exportar nutrientes do aquario a través de macroalgas. Nutrientes como silicatos, nitratos, fosfatos e outros de maneira a evitar a formação de microalgas no aquario, já que os nutrientes que estas consomem são retirados pelas macroalgas...

 

não é indespensavel, e sim, podes montar na sump...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais