Recommended Posts

Publicado:

Oi...

neste momento o meu refugio é mesmo dentro do aquario onde possuo 3 tipos de caulerpas, mas de futuro estará por cima e cairá por gravidade...

Será de 70 litros e levará 10 a 12 cm de substracto com duas compactas de 15W.

Abraço...

Publicado:

Olá Manklit,

Infelizmente não tenho refugio e também não tenho espaço para o colocar!

Publicado:

olá pessoal!

Conhecem os Escumadores da MilAquarios???? seram bons????

Onde posso comprar uma bomba de retorno 3500L/h ou sup a um preço amigo??

um abraço

joao

João

Publicado:

Eu vou mandar vir esta nos próximos dias:

http://www.shopsolution.nl/shop/home.asp?s...odid=eheim12620

mas também tens esta mais barata:

http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...7iJcAvJ6d3wGKRP

Eu prefiro a Eheim. Podes comprar estas bombas cá ao dobro do preço pelo menos para o caso da aquamedic...

manklit

Aluga-se este espaço.

Publicado:

olá!!!

alguem conhene a Bomba Aquabee 3000L/h??? 62.32€ em www.sefes.es/occoris

Alguem tem algum esquema de como posso construir um overflow para um aquario de 250L?

obrigado

João

Publicado:

olá!

Já tenho as coisas preparadas para montar o aquario!

Coloco a areia coralina e a aragonita, água, sal, escumador, bombas. Fica a funcionar um mês... certo? só depois é que adiciono rocha viva e coloco iluminaçao!

Em q valor deve ficar a salinidade???

Estou correcto?

Mas tenho um problema... nao tenho disponibilidade p adquirir um sistema de OI e as lojas cá em Torres Vedras nao têm água de OI!

Faz mal adicionar agua da torneira repousada... ou k água adiciono??

Obrigado!

João

Publicado:
Coloco a areia coralina e a aragonita, água, sal, escumador, bombas. Fica a funcionar um mês... certo? só depois é que adiciono rocha viva e coloco iluminaçao!
Se puderes coloca a Rocha viva e iluminação assim que tiveres a salinidade no valor correto, pois a partir daí poderás começar a ciclar o aqua, e a RV é um excelente aliado para a estabilização dos parâmetros.

Em q valor deve ficar a salinidade???

A salinidade deve rondar os 1025.

Mas tenho um problema... nao tenho disponibilidade p adquirir um sistema de OI e as lojas cá em Torres Vedras nao têm água de OI!

A loja que frequentas em Torres tem uns sistemas de filtração bastante eficientes (fui eu que mandei montar quando trabalhava numa empresa de tratamento de águas). Pede à senhora que te venda água, mas tens que ter o cuidado em relação à alcalinidade, pois essa água além de (quase) pura sai com um grau de alcalinidade muito baixo (é mole!!), por isso terás que adicionar algo para o elevar (existem soluções e pós para o efeito). Coloca acima de 9 dKH.

Publicado:

Obrigado!

Eu de momento nao posso por rocha viva ($$$)! Vou aguentar um tempito só com o substracto e dps coloco a rocha viva e deixo estabilizar...

Então é impensável colocar agua da torneira, mesmo agora no inicio sem peixes certo???

um abraço

joao

João

Publicado:

Exacto...

nunca, mas nunca coloques água da torneira em momento algum... o resultado é sempre muito máu... algas e mais algas !! no máximo se estiveres mesmo aflito usa água 7 fontes, que de todas ainda é que causa menos algas !!

Experimenta procurar por água de osmose em farmacias que também costuma haver... o preço é que é um pouco complicado... a ultima vez que comprei em farmacia estava a 2,5 euros 5 litros...

Abraço...

Publicado:

ok!

Outra coisa quando começo com a adição de kalk??

Que testes tenho de comprar p analisar a agua???

João

Publicado:

Olá,

Não se todos concordarão, mas eu acho que deves começar logo que possível a adicionar, pois o kalk vai-te ajudar na estabilização do KH num valor elevado, bem como da estabilização do PH.

Os testes que tenho e considero insdispensáveis são:

- Nitritos

- Nitratos

- PH (aconselho a compra de medidor electrónico)

- Fosfatos

- Silicatos (silica)

- KH

Depois opcionalmente poderás adquirir um medidor de Condutividade (TDS) e um de Potencial Redox (neste tenho apenas o de Potencial Redox, mas já encomendei o de Condutividade).

• 2 semanas depois...
Publicado:

Voltei novamente com dúvidas!!!

oi pessoal!

Para que serve o refúgio? é indispensável? posso monta-lo juntamente com a sump??

Obrigado mais uma vez!

João

Publicado:

Oi...

o refugio, serve essencialmente para exportar nutrientes do aquario a través de macroalgas. Nutrientes como silicatos, nitratos, fosfatos e outros de maneira a evitar a formação de microalgas no aquario, já que os nutrientes que estas consomem são retirados pelas macroalgas...

não é indespensavel, e sim, podes montar na sump...

Abraço...