pajo Publicado Agosto 10, 2011 Publicado Agosto 10, 2011 Boas Vou montar um aquario para africanos do Malawi e gostaria que me ajudassem a saber a quantidade de areia que devo meter para esses meninos. O aquario tem as seguintes dimençoes: 150x40x50 Desde já agradeço a vossa ajuda Cumprimentos Paulo Silva Citar
hugo madalena Publicado: Agosto 10, 2011 Publicado: Agosto 10, 2011 (editado) 3 cm de Aragonita ( 20 kg ) + 6 cm de areia de filtro de piscina por cima( 30 Kg ) deve chegar e mete para ai Rocha de Dolomita ( 70 Kg Editado Agosto 10, 2011 por hugo madalena Citar
Quo Publicado: Agosto 10, 2011 Publicado: Agosto 10, 2011 (editado) A ideia do hugo não respeita regras básicas de aquascaping... Aposta apenas num único substrato, e não em vários, pelo simples motivo que os peixes os vão misturar. Aposta num substrato o mais fino que possas (sugar size) para os ciclideos poderem brincar com a areia à vontade. Eu apostaria em 50kg de areia, concordo, mais que suficiente, até pode ser um pouco menos. Em pedras apostaria em algo escuro e leve para contrastar com a areia e os peixes. Eu uso xistos e fica extraordinariamente belo. Dolomita, só se tiveres areia preta, o que não é comum... e pode nem ficar bem, normalmente em aquascaping usas fundo claro e rochas escuras. Editado Agosto 10, 2011 por Quo 1 1 Citar
pajo Publicado: Agosto 10, 2011 Autor Publicado: Agosto 10, 2011 Boas Obrigado aos 2 pela ajuda já agora umas questoes: Andei a pensar ir buscar areia á praia e fui hoje até ao guincho andei a olhar para as dunas e a areia agradou-me pela textura fina e cor mas nem consegui encostar o carro aquilo tava comcorrido até mais não senao axo que ja ca tinha em casa a areia para meter no aquario. Quando regressei passei pelo AKI e fui ver se tinham areia de cilica apesar de eu nao gostar por axar que a areia branca como a cal dá um ar pouco natural ao aquario e eu ligo á questao da estetica mas tal nao é o meu espanto que tinham la areia de cilica quase da cor da que vi na praia em vez de branquinha branquinha era mais escura assim para o creme o que me agradou bastantee passou a ser uma boa hipotese, o preço é de 10€ para um saco de 25 Kg. Agora a minha duvida é se a areia da praia é realmente uma mais valia ou nao faz assim tanta diferensa a longo praso e alem disso todo o trabalho a nivel de lavagem a que me vai obrigar o que para mim ate é xato porque nao tenho nenhum quintal ou terraço, teria de fazer tudo ca em casa e era ver ir carradas de areia para a canaizaçao. Fico entao a aguardar a vossa opiniao e ajuda para ver se faço o mais correcto e pratico . Cumprimentos Paulo Silva Citar
Quo Publicado: Agosto 11, 2011 Publicado: Agosto 11, 2011 pajo, não julgues a areia de silica pela fotografia, é que a exposição fotografica adultera o aspecto que a areia tem no aquario, não fica algo monotono e não natural, pelo contrario fica bastante natural e rico. a areia de praia é uma hipotese plausivel... tem de ser bem lavada, não será uma mais valia havendo areia de silica (que é inócua) e areia de coral (que sobe o pH), mas como vantagens é o seu preço a zero e o facto de ajudar a subir o pH, se bem que não basta a areia para isso. Citar
David Cabete Publicado: Agosto 11, 2011 Publicado: Agosto 11, 2011 Boas Por experiência própria: areia da praia, de preferência dunas. Como esses peixes andam sempre em escavações, 6 a 10 centímetros de altura de areia. Para não trazeres areia a mais é só fazer contas: comprimento do aquário x largura do aquário x altura pretendida de areia. Exemplo: 10 cm de areia pretendida -> 120cm x 40cm x 10cm=48000 <=> 48 litros de areia. Antes de a lavar, peneiras primeiro para retirar qualquer detrito, e deixar de lado os grãos maiores. Colocas parte dela dentro de um balde e enfias uma mangueira até ao fundo. Abres a torneira e deixas que a água transborde do balde. Remexes ao mesmo tempo com a mão, de modo a que poeira se liberte da areia e seja arrastada pela água. Depois de toda a areia peneirada e lavada, colocas dentro do aquário, assim como as pedras que escolhas. Seixos rolados pretos de grandes dimensões ficam cinco estrelas. Colocas o filtro em funcionamento e deixas o ciclo de azoto acabar. Durante os primeiros dias a água fica esbranquiçada ou turva, mas é normal. Vais controlando os parâmetros da água, principalmente pH e dureza. Ajustas se necessário, de preferência com produtos naturais. Depois é colocar os peixes, fazendo uma ambientação prolongada aos mesmos. Os ciclídeos do lago Malawi aguentam bem mudanças de parâmetros da água, desde que a transição seja feita prolongadamente. Oito a dez horas e de certeza que não tens quaisquer problemas, a não ser um pouco de stress, dos peixes. Outro ponto que não referiste, e que ainda ninguém se lembrou é a filtragem: sempre acima do normal! Com um 2217 da Eheim safas-te, mas prepara-te para o limpares pelo menos de três em três semanas. Este período pode variar com a quantidade e espécies de peixes que vais colocar! Tenho um aquário Malawi, 120x40x45, com um 2217, um 2215, um 2227, e uma cabeça que faz 6000 litros hora para ajudar na movimentação da água, e evitar pontos mortos dentro do aquário. Resultado: água sempre limpa, e peixes satisfeitos com a "turbulência". Limpeza dos filtros 2215 e 2217 de 2 em 2 meses, um cada mês. Ambos fazem filtragem mecânica. O 2227 está cheio de cerâmicas, cerca de 6 litros, e sinceramente já não me recordo a última vez que o limpei. Apenas verifico quando me lembro. De vez em quando ligo o filtro UV quando a água começa a ficar um pouco "baça", mas isso acontece raramente. Iluminação não é preciso muita, a não ser que queiras tirar umas boas fotos dos barbatanas. Uma ou duas fluorescentes de T5 HO 54 Watts servem perfeitamente. Se for para tirar umas boas fotos, 4 chegam. Depois queremos ver com vai ficar esse aquário! Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Recommended Posts