Recommended Posts

Publicado

Pois hoje estiva na Aquaplante a falar com o Sr. Paulo e estivemos a falar da circulação.

Eu queria comprar TUNZE pois foi o que me aconselharam e pelo o que vejo é o que é bom.

Estivemos a falar dos seguintes modelos o 6060 e o 6000.

-As Tunze 6060 tem um baixo consumo 11W mas tem um jacto unico.

-As 6000 são reguláveis (L/H) e tem um jacto (não sei o nome mas em vez de ser um jacto unico e género espalhado). mas são bastante mais caras.

A ideia era comprar o controlador + 2 bombas.

Agora aqui é que são elas.... Vou para a 6060 com jacto unico ou a diferença de preço vale a pena e compro as 6000 devido ao seu jacto.

SUGESTÕES??!?!?!?

P.S. O meu pai deu-lhe uma vontade de me ajudar :evil: por isso agora vou ter mais uns bons € disponiveis...

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Publicado:

Se queres comprar um controlador da Tunze, tens que ir para as 6000 uma vez que as 6060 não são "controláveis".

Tenho um par dessas 6000 à espera do dia em que montar o meu aquário por isso ainda não as testei, mas por tudo o que li e vi em aquários de malta são realmente umas bombas uns furos acima das restantes.

Cumps

Duarte

Publicado:

Viva

Entre as turbelle stream 6000 e a 6060 não existe diferença nenhuma no jacto....São exactamente iguais. As unicas que têm um jacto diferente são as turbelle electronic.

As diferenças da stream 6000 para a 6060 são:

- Stream 6000 faz 7000 l/h e a 6060 só faz 6000 l/h

- Principalmente, a 6000 é controlável, podendo ser ligada a um controlador da Tunze de modo a pulsar.

Eu tenho a 6000 e até agora não me arrependi da compra, são muito silenciosas, consomem muito pouca energia e com a manutenção adequada duram anos largos.

Publicado:

Olha que o jacto é diferente... (pelo menos foi o que me disseram)

Mas duas 6000 não será "muita fruta" para o meu aqua de 240L?

Sabes as caçadeiras que os tiro abrem em lece, disseram-me que com as 6000 acontecia a mesma coisa portanto a jacto abria em vez de ser um jacto unico.

Alguem pode confirmar?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Publicado:

Não, não há diferença no jacto propriamente dito. A diferença entre essas bombas é que o motor da 6000 é passível de aceleração e o da 6060 não. Isto traduzido em miúdos quer dizer que quando ligas a 6000a un controlador tunze o caudal da bomba varia entre os 2400l/h (salvo erro) e os 7000l/h acelerando e desacelerando entre estes dois valores. Julgo que o novo multicontrolador da Tunze o 7095 já as acelera do zero até 7000l/h mas não tenho a certeza se é bem assim.

A 6060 tem um caudal fixo, não são aceleráveis por isso quando as ligas debitam sempre o mesmo caudal pois o motor não pode trabalhar com um controlador.

O jacto abre em leque da mesma maneira para as duas bombas, exactamente da mesma maneira.

Para um aquário de 240L podes usar uma 6000 com o singlecontroler. Tenho este esquema num aquário de 200L. No entanto, pode não ser preciso tanto fluxo se se tratar de um aquário com corais moles apenas e a coocação da bomba tem que ser feita com precaução de modo a não causar uma tempestade de areia (para quem a usa).

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:
Olha que o jacto é diferente... (pelo menos foi o que me disseram)

Mas duas 6000 não será "muita fruta" para o meu aqua de 240L?

Sabes as caçadeiras que os tiro abrem em lece, disseram-me que com as 6000 acontecia a mesma coisa portanto a jacto abria em vez de ser um jacto unico.

Alguem pode confirmar?

O jacto não é diferente tal como te disse, tenho a certeza disso. (conheço bem a Tunze)

Vai ver ao site da Tunze. Com certeza podes ter confundido quando te falavam das turbelle stream e das turbelle electronic, ou pode a pessoa que te informou ter-se enganado.

Publicado:

Ok já percebi portanto a unica diferença entre a 6060 e a 6000 e a função de ser controlavel.

Pois o meu medo era mesmo ter uma tempestade de areia com a 6100.

Mas acho que sendo assim vou optar pela 6060 que compro por 120€.

Pretendo manter corais moles.

Já agora alguem sabe que bomba traz o escumador DELTEC MCE 600?

Ficava com a 6060 + o escumador mais tarde se visse que era necessário completava com outra mais fraca.

O que acham que é a melhor opção?

Obrigado

Publicado:

Já agora, para um aquario de 100x60x60 uma Tunze Stream 6060 é demais? houve quem me dissesse que sim, e me aconselha-se antes as Tunze Turbelle 7400/2, mas a diferença de preços deixou-me um pouco teimoso quanto a Stream... Que alternativas existem a estas power heads, isto e, que outras power heads/bombas, economicamente mais acessiveis, existem com caudais parecidos com os da Tunze Stream ou Turbelle (as de caudal mais elevados, como a 7400/2)???

(André desculpa tar a usar o teu topico, mas achei melhor que estar a abrir um novo...)

Abraços

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Publicado:

Tudo bem Miguel podes usar o topico na boa. :wink:

Acho que não é demais se formos a ver tu ainda tens 360L por isso não acho nada demais.

Eu estou a pensar em por uma 6060 no meu e são só 240L por isso acho que até deves por.

Quando á minha questão alguma dica? Opinem

Publicado:

Estive a ler mais um pouco e decidi-me.. (acho eu) :wink:

A 6060 custa-me 120€ e a 6000 215€ acho uma diferença muito grande para a diferença em nivel de uso. É tão importante assim o controlador?

A única coisa que me preocupa é se com 6000L/h não vou ter uma tempestade de areia porque em principio vou comprar a bomba ao membro prates e depois não posso trocar por isso tenho que ter mesmo a certeza.

Posso avançar?

Mais uma vez OBRIGADO e desculpem estar-vos sempre a sarnar a cabeça mas sem voçes o meu projecto era muito dificil ou quase impossivel.

Publicado:

Andre o meu problema nao seria a capacidade... eu tenho medo e que o caudal seja forte de mais... e mande agua fora do aquario... ou que levante a areia toda!!! :wink: o que nao seria muito bom :wink:

Publicado:

Pois esse também é o meu medo mas acho que não em nenhum dos casos. Vamos esperar por alguem que saiba...

Publicado:

O meu tem C120*A50*L40.

Eu estava a pensar por só uma 6060. Desque não tenha nenhuma tempestade de areia.

Publicado:

essa bomba nao da para esse volume de agua. È demasiada potencia a nao ser que nao ponhas areao no fundo do aquario.

Ja outras pessoas experimentaram e nao deu.

As regulaveis podem dar, mas tar a dar 200 euros por uma bomba para a por a debitar 3000l/H mais vale comprar bombas mais fracas.

Publicado:

Olá,

A minha resposta é para os 2, apesar de ao André já o ter dito diversas vezes!

Tal como todos disseram as 6000 e as 6060 são iguais em termos de tipo de fluxo e sem dúvida que vale apenas a 6060 ligada a um controlador.

Acho que qualquer Stream é muito forte para os Vossos Aquários e nunca aconselharia uma para aquários com menos de 150 cm. Se não quiserem ter substrato podem usar, mas para corais moles como o André tem dito que quer ter, acho um exagero.

A melhor solução e meu ver para os Vossos casos são as Turbelle electronic ligadas a um multicontrlador.

Publicado:

sim Diogo claro.. ja para nao falar que com essa potencia os corais moles passavam o tempo todo Fechados.

Essa Bomba so poderia ter resultado num aquario bare bottom (nao sei se é assim que se escreve ) e com Duros SPS

Publicado:

Diogo eu disse era que pretendia manter moles e duros.... :?

Estive a ver o preços da tunze electronic e as que fazem 4000L/h custam 215€.. porque tanto dinheiro se uma 6060 que faz 6000l/h custa 120€?

Estou a pensar ir á REEFDISCUS e aconselhar-me, pois na aquaplante disseram-me que uma 6000 mais o singlecontralor era mt bom para mim...

Como fazia 7000l/h e era regulavel achei muito bom. Ficava com isso + o escumador mas tou a ver se calhar é errado... :(

Publicado:
Estive a ver o preços da tunze electronic e as que fazem 4000L/h custam 215€.. porque tanto dinheiro se uma 6060 que faz 6000l/h custa 120€?

Aqui a questão que se põe é o facto de a 6060 ter um fluxo fixo e não estar preparada para ser ligada a um controlador. As electronic como referes têm fluxos variáveis que só por si são muito vantajosos para um aquário de recife. A diferença de preço justifica-se!

Estou a pensar ir á REEFDISCUS e aconselhar-me, pois na aquaplante disseram-me que uma 6000 mais o singlecontralor era muito (palavra corrigida) bom para mim...

Como fazia 7000l/h e era regulavel achei muito bom. Ficava com isso + o escumador mas tou a ver se calhar é errado... :(

Podes ir pedir opinião onde quiseres, mas se calhar não era má ideia primeiro leres o que os outros têm a dizer. Quando te digo que uma Stream 6000 é demais para o teu aquário, não o estou a dizer porque te quero chatear. Digo-te para que não tenhas um dissabor. Eu já experimentei num aquário com 100x60x40 e sei o que digo. O que iria acontecer é que terias que ter a bomba sempre no mínimo, não usufruindo do facto de ela ser pulsadora.

Não vou dizer mais nada...

Publicado:
Podes ir pedir opinião onde quiseres, mas se calhar não era má ideia primeiro leres o que os outros têm a dizer. Quando te digo que uma Stream 6000 é demais para o teu aquário, não o estou a dizer porque te quero chatear. Digo-te para que não tenhas um dissabor. Eu já experimentei num aquário com 100x60x40 e sei o que digo. O que iria acontecer é que terias que ter a bomba sempre no mínimo, não usufruindo do facto de ela ser pulsadora.

Diogo espero não tenhas ficado "melindrado" de eu ter dito que queria ir a REEFDISCUS só disse porque ontem estive a falar com o Rui e ele disse-me o mesmo que tu mas sabes falar pessoalmente é mais esclarecedor se é que me entendes. Claro que leio o que os outros me disem se não nem perguntava nada aqui e digo-te o projecto está a ser possivel devido a vossa ajuda especialmente á tua que és quem me tem tirado maior parte das dúvidas. Como escrevi a frase realmente até parecia que estava a duvidar do que tu dizias mas acredita que não estava.

O que o Rui Almeida me aconselhou foram 2 bomba da Tunze ligadas a um multicontroler que faziam cerca de 3000L/h cada uma ficando eu com 6000l/h mais o escumador.

E assim já podia manter duros e moles certo?

Obrigado a todos os que teem tido a paciencia de me ajudar e especialmente como já referi ao DIOGO porque ele tem sido 5*****.

Publicado:

Ha é verdade Diogo já agora qual era o modelo TUNZE que me aconselhavas. O esquema que eu queria era 2 bombas ligadas a um milticontrolador. Porque assim o trabalho vai ficar muito melhor feito do que só com um bomba certo?

Publicado:

Acho que me vou anteciapar ao Diogo... :) Poe duas Tunze 7400/2 ligadas a um multicontrolador. Se quiseres tens um kit ja com as 2 bombas e o controlador. e o TF08.

abraços

Publicado:

Claro Miguel agora que dizes é um grande ideia. Compro já o kit que trás 2x 7400/2 + o Multicontrolador. O TF08 e o modelo do kit certo? Por acaso sabes o preço.

Muito Obrigado Miguel

Publicado:

Olá,

Miguel - antecipaste-te e muito bem! O TF08 tem duas 7400/2, no entanto penso que o André ficaria bem servido com o TF06 com duas 7300/2 de 3000 litros/hora cada uma (aliás penso que será este o kit que o Rui te falou).

O TF06 deverá custar à volta de 600 euros e o TF08 uns 650.

Publicado:

Sim Diogo acho que era esse que o Rui me tinha falado o TF06. 3000L/h era isso mesmo. Agora é ir lá ver preços e arranjar €

Ainda bem que o meu pai agora está-me a ajudar :cry: