Inês de Andrade Publicado Agosto 8, 2011 Publicado Agosto 8, 2011 Boa noite, derivado a circunstâncias de mudança de vida de pessoas da família, este ofereceram-nos uma aquário de água salgada com armário, em que o aquário é de 120x60x60, e o armário é de 124x60x94. Não sei totalmente as dimensões do sump, mas dever´de ocupar quase metade do interior do armário, não tanto. Devido a condições existentes no aquário anteriormente, terei de refazer de novo. As rochas vivas terão de levar uma limpeza, certamente... é que o aquário tinha peixes vivos, mas estava mesmo porco... mesmo. Penso que devo de salientar que este aquário foi mandado fazer por medida por quem nos ofereceu, e pelo qual é um entusiasta bastante conhecedor deste hobby, mas que afirma ter-se desleixado um pouco no que toca ao manter o aquário digno de fotos, mas visto eu não o querer incomodar dado a sua continua situação profissional. Assim, terei de recorrer a esta ferramenta. A minha dúvida é; qual a melhor maneira de limpar as pedras?? Já ouvi respostas como: "Não deve limpar com água doce porque mata a fauna..." Bem, tendo por base a minha formação em microbiologia, sei que os microrganismos deveram de ser mantido pelo menos em 0,6% NaCl, caso contrário, as células poderão lisar devido às diferentes concentrações de meio, e sendo supostamente a vida microbiana composta por halófitos. Mas isto não é totalmente levado à risca, pois vendo a natureza sob o ponto de visto de organelos, estes possuem mecanismos de rebustez para manutenção de vida caso sofram alterações extremas, assim, como a mudança de concentração do meio, logo, o que poderá acontecer caso decida lavar as pedras à pressão é realmente livrar de matéria orgânica morta e detritos, assim como a vida microbiológica, mas sei, que ficam sempre "alguns" para contar a história, e tempo depois, a proliferação já se encontra ao rubro. Penso que apenas um profunda esterilização das rochas é que as transformaria de vivas em mortas. Logo... não sendo nenhuma perita neste hobby, podendo estar a pensar em muitas bacuradas e sabendo que existem de certeza muitos outros factores que possam intervir aquando a limpeza destas, gostava de um conselho de como preparar as pedras... limpar com escovinhas, pode ser à pressão, com outra coisa especifica... elas realmente estão mesmo muito entulhadas "de muitas coisas", que impedem algum de dizer que aquilo são pedras. Obrigada Hell Yeah!! Inês de Andrade
psrpinto Publicado: Agosto 8, 2011 Publicado: Agosto 8, 2011 Se fosse eu e pelo que ja aprendi fazia: -lava rocha com a escova como ja foi dito, mas nada de exaustivo(uma limpeza rapida) -Lava aquario com agua salgada -Lavava areia com algua salgada colocava tudo no aquario com agua salgada a ciclar so com uma ou duas horas de luz o resto escuro, quando estive-se com os parametros já porreiros colocava uma boa equipa de limpeza para terminar de limpar a rocha espero ter ajudado
pedrolena Publicado: Agosto 8, 2011 Publicado: Agosto 8, 2011 Boas... Antes de partir para qualquer solução, há que analisar o que entendes por porcaria... Será sedimentos ou algas? Caso seja alga... ter-se-à que analisar que alga é... posso já adiantar que se for alga verde, mais especificamente, derbésia ou bryopsis se fores escovar seria pior emenda que soneto... Tal como disse o Paulo, o melhor será tirares umas fotos para que possamos analisar... falaste que o aquário tinha vivos... já não tem? as rochas estiveram sempre imersas em água? Venham as fotos para podermos analisar...
pedrolena Publicado: Agosto 9, 2011 Publicado: Agosto 9, 2011 Boas... Antes de partir para qualquer solução, há que analisar o que entendes por porcaria... Será sedimentos ou algas? Caso seja alga... ter-se-à que analisar que alga é... posso já adiantar que se for alga verde, mais especificamente, derbésia ou bryopsis se fores escovar seria pior emenda que soneto... Tal como disse o Paulo, o melhor será tirares umas fotos para que possamos analisar... falaste que o aquário tinha vivos... já não tem? as rochas estiveram sempre imersas em água? Venham as fotos para podermos analisar...
Inês de Andrade Publicado: Agosto 9, 2011 Autor Publicado: Agosto 9, 2011 Obrigado pela vossa disponibilidade. O aquário tinha um peixe... neste momento a maneira que o tenho de descrever mas acho que é um peixe cirurgião azul em vez de amarelo, como se costuma ver. Eu levei-o para uma loja de aquários de água salgada para mo guardarem até refazer o aquário. Ele foi retirado esta quinta que passou, assim como as rochas do aquário. Por isso, só passou uma semana. As rochas, pelo que vi, estão cm uma cor muito escura, castanho escuro. Parece que até existe "lama" em algumas partes. Não me pareceu ter nada de verde à vista. Tinham uns corais pequenos, que aparentemente desenvolveram-se sozinhos. Neste momento não tenho como tirar fotos... as rochas que saíram do aquário, e mesmo o próprio aquário vem para minha casa esta quinta, e ai, é que poderei limpar todo os equipamentos. Obrigada Hell Yeah!! Inês de Andrade
pedrolena Publicado: Agosto 9, 2011 Publicado: Agosto 9, 2011 mas a rocha neste momento onde está? Dentro de água ou fora?
Inês de Andrade Publicado: Agosto 9, 2011 Autor Publicado: Agosto 9, 2011 O aquário foi despejado todo... as rochas estão em caixas de plástico. A pessoa já utilizou aquelas rochas em 3 aquários diferentes, e mesmo ele diz que elas "morreram" totalmente entre estas passagens, secando e tudo, e a verdade, é que a refazer o ambiente elas voltaram sempre a criar a fauna normal. Daí eu pensar que ele não tenha mesmo problemas em que estas estejas durante uma ou duas semanas fora de água. Hell Yeah!! Inês de Andrade
pedrolena Publicado: Agosto 9, 2011 Publicado: Agosto 9, 2011 Sendo assim, lava com cloro... ficam brancas num dia...
psrpinto Publicado: Agosto 9, 2011 Publicado: Agosto 9, 2011 Sendo assim, lava com cloro... ficam brancas num dia... so uma questao e não leves a mal, mas o cloro nao estragga rocha????pois tambem é possivel que fique residos de cloro.
Inês de Andrade Publicado: Agosto 9, 2011 Autor Publicado: Agosto 9, 2011 Bem, isso vai dizimar tudo... Também penso que haverá necessidade de acção tão drástica. Apesar de a pessoa ter as maneiras dele, eu gostava de tratar realmente da limpeza mais ponderadamente. E já agora, já vi que peixe é que é, é um Zebrasoma xanthurum,com aproximadamente 10-11 cm de comprimento. Aparentemente foi o resistente... Obrigada mais uma vez. Hell Yeah!! Inês de Andrade
psrpinto Publicado: Agosto 9, 2011 Publicado: Agosto 9, 2011 Bem, isso vai dizimar tudo... Também penso que haverá necessidade de acção tão drástica. Apesar de a pessoa ter as maneiras dele, eu gostava de tratar realmente da limpeza mais ponderadamente. E já agora, já vi que peixe é que é, é um Zebrasoma xanthurum,com aproximadamente 10-11 cm de comprimento. Aparentemente foi o resistente... Obrigada mais uma vez. olhe mas a rocha a esta hora ja deve estar 90%morta o que é mau deve ser bem limpa, pois tem seres em decomposição, vai ter que fazer a ciclagem normal
Inês de Andrade Publicado: Agosto 9, 2011 Autor Publicado: Agosto 9, 2011 Bom reparo, não pensei nesse ponto... obrigada! Hell Yeah!! Inês de Andrade
psrpinto Publicado: Agosto 9, 2011 Publicado: Agosto 9, 2011 sei que o senhor Pedro tem mais experiencia que eu, mas aclei estranho o cloro na rocha só isso. A ideia de lavar é para manter boa sorte e espero vá colocando foto do seu aquario visto a parte dos salgados estar um pouco parada. O meu tambem o inicie á muito pouco tempo, por isso qualquer coisa pergunte e acima de tudo leia muito
Inês de Andrade Publicado: Agosto 9, 2011 Autor Publicado: Agosto 9, 2011 Obrigada, sei que a principio será bastante complicado, pois já tive aquário pois o meu pai fazia aquários em novo e depois vendia às lojas (outros tempos), e era ele que tratava de tudo. Penso que será uma boa experiência, visto acarretar uma boa dose de responsabilidade voluntária! Porei fotos depois de começar realmente algo, e claro quando realmente estiver com problemas, que será o mais óbvio acontecer! Até lá... Hell Yeah!! Inês de Andrade
pedrolena Publicado: Agosto 9, 2011 Publicado: Agosto 9, 2011 Boas a todos! Efectivamente "clorar" a rocha é a medida mais drástica que se pode fazer e garanto que não há ser que escape... e a rocha fica branca imaculada... parece rocha morta acabadinha de comprar... O processo também não é tão rápido o quanto se pinta... há que deixar a rocha em cloro durante 24h e depois ir passando por água com anti-cloros potentes durante uns 3 ou 4 dias, renovando a água o máximo de vezes possível... Este método é usado por extremistas que não querem esperar 5/8 semanas para "cozinhar a rocha"... O processo "cozinhar a rocha" nada tem a ver com "cozinha" ou "cozer" a rocha. Trata-se de fechar a rocha num bidão sem luz nenhuma durante 1 a 2 meses... Tudo o que é algas possivelmente poderá morrer... há quem defenda que se deva usar uma "powerhead" e mudas constantes de água durante este tempo...
rolim Publicado: Agosto 9, 2011 Publicado: Agosto 9, 2011 Bem, isso vai dizimar tudo... Também penso que haverá necessidade de acção tão drástica. Apesar de a pessoa ter as maneiras dele, eu gostava de tratar realmente da limpeza mais ponderadamente. E já agora, já vi que peixe é que é, é um Zebrasoma xanthurum,com aproximadamente 10-11 cm de comprimento. Aparentemente foi o resistente... Obrigada mais uma vez. Olá Inês. Cuidado com este peixe “Zebrasoma xanthurum” porque alem de todo o cuidado e respeito que devemos ter por toda a vida que esta à nossa responsabilidade dentro do aquário, neste casa estamos a falar de um peixe que custaram como mínimo 100Euros e, embora resistente, não será dos mais resistente. E com um pequeno inconveniente de ser bastante territorial e “mauzinho” para peixes com a mesma forma como por exemplo o “zebrasoma flavescens” (todo amarelo). Alguma informação sobre o “Zebrasoma xanthurum”: http://www.peteducation.com/article.cfm?c=16+2208&aid=2042 Quanto a rocha, ela esta em caixas com agua e bombas de circulação? Se a agua estiver com circulação e boa oxigenação ainda poderá manter muita matéria viva… Voltando a questão do peixe, será possível (tendo uma boa relação com a loja onde está guardado) mantê-lo na loja durante algum tempo? Na minha opinião (e se fosse eu passaria por uma destas soluções mas há aqui pessoais muito mais avalizados do que eu para opinar) começava por esfregar muito bem toda a rocha com uma escova e agua e depois lava-la com chuveiro ou mangueira. Lavar igualmente a areia. Quando chegar a casa com o material todo, mantendo a rocha nas caixas onde tem estado começaria por lavar muito bem o aquário e punha-lhe agua e sal com a salinidade correcta e nem precisa de estar todo cheio tendo apenas o suficiente para cobrir a rocha com a “montagem/construção” que lhe queira dar. Por pelo menos uma bomba de circulação a funcionar e o termóstato. Depois lavava a rocha e ia pondo-a no aquário. Manter o aquário às escuras. Instalar a caixa depuradora (vulgo “sump”) e acabava de encher o sistema (aquário e caixa depuradora). Mudar a agua todas as semanas (uma percentagem entre 10 a 20% ou mais uma vez que estando na Lourinhã será fácil arranjar agua natural mas em zona não poluída) com agua natural, feita em casa ou pedindo a algum conhecido ou Membro deste Fórum agua das suas mudas (vulgo “TPAs” – Troca Parciais de Agua). Ao fim de 3 a 4 semana começar a fazer testes e avaliar como estará a evoluir o ciclo inicial do aquário. Há quem goste muito de Xenias mas em certos aquários chegam a ser uma praga e são frequentemente arrancadas para deitar fora. Se conhecer alguém com um aquário que tenha muitas Xenias, ao fim de 15 dias de ciclo e duas ou três mudas de água pode ligar as luzes, pelo menos 8 horas por dia e em tons de branco (dez a catorze mil Kelvins) ou branco-azulado (dezasseis a vinte mil Kelvins) e por as Xenias e passado alguns dias junte-lhe um ou mais “Sarcophytons”. Eu já fui obrigado a montar um aquário em menos de uma semana (em Agosto de 2009) e funcionou e funciona até hoje. Se não o que seria de quem tivesse um acidente em casa como por exemplo uma rotura do vidro. Na altura usei rochas vivas de outro aquário e rochas que tinha numa arca de plástico com 260l de água e bombas de circulação que mantenho sempre em funcionamento com rocha e para onde despejo alguma da água das mudas que vou fazendo (claro que, depois de retirar alguma da que lá esta…). Na altura também utilizei algumas bactérias e outros produtos da Prodibio que mandei vir da “SeaHorseShop” mas penso que poderá encontrar na loja que está a guardar o peixe e por isso deverá lá comprar os produtos. Para iniciar, penso que deverá usar o “STOP AMMO”: http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?manufacturers_id=&products_id=863 o “BIO DIGEST”: http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?manufacturers_id=&products_id=859 e o “BIOPTIM Marine” Se comprar o “PRODIBIO BioClean Marine”: http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?manufacturers_id=&products_id=868 já trás o “Bio-Digest” e o “Bioptim Marine”. A utilização destes produtos irá reduzir muito, em tempo, o ciclo inicial do sistema. Há outros, de outras marcas, mas que não conheço bem pelo que esperemos por outras opiniões sobre estes e outros produtos. O fabricante dos produtos “PRODIBIO” recomenda que com a utilização dos seus produtos se desligue sempre, por um período de 12 horas, os aparelhos UV ou UV-C, ozonizadores e penso que também se devem tirar as resinas existentes como por exemplo o carvão activado. Além destes produtos também ajudará muito a utilização de carvão activado e uma UV-C (nunca usei, apesar de ter uma comprada nova e outra usada mas que a qualquer momento podem ser necessárias). Quanto a esta ultima há os grandes defensores da sua utilização e quem seja contra. Aguardemos por outras opiniões e em especial que quem use ou já tenha usado. Depois de as “Xenia” e os “Sarcophytons” terem feito o seu trabalho inicial e dependendo dos testes, terá que passar o período de luz de oito para um mínimo de nove a dez horas e começar a popular o aquário. Sempre de forma gradual e lenta para as bactérias se irem adaptando ao aumento da carga orgânica no aquário. Convém ter um bom controlo sobre as pragas de algas e eu gosto muito para esse efeito dos “zebrasoma desjardinii” e dos “zebrasoma flavescens” mas não tenho experiencia com outros Zebrasomas. Talvez o “zebrasoma xanthurus” possa produzir o mesmo efeito mas sendo certo que caso seja introduzido o “Desjardinii” ou o “Flavescens” depois será um problema para introduzir o “Xanthurus” e possivelmente um deles terá que sair do aquário devido as escaramuças constantes que se vão gerar. Depois será só assegurar uma correcta manutenção e algum rigor quanto as mudas de agua. Medir e manter, o mais constante possível, os principais parâmetros da água como seja a salinidade, o Ph, a alcalinidade, o Cálcio e o Magnésio dentro dos parâmetros recomendados. Para isso haverá muito produtos químicos, reactores ou sistemas… Produtos como por exemplo o “AlkaReef” (www.seahorseshop.com/store/product_info.php?manufacturers_id=&products_id=1356) e o “CalciReef” (http://www.seahorseshop.com/store/product_info.php?manufacturers_id=&products_id=1355) embora não os conheça porque nunca usei mas parecem bons. Pode ainda optar por reactores de “KalkWasser” no inicio e mais tarde o de Cálcio ou estudar muito e utilizar o “Método de Balling” (nunca usei e nada poderei dizer sobre ele embora saiba que muitos Membros usam e estão satisfeitos), Zeovit ou outros... Sobre o “Balling” há muita informação na InterNet e muitos Membros que podem ajudar por serem utilizadores com experiencia. Por curiosidade pode ir vendo e estudando por exemplo aqui: http://www.ultimatereef.com/articles/balling/ http://www.leonardosreef.com/guide-to-balling/ aqui indica alguns dos parâmetros que se pretende manter «Calcium: 380 – 420 mg/Liter; Magnesium: 1200 – 1350 mg/Liter; Alkalinity: 6,5 – 8 dkH; Salinity: 33 – 35 Promille» http://reefbuilders.com/2009/09/11/instructions-fauna-marins-light-balling-method/ http://www.reefsecrets.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=509:preis-balling-salt-the-balling-method&catid=1:laatste-nieuws&Itemid=190 Quanto ao Zeovit, que também nunca usei, penso que parte de um reactor de “Zeovit” que retira da agua tudo e depois será adicionado apenas o que se pretende especificamente para cada tipo de corais. Há líquidos para LPS, líquidos para Acroporas, líquidos para Pociloporas… e, porque estes líquidos são desenvolvidos para explorar ao máximo as cores destes corais será possível manter aquários com cores fantásticas. http://www.korallen-zucht.de/files/zeoguide_103_english-1.pdf Se pretende mesmo “limpar” a rocha até à exaustam penso que o melhor será mete-la dentro de um recipiente adequado e onde não prejudique outros seres vivos e ligar-lhe um ozonizador em valores muito altos. Conheci uma loja, infelizmente já encerrada, que num fim-de-semana (estes acidentes acontecem sempre quando estamos longe) teve uma avaria no controlador de “Potencial Redox” que não deveria passar de 450 e quando chegou na Segunda-feira estava altíssimo e tinha “queimado” toda a vida que existia dentro do aquário. Penso que, felizmente, o ozono liberto na loja não terá afectado outros seres vivos mas poderia ter sido bem complicado… Atenção que apenas emiti uma opinião e qual seria o meu procedimento se fosse eu a passar por essa situação. No entanto, vamos esperar melhores opiniões de outros Membros e depois de avaliar várias opiniões e pedir mais especificações poderá então determinar o seu próprio procedimento. Cumprimentos Paulo Rolim
rakiki_gti Publicado: Agosto 9, 2011 Publicado: Agosto 9, 2011 boas tudo bem espero que sim. olha na minha opinião era colocares a rocha ao sol para secar e matar tudo a seguir lavalas bem e depois podes colocar no aqua , que por mais morta que esteja a rocha vai voltar a ficar viva. basta colocares um pequena rocha viva sobre a morta ou apenas areia viva que tudo o que é rocha morta volta a ganhar vida pois as basterias e tudo isso propagam-se.. por isso nao tenhas medo se ser extremista no que toca a limpar as rochas e matar a bicharada. vai voltar tudo ao mesmo a ter vida...
Inês de Andrade Publicado: Agosto 9, 2011 Autor Publicado: Agosto 9, 2011 Boa tarde, agradeço desde já a todos os que deram as suas opiniões, estou certa que toda a informação deverá chegar bem para eu realmente ultrapassar a dúvida que tinha. Relativamente ao peixe, ele está bem, e pode ficar lá o tempo que eu necessitar... realmente ele avisou-me logo que este seria caro, mesmo em pequeno... por opiniões que me deram, ele agora poderá valer uns 400 euros, e desde a última vez que o vi, estava sozinho num aquário, e em termos de resistência ele já passou por alguns stresses, tendo mesmo ficado todo branco, em que ao fim de uns tempos recuperou a cor azul. Mais uma vez, agradeço, pois já me sinto mais à vontade avanças com informação suficiente. Hell Yeah!! Inês de Andrade
Recommended Posts