Rodrigo Fernandes Publicado Agosto 5, 2011 Share Publicado Agosto 5, 2011 (editado) Boas pessoal, Decidi fazer um post para documentar todo o processo na minha primeira tentativa à séria num plantado. Para começar, estive afastado da aquariofilia cerca de 4 anos, até Junho que me deu na cabeça em pegar no aquário e fazer um plantado. Aquario: - 60x30x30 - aproximadamente 54 Litros úteis Substrato: Fértil : 5 Litros de Húmus de Minhoca tratado Inerte : cerca de 9 Kg de Areão de Rio Hardscape: - 1 Tronco que adquiri mas não me lembro que madeira era - 1 Pedra já antiga de outros aquários Iluminação: Actualmente 15 W, a adaptação para 30W deve ser feita hoje ou amanhã, e vai conter uma lâmpada tropica plant grow e outra Hagen Power-Glow Filtragem: -Filtro Interno já antigo com 300 L/H salvo erro, no futuro a ser trocado por um Eheim Classic 2213 Aquecimento: - 100 Watts - Temperatura da agua = 27 ºC CO2: - Caseiro Flora: - Vallisneria Gigante "small" - Limnophila ambulia sensiflora - Hemigraphis (não é planta aquática, vai sair) - Uma que não me consigo lembrar do nome - Musgo de Java - Lemma Minor A encomendar: - 2 Pés Blyxa Japónica - 3 Pés Hygrophila Polysperma - 2 Pés feto de Java - 1 tiger Lotus red - 3 Pés Rotala Sp. Green Fauna: - 3 Corrydoras - 2 Aeneus - 1 Paleatus - 1 CAE ( No Futuro vai ser dado a um conhecido com um aquario de 260 Litros ) - Guppys - 3 Machos - 2 Fêmeas - 6 Tetra Cardinais ---\ - 2 Tetra Red Phantom ---/ Estas duas espécies estão a formar um cardume de 8 pois juntaram-se - 2 Anentome Helena Parâmetros: Neste momento só tenho o teste de Ph (sera), ultima medição registou 6,5 - 7 Alimentação: Actualmente a alimentação dos bichinhos consiste em Granulado Vipagran todos os dias, de manhã e à noite ( Pequenas quantidades )e duas a três vezes por semana Tubifex da sera (FD). Fotoperíodo: Das 13h às 24h ( devido à falta de iluminação, quando o upgrade para 30W for feito o período vai ser reduzido ) Fertilização: Actualmente estou a fertilizar semanalmente com cerca de 15ml semanais de Sera Florena, quando este acabar vou mudar para a Plant Nutrition + da Tropica. Irei postar fotos ao final da tarde. Obrigado por lerem, Cumprimentos, Rodrigo Fernandes Editado Agosto 5, 2011 por Rodrigo Fernandes Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ed_boy Publicado: Agosto 5, 2011 Share Publicado: Agosto 5, 2011 Ficaremos À espera dessas fotos Citar O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta Assinatura editada, quebra de regras. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodrigo Fernandes Publicado: Agosto 6, 2011 Autor Share Publicado: Agosto 6, 2011 Boas, Tirei as fotos mas cheguei à conclusão que não tenho o cabo comigo Vou estar fora uma semana, no próximo fim de semana irei postar as fotos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodrigo Fernandes Publicado: Agosto 16, 2011 Autor Share Publicado: Agosto 16, 2011 Boas pessoal, Seguem as fotos que tirei na semana passada, as fotos estão péssimas, mas o fotografo também o é lol Entretanto esta semana de ausência resultou num aparecimento de algas filamentosas que tenho que resolver, nada de muito preocupante. Já tenho o material para fazer o upgrade da iluminação, amanha devo ir tratar disto. Depois meto fotos, e quanto me custou todo o material. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodrigo Fernandes Publicado: Agosto 21, 2011 Autor Share Publicado: Agosto 21, 2011 Boas pessoal, Houve alguns problemas com o upgrade da calha... O facto de já ter corrido todas as lojas desde Chinocas, lojas especializadas em electricidade, AKI etc. E não consigo encontrar suportes para as lâmpadas que caibam dentro da calha... uma chatice. Provavelmente a única solução irá ser fazer a ligação manual entre a Lâmpada arrancador e balastro. Relativamente ao resto do material, ficou tudo a 11.88€ (incluindo os suportes que não servem), fica a lista: - Lampada 15W - 6,71€ - Balastro 36W - 3,18€ - Suporte x2 - 0,40€ - Arrancador - 0,60€ - Ficha - 1,70€ Ainda tive um desconto de 3,67€ Relativamente ao aqua, as únicas mudanças por agora foi ter retirado a Hemigraphis. A encomenda das restantes plantas esta atrasada Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CSLC Publicado: Agosto 21, 2011 Share Publicado: Agosto 21, 2011 Está a ficar giro o teu aquário. Como fizeste para ter esse musgo no areão do lado esquerdo? Prendeste a uma pedra e depois enterraste-a ou usaste uma rede? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodrigo Fernandes Publicado: Agosto 21, 2011 Autor Share Publicado: Agosto 21, 2011 Boas CSLC, O musgo prendi com rede daquela que se usa por exemplo em vedações, fui entrelaçando até ficar bem preso, depois passei um bocado de linha, e enterrei ligeiramente no areão. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodrigo Fernandes Publicado: Agosto 21, 2011 Autor Share Publicado: Agosto 21, 2011 já agora como podem ver nas fotos o vidro está manchado de calcário no lado esquerdo, já tentei montes de produtos e nenhum tira aquilo, alguma ideia? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CSLC Publicado: Agosto 21, 2011 Share Publicado: Agosto 21, 2011 Geralmente o calcário tira-se com ácidos. Para o aquário se calhar era melhor o limão: aquecer ligeiramente metade de um limão no microondas (poucos segundos, senão ainda te queimas) e esfregar no vidro e depois passares com papel absorvente. Atenção que eu ainda não experimentei...espera por outras sugestões também. Mas também podes experimentar raspar, com cuidado para não riscar o vidro. Se não der pesquisa se há alguma coisa própria em lojas de aquariofilia, deve haver por causa dos salgados...digo eu. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo SS Conceição Publicado: Agosto 21, 2011 Share Publicado: Agosto 21, 2011 para que tipo de lampada é que precisas o suporte? Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodrigo Fernandes Publicado: Agosto 21, 2011 Autor Share Publicado: Agosto 21, 2011 CSLC: Já tinha experimentado com limão mas não era aquecido, vou ver se resulta. Paulo: A Lâmpada é T8 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo SS Conceição Publicado: Agosto 21, 2011 Share Publicado: Agosto 21, 2011 e não arranjas suportes para a lampada mais comum? que tipo de suportmd procuras? Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodrigo Fernandes Publicado: Agosto 21, 2011 Autor Share Publicado: Agosto 21, 2011 (editado) Suportes arranjo, e tenho já, o problema é que são demasiado grandes e não cabem dentro da calha. Ando à procura de um suporte mais pequeno, como os que vêm de origem nas calhas aquapor Editado Agosto 21, 2011 por Rodrigo Fernandes Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo SS Conceição Publicado: Agosto 21, 2011 Share Publicado: Agosto 21, 2011 vai ao site da aquaeden e vê na secção agua doce do it yourself e vê se nâo é o que procuras Citar Red Rili SpaOrange and "stripes" Vacation Aqua Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodrigo Fernandes Publicado: Agosto 21, 2011 Autor Share Publicado: Agosto 21, 2011 É mais ou menos aquilo, mas mesmo assim cheira-me que poderão ser grandes em demasia na mesma. Mas acho que já sei como e que vou fazer. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodrigo Fernandes Publicado: Agosto 21, 2011 Autor Share Publicado: Agosto 21, 2011 Alguém me consegue dizer qual é aquela planta ao lado da valisneria? é que já andei à procura e não descubro que planta é, só sei que está a crescer e bem lol Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodrigo Fernandes Publicado: Setembro 6, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 6, 2011 Bem, finalmente hoje chegou a encomenda com as plantas, já esta tudo plantado, mais tarde irei postar fotos. As plantas adicionadas foram: Echinodorus Rubra lucanas Rotala rotundifolia Cryptocorine Wendetii Hygrophila polysperma Tiger lotus red Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
robintiago Publicado: Setembro 6, 2011 Share Publicado: Setembro 6, 2011 a planta que não sabes pode ser um hygrophila, mas tens de mostrar fotos melhores. Citar Robin O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes). Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodrigo Fernandes Publicado: Setembro 6, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 6, 2011 Boas tiago. Eu também pensei nisso, especialmente porque as folhas estão a ganhar uma coloração avermelhada. Hoje à noite meto mais fotos, infelizmente vã ter que ser com o telemovel Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
robintiago Publicado: Setembro 6, 2011 Share Publicado: Setembro 6, 2011 se estão a ganhar tens de colocar a ludwigia na lista. poderá ser, apenas não consigo perceber por causa da forma da folha. Citar Robin O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes). Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodrigo Fernandes Publicado: Setembro 6, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 6, 2011 Boa dica, tive agora a pesquisar as ludwigias e parece-me ser a Ovalada http://www.aquahobby.com/garden/b_Ludwigia_ovalis.php Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodrigo Fernandes Publicado: Setembro 9, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 9, 2011 Boas pessoal, já consegui tirar umas fotos, tão com uma péssima qualidade pois foram tiradas com o telemóvel. Neste momento as principais diferenças são as novas plantas, que estão neste momento a fazer um melting terrível, especialmente a rotala e a Hygrophila, mas tenho confiança que vão recuperar. Nova calha feita em acrílico, com a iluminação de 30 W: Agora, que fertilizante acham que deveria começar a utilizar? Não convém serem fertilizantes individuais pois não vou ser só eu a tratar do aquário e não vai ser possível estar todos os dias a seguir os parâmetros e a fertilizar. Estava a pensar ir para os da tropica. Agora venham daí essas opiniões. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts