Primeiro plantado

Rodrigo Fernandes

Recommended Posts

Boas pessoal,

Decidi fazer um post para documentar todo o processo na minha primeira tentativa à séria num plantado.

Para começar, estive afastado da aquariofilia cerca de 4 anos, até Junho que me deu na cabeça em pegar no aquário e fazer um plantado.

Aquario:

- 60x30x30

- aproximadamente 54 Litros úteis

Substrato:

Fértil : 5 Litros de Húmus de Minhoca tratado

Inerte : cerca de 9 Kg de Areão de Rio

Hardscape:

- 1 Tronco que adquiri mas não me lembro que madeira era

- 1 Pedra já antiga de outros aquários

Iluminação:

Actualmente 15 W, a adaptação para 30W deve ser feita hoje ou amanhã, e vai conter uma lâmpada tropica plant grow e outra Hagen Power-Glow

Filtragem:

-Filtro Interno já antigo com 300 L/H salvo erro, no futuro a ser trocado por um Eheim Classic 2213

Aquecimento:

- 100 Watts

- Temperatura da agua = 27 ºC

CO2:

- Caseiro

Flora:

- Vallisneria Gigante "small"

- Limnophila ambulia sensiflora

- Hemigraphis (não é planta aquática, vai sair)

- Uma que não me consigo lembrar do nome

- Musgo de Java

- Lemma Minor

A encomendar:

- 2 Pés Blyxa Japónica

- 3 Pés Hygrophila Polysperma

- 2 Pés feto de Java

- 1 tiger Lotus red

- 3 Pés Rotala Sp. Green

Fauna:

- 3 Corrydoras

- 2 Aeneus

- 1 Paleatus

- 1 CAE ( No Futuro vai ser dado a um conhecido com um aquario de 260 Litros )

- Guppys

- 3 Machos

- 2 Fêmeas

- 6 Tetra Cardinais ---\

- 2 Tetra Red Phantom ---/ Estas duas espécies estão a formar um cardume de 8 pois juntaram-se

- 2 Anentome Helena

Parâmetros:

Neste momento só tenho o teste de Ph (sera), ultima medição registou 6,5 - 7

Alimentação:

Actualmente a alimentação dos bichinhos consiste em Granulado Vipagran todos os dias, de manhã e à noite ( Pequenas quantidades )e duas a três vezes por semana Tubifex da sera (FD).

Fotoperíodo: Das 13h às 24h ( devido à falta de iluminação, quando o upgrade para 30W for feito o período vai ser reduzido )

Fertilização: Actualmente estou a fertilizar semanalmente com cerca de 15ml semanais de Sera Florena, quando este acabar vou mudar para a Plant Nutrition + da Tropica.

Irei postar fotos ao final da tarde.

Obrigado por lerem,

Cumprimentos,

Rodrigo Fernandes

Editado por Rodrigo Fernandes
Partilhar nas redes sociais

Ficaremos À espera dessas fotos :sign_welcome:

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

Assinatura editada, quebra de regras.

• 2 semanas depois...

Boas pessoal,

Seguem as fotos que tirei na semana passada, as fotos estão péssimas, mas o fotografo também o é lol

DSC05296.jpg

DSC05292.jpg

Entretanto esta semana de ausência resultou num aparecimento de algas filamentosas que tenho que resolver, nada de muito preocupante.

Já tenho o material para fazer o upgrade da iluminação, amanha devo ir tratar disto. Depois meto fotos, e quanto me custou todo o material.

Boas pessoal,

Houve alguns problemas com o upgrade da calha... O facto de já ter corrido todas as lojas desde Chinocas, lojas especializadas em electricidade, AKI etc. E não consigo encontrar suportes para as lâmpadas que caibam dentro da calha... uma chatice. Provavelmente a única solução irá ser fazer a ligação manual entre a Lâmpada arrancador e balastro.

Relativamente ao resto do material, ficou tudo a 11.88€ (incluindo os suportes que não servem), fica a lista:

- Lampada 15W - 6,71€

- Balastro 36W - 3,18€

- Suporte x2 - 0,40€

- Arrancador - 0,60€

- Ficha - 1,70€

Ainda tive um desconto de 3,67€

Relativamente ao aqua, as únicas mudanças por agora foi ter retirado a Hemigraphis. A encomenda das restantes plantas esta atrasada

Geralmente o calcário tira-se com ácidos. Para o aquário se calhar era melhor o limão: aquecer ligeiramente metade de um limão no microondas (poucos segundos, senão ainda te queimas) e esfregar no vidro e depois passares com papel absorvente. Atenção que eu ainda não experimentei...espera por outras sugestões também.

Mas também podes experimentar raspar, com cuidado para não riscar o vidro.

Se não der pesquisa se há alguma coisa própria em lojas de aquariofilia, deve haver por causa dos salgados...digo eu.

Suportes arranjo, e tenho já, o problema é que são demasiado grandes e não cabem dentro da calha. Ando à procura de um suporte mais pequeno, como os que vêm de origem nas calhas aquapor

Editado por Rodrigo Fernandes

• 3 semanas depois...

Bem, finalmente hoje chegou a encomenda com as plantas, já esta tudo plantado, mais tarde irei postar fotos.

As plantas adicionadas foram:

Echinodorus Rubra lucanas

Rotala rotundifolia

Cryptocorine Wendetii

Hygrophila polysperma

Tiger lotus red

se estão a ganhar tens de colocar a ludwigia na lista.

poderá ser, apenas não consigo perceber por causa da forma da folha.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Boas pessoal, já consegui tirar umas fotos, tão com uma péssima qualidade pois foram tiradas com o telemóvel.

Neste momento as principais diferenças são as novas plantas, que estão neste momento a fazer um melting terrível, especialmente a rotala e a Hygrophila, mas tenho confiança que vão recuperar.

Foto-0009.jpg

Foto-0007.jpg

Foto-0006.jpg

Nova calha feita em acrílico, com a iluminação de 30 W:

Foto-0010.jpg

Agora, que fertilizante acham que deveria começar a utilizar? Não convém serem fertilizantes individuais pois não vou ser só eu a tratar do aquário e não vai ser possível estar todos os dias a seguir os parâmetros e a fertilizar. Estava a pensar ir para os da tropica.

Agora venham daí essas opiniões.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!