barrel_stuf Publicado Agosto 5, 2011 Publicado Agosto 5, 2011 Bom dia. Pretendo remodelar o meu aqua para montar um Iwagumi, mas acontece que a minha calha t8 de 80 cm apenas carrega 36 W. Quero que saibam que com 36 W tenho muitas plantas consideradas dificeis como cuba, portanto aquelas tretas de minimo 0,5 W são muito relativas, uma vez que o meu aqua tem 140 litros reais. O que eu quero é transformar uma calha evasion 80 cm 2*18w que tem lampadas t8 numa que passe a ter lampadas t5. Ora para isto suponho que apenas tenho de mudar os arrancadores. Estarei correcto? Citar
Rodrigo Fernandes Publicado: Agosto 5, 2011 Publicado: Agosto 5, 2011 Verifica também o balastro para ver se é compatível com T5 Citar
Sabuguense Publicado: Agosto 6, 2011 Publicado: Agosto 6, 2011 Errado, não mudas arracador pois a T5 não usam arrancador mas sim balastros electronicos com pre-aquecimento que dispensa arrancador, para além de balastro terias que mudar os casquilhos estanques para T5, mas não podes mudar para lampadas T5 tens de mudar para T5-L8 que é uma lampada T5 com o comprimento de uma T8 no teu caso seria duas de 28W e passavas a ter 56W muito aquem das nessecidades de um plantado exigente, pois a treta do W/Litro não é tão treta assim e tu até sabes isso pois num post teu mais a traz afirmas que não vais conseguir manter um plantado saudavel pois apenas tens 36W e até tiveste de por candeiros de mesa de cabeçeira, por isso vê lá se chegas a um consenso contigo próprio, cumprimentos Citar
Antero Pereira Publicado: Agosto 6, 2011 Publicado: Agosto 6, 2011 para mudar para lampadas t5 L8 para essa calha de 80cm as mais proximas da medida sao as de 35w que têm 74.2cm, e tens de montar com balasto electronico. eu estou a pensar em alterar uma calha tambem de 80cm de 2*18w t8 para 3*35w t5, se precisares de tirar duvidas tas a vontade. abraço Citar
Recommended Posts