Fishroom de Ciclideos Anões


fabiosilva

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Aproveito o pouco tempo que tenho para informar que houve algumas novidades nas fishrooms..

 

Fishroom 1:

 

- As duas fêmeas de A. Elizabethae que tenho, e que antes pensava ser um casal, passei para o aquário dos Adoketa. Vai ajudar a que os Adoketa percam um pouco mais a sua timidez (diga-se de passagem que já não têm nada haver com o que eram), e ganho também mais um aquário para reprodução.

 

- Precisamente o aquário dos Elizabethae que ficou vazio, meti o casal de Agassizi Fire Red. Já a uns bons meses que não reproduzo esta espécie e gostava de tirar mais uma ou duas posturas, visto que op macho que tenho agora tem bastante potencial.

 

- Os alevins dos A. Abacaxis tive que separar para uma maternidade. Mesmo estando a fêmea bastante agressiva na protecção das crias, não tem ainda cabedal suficiente para abrandar as investidas do macho, que mesmo com crias de vez enquando lembrava-se e atacava a fêmea. Resultado, foram desaparecendo pequenos dia após dia, até que chegou a ter apenas 4, mesmo confirmados, e no dia a seguir só tinha 3. Resolvi salvar a vida daqueles 3 pequenos antes que também fossem comidos e ao mesmo tempo deixar o casal livre para nova postura.

 

Fishroom 2:

 

Nova nuvem de A. Inkas.

 

Fotos assim que possivel.

 

Abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas para relembrar o casal de A. Agassizi Fire Red.

 

Lembro que o macho é da primeira postura, visto que o pai morreu, mas acho este com mais potencial. A fêmea é a mesma.

 

Macho:

 

Pic_20134_5.jpg

 

Fêmea:

 

Pic_18968_30.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos.

 

O meu tempo para actualizar o tópico tem sido escasso infelizmente. Aproveito uns minutos que tenho para vos dar um ponto de situação em relação às Fishroom´s.

 

Fishroom 1:

 

- O casal de Adoketa lá continuam, sem posturas, agora na companhia das fêmeas Elizabethae, que por não ter um macho estavam-me a empatar um aquário de reprodução.

- Os Agassizi Fire Red que tenho nas fotos meti novamente no aquário de crescimento, para libertar o de reprodução, já vão saber porquê...

- Os Agassizi Santarém ainda não tiveram nova postura, penso que esteja quase, e ainda tenho 4 pequenos dos 13 que meti num cubo à parte.

- Os Abacaxi idem, sem nova postura mas com 3 pequenos da maternidade que sobraram da unica postura.

- Hongsloi nos aquários de crescimento a crescer muito bem e cada vez com mais cor.

 

Fishroom 2:

 

- Infelizmente a postura dos Inka não se safou mas o casal está la pronto para outra.

- Cacatuoides sem novas posturas mas com cerca de 15 juvenis a crescerem no aquário de crescimento.

 

A novidade:

 

Deu entrada na Fish1 um trio de Apistogrammas Bitaeniata Wild Brasil provenientes da loja Aquoporto, obrigado mais uma vez ao amigo Vasconcelos por trazer estas espécies espetaculares para o nosso País. Este trio foi precisamente para o aquário onde estavam os Agassizi Fire Red. É o aquário com a água mais escura que tenho, talvez por causa dos troncos, o que dificulta a sessão fotográfica. Mas assim que possa coloco umas fotos dos exemplares.

 

Um abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal.

 

 

Vamos às apresentações!!!

 

Casal de Bitaeniata Wild Brasil:

 

Pic_20361_8.jpg

 

O respectivo macho:

 

Pic_20361_9.jpg

 

Os Bitaeniata ainda não têm tamanho adulto, o macho mede cerca de 3cm. Ainda assim não deixa de ser notório o seu potencial bem como a sua postura. As cores que já mantém mesmo juvenil... De realçar também o à vontade com que apresentaram depois de uma boa ambientação, comeram logo como se não houvesse amanhã. Deve-se isto também à qualidade da loja que foram adquiridos, Aquoporto!

 

A grande novidade: Já tenho postura da fêmea maior dentro do coco :)

A mudança de águas pode ter induzido a desova, até porque a água do aquário a isso convida, ácida e mole. Portanto, a ver vamos se vai sair alguma coisa dali...

 

Da Fish 2, o macho Inka, na altura meio torcido para a fêmea:

 

Pic_20361_10.jpg

 

Espero que gostem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito também para fazer um ponto de situação a nível geral da Fishroom..

 

Quanto ao sistema de filtragem fiz uma melhor análise e cheguei à seguinte conclusão:

 

Actualmente tenho uma bomba de alto débito que me alimenta os filtros de esponja dos 7 aquários.

Esta bomba tem um consumo de 35W, como é evidente e pela sua potência faz aquele ruido de fundo que se estivermos com atenção aquilo irrita. Quanto aos filtros própriamente ditos, são de esponja dupla, fazem bem o seu papel quanto à colónia de bactérias mas naturalmente tem as suas limitações...

 

O que tenciono fazer para breve será, nos aquários de criação de 80cm e 60cm, 4 no total, tenciono pôr filtros internos Aquaball 130 (já explico o porquê deste modelo) e no cubo de 30cm bem como nos dois de crescimento continuam os filtros de esponja.

 

Vantagens: A nivel de potência os 4 Aquaball, 6W cada totalizam 24W, adquirindo mais uma bomba de ar Sera Air 550R Plus com potência de 8W, tem 4 saidas que me sustentam os outros 3 filtros de esponja e ainda sobra uma saida para alguma necessidade. Totaliza então 32W que é menos 3W que a bomba que tenho actualmente, ligado 24Hx7 faz a sua diferença na conta da EDP. Outra vantagem é ser um sistema de filtragem muito mais silencioso, os filtros internos não fazem barulho e a bomba de ar da Sera, por ser menos potente e dada a sua qualidade é extremamente silenciosa.

Na filtragem em si, este modelo de filtro, Aquaball 130 tem 2 cestas de filtragem, o que me permite colocar Substrat Pro numa das cestas e Turfa na outra cesta. É um pouco maior que o filtro de esponja mas como dá para meter a turfa numa cesta, escuso ter uma meia de senhora com uma bola de turfa, logo acabo por poupar espaço dentro dos aquários.

Outra vantagem destes filtros é ter um caudal regulável, que me permite colocar no minimo para não haver muita corrente e para evitar que os alevins sejam sugados. Se ainda assim verificar que a potencia de sucção é demasiada para os pequenos, meto uma meia de senhora à volta do "corpo" do filtro que a filtragem é feita na mesma.

 

Desvantagens, obviamente que também há e refiro-me ao investimento inicial nos filtros e na bomba de ar. Ñão vejo outra além desta.

 

 

Para quem ainda se recorda deste upgrade no projecto, informo que já foi efectuado!! :)

 

Neste momento o silêncio reina na Fishroom e posso finalmente desfrutar de tudo o que ali tenho, apenas ao som das bolhas dos aquários de crescimento e... vá um bocadinho de ruido da bomba de ar, uma coisa mesmo minima!

Ainda deixei os filtros de esponja a funcionar em simultâneo com os eheim, para que estes ultimos pudessem ciclar.

Mesmo estanto na minima potencia de caudal, noto um aumento de circulação dentro do aquário, mas aparentemente nada de preocupante. As águas tornaram-se um pouco mais limpidas, não se notando tanto aquela "poeira". Quanto aos peixes não notei nenhuma alteração no seu comportamento ou desagrado com a mudança.

O que fiz de diferente daquilo que tinha idealizado foi manter a turfa nos "sacos" próprios e ocupar as cestas dos filtros apenas com esponja e eheim substrat pro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom natal fábio, diz-me só uma coisa.. visto que usas turfa... como é que a metes nos filtros ? Ou melhor o que usas para a puder retirar ? Sacos ? Quais ?

 

É que ando à procura de sacos para meter a turfa no meu filtro e não encontro nada.. e estar a mete-la sem nada.. vai me entupir os filtros de certeza.. :S

 

Ah, esses apistos estão um sonho.. por acaso tens para venda juvenis baenschi inka II ou panduro ? Gosto muito destas duas espécies.

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom natal fábio, diz-me só uma coisa.. visto que usas turfa... como é que a metes nos filtros ? Ou melhor o que usas para a puder retirar ? Sacos ? Quais ?

 

É que ando à procura de sacos para meter a turfa no meu filtro e não encontro nada.. e estar a mete-la sem nada.. vai me entupir os filtros de certeza.. :S

 

Ah, esses apistos estão um sonho.. por acaso tens para venda juvenis baenschi inka II ou panduro ? Gosto muito destas duas espécies.

 

Eu como saco para colocar as matérias uso collans de mulhes (meias)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho acompanhado este topico e devo dizer que tens aí uns belos exemplares, gostava de um dia poder realizar um projecto destes, mesmo muito bom.

 

Eu agora tenho andado a montar um aqua para apistos, por enquanto ainda só está plantado, ainda me faltam algumas coisas para avançar para os peixes, já agora quais aconselhas para inicio?

 

Parabéns pelo projecto e continua assim.

 

Bom Natal

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom natal fábio, diz-me só uma coisa.. visto que usas turfa... como é que a metes nos filtros ? Ou melhor o que usas para a puder retirar ? Sacos ? Quais ?

 

É que ando à procura de sacos para meter a turfa no meu filtro e não encontro nada.. e estar a mete-la sem nada.. vai me entupir os filtros de certeza.. :S

 

Ah, esses apistos estão um sonho.. por acaso tens para venda juvenis baenschi inka II ou panduro ? Gosto muito destas duas espécies.

 

Boas Rodolfo.

 

Sim eu uso sacos que vem com a própria turfa. Nem todas as embalagens trazem saco, mas por exemplo a que uso da JBL trás. Em alternativa a isso podes sempre usar uma meia de senhora que faz o mesmo efeito.

Ainda bem que gostas dos Apistos. De momento só tenho os Inka, mas são apenas Inka, não Inka II. Os Panduro também gosto mas nunca mantive.

 

 

Eu como saco para colocar as matérias uso collans de mulhes (meias)

 

Ora nem mais Dimota ;)

 

Boas

 

Tenho acompanhado este topico e devo dizer que tens aí uns belos exemplares, gostava de um dia poder realizar um projecto destes, mesmo muito bom.

 

Eu agora tenho andado a montar um aqua para apistos, por enquanto ainda só está plantado, ainda me faltam algumas coisas para avançar para os peixes, já agora quais aconselhas para inicio?

 

Parabéns pelo projecto e continua assim.

 

Bom Natal

 

Obrigado.

É sempre bom ver pessoal entusiasmado com este tipo de peixes e com projectos deste tipo. É uma excelente experiência acredita.

Quanto aos exemplares, não te aconselho a colocar selvagens, nem exemplares menos comuns em que o investimento seja alto.

Qualquer dos mais comuns podes meter,

 

Abraço a todos pessoal e continuação de bom Natal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo a hora de colocar o meus no aquario. :)

 

Eu tinha pensado nos cacatuoides triple red ou nos agassizi fire red, o que achas?

Editado por Simoes7

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo a hora de colocar o meus no aquario. :)

 

Eu tinha pensado nos cacatuoides triple red ou nos agassizi fire red, o que achas?

 

São duas boas opções, sem bem que a variante Triple Red é de um preço um bocado elevado. Já os Fire Red consegues arranjar a um preço mais simpatico.

Felizmente a familia Apistogramma dá-nos muita opção de escolha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas por outro lado consegues obter melhores resultados em termos de posturas com os cacatuoides não?

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas por outro lado consegues obter melhores resultados em termos de posturas com os cacatuoides não?

 

Errado amigo.

Pode ser um peixe mais comum e que crie com mais facilidade, contudo isso não é sinónimo de bons resultados nas posturas.

Os bons resultados nas posturas dependem das condições que lhes damos. Quando os peixes se sentem confortaveis no aquário, a água nas condições que gostam, preferêncialmente sozinhos, já é um bom passo. Depois tem que se saber alimentar os pequenos e dar o devido acompanhamento, com tpa´s mais frequêntes. Se vires que os pequenos andam a desaparecer, experimenta tirar o macho e logo me dizes o resultado ;)

 

Posso dizer que tive posturas muito bem sucedidas com os Agassizi Fire Red e com os Hongsloi. Várias passaram a fasquia dos 100 :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois nisso tens toda a razão depende tudo das condições, mas pensei que com os agassizi era mais violento e com os cacatuoides mais fácil, isto se lhes proporcionarmos as mesmas condições, mas também deve variar de casal para casal.

Um Abraço e depois temos de falar de apistos ;)

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São duas boas opções, sem bem que a variante Triple Red é de um preço um bocado elevado. Já os Fire Red consegues arranjar a um preço mais simpatico.

Felizmente a familia Apistogramma dá-nos muita opção de escolha.

 

Pois eu também ja estive a ver os preços, secalhar para começar vou para os Fire Red. :)

 

Por Acaso não tens nenhuns das tuas criações para vender? :)

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu também ja estive a ver os preços, secalhar para começar vou para os Fire Red. :)

 

Por Acaso não tens nenhuns das tuas criações para vender? :)

 

Pois como já te tinha dito são um bocado carotes...

Quanto aos Fire Red já a algum tempo que apenas mantenho o casal reprodutor e estão em descanso. Os aquários de reprodução estão ocupados com outras estirpes.

De momento só tenho mesmo Apistogrammas Hongsloi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois como já te tinha dito são um bocado carotes...

Quanto aos Fire Red já a algum tempo que apenas mantenho o casal reprodutor e estão em descanso. Os aquários de reprodução estão ocupados com outras estirpes.

De momento só tenho mesmo Apistogrammas Hongsloi.

 

Pois são um bocado. lol

 

Eu para já ainda não os quero colocar no aquario, vou deixar maturar bem, ter tudo estável e só depois penso nos peixes.

Quando tiveres mais alguns avisa. :)

Cumprimentos,

 

Luís Carlos Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá vão mais umas actualizações, hoje foi dia de sessão fotográfica para alguns na Fishroom...

 

Casal Ivannacara Adoketa

Pic_20361_11.jpg

 

Macho Agassizi Santarém:

Pic_20361_12.jpg

 

Macho Abacaxis:

Pic_20361_13.jpg

 

Casal Abacaxis:

Pic_20361_14.jpg

 

 

Lembram-se disto???

 

A grande novidade: Já tenho postura da fêmea maior dentro do coco :D

A mudança de águas pode ter induzido a desova' date=' até porque a água do aquário a isso convida, ácida e mole. Portanto, a ver vamos se vai sair alguma coisa dali...

[/quote']

 

Umas imagens valem mais que mil palavras.... e já agora um vídeo também ;)

 

Fêmea Bitaeniata Wild Brasil e alevins - 1º dia de natação livre:

 

Pic_20361_15.jpg

 

Pic_20361_16.jpg

 

Pic_20361_17.jpg

 

 

 

A 2º fêmea passei ainda ontem para o aquário onde está o casal de Adoketas e hoje meti o macho na maternidade. Estava bastante agressivo com a fêmea e o resultado ia ser o mesmo que foi com os Abacaxis, ou seja, os alevins iam desaparecendo de certeza. No caso dos Abacaxis só sobraram 3 que estão a crescer e bem na maternidade também.

 

Por hoje é tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espetacular... mesmo !!! :)

 

Tenho ouvido falar muito bem da AquoPorto, futuramente quero ver se faço uma encomenda de vivos desse Senhor, porque realmente a qualidade dos vivos é extraordinária.

 

Pena ser de longe, porque senão já tinha ido visitar a loja.

 

Isso é que são condições... acabam de chegar no dia 19 e já estão em reprodução... maravilha!!!!

 

Bem... esses Ivannacara Adoketa que aí tens... vai lá vai... LINDOS MESMO.

 

Se não for indiscrição.. onde é que os compraste? Aquoporto? :P

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodolfo.

Obrigado pelo comentário.

 

É verdade, a loja Aquoporto é mesmo uma referência e o Sr. Vasconcelos impecável, sempre disposto a ajudar, além do extenso conhecimento que tem nesta matéria.

 

Os Ivannacara Adoketa não vieram da Aquoporto, estes adquiri a um membro cá do forum já a cerca de 1 ano atrás. Mudam as tonalidades do corpo com bastante facilidade, acredita que por muitas fotos que tire, não é nada como ver ao vivo.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho acompanhado desde à muito tempo este teu tópico, pois adora ciclideos anões :).

Desde já muitos parabéns, tens ai optimos exemplares.

 

Tenho vindo a ler este tópico mas agora estou um pouco confuso, quantos aquário tens para criação e quantos tens para crescimento? Com tantas reproduções não ficas sem aquários onde colocar os alevins? Ou deixas os alevins no aqua com os pais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparei agora que moras mesmo perto de mim, por acaso não tens criações nenhumas para venda?

Estou a pensar em criar uma fish room tambem na garagem, uma mini fish room... Mas ainda falta muito, hoje vou acabar de arrumar a garagem :) e quero ver se este fim de semana colo os aquários todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho acompanhado desde à muito tempo este teu tópico, pois adora ciclideos anões :).

Desde já muitos parabéns, tens ai optimos exemplares.

 

Tenho vindo a ler este tópico mas agora estou um pouco confuso, quantos aquário tens para criação e quantos tens para crescimento? Com tantas reproduções não ficas sem aquários onde colocar os alevins? Ou deixas os alevins no aqua com os pais?

 

Reparei agora que moras mesmo perto de mim, por acaso não tens criações nenhumas para venda?

Estou a pensar em criar uma fish room tambem na garagem, uma mini fish room... Mas ainda falta muito, hoje vou acabar de arrumar a garagem :) e quero ver se este fim de semana colo os aquários todos

 

Boas vizinho :)

Obrigado pelo comentário. É verdade moramos mesmo perto.

Quanto à tua questão, tenho no activo 4 aquários de reprodução, se bem que um deles pertence aos I. Adoketa e estes reproduzirem está escasso, infelizmente... De crescimento tenho 3, a contar com o cubo de 30cm que pertencia ao casal de Apistogrammoides. Ainda não tive problemas de espaço por causa dos alevins, até porque os Bitaeniada ainda têm 1 mês pela frente para ficar no aquário de reprodução, só com a mãe já que o pai está na jaula de castigo... Os 3 Abacaxis que me sobraram estão a crescer no aquário de reprodução dentro da maternidade para já. Dos Agassizi Santarém, apenas sobrou um e está juntamente com os Hongsloi, é um verdadeiro heroi para sobreviver no meio dos outros matulões.

Para a tua fishroom tenho uns exemplares de Apistogrammas Hongsloi, com um tamanho bastante bom e umas cores espétaculares. Se estiveres interessado depois manda MP ;)

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então que dizer que retiras os machos para um aquário à parte?

Ou seja tens 4 de reprodução + 3 de crescimento e uma jaula é isso?

 

Esses Hongsloi são lindos, so que eu ainda nem montei os aquário :)

ou seja mesmo que consiga acabar pra semana depois era mais 1 mes para o ciclo do azoto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais