Recommended Posts

Publicado:

Vamos ao que interessa.

Pic_20268_18.jpg

Pic_20268_19.jpg

Pic_20268_20.jpg

Pic_20268_21.jpg

Aquela pequena "sujidade" no chão, de cor rosada no centro da imagem, são os pequenos ainda com a serem alimentados pelo saco vitelino.

Pic_20268_22.jpg

Pic_20268_23.jpg

Pic_20268_24.jpg

Pic_20268_25.jpg

Pic_20268_26.jpg

Pic_20268_27.jpg

E agora os mais difíceis... Pode ser que um dia seja dia :)

Não deixam de ser espectaculares e vale a pena só o facto de manter esta espécie...

Pic_20268_28.jpg

Pic_20268_29.jpg

Pic_20268_30.jpg

Pic_20268_31.jpg

Um abraço a todos.

Publicado:

Boas pessoal.

Mais uma actualização.

Como andava nos ultimos dias a ver desaparecerem alguns pequenos, Agassizi Santarém, decidi mais cedo que o costume (menos de 2 semanas), separa-los da mãe.

Aproveitei o cubo onde tinha os falecidos Apistogrammoides e enchi com água do aquário onde estavam. Este tem apenas agua, aquecedor, filtro de esponja e musgo de java.

Como sabem mantenho um Trio no aquário de criação. Penso que quem andava a "petiscar" era a fêmea que não tinha crias, muito provavelmente durante a noite. Pode parecer estranho mas mais do que uma vez, acendi a luz enquanto estava tudo escuro e vi que a fêmea sem crias estava junto da outra com as crias e tudo. Escusado será dizer que assim que a mãe dava de caras com a "intrusa" desatou a espancá-la.

Não acredito que tenha sido o macho a comer os pequenos, porque também por mais do que uma vez, vi ele a apanhar um ou outro pequeno que se afastava mais do grupo, e mesmo a levar tareia da fêmea, assujeitava-se e ia colocar o pequeno junto dos outros.

Resumindo, 13 pequenos Agassizi Santarém já só dependem de si. Agora é esperar que crescam para que possa-mos acompanhar a evolução desta espécie que também é novidade para mim.

Publicado: (editado)

Boas,

Boa observação! ;) tens mesmo de me dar umas dicas para ter criações de sucesso! ;)

Boas Ric.Gomes.

Podes ter a certeza que é a pessoa certa para te dar umas dicas na reprodução de Apistogrammas.

Foi com a ajuda dele que me iniciei nos ciclideos anões e foi precisamente com um casal de Agassizi Fire Red (da criação dele) que consegui criar pela primeira vez.

No sentido de explorarmos e alargarmos cada vez mais os nossos conhecimentos neste tipo de ciclideos, e para partilhar-mos com todos claro, montámos uma 2º Fishroom, que por falta de espaço na casa do Fábio, teve que ser montada na minha casa.

A Fishroom 2, chamemos-lhe assim, é composta por 2 aquários de criação e dois de crescimento.

Neste momento já temos crias de Apistogrammas Cacatuoides Triple Red e Apistogrammas Inka.

Ainda não houve oportunidade de tirar fotos mas está para muito breve.

Já agora e também para me apresentar, chamo-me Daniel e sou primo do Fábio.

Abraço a todos.

Editado por DPedro

Daniel Pedro

Publicado:

prazer! :)

já a imenso tempo que mantenho apistos mas por diversas adversidades nunca consegui levar as criações a bom termo! o q é frustrante... --' estou a tentar agora com um casal de agassizi

Publicado:

Ric mas não consegues porque motivo?

Chegas a ter posturas e nascimentos, ou eles nem sequer fazem posturas?

Daniel Pedro

Publicado:

Boas Pessoal.

Boas Ric.Gomes.

Podes ter a certeza que é a pessoa certa para te dar umas dicas na reprodução de Apistogrammas.

Foi com a ajuda dele que me iniciei nos ciclideos anões e foi precisamente com um casal de Agassizi Fire Red (da criação dele) que consegui criar pela primeira vez.

No sentido de explorarmos e alargarmos cada vez mais os nossos conhecimentos neste tipo de ciclideos, e para partilhar-mos com todos claro, montámos uma 2º Fishroom, que por falta de espaço na casa do Fábio, teve que ser montada na minha casa.

A Fishroom 2, chamemos-lhe assim, é composta por 2 aquários de criação e dois de crescimento.

Neste momento já temos crias de Apistogrammas Cacatuoides Triple Red e Apistogrammas Inka.

Ainda não houve oportunidade de tirar fotos mas está para muito breve.

Já agora e também para me apresentar, chamo-me Daniel e sou primo do Fábio.

Abraço a todos.

Assino por baixo do que foi dito pelo Daniel.

Ainda não tinhamos dito nada por não termos ainda um conteudo para mostrar ao pessoal e porque a Fishroom 2 ainda não estava completa.

A aposta consiste em explorar a familia Apistogramma, que dado ao seu tamanho e diversidade ainda tem muito para se descobrir e dar a conhecer.

Neste momento, entre as duas Fishroom´s e apenas para recapitular, mantemos o seguinte:

Fishroom 1

- Casal de Ivannacara Adoketas

- Trio de A. Agassizi´s Santarém - Com postura

- Casal de A. Agassizi´s Fire Red - Com posturas, actualmente em descanso

- Casal de A. Elizabethae - Mentira porque vieram-me 2 fêmeas, estou à espera que reponham o stock para mandar vir o macho, passo a ter um trio.

- Casal de A. Abacaxis

- Casal de A. hongsloi - Com posturas, actualmente em descanso

Fishroom 2

- Casal de A. Cacatuoides Triple Red - Com posturas

- Casal de A. Inka - Com postura

Como já foi dito em breve vamos colocar fotos da fishroom 2. O tempo não tem sido muito e percebe-se porquê.

A experiência tem sido bastante positiva com as especies que mantemos, e que não são tão poucas como isso, mas brevemente outras espécies vão entrar, ou na Fish1 ou na Fish2 ;)

Um abraço a todos!!

Publicado:

prazer! :)

já a imenso tempo que mantenho apistos mas por diversas adversidades nunca consegui levar as criações a bom termo! o q é frustrante... --' estou a tentar agora com um casal de agassizi

Boas Ricardo.

Acredito que a tua sorte vai mudar com esse casal de Agassizi´s que adquiris-te, por sinal bastante bonitos.

Se bem me lembro, conseguis-te tirar pequenos, mas foram desaparecendo certo?

Se for o caso e se voltares a ter pequenos (esperos que sim), coloca o macho numa maternidade de rede para a fêmea cuidar descansadamente dos pequenos ;)

Abraço e boa sorte!

Publicado:

Boas

Os Santarém adultos são selvagens? O macho é fora de serie.. muito bonito. Quantas semanas têm os alevins?

Quando puderem têm que mostrar umas fotos da Fishroom 2!

Cumprimentos.

Cumprimentos,

Diogo André.

Publicado:

Boas pessoal.

Tentando responder à questão que eu próprio coloco sobre os Agassizi Santarém serem F0 ou não, fui fazer uma pesquisa pelo extenso Cichlid Atlas vol. 1 e descobri algo que nos pode esclarecer ou chegar perto da verdadeira linhagem destes amigos..

Esta foto copiei de lá e partilho convosco.

Pic_20268_32.jpg

Este exemplar que vem no Atlas é muito muito semelhante ao exemplar que tenho comigo, o que me leva a crer que, o que tenho cá em casa se não for um F0, deverá ser pelo menos F1.

Quanto aos alevins dos A. Santarém, têm cerca de 2 semanas e muito pouco.

Mais uma actualização...

Agora que tenho a água em condições para reproduzir com sucesso em todos os aquários, hoje fui surpreendido com uma desova dos Apistogrammas Abacaxis.....

Publicado:

boas,

os hongsloi vao optimos, agora para janeiro perciso de outro casalinho ( diferente ) de ti ;)

cumps

Boas amigo.

É bom saber que os Hongsloi estão bem! Os cá de casa também estão impecáveis.

Em Janeiro devo ter vários casalinhos diferentes ;)

Além dos Hongsloi, devo ter da Fish1 Agassizi´s Santarém, da Fish2 devo ter Cacatuoides e Inkas :)

Caso não seja em Janeiro não deve andar muito longe disso.

Abraço.

Publicado:

Boas pessoal.

Como o prometido é devido, cá vão umas fotos do que há na Fish2...

Casal de Apistogrammas Cacatuoides Triple-Red

Pic_20361_1.jpg

Pic_20361_2.jpg

Pic_20361_3.jpg

Alguns Cacatuoides já a crescer num aquário à parte, referentes à 1º postura.

Pic_20361_4.jpg

Casal de Apistogrammas Inka

Pic_20361_5.jpg

Pic_20361_6.jpg

Pic_20361_7.jpg

Publicado:

Aproveito também para actualizar o tópico em relação à Fish1...

Apistogramma Agassizi Santarém macho, cada vez maior e mais bonito

Pic_20268_37.jpg

Apistogramma Elizabethae fêmea, uma foto bem de perto a uma das 2 fêmeas que tenho

Pic_20268_38.jpg

Apistogramma Abacaxis fêmea, a olhar não sei para onde....... :)

Pic_20268_39.jpg

Já agora pergunto, alguém é capaz de descobrir o que é que são aquelas coisinhas esbranquiçadas a mexer debaixo da folha???????

Espero que gostem ;)

Publicado:

Parece que já sabemos para quem a Abacaxi estava a olhar, certo?

Publicado:

Boas pessoal.

É verdade, a Abacaxi estava a olhar precisamente para a 1º postura bem sucedida deste casal.

Os pequenos ainda não iniciaram a natação livre pois só nasceram na 3ºfeira. Ainda têm o saco vitelino.

Estão numa fase crucial da vida e uma coisa que me preocupa é que nem com pequenos o macho abranda a sua agressividade.

Não se chega ao pé da postura é verdade, mas se a fêmea pisa no seu território.... até as folhinhas levantam :)

Mesmo assim não tenciono pô-lo numa maternidade. Vou deixar a natureza seguir o seu rumo porque independentemente do resultado final desta postura, uma coisa é garantida, ela desova e ele fecunda ;)

Publicado:

Pessoal,

Apenas para informar, os Alevins de Abacaxis iniciaram ontem a natação livre. São minúsculos e não dá para ter noção de quantos são. Dá-me ideia que não passam de 15/20.

O macho para já está-se a portar bem, portanto vou mantê-lo com a fêmea e os pequenos para que este ciclo seja o mais natural possível.

Fotos para breve ;)