antonio simoes Publicado Agosto 3, 2011 Publicado Agosto 3, 2011 boas amigos, vou desmontar um aqua com cerca de um ano com akadama...... a minha pergunta é, se posso/devo aproveitar a akadama para uma próxima montagem...... se devo lava-la? etc...... obrigado António Simões Citar
Tugz Publicado: Agosto 3, 2011 Publicado: Agosto 3, 2011 acho que perde uma parte ou mesmo todas as propriedades com o tempo, no entanto eu não a deitava fora. Aliás se estiver a pensar deitála fora, contacte-me. Cumprimentos Citar
barrel_stuf Publicado: Agosto 3, 2011 Publicado: Agosto 3, 2011 Depende das condições do áqua. Eu neste momento pretendo desmontar o meu aquário para fazer um iwagumi de 140 litros reais, e o meu substrato actual inclui akadama, a qual não vou reutilizar porque já está contagiada com esporos de diversas algas. Aatenção, é muito provavel que a tua akadama esteja infectada com algas que passarão velozmente para o teu novo aquário. Pensa nisto. Citar
antonio simoes Publicado: Agosto 3, 2011 Autor Publicado: Agosto 3, 2011 no caso de a aproveitar, não será agora..... vou deixa-la secar como deve ser( sem humidade, todas as algas ou outros demais indesejáveis, morrerão!) depois de a secar, verei então se está em condições de ser reutilizada....... penso estar a pensar correctamente!!!!!!!!!!! abraço Citar
barrel_stuf Publicado: Agosto 3, 2011 Publicado: Agosto 3, 2011 no caso de a aproveitar, não será agora..... vou deixa-la secar como deve ser( sem humidade, todas as algas ou outros demais indesejáveis, morrerão!) depois de a secar, verei então se está em condições de ser reutilizada....... penso estar a pensar correctamente!!!!!!!!!!! abraço lógica correcta, não fossem as fantásticas aulas de Biologia do Secundário dar a conhecer uma capacidade porreira das algas. Durante um período de adversidade, algumas algas encerram-se em "casulos", procedendo a um processo de reprodução sexuada de modo a estarem adaptadas e renascerem quando as condições voltarem a ser favoráveis. Este estado de vida pode durar anos. Ai, ai, essa Biologia... Aabraço Citar
antonio simoes Publicado: Agosto 3, 2011 Autor Publicado: Agosto 3, 2011 lógica correcta, não fossem as fantásticas aulas de Biologia do Secundário dar a conhecer uma capacidade porreira das algas. Durante um período de adversidade, algumas algas encerram-se em "casulos", procedendo a um processo de reprodução sexuada de modo a estarem adaptadas e renascerem quando as condições voltarem a ser favoráveis. Este estado de vida pode durar anos. Ai, ai, essa Biologia... Aabraço sim amigo, esses casulos talvez se chamem esporos.... pelo menos pelas aulas de HACCP para bactérias,....... mas o que realmente me preocupa não são as algas, quer haja esporos quer não haja, algas é algo que existirá sempre num aquário..... temos é de ser nós a controla-las........ o que gostava de saber, é se a akadama tem uma durabilidade superior a um ano??????? mas isso só depois de a deixar secar, limpa-la de raízes e restos de plantas, etc, é que vou poder ver. abraço António Simões Citar
barrel_stuf Publicado: Agosto 3, 2011 Publicado: Agosto 3, 2011 sim amigo, esses casulos talvez se chamem esporos.... pelo menos pelas aulas de HACCP para bactérias,....... mas o que realmente me preocupa não são as algas, quer haja esporos quer não haja, algas é algo que existirá sempre num aquário..... temos é de ser nós a controla-las........ o que gostava de saber, é se a akadama tem uma durabilidade superior a um ano??????? mas isso só depois de a deixar secar, limpa-la de raízes e restos de plantas, etc, é que vou poder ver. abraço António Simões Boa tentativa, os esporos não são um estado de vida latente, são um modo de a alga se espalhar, e não de se conservar. Belas aulas . de qualquer maneira, penso que akadama dure mais de 1 ano, apesar de nao ter a capacidade de fertilização que tem ao inicio. Citar
Recommended Posts