Tugz Publicado Agosto 2, 2011 Publicado Agosto 2, 2011 (editado) Como se usa a terra de vaso Cuidados a ter : A terra de vaso não precisa , nem deve, ser lavada. Não sei até que ponto ir ao forno para esterilizar é benéfico, eu pelo menos nunca usei esse método, e nunca tive mortes que associa-se a não esterilizar a terra. Como usar Primeiro : pega-se na terra de vaso e coloca-se uma camada no fundo do aquário. Eu utilizo uns 2 cms, mais ou menos. Segundo : De seguida , temos este passo que pode ou não ser importante. Entre a terra de vaso e a camada de areão que ficará no topo do aquário pode-se colocar um cm de areia fina de rio, que ajuda a evitar a passagem de nutrientes para a coluna de água. Eu tenho um aquário com areia a fazer a divisão, e outro em que só coloco o areão sob a terra de vaso. Terceiro : Colocar uma camada generosa de areão por cima da terra de vaso. Eu aponto para uns 4 cms minimo, mas depende da quantidade de terra. Se pusermos uns 2 cms de terra colocaria uns 5 cms de areâo por cima. Quarto : Muito importante Aqui é que está o segredo. Nunca se deve encher o aquário no dia em que se monta o seu fundo. Deve.se encharcar o substrato durante uma semana, e só depois encher. Eu passado uma semana de estar encharcado, adiciono uns litros de água e retiro-os para levar com esses litros logo a maior parte do boom inicial de nutrientes. De seguida encho na totalidade. Quinto : ARRANCAR SEMRPE O AQUÁRIO COM PLANTAS EM BOA QUATIDADE! dê preferência a plantas de crescimento rápido, para auxiliar no combate aos booms de nutrientes e algas iniciais. Sugestão de plantas iniciais : sessiflora , lemna minor (que filtra um pouco a luz e consome nutrientes directamente da coluna de água. Agora deixo uma imagem exemplificativa de como se usa a terra de vaso. E exemplos de resultados obtidos com esta técnica. Ricardo Pedro Editado Agosto 2, 2011 por Tugz Citar
Tugz Publicado: Agosto 2, 2011 Autor Publicado: Agosto 2, 2011 Quero ainda dizer que quem me passou o conhecimento, foi um senhor de nickname babykhan. Eu aperfeiçoei alguns passos. Citar
robintiago Publicado: Agosto 2, 2011 Publicado: Agosto 2, 2011 muitos parabens pela paciência. eu uso humus de minhoca e faço de forma semelhante. não lavo nem fervo e continua a correr bem. os teu aquários estão um espectáculo, mas utilizas fertilização liquida certo(ou outro tipo)? Citar Robin O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).
Tugz Publicado: Agosto 2, 2011 Autor Publicado: Agosto 2, 2011 A fertelização líquida que utilizo neste momento é raramente (já há muito tempo que não meto nada), meter a olho um bocado de potássio lá para dentro do aquário. A olho é mesmo a olho, não sei quantas partes por milhão. Isto no aquário grande. E posso dizer que não tem algas á largos meses. Tpas muito poucas etc. Mas atenção este aquário tem plantas de baixa média manutenção, só 60 wats de luz , e pouca fauna, aliado a um filtro potente. Ou seja, é fácil manter o equilibrio sem preocupações. O mais pequeno só meti potássio umas 5 vezes , em quase um ano, se é que meti tanto. As plantas nunca apresentaram carências. Mas tambem tem pouca luz, e tem akadama, o que ajuda a manter as plantas. Neste tenho pogostemon helferis em bom estado. Aliás, tenho de lhe tirar fotos, as helferis estão mesmo bonitas. Citar
D-Backs Publicado: Setembro 8, 2011 Publicado: Setembro 8, 2011 Caro Tugz, Tenho andado a seguir o método da terra de vaso como substrato para plantados em Forums estrangeiros. Como reparo que geralmente aqui no Forum o pessoal é mais critico em relação a isso, preferem comprar substratos próprios da marca X para evitar problemas. Queria te perguntar se tens tido sucesso com o método de que estamos a falar. Estou a pensar fazer o mesmo pois vou montar um aquário só para "criação" de plantas e, para além de querer poupar nos custos, se o feedback for positivo, lanço-me nessa aventura! Existe efectivamente o problema das zonas anaeróbicas e das bolsas de ar que se criam, mas que é facilmente resolvida com pressão exercida sobre o conjunto terra-inerte, certo? Desde ja agradeço qualquer resposta. Abraço. D-Backs. Citar Quem quer peixe molha a calça. Bartolomeu Paes
Recommended Posts