Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal. Ontem deparei-me com uma situação um pouco anormal. Um dos meus escalares, que já está no aquário à quase um ano, apareceu-me com uns pontos brancos... Não é íctio, antes que todos venham dizer isso xDD Eu já tive íctio e sei que não é. Aliás tenho um bótia, e esse não tem nadinha! Só por aí... O escalar está completamente normal, come, continua a ser o "rei" do aquário, por isso nem tenho andado muito preocupado. Mas se pudesse perceber o que se passa era bom, para poder tomar as devidas precauções. Peço desculpa por não colocar fotos, mas não houve mesmo oportunidade para as tirar :P

Abraço

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Publicado:

Se não é íctio só me ocorre Oodiniose, se for o caso podes tentar o tratamento com esha2000 ou bactopur.

Publicado:

É ictio de certeza!

lool agora a sério, posta umas fotos.

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

Assinatura editada, quebra de regras.

Publicado:

Vou tentar postar amanhã de manhã. Parece íctio mas não é... O íctio é ligeiramente diferente. Amanhã dou mais informações então :) Obrigado desde já!

signature.jpg

Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Publicado: (editado)

Se esse problema fosse com os meus eu faria o seguinte, fazia o tratamento com exa2000, deitava uma colher da sopa de sal por cada 100 litros de agua e mantinha a temperatura acima dos 27º.

Esha 2000 no caso seja alguma bacteria, sal que é o melhor desinfectante natural para a pele dos peixes e temperatura para se for ictio. Tudo isto pode ser feito ao mesmo tempo sem problema nenhum

abraço

Editado por António Ferreira
Publicado:

Boas,

Cuidado com o sal... Aparentemente pode ser inofensivo, mas nunca usar em aquários com peixes de fundo, e com plantas...

Abraços

O sal na proporção que disse, uma colher da sopa por cada 100 litros de agua nunca fez, nem faz malnenhum a ninguem.

abraço

Publicado:

Eu pessoalmente não concordo, não uso, nem recomendo, por razões muito simples. O sal faz com que haja um choque osmótico dentro das células dos peixes, fazendo com que a agua existente nas células saia. É bom para combater as doenças, visto estas serem unicelulares, a água ao sair faz com que elas morram, mas já não tão bom para os peixes, que não conseguem regular muito bem a pressão osmótica. Acontecendo os mesmos com as plantas, o sal retira a água as plantas, e estas começam a "murchar".

Acredito que nessa proporção possa não fazer nada de muito grave aos peixes, mas vale a pena arriscar?

Abraços

Acredito que nessa proporção possa não fazer nada de muito grave aos peixes, mas vale a pena arriscar?

Abraços

Se for a ler bem o que eu escrevi, digo, que eu faria dessa maneira, cada um tem a sua ideia ou teoria e que eu respeito, eu tenho a minha e espero que tb a respeitem.

Isto não serve para entrar em polémica e sim tratar de ajudar um colega de vicio.

Abraço

Ahhh, outra coisa, tenho a certeza absoluta que se ele fizer o que eu digo não lhe vai passar nada de mau nem a plantas nem muito menos aos peixes, por experiência própria de muiiiiiiiitas vezes ja o ter feito.

Editado por António Ferreira

Boas,

Tal como eu, respeito, não quero entrar de todo em polémicas, muito menos com quem já anda há mais tempo que eu neste mundo. Só alertei para um fato que a meu ver pode ser perigoso para a fauna...

Estamos aqui todos para nos ajudarmos ;)

Grande abraço

edit: Reparei agora, que ele tem uma corydora no aquário, assim desaconselho ainda mais o uso da sal

Editado por CaptainStuck
Publicado:

quando mudas agua usas alguma acondicionador porque eu tive um caso e era queimaduras provocadas pelo cloro

Publicado:

Desculpem não dizer nada mas vim de férias e ainda nem tinha podido vir aqui. Todos os dias falo com alguém lá de casa e pelos vistos o peixe continua na mesma. Agradeço todas as opiniões até agora :)

Não uso condicionadores nenhuns no meu aquário. A água aqui de gaia é muito boa e como nunca tive problemas com isso nunca pensei que pudesse ser daí o problema. Quanto ao sal, confesso que nunca gostei muito de brincar com isso, mas talvez tente... Logo à noite já vou para casa e pode ser que consiga finalmente postar aqui umas fotos do peixe :P

signature.jpg

Descontinuados:

Publicado:

Cuidado com os peixes que não tem escamas.

Aumentar a água até aos 32 graus, luz desligada e voilá, dentro de uma semana tens isso tratado se for íctio. Se for outra doença , convém mudares para um aqua-hospital e tratares com esha 2000 ou um anti-fúngico

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

Assinatura editada, quebra de regras.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas. Confesso desde já a minha falta de experiência mas li, ainda hoje num tópico por aqui um caso que também parecia ictio e que afinal se tratava de um parasita externo... vou procurar e colocar aqui o tópico para que possam ler também.

Ah, já agora, corrijam-me por favor se tiver enganado mas 32º não será demasiado? Para o mesmo tratamento 29º ou 30º não serve também ?

Cumprimentos.

Pedro Matos.