Recommended Posts

Publicado

Boa noite

comprei uma anúbia nana há uns meses, coloquei-a num nano de 35litros com 18 watts de luz, não fazia qualquer ferlização nem tinha co2, e as folhas mais pequenas que nasciam vinham todas encaracoladas. Há cerca de 2/3 semanas mudei-a para o meu novo aqua de 70 litros com 42 watts de luz, 6horas por dia, fertilização da sera florena diária e jbl ferropol 24 e, no entanto estas folhas novas mantêm-se todas encaracoladas e não ficam como as restantes...

Para além disso, no nano começou a ganhar aquela espécie de alga escura que não sai das folhas mesmo que se raspe com os dedos, já li tópicos em que esta alga se propaga quando a iluminação é elevada, mas no meu nano não me parece que tinha iluminação a mais, 35litros vs 18 watts...

Alguém sabe como resolver estes dois problemas??

Agradeço desde já a todos.

Cumps

Patrícia

Publicado:

Olá.

Primeiro de tudo, as folhas encaracoladas que falas, já estão totalmente abertas?

Não te esqueças que as Anubias são plantas de crescimento lento, e as folhas nascem enroladas em si mesmas.

Se as folhas já totalmente abertas se encontram onduladas, isso pode ser devido ao uma falta/desregulação de Cálcio na coluna de água.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boa tarde Luís Fortunato

vou colocar aqui algumas fotos da dita anúbia para que não restem dúvidas

img3323z.jpg

img3324p.jpg

img3326c.jpg

img3329w.jpg

Já agora, não sei como lhe chamar mas o meu feto esta a ganhar em algumas folhas uma espécie de alga preta, mas não parece uma alga normal nem sei se será uma alga. Saberá me dizer o que é e se retiro as folhas da planta ou deixo-a estar assim?

img3331f.jpg

O meu aqua está com cerca de 11 dias de vida e tenho a água cada vez mais amarelada, do tronco sei que não é pois passou mais de um mês debaixo de água e não amarelecia a água, saberá do que poderá ser?

Obrigado pela sua atenção!

Cumps

PAtrícia

Publicado:

Boas

Quando as folhas se encontram como estão as da tua anubia, normalmente é devido a carência de cálcio.

Não te preocupes com os fetos, isso não é nenhum tipo de alga mas sim um rebento novo. essa é a forma que os fetos de java

se reproduzem, deixa-o estar e quando estiver com um tamanho considerado podes arrancar e colocar onde quiseres.

Cumps

Publicado: (editado)

Boa noite

sabe como posso adquirir o cálcio para as plantas? Nunca ouvi falar de cálcio à venda, pesquisei na waterevolution e também não vendem nada... Como poderei fazer? Será que aquelas pastilhas que alguns de nós tomamos com cálcio, vitamina D e isso serve?(peço desculpa se estou a dizer algum disparate!)

Há entao algum produto próprio para aquarios com cálcio, como existe por exemplo o ferro? Se não existir como faço? Também não encontro testes para medir o cálcio existente no aquario, quando colocar o calcio como sei a quantidade que deverei administrar de modo a encontrar a concentração certa deste para as plantas e ao longo do tempo se deverei parar ou continuar sempre a colocar??

É que também não me parece que mais nenhuma planta esteja carente, apenas esta anúbia... Não sei se se deverá por ser de crescimento lento...

Ajuda pede-se, please!!

Peço desculpa e obrigado pela ajuda!

Cumps

Patrícia

Editado por tixxa
Publicado:

Bom dia

estive a ler um tópico em que, pelo que percebi, é mais provavel a falta de magnésio do que de cálcio e que se me falta cálcio tambem me falta magnésio???!!

Desculpem não percebi, fiquei completamente confusa...

O que me aconselham a fazer? Tenho outra anubia, uma barteri e esta não tem as folhas como a das fotos, as folhas estão direitas apesar de apresentarem na ponta um pequeno pedaço amarelo que depois fica com um buraco no meio, Será o mesmo problema? Em relação às outras plantas, cryptocoryne brown, lotus red, limonophila, feto de java parece-me estar tudo bem e frizo o parece-me pois sou inexperiente...

Conselhos por favor? E dado que não há testes como sei que quantidade fertilizar, quantas vezes por semana, para além de que nem sei com o que deva fertilizar.

Só para completar faço fertilização diária de sera florena, jbl ferrolplus 24 e tenho pastilhas sera florennette enterradas perto das raízes das plantas, pois tenho apenas areia de sílica. Iluminação 6h 42w.

Agradeço imenso que me ajudem!!

Patrícia

Publicado:

Então aqui vai:

70litros- 80cm comprimento x 30 larg x 40 altura

fluval 205 mais filtro interno eheim

areia sílica

tronco red moor wood

flora:

1 feto de java

2 anúbias nanas

1 anúbia barteri

1 cryptocoryne brown

2 tiger lotus red

1 limnophila

duas outras aproveitadas de um outro aquario, penso que são de baixa manutenção

Iluminação 42 watts 6 horas diárias

Pastilhas da sera florenette enterradas perto de cada planta.

Fertilização diária de sera florena (dividi a dose semanal e comecei a fertilizar todos os dias cerca de 2ml), 2 gotas de ferropol jbl 24 diárias.

ph 7

NO3 0

amónia 0.5

nitritos 0

PO4 0,25

Estes últimos testes, amónia, nitritos e PO4 foram medidos há cerca de uma semana pois não possuo os testes.

Comecei com a água algo esbranquiçada(penso ser normal) no entanto de dia para dia tem ficado cada vez mais amarela, sei que não é do tronco pois ficou mais de um mês a banhos e nunca modificou a cor da agua. Também não sei o que se passa!

Já fiz umas duas TPA's para que a amónia não aumente de modo a matar os meus peixes, fiz o tratamento com o stability e conforme o indicado no frasco e depois de confirmar com o dono da loja coloquei peixes 3 dias depois do aquário montado. Tenho 2 corys e 2 betodia geayii e um ancistrus bebé para combater os fungos que o tronco ainda teimava a ganhar.

Tenho a limnophila a ficar com bom aspecto, vinha mal tratada mas agora já vejo o topo desta a ganhar o típico rabo de raposa, a cryptocoryne muito de vez em quando começa a ficar com uma folha (as que estão mais junto ao areão)a desfazer-se e arranco-a, penso que seja por as folhas não apanharem tanta luz devido às outras que estão por cima e fazem sombra. A lotus está constantemente a ganhar novos rebentos, as suas folhas são minúsculas cerca de 1cm (as maiores), não sei porquê, vejo-as em aquários e são gigantes, não sei se com o tempo ficam maiores ou não, neste momento é a planta mais frágil que tenho no aquário, por ser tão pequena e pelos caules finos. O feto java acho que está bom. Resta mesmo a anúbia nana e a barteri...

Penso que é tudo...

Publicado:

boa noite

vou colocar aqui fotos das plantas do meu aqua, pois pode-me estar a escapar alguma coisa...

Uma das lotus. Não sei se conseguem percepcionar o tamanho delas, é que eu vejo lotus gigantescas noutros aquas, enquanto estas são extremamente frágeis e as folhas maiores têm no máximo 1cm. Será que esta planta é assim quando é pequena? E em termos de exigências, o meu aqua proporciona-lhe o que precisa ou é necessário algo mais?

img3334x.jpg

Outra lotus, esta não tem bolbo, era uma ramificação da primeira e partiu-se ao colocar no aqua

img3340s.jpg

Cryptocoryne brown

img3341t.jpg

img3342n.jpg

Esta são também umas partes de uma anúbia nana que se partiu, mas parece que se estão a dar bem, mas acho que também têm as folhas a ficar encaracoladas!

img3344gp.jpg

aqui vê-se a limnophila, penso que esteja com bom aspecto e uma outra que penso ser a rotala sp green que veio de outro aqua e só consegui aproveitar estas partes:

img3345fm.jpg

Aqui o tronco com a anúbia que tem as folhas bem encaracoladas e o feto de java, penso que este esteja de boa saúde:

img3346h.jpg

img3349d.jpg

esta também provem de outro aqua, não faço a mínima idéia de que planta seja e se é de fácil manutenção ou não?..

img3350dq.jpg

Aqui estão as fotos de duas folhas que têm pequenas manchas amarelas e no centro dessas manchas abrem-se buracos... Qual será o problema?

img3351q.jpg

img3353z.jpg

Espero que ajude a identificar que carências sofrem as plantas...

Agradeço imensa a ajuda, isto de ser novata tem muito que se lhe diga!!

Cumps

Patrícia

Publicado:

Boa tarde

em relação à falta de cálcio que me dizem que a anúbia carece,tenho umas pastilhas que se dissolvem na água, em que cada comprimido contém lactogluconato de cálcio 1132mg e carbonato de cálcio 875mg, correspondente a 500 mg de cálcio ionizável. Será que posso desfazer um bocado destas pastilhas efervescentes e colocar na água do aqua? Ou é perfeito disparate?

Se não o que devo colocar? é que só me parece que a anúbia nana tem carências, a barteri parece estar boa, bem como as outras plantas,mas acima estão as fotos das plantas para retirar dúvidas...

Também a cryptocoryne e a lotus cerca de dois em dois dias tenho que retirar sempre uma ou outra folha que começa a apodrecer.

Alguém me poderá ajudar?

Agradeço imenso.

Patrícia