Ricardo.Fonseca Publicado Julho 31, 2011 Publicado Julho 31, 2011 (editado) Já faz muito tempo que sonhava ter um espaço dedicado a aquários para a manutenção e reprodução de algumas e variadas espécies de invertebrados, nomeadamente camarões "anões". Decidi então montar uma estrutura para acomodar o meus aquários todos pois já tinha feito uma para acomodar uma parte dos mesmos e achei que uma maior seria possível e viável. Assim comecei com o projecto a decidir a melhor maneira de o fazer. O que decidi a princípio foi somente o "esqueleto" da estrutura e sua organização, o resto fui resolvendo à medida que os "problemas" iam surgindo. Ficam umas fotos da construção e pintura do seu "esqueleto". Se tiverem alguma dúvida não hesitem em colocar que terei o maior gosto em ajudar à construção de futuras baterias - que pelo menos não façam os mesmos erros que eu. Depois da fase de compra e corte dos ferros chegou a altura de soldar e dar forma à estrutura. Depois de uma hora de soldaduras o resultado foi este: Como escolhi ferro normal e não galvanizado tive de pintá-la para que ficasse mais bonita e não enferrujasse (ou vice-versa) As madeiras que escolhi para fazer as prateleiras foi o MDF normal, escolha feita somente pelo preço do mesmo - se quisesse gastar mais dinheiro escolheria outra madeira ou plástico resistente à água... Depois de pronta e já a descansar no seu destino final faltavam transportar todos os aquários da outra casa em se encontravam, tenho de deixar um grande obrigado pela ajuda de dois membros, o grande Fábio Silva e o KidSeletta pelo tempo, esforço e vontade despendida em transportar 12 aquários numa tarde só e voltá-los a montar aqui neste sítio... Fica prometido para breve as fotos possíveis do transporte dos aquas, acreditem que não foi tarefa fácil... Cumprimentos RF Editado Agosto 31, 2011 por Ricardo.Fonseca Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
FVS Publicado: Julho 31, 2011 Publicado: Julho 31, 2011 Vou querer ver depois de tudo montado. Boa sorte. Citar Cumprimentos, Fernando Silva
Paulo Lisboa Publicado: Julho 31, 2011 Publicado: Julho 31, 2011 Olá Ricardo! Ob pela partilha do projecto! Perguntas: Só uma das prateleiras tem reforço no meio. Porquê? Quais as dimensões da estrutura? Pareceu-me alta o que poderá dificultar a manutenção do aqua de topo.(neste particular, tinha pensado a minha sem aquario no topo, de forma a poder colocar lá recipientes com água para a reposição nas TPAs, usando a gravidade) O que pensas colocar como iluminação? Com quantos watts? Que sistema de filtragem escolheste? Adivinho que sejam filtros externos mas... O que vais colocar de espécies e qual o substro escolhido? Acho que está tudo! LOL Venham de lá mais fotos que a malta fica a torcer pelo teu sucesso!!! Grande abraço! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Ricardo.Fonseca Publicado: Agosto 1, 2011 Autor Publicado: Agosto 1, 2011 (editado) Ob pela partilha do projecto! Sabes que é um prazer poder ajudar quem se iniciar nestas andanças pois para mim, ver as ideias dos outros é uma grande inspiração para as moldar às minhas necessidades. Perguntas: Só uma das prateleiras tem reforço no meio. Porquê? Nessa prateleira leva um aqua com 120 lt aprox., é o mais pesado de todos e tive receio pela estabilidade pois não queria prateleiras muito grossas. Quais as dimensões da estrutura? Pareceu-me alta o que poderá dificultar a manutenção do aqua de topo.Tem 285cm de altura, 85 de largura e 50 cm de profundidade. A principio a prateleira de topo seria somente para arrução, como sugerido pelo Fábio Silva, sempre lhe disse que não ia durar muito com esse propósito - agora tem 4 aquas de 20lt cada. As espécies que aí tenho são de necessidades menos específicas e a sua filtragem é feita por filtros de esponjas accionados a ar. (neste particular, tinha pensado a minha sem aquario no topo, de forma a poder colocar lá recipientes com água para a reposição nas TPAs, usando a gravidade) É uma boa ideia, o Sérgio Vale tinha esse sistema na sua estante O que pensas colocar como iluminação? Com quantos watts? A iluminação que escolhi são calhas de 21w com lâmpadas T4 porque têm a medida exacta para encaixar nesse espaço. Comprei-as numa loja de artigos chineses a um preço muito convidativo - como são aprox. 9 calhas (dependendo do espaço que têm para iluminar por prateleira) Que sistema de filtragem escolheste? Adivinho que sejam filtros externos mas... Nos aquas maiores (120lts e 2x 50lts) tenho filtros externos , nos médios (4x 40lts) tenho filtros de mochila e nos pequenos (4x 20lts) tenho filtros d esponja O que vais colocar de espécies e qual o substro escolhido? As espécies que possuo são white pearl, blue pearl, reds, sakuras, yellows, babaulti stripes, red tiger, black tiger, crs, cbs, snow white,... Os substractos escolhidos são quase todos ADA - entre o amazónia, amazónia II, malaya, etc... dependendo da necessidade das espécies. Vou vos deixar com umas fotos do transporte dos aquas de uma casa para a outra... Ainda bem que o carro tem uma boa bagageira e essencialmente plana. Os aqua já no sítio à espera dos sistemas de filtragem. Todos estávamos muito cansados após estas peripécias... No final do dia estava assim: Depois de muito procurar, decidi colocar tampas na estrutura porque muitos aquas são destapados e muita coisa pode cair lá dentro essencialmente os pelos do cão com o Advantix que me pode matar muitos camarões (já aconteceu...) A estrutura ficou assim de início: Mais tarde acrescentei mais dois aquas e mudei alguns de sítio. Novidades para breve. Cumps RF Editado Agosto 31, 2011 por Ricardo.Fonseca Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Fábio Silva Publicado: Agosto 1, 2011 Publicado: Agosto 1, 2011 Finalmente temos aqui a tua bateria . Deu bastante trabalho mudar esses aquários todos, nem quero imaginar quando for a minha vez de mudar . Coloca ai umas fotos da bixarada que o pessoal quer ver isso . Grande abraço Citar Cumprimentos Fábio Silva Bateria 500 litros Crystal e Taiwan bee | Shrimproom Jungle | CRS Jungle | Black Jungle | Taiwan bee Jungle | Jungle Stripes | Lost Jungle| Real Jungle | Bee Jungle
Marco Alves Publicado: Agosto 1, 2011 Publicado: Agosto 1, 2011 Ricardo, está de . Tens aí uma bateria, que mete inveja a qualquer um. Como diz, o Fábio coloca fotos, que o pessoal quer ver. Um abraço. Citar The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Paulo Lisboa Publicado: Agosto 1, 2011 Publicado: Agosto 1, 2011 Ricardo, não podia deixar de agradecer a tua resposta! Muito obrigado pela info que partilhaste! Vou continuar a seguir este tópico com TODO o interesse! Desejo-te o maior sucesso! Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
oscarino Publicado: Agosto 3, 2011 Publicado: Agosto 3, 2011 (editado) Este é daqueles tópicos que vale a pena ver, rever, seguir e ficar na expectativa de mais e mais actualizações. Excelente mundo que tens em casa Parabéns Editado Agosto 3, 2011 por oscarino Citar Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo
Quo Publicado: Agosto 4, 2011 Publicado: Agosto 4, 2011 poderias mostrar uma geral do scaping de cada aquário. Citar
oscarino Publicado: Agosto 4, 2011 Publicado: Agosto 4, 2011 poderias mostrar uma geral do scaping de cada aquário. Pois, por acaso, também gostava de ver fotos de cada aquário individualmente e o seu respectivo setup. Talvez para breve. Citar Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo
Ricardo.Fonseca Publicado: Agosto 5, 2011 Autor Publicado: Agosto 5, 2011 Olá a todos, Obrigdo a todos pelos incentivos, isto está mais organizado mas ainda dá algum trabalho... se uma pessoa se desleixa um pouco vai uma colónia "à vida" (neste caso "morte") Estou de férias de momento e só poderei actualizar o tópico na semana que vem. Mais uma vez obrigado pela vossa atenção, Ficam prometidas fotos individuais de cada aqua e do sistemas de manutenção dos aquas na respectiva estrutura. Abraços RF Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Ricardo.Fonseca Publicado: Agosto 18, 2011 Autor Publicado: Agosto 18, 2011 (editado) Olá a todos outra vez, Esta estrutura suporta 11 aquários. Fica a descrição Prateleira de topo: 4 aquas com 20x40x25cm – aprox. 20lts – sistema de filtragema ar – filtros de esponja accionados por uma bomba de ar (1x EHEIM 400) 1 aqua com CBS grades A e S 1 aqua com CRS grades A e S 1 aqua com Heteropodas SAKURA – muito bonitos e tons muitofortes (em adultos é claro) 1 aqua à espera de fauna (em negociações...) Prateleira 1: 2 aquas com 40x33x25cm aprox. 30 lts – sistema de filtragem –filtros de mochila p aquas atés 200lts (2x EHEIM Liberty 200) 1 aqua com Snow white e CBS grades SS e SSS 1 aqua com Heteropoda FireYellow e Black Tiger BT1 e BT0 Prateleira 2: 1 aqua com 80x40x35cm – aprox 110lts – sistema de filtragem –filtro externo (EHEIM ecco pro 300) 1 aqua com CRS grades A, S, SS e SSS Prateleira 3: 2 aquas com 40x50x30cm – aprox. 60lts – sistema de filtragem(2x EHEIM ecco pro 200) 1 aqua com fauna a defenir (em negociações e ciclagem) 1 aqua com fauna a defenir (em negociações e ciclagem) Prateleira 4: 2 aquas com 40x33x25cm aprox. 30 lts – sistema de filtragem –filtros de mochila p aquas atés 200lts (2x EHEIM Liberty 200) 1 aqua com SnowBall/WhitePearl, Neocaridina cf.zhangjiajiensis var. white 1 aqua com BluePearl, Neocaridina cf. zhangjiajiensis var.Blue Fora da bateria existem mais aquas com Babaulti Stripes, Tiger Red e Blue Bee. Mais logo posto fotos. Abraços a todos RF Editado Agosto 18, 2011 por Ricardo.Fonseca Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Marco Alves Publicado: Agosto 18, 2011 Publicado: Agosto 18, 2011 Muito bom, Ricardo. Só falta ,mesmo as fotos. Um abraço. Marco Alves Citar The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Marco Alves Publicado: Agosto 18, 2011 Publicado: Agosto 18, 2011 (editado) Boa noite, Ricardo. Qual é a medida que tens entre prateleiras dos teus aquarios? Um abraço. Marco Alves Editado Agosto 18, 2011 por Marco Alves Citar The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Diogo607 Publicado: Agosto 28, 2011 Publicado: Agosto 28, 2011 FOTOS FOTS FOTS QUEREMOS FOTOS!! lool Citar Cumps 150l dedicados a Cacatuoides Blues Cube - Mais um Cubo Vodafone
Marco Alves Publicado: Agosto 28, 2011 Publicado: Agosto 28, 2011 Então, Ricardo, as fotos tão desejadas? Cumps. Marco Alves Citar The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Ricardo.Fonseca Publicado: Agosto 30, 2011 Autor Publicado: Agosto 30, 2011 (editado) Boas, Aqui o tempo parece-me que é sempre curto para fazer tudo o que tenho de fazer. Já andava a fazer gazeta das manutenções dos aquas e o resultado no aqua dos yellows/BT não foi muito agradável... As coisas continuam bem, com umas fatalidades pelo caminho mas enquanto houver descendência há esperança Estes são as gerais tiradas com o tele porque senão nem para a semana. Fica um gostinho começando por cima da esquerda para a direita e depois sucessivamente cada prateleira: CBS grades baixos CRS grades baixos (não se veem, são poucos) - parece um red que ficou dos últimos residentes... tenho de o tirar... Sakuras Futura casa dos yellows Yellows e Black Tiger Snow White e CBS grades altas (alguns CRS grades altas) CRS grades altas - o tronco etá ao alto para poder ver os camarões melhor, normalmente está deitado perto da entrada de água Fauna a definir (cheio de algas castanhas por não ter habitantes) Fauna a definir (cheio de algas castanhas por não ter habitantes) Blue Pearl White Pearl Este já não é da bateria mas tem Babaulti Stripes (qualidade alta), Blue Bee (paracaridinas) e Red Tigers Os aquas estão um pouco selvagens mas em devida altura levaram o tratamento devido, a falta de tempo também não ajuda muito. Espero que tenham gostado, Cumprimentos RF Editado Setembro 6, 2012 por Ricardo.Fonseca Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Paulo Lisboa Publicado: Agosto 30, 2011 Publicado: Agosto 30, 2011 Gostei e muito! Agora queremos fotos da fauna! (há malta que nunca está satisfeita, pá...) Citar Projectos antigos: Bateria 4 Aquários - Office Nano Wannabe - Rumo ao Sul(awesi) - RESET (180 litros) - Quiet Zone - Nano Reds
Ricardo.Fonseca Publicado: Agosto 30, 2011 Autor Publicado: Agosto 30, 2011 Certo Tenho de arranjar os aquas porque parecem mesmo selvas do desleixo com o musgo à solta e plantas a flutuar. A vida tem destas coisas rouba-nos tempo e vontade... Fica prometido para breve. RF Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Ricardo.Fonseca Publicado: Setembro 12, 2011 Autor Publicado: Setembro 12, 2011 (editado) Hoje foi dia de tirar umas fotos, visto já ter a máquina em minha posse. Deixo-vos com alguns camarões... Uma geral com o amigo Fábio que teve a paciência de vir ajudar a limpar e organizar as selvas (desta vez não foram as dele)... Tigers e Yellows De seguida mostro a fauna do aqua dos CRS. Espero que tenham gostado e não hesitem em colocar alguma questão. Cumprimentos RF Editado Setembro 12, 2011 por Ricardo.Fonseca Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Andre Miranda aP Publicado: Setembro 12, 2011 Publicado: Setembro 12, 2011 (editado) Boas Muito bom o projecto, eu diria mesmo excepcional! Sou grande adepto dos black tiger, parabens e muito boa sorte com isso! Editado Setembro 13, 2011 por Fábio Silva evita fazer quotes quando desnecessario Citar <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
Fábio Silva Publicado: Setembro 13, 2011 Publicado: Setembro 13, 2011 A próxima vez que precisar de limpar os aquas cá de casa vens cá tu . Ficou engraçada essa foto com o fisheye. Os black tiger estão simplesmente soberbos!! grande abraço Citar Cumprimentos Fábio Silva Bateria 500 litros Crystal e Taiwan bee | Shrimproom Jungle | CRS Jungle | Black Jungle | Taiwan bee Jungle | Jungle Stripes | Lost Jungle| Real Jungle | Bee Jungle
Ricardo.Fonseca Publicado: Setembro 20, 2011 Autor Publicado: Setembro 20, 2011 (editado) Olá a todos, Deixo-vos com um video dos CBS grade baixo (A a S) - aquário com 20lt filtrado com esponjas. CBS GRADES BAIXOS Espero que gostem. RF Editado Setembro 20, 2011 por Ricardo.Fonseca Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Marco Alves Publicado: Setembro 20, 2011 Publicado: Setembro 20, 2011 Boa noite, Ricardo. Não se consegue ver o video. Cumps. Citar The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Ricardo.Fonseca Publicado: Setembro 20, 2011 Autor Publicado: Setembro 20, 2011 Aqui fica melhor, fiz o upload para o youtube e penso que tem integração com a plataforma do fórum. Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Recommended Posts