Duarte Conceição Publicado Outubro 26, 2003 Publicado Outubro 26, 2003 Meus caros amigos aquariofilos. Venho por este meio relatar-vos uma situação deveras estranha que aconteceu no meu nano ontém. Passo a descrever. Tinha o aquário ainda sem peixes com os valores de PH, KH e GH dentro dos parâmetros para as espécies que pretendia colocar de inicio. Ontém ao fim da tarde coloquei, após uma mini-quarentena de ambientação à agua do meu aqua 1 Corydora Panda 2 Otocinclus affinis 1 Ancistro Sp no nano cuja flora e decoração são as seguintes : 4 Cryptocoryne Spiralis Albida 2 pedaços de Musgo Java 1 Anubia Nana 1 tronco de outro aquário já desactivado, não flutuava, nem libertava detritos meio vaso de barro partido e devidamente tratado Hoje de manhã quando ligo a luz, qual o meu espanto...dizimados, encontrei os peixes mortos..e aqui é que reside o mistério 1 otto está desaparecido...já revirei aquilo tudo e não o encontro, os outros 3 estavam no fundo sem qualquer sinal exterior que levasse a alguma conclusão. O que poderá ter acontecido? Logicamente segunda feira vou me dirigir à loja onde os comprei com um pouco da minha água para analisarem melhor...mas entretanto gostava de saber se algum de vós tem alguma ideia. Obrigado desde já! Ps: Um promenor...que até nem poderá ter nada a ver ( mas uma vez que não sei como funciona o sistema de filtragem e circulação dos aquários da loja) mas num dos aquas da loja encontravam-se 4 escalares mortos. Aparentemente foi uma tarde movimentada, o que é normal tendo em conta que era sábado, o dono disse-me que não tinha ainda tido tempo de os remover.
Visitante Publicado: Outubro 27, 2003 Publicado: Outubro 27, 2003 Boas! Quando foste a loja e viste os peixes mortos e o "lojista" disse que ainda não tinha tempo de os retirar. Pois é, para se tirar os peixes mortos é necessario pelo menos 12 horas, isto sem contar com a hora do almoço..... :D O que aconteceu aos teus peixes (isto se fizes-te tudo como deve ser) foi que eles estavam doentes. Mas também pode acontecer, se o teu aqua ainda tiver a "ciclar" ainda não esta preparado para receber especies mais sensiveis. Se eu fosse a ti, não ia mais a essa loja... isto se é a primeira vez que compras peixes... e se fizes-te tudo bem (a mim parece que sim). Se não foi a primeira vez que compras peixes nessa loja e isso nunca aconteceu... pode ser que o lojista não tive-se culpa nenhuma. Quanto a mim duvido. Porque não retirou logo os peixes mortos, mesmo depois de avisado. Onde eu costumo ir se o lojista vir peixes mortos, vai logo retirar os peixes (os clientes que esperem), e assim ninguem leva a mal de esperar mais cinco minutos, pois e para a saude dos animais que vende (logo mais uma garantia de qualidade) Quando vais a uma loja e ves peixes mortos (acontece) e avisas o dono e ele não retira logo as "baixas" (desculpas) , isso é mau sinal! Saudações aquaticas. MiguelVPinto.
MotarSolitario Publicado: Outubro 27, 2003 Publicado: Outubro 27, 2003 sera que nao tinhas nenhuma larva de libelinha ai dentro? elas sao excelentes predadoras, e as vezes vem ovos nas plantas
HomemPeixe Publicado: Outubro 27, 2003 Publicado: Outubro 27, 2003 O MiguelVPinto já referi-o o motivo mais provavel. O teu aquário estava montado a pouco tempo e não estava preparado para receber peixes. Outra causa possivel, é o estado dos peixes quanto foram colocados no aquário. Será que estavam sensiveis e fracos. Qual foi a loja? Quanto tempo demoras-te a ir da loja para casa? E a viagem foi de carro? A mini-quarentena. O que é? +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
Luis Queiroga Publicado: Outubro 27, 2003 Publicado: Outubro 27, 2003 Oi, Bruno sera que nao tinhas nenhuma larva de libelinha ai dentro? elas sao excelentes predadoras, e as vezes vem ovos nas plantas Elas não são muito grandes (1-3 cm) e apenas comem alevins. Shiva, o que entendes por: Ontém ao fim da tarde coloquei, após uma mini-quarentena de ambientação à agua do meu aqua Abrçs Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Duarte Conceição Publicado: Outubro 28, 2003 Autor Publicado: Outubro 28, 2003 Olá a todos! Obrigado desde já pelas vossas respostas. Em primeiro lugar julgo que já identifiquei a causa...o teste de ph que tenho (sera em liquido) pelos vistos estava enviusado. Em casa dava-me valores entre os 7.5 - 7.0 e depois de ter ido à loja verificámos no medidor digital que estava a 8.1 !!! o Kh também estava demasiado baixo(2) Agora respondendo às vossas questões de uma forma sucinta. Mini-quarentena de ambientação - atendendo a que só tenho espaço para ter o nano agora... este método consistiu numa suspensão dentro do aquário do saco da loja durante 1.30 H e na qual fui colocando aos poucos água do meu aqua. homem-peixe a viagem foi efectivamente de carro e não demorei mais de 30 mins a chegar a casa. O nome da loja, preferia não revelar até porque não acho justo estar a fazer má publicidade (embora o incidente com os peixes mortos) tendo em conta os valores do pH do aquário. Tenho tentado baixar o pH, tarefa que até agora tem-se revelado bastante dificill....(é por isto que detesto nanos e tenho ali o de 300 lts parado por falta de espaço) já ponderei sinceramente na hipotese defazer o inverso...isto é...colocar lá peixes que se ajustem aquele pH e não o contrário. Alguém tem alguma sugestão? Obrigado a todos 1 Abraço
HomemPeixe Publicado: Outubro 28, 2003 Publicado: Outubro 28, 2003 É muito estranho o ph ser 8.1, porque vivi em Oeiras e o ph da água após evaporação dos químicos da Epal desaparecerem é de 7,4. Como é o teu areão, tens conchas ou pedra calcarias? Já agora onde vives em Oeiras, refiro-me a zona? +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
Duarte Conceição Publicado: Outubro 28, 2003 Autor Publicado: Outubro 28, 2003 boas homem-peixe. obrigado pela rápida resposta! quanto às tuas perguntas areão - denominado arco-iris (um mix do redondo tradicional com umas lascas alaranjadas que parecem tijolo) zona em que resido - porto salvo não tenho conchas, nem pedras, apenas um tronco e meio vaso de cerâmica partido, que entretanto retirei porque poderia estar mal cozido... mais logo quando xegar a casa (isto de tar no emprego preocupado com o aqua não tá com nada ) meço novamente o pH e depois posto aqui. abraço
Recommended Posts