1º aquario


Paulofmo

Recommended Posts

Boas esta e a minha primeira postagem , e alem disso sou um iniciante na aquariofilia, por isso venho mostrarvos o meu aquario para pedir a vossa opiniao e ja agora se tiverem algum conselho a dar agradeco =) vou deixar o link do video =)

 

 

Obrigado

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquario Tetra de 60litros

Filtro Sera fil 120

termo sera de 100w

luz e sera plant color 15w 4900kelvins

ph 7

temperatura 26 a 28

peixes: 20neons 1 escalar 1casal de colisas 2viuvas 1botia paquistanes 1comedor de algas chinês 2machs espada lira 1femea lira e 2 espadas femeas ....... ja agora ja alguem viu um espada lira branco como o meu?

nomes de plantas so sei a anubia porque onde comprei as outras amulher era tao tona que dizia que os neons n se repruduzem loooooooooool

 

 

bem espero ter dado info correcta..........

 

 

 

naove o filme no youtube poe <meu primeiro aquario 60litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ontem passei num loja de animais com a namurada e tivemos que comprar mais algo lool mas uma viuva mas esta e negra e nao cor de rosa e mais uma espada femea e ainda uma planta cabomba verde e bem a aquario ate parece que ganhou mais vida =)

 

 

 

Ja agora nao ha ninguem que de uma opiniãozita sobre o aquario ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Tens muitos peixes para a capacidade do aquário. A regra de ouro é um centimetro de peixe adulto por litro de água.

É muito bonito vermos o aquário cheio de peixes e é um dos erros mais comuns de um iniciante. Mas é tambem muito desagradável vê-los a morrer.

Reparo também que tens muita pouca luz. Pelo menos devias de ter 0.5 W por litro.

 

Fizes-te o ciclo do azoto antes de introduzires os peixes?

Introduziste os peixes de forma faseada ou de uma vez só?

 

Apesar de tudo não é para desanimar. É muito normal cometermos erros ao início, temos é de tirar proveito deles para o futuro.

 

 

PS: A viuva cor de rosa que compras-te não é assim na natureza. Eles são "tatuados" para ficarem assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yah eu sei... mas elas tambem sao mas bonitas em preto =) a minha namorada e que gostou delas em rosa e achei que dava um contraste bonito.... e como o meu espada lira branco como e diferente destaca-se mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yah eu sei... mas elas tambem sao mas bonitas em preto =) a minha namorada e que gostou delas em rosa e achei que dava um contraste bonito.... e como o meu espada lira branco como e diferente destaca-se mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao forum

na minha opinião temos de ser aquariofilistas responsáveis, se sabemos que um peixe foi alterado a nível de cor ou fisicamente em laboratório não deveria-mos adquiri-los pois num futuro próximo acabamos por perder muitas das espécies que estima-mos, os chineses já fizeram até porta chaves com peixes vivos lá dentro, é um crime para a natureza. Eu sei que és novo nisto e por isso é normal cometer-mos erros pois de inicio o aquário é apenas diversão e decoração mas enfim de algum tempo vais querer é criar um habitante perfeito para os teus peixes. Outra coisa como te disse o silva é que tens de ter cuidado com a superlotação no aquário que já ultrapassas-te em larga escala, o escalar cresce banstante, o cae tambem e não esquecer que quando o escalar crescer é bem provável que os teus neons sirvam de ração fresca para ele. Um concelho que te dou, compra testes principalmente de amónia, no2 e no3 pois esses peixes todos fazem muita porcaria em apenas 60lt e muito mais com um filtro interno, aconselho também a fazeres 2 tpas (trocas parciais de agua) semanais de 25% para evitar o acumular de amónia. Desculpa isto tudo mas não é para te fazer criticas mas sim para te dar conhecimento pois os erros que fizeste já eu os fiz e nessa altura não tinha forums destes para alguém me ajudar o que resultou em muitas baixas ou até totais dos meus peixes.

 

Boa sorte e vai dando novidades (boas espero)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

se te desse um conselho iria repetir quase tudo o que o Geada te disse,

 

por isso vou deixar apenas alguns reparos: o teu comedor de algas chinês é na realidade um comedor de algas siamês uma especie bastante destintas,

isso demostra que não tens o cuidado de buscar mais informação para além daquela que te é dada pela vendedora,

mas pior ainda isso mostra que não tens o cuidado de buscar informação sobre um especime antes de comprar,

o ideal é mediante as condições do teu aqua decidires que peixes vais introduzir e antes de sair de casa já saberes o que vais comprar, não é ir dar uma volta ao shoping e ver um peixe "tão giro" e trazer para casa e sobretudo saber quando parar de comprar peixes ou perceber quando é tempo de comprar um aqua maior,

 

a vendedora não é tona o que ela queria disser é que os neons não são como por exemplo como os teus espadas que se reproduzem como ratos e qualquer um pode apartir de um casal povoar um aqua, a reprodução dos neons é um processo complexo que requere inclusive a simulação de chuvas e até mesmo de relâmpagos, de todas as especies de neons a mais facil de reproduzir e cativeiro é o "rosa" ou "glowlight" e mesmo assim é precisso ter bastamte experiencia pois todos os alvins de qualquer neon são fotosensiveis nos primeiros dias de vida, mais uma vez falta de interesse em saber mais sobre os peixes que tens

 

a Internet é uma ferramenta poderosa, usa-a para saberes mais sobre os teus peixes e como mante-los não apenas para vires exibir o teu aquario e já que o fazes antes de postares videos dos teus peixes ao menos limpa os vidros do aquario pois isso até dá a impressão que tratas bem deles

 

de qualquer das formas bem vindo ao forum e espero ciseramente que estejas disposto a corrigir todos esses erros de principiante e começar a praticar aquariofilia responsavel

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem muito obrigado pelos conselhos =)

 

 

1 eu quando comprei os viuvas rosa nao sabia que eram alterados so depois de os ter e que descobri que afinal eram pretos lodo dedusi que seriam alterados , tal como fazem a muitos espadas , ramirezis discus etc e por isso nao comprei mais

 

2 na loja disseram que eram uma cjines e como eu queria um peixe para me limpar o aquario e nao tinha o que eu previamente pesquisei na net =) aconselhoume aquele e quanto aos escalares a quem diga que coma ou nao os neos.... dissem que e mais os altum pois sao mais agrecivos mas espero que nao.... no entanto tenho ideia que comprar um aquario de 120l e usar o de 60 para fazer criação de uma especie talvez os colisa mas ainda nao sei...

 

quanto a lotaxao nao tinha ideia que tava sobre lutado eu via eles tao felizes e dao-se todos tao bem que pensei que bem mais um nao faz mal... lol e da ultima vez que comprei 2 peixes percebi que ja estava mais que suficiente...

 

bem o vidro sujo ja que o peixe nao limpa tenho que ser aconselharame uma la especial para aquarios o que achas ? e melhor que aqueles esponjas iman da sera ?

 

Obrigado pelas dicas uma pessoa faz asneiras e nao sabe e ja tenho um colega que la vai dando ajudas se nao ja era =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que tens direito de te defender, não estamos aqui para te dar na cabeça mas sim para te aconselharmos para não cometeres os mesmos erros no futuro. Na minha opinião ainda bem que o peixe que tens não ser o comedor de algas chinês como te tinham dito e sim o siamês pois crescem menos e são menos agressivos.

Compra um íman mas não vais pelo mais barato, se conseguires arranjar um float era o ideal pois têm um bom íman e fazem uma boa raspagem sem riscar, eu tenho um e estou muito satisfeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espero que ao justificarme nao pensem que estou a ser orgulhoso ou mal educado

 

não, de forma alguma, antes pelo contrário demonstras bastante umildade,

 

o Geada diz que não estamos aqui para dar na cabeça a ninguem, bem eu gostava de não ter de dar, mas por vezes tem mesmo que ser tipo terapia de choque pois há pessoas que parecem não perceber que aquariofilia é um assunto sério dado que se trata de cuidar de seres vivos e isso revolta-me bastante,

 

bem mas parece-me que tens essa consciencia e estás disposto a corrigir os teus erros, por isso desculpa lá se fui muito rispido contigo e se te serve consolo fica a saber que sou ainda mais exigente comigo próprio

 

deixo-te então votos de boa sorte na tua proxima montagem, lê bastante, forma uma ideia daquilo que pretendes, informa-te bem e só depois é que concretizas a ideia quando tiveres a certeza de tudo e sobretudo não faças nada que não tenhas plena certeza, desta forma é pouco provavel cometeres erros ou a coisa correr mal,

 

vai dando noticias e actualizando o teu post com fotos e tudo que a malta curte cuscar

não esites em tira duvidas ou buscar aqui conselhos

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, de forma alguma, antes pelo contrário demonstras bastante umildade,

 

o Geada diz que não estamos aqui para dar na cabeça a ninguem, bem eu gostava de não ter de dar, mas por vezes tem mesmo que ser tipo terapia de choque pois há pessoas que parecem não perceber que aquariofilia é um assunto sério dado que se trata de cuidar de seres vivos e isso revolta-me bastante,

 

bem mas parece-me que tens essa consciencia e estás disposto a corrigir os teus erros, por isso desculpa lá se fui muito rispido contigo e se te serve consolo fica a saber que sou ainda mais exigente comigo próprio

 

deixo-te então votos de boa sorte na tua proxima montagem, lê bastante, forma uma ideia daquilo que pretendes, informa-te bem e só depois é que concretizas a ideia quando tiveres a certeza de tudo e sobretudo não faças nada que não tenhas plena certeza, desta forma é pouco provavel cometeres erros ou a coisa correr mal,

 

vai dando noticias e actualizando o teu post com fotos e tudo que a malta curte cuscar

não esites em tira duvidas ou buscar aqui conselhos

 

cumprimentos

 

 

 

 

 

Boas hoje quando fui alimentar os peixinhos depareime que um dos espadas machos que tinha estava morto e que estava mordido... entao pensei que poderiam ter sido o outro que tenho pois ja e adulto e este era mais pequeno... e ja tinha visto o maior a dar em cima ads femeas ... fiquei triste mas ok acontece essas coisas... depois reparei que o outro espada estava muito quietinho sempre no fundo peguei nele com a rede e nao tinha nada a vista pois podia tar maguado... apos alguuns minutos vinha a tona mas voltava ao fundo... mas pensei que poderia tar aleijado da possivel luta

 

passado uma hora fui ver ja anda no fundo de barriga po ar sem poder respirar.... quase morto =( tive que o botar fora pois se nao iriam matar os outros em caso de doenca ( sei que nao fiz o mais correcto mas nao tenho mais nenhum sitio pa o colocar pois sou novo na aquariofilia)

 

podem esplicar o que podera ter acontecido ?

 

 

aguardo respostas urgentemente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem a causa foi sobrepovoação que provoca picos de amónia é o resultado é auto equilibrio do ecosistema, os peixes com os seu dejectos provocaram aumento de amónia, o aumento de amónia matou dois peixes, menos dois peixes menos amónia ou seja a Natureza a corrigir um erro,

 

no meu 1º aqua cheguei a ter varias especies de neons e rasboras harlequim num total de 45 peixes com um CAE e um SAE num aquario de 55 litros uteis sem ter uma unica perda,

isto eu desaconselho vivamente a alguem a fazer pois eles não tinham problemas de saude mas o unico momento de felicidade deles era ahora de comer pois o resto do tempo até se estrovavam uns aos outros nem tinham o comportamento natural das especies,

apenas venho disser isto para compreenderes que:

 

1ºo aquario foi bem ciclado

 

- primeiro sem peixes, só deitava uns flocos por dia e deitava bacterias nitrificantes e apenas fiz uma pequenina TPA para aspirar a comida podre do fundo

- ao fim de um mês TPA de 30% e introduzi um trio de guppys,2 TPAs semanais

- passadas 2 semanas introduzi 6 rasboras e passei a TPAs semanais

 

2ºintrodução lenta

 

- então comecei a por 2 ou 3 peixes por semana e as vezes de 15 em 15 dias

 

3ºboa filtragem

 

-quando tinha já perto de 20peixes dei conta de que o filtro interno 600litros/hora já não éra suficiente começava a perder caudal ao fim de 3dias, decidi então comprar um fitro externo, nos classificados do forum arranjei um de 600L/h com cerca de 3 litros de matérias filtrantes o que me permitiu continuar a intruduzir peixes até chegar ao ponto de parar para pensar e disser "basta eles já não teem as minimas condições e comprar outro aquario para dividi-los

 

4ºestar atento aos sinais que o aquario e os peixes dão

-é possivel prever a tragédia prestando atenção a pequenos sinais tais como: cheiro a agua estagnada, pequenas bolhinhas á superficie junto ao vidro (exepto se tiver bettas pois isso é ele a fazer ninho), peixes parados no fundo( exepto peixes de fundo), apacticos, a nadarem de lado, junto á superficie numa posição vertical com a boca de fora de agua, parados na vertical com a cabeça encostada ao fundo, ás cabeçadas aos vidros, a tentarem desesperadamente saltar fora do aquario, respiração ofegante e etc....

 

vês agora que não és só tu que cometes erros a sobrepovoação e o primeiro erro de quase todos

 

agora tens de aliviar a carga do teu aqua ou oferesses alguns peixes a amigos ou então melhora a filtragem e disciplina -te a fazeres uma manutenção regular, TPAs frequentes e nunca mas nunca limpes o filtro no mesmo dia da TPA, e começa já a preparar o outro aqua que pretendes montar

 

outra coisa é normal os outros peixes irem petiscar num peixe morto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem a causa foi sobrepovoação que provoca picos de amónia é o resultado é auto equilibrio do ecosistema, os peixes com os seu dejectos provocaram aumento de amónia, o aumento de amónia matou dois peixes, menos dois peixes menos amónia ou seja a Natureza a corrigir um erro,

 

no meu 1º aqua cheguei a ter varias especies de neons e rasboras harlequim num total de 45 peixes com um CAE e um SAE num aquario de 55 litros uteis sem ter uma unica perda,

isto eu desaconselho vivamente a alguem a fazer pois eles não tinham problemas de saude mas o unico momento de felicidade deles era ahora de comer pois o resto do tempo até se estrovavam uns aos outros nem tinham o comportamento natural das especies,

apenas venho disser isto para compreenderes que:

 

1ºo aquario foi bem ciclado

 

- primeiro sem peixes, só deitava uns flocos por dia e deitava bacterias nitrificantes e apenas fiz uma pequenina TPA para aspirar a comida podre do fundo

- ao fim de um mês TPA de 30% e introduzi um trio de guppys,2 TPAs semanais

- passadas 2 semanas introduzi 6 rasboras e passei a TPAs semanais

 

2ºintrodução lenta

 

- então comecei a por 2 ou 3 peixes por semana e as vezes de 15 em 15 dias

 

3ºboa filtragem

 

-quando tinha já perto de 20peixes dei conta de que o filtro interno 600litros/hora já não éra suficiente começava a perder caudal ao fim de 3dias, decidi então comprar um fitro externo, nos classificados do forum arranjei um de 600L/h com cerca de 3 litros de matérias filtrantes o que me permitiu continuar a intruduzir peixes até chegar ao ponto de parar para pensar e disser "basta eles já não teem as minimas condições e comprar outro aquario para dividi-los

 

4ºestar atento aos sinais que o aquario e os peixes dão

-é possivel prever a tragédia prestando atenção a pequenos sinais tais como: cheiro a agua estagnada, pequenas bolhinhas á superficie junto ao vidro (exepto se tiver bettas pois isso é ele a fazer ninho), peixes parados no fundo( exepto peixes de fundo), apacticos, a nadarem de lado, junto á superficie numa posição vertical com a boca de fora de agua, parados na vertical com a cabeça encostada ao fundo, ás cabeçadas aos vidros, a tentarem desesperadamente saltar fora do aquario, respiração ofegante e etc....

 

vês agora que não és só tu que cometes erros a sobrepovoação e o primeiro erro de quase todos

 

agora tens de aliviar a carga do teu aqua ou oferesses alguns peixes a amigos ou então melhora a filtragem e disciplina -te a fazeres uma manutenção regular, TPAs frequentes e nunca mas nunca limpes o filtro no mesmo dia da TPA, e começa já a preparar o outro aqua que pretendes montar

 

outra coisa é normal os outros peixes irem petiscar num peixe morto

 

 

 

 

Hoje encontrei uma femea espada ja a bater as botinhas e teve o mesmo fim que os outros =(

 

Fui a loja comprar testes de amonia (nh3e4) e esta com cor verde ( 0.5ml se nao estou em erro ) fiz logo um super tpa e mudei 10l agua ( e tambem ja limpei os vidros com o tal lipador de iman.... bem sera o suficiente ? ou terei mais baichas ? acham necessario comprar um acessorio para limpar o fundo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mesmo com essas baixas ainda tens o aquário sobrelotado, acontece que o filtro que possuis não é suficiente e a amónia vai sempre aumentar e manter-se alta. Tens 2 opções ou dás parte dos peixes, um deles o escalar que se chegar a adulto não vai ter condições num aquário tão pequeno como o teu ou compras um filtro externo com debito de 300 lt/h, num filtro vais ter de ter algum material para as bactérias nitrificantes formarem colónia como por exemplo as cerâmicas ou bioballs. De todas as formas acho que deves de dar o escalar e o comedor de algas siamês (SAE) ou então investir num aquário de pelo menos 120 lt com 45cm de altura pelo menos devido ao escalar ter muita altura em adulto.

 

Mais uma coisa vai fazendo tpas de 20 a 30% 2 vezes por semana até os níveis de amónia baixarem até resolveres o que fazer, tem o cuidado de antes de fazer a tpa's se tiveres possibilidade encheres uns recipientes com agua pelo menos 24h antes e usares essa agua nas tpa´s.

Editado por Geada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Paulo

 

não cites tudo o que digo pois tornas o post chato de ler,

 

o que se passa é que neste momento não tens capacidade de filtragem, pois o teu filtro tem um caudal de 700 litros hora mas apenas 350cm2 de materias filtrrantes logo insuficiente para dar conta dessa super população,

 

para 60 litros uma tpa de 10lts não tem nada de super uma tpa de rotina para esse aqua deve ser de 15lts,

 

tens urgentemente de começar a despachar peixes para amigos ou lojas ou comprar um filtro externo

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

O mei filtro segundo a caicha filtra 700lp/hora agora isso ja nao sei pelo que vi na net o meu filtro e pa aquarios de 120l ou seja o filtro que tenho e prar um aqua o dobro do meu... vou tentar fazer mais tpas mas e mais compliacado o meu aquario nao ta em minha casa ... ta em casa da minha mikas... como passo a vida la enfiado loool ( a penetra mesmo) mas bem vou ver se nao implicam obrigado =) vamos ver se hoje nao me morre ninguem

 

 

ja agora e se todos os dias tirar 1.5l agua ? sera melhor ? ate o aqua estabilizar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cabecadura

 

vamos lá ver se consigo explicar-te de forma a que compreendas, o fabricante diz que dá para aquas de 150lts, mas é a mesma coisa que o fabricante de automoveis que diz que o seu pequeno desportivo dá 200Km/h , á rasca mas até é verdade e o piloto de testes até o provou, mas tu agarras no mesmo carro e convidas quatro amigos gordinhos para dar uma volta e é provavel que não passe de 140Km/h porque está SOBRECARREGADO, ou seja esse aqua aque o fabricante se refere é um aqua bem ciclado cheio de plantas que ajudam na filtrage e com muito poucos peixes,

 

neste momento tu tens nesse aqua peixes para um aqua de mais de 200lts logo o filtro está subdimensionado ou seja NÃO TEM CAPACIDADE para tratar os dejectos dos DEMASIADOS peixes mais a comida que lhes dás a mais, sim tem 700L/h não precisavas de ter ido ler a caixa eu já te tinha dito e tambem te disse que apenas tem 350cm3 (na altura até disse cm2 corijo o meu erro) de materias filtrantes e isso não é mesmo nada não contem bacterias suficientes para dar conta do recado e até podia ter 1000L/h ou 1500L/h isso não ia mudar nada ia continuar a ser 350cm3 de materias filtrantes,

 

o Geada falou-te num filtro externo com 300L/h, á primeira vista ficavas mais mal servido pois é menos de metade do caudal, certo?

não é errado pois se esse filtro tivesse 3,5Lts de materias filtrantes (3500cm3) tinhas 10 vezes mais capacidade de filtragem, se esse filtro fosse por exemplo o 2211 da Eheim que julgo ter esse caudal e de certeza tem 1L (1000cm3) de materias tinhas aiunda assim 3 vezes mais capacidade de filtragem,

 

ou seja mais importante que o caudal é o volume de matérias pois isso é que determina a capacidade de filtragem, é claro que também tens de ter em conta que o total do volume de agua deve passar no minimo 3vezes pelo filtro durante uma hora,

 

MUDA DE FILTRO OU OFERECE ALGUNS PEIXES

 

 

se mudares 1,5lts de agua por dia ao fim de uma semana apenas mudaste 10,5lts ou seja quase nada, fazia mais sentido mudares 10lts de agua duas vezes por semana, uma duvida quando fazes TPA usas acondicionadores de água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente não sei onde tinha a cabeça para lhe dizer que 1.5lt de agua por dia era muito, lol. Ainda devia estar a pensar na cama :sleeping: .

Concordo com tudo o que o sabuguense te disse, o filtro que tinha em mente era exaxtamente o 2211 não é caro e chega para o teu aquario pois tem um caudal quase 5x o volume do teu aquario, não esquecer que outra vantagem do externo é a gravidade da agua que ajuda a reter as particulas no fundo do filtro.

Editado por Geada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.