GreyWolf Publicado Julho 26, 2011 Publicado Julho 26, 2011 Boas, Ando aqui com uma dúvida para a qual não encontro resposta aqui no Forum... (o mais certo é que esteja postada algures) de qualquer forma aqui fica. As especificações técnicas do filtro externo EHEIM 2213 (fonte pet4you.net) são as seguintes: Caudal da bomba: 440 L/h, Consumo: 8 W, Volume do filtro: 3,0 L, Tamanho do Aquario: 250 L Considerando a regra de filtragem mínima de 3X o volume total de água do Aq, se o tamanho do Aq é de até 250 L, não será insuficiente um caudal de 440 L/h? Não deveria o caudal da bomba ser de pelo menos 750l/h (3x250 L)? Obgd. Citar
A. Ferreira Publicado: Julho 26, 2011 Publicado: Julho 26, 2011 Viva, Para áquas acima de 150 litros o ideal será sempre 2 filtros! Atenção que o mínimo recomendado é, pelo menos 3 vezes a capacidade do áqua, mas o ideal será (no mínimo) o dobro! Eu tenho 1 2213, mas para 1 áqua de 90 litros, e mesmo assim tenho 1 2211 em "stand by", se houver azar é só passar as massas filtrantes para o outro filtro. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
GreyWolf Publicado: Julho 27, 2011 Autor Publicado: Julho 27, 2011 Obrigado A.Ferreira Tenho 3 Aq com 200 Lt cada... com filtros internos DIY que respeitam a regra mínima... o problema, para além da manutenção, é o consumo energético (cada um com 23W contra os 8W do 2213)... por isso é que estou a pensar fazer a mudança para os externos. Citar
Quo Publicado: Julho 27, 2011 Publicado: Julho 27, 2011 (editado) um filtro que faça menos de 3 vezes o volume da água não inspira muita confiança. cada caso será um caso, pois um aquário plantado e/ou com moluscos detritivoros como ampularias, caramujos trombeta e tylomelanias a exigencia por parte do filtro será menor. tenho um 2213 num aquario de 120 L ou seja 3,7 vezes, bem plantado e povoado, está saudável, mas no limite. um filtro quanto mais litros/hora tiver melhor. Noutros aquarios tenho 900L/H ou seja 7,5 vezes que me inspiram mais confiança... quanto mais ondas fazer á superficie do aquário melhor, não é só na água salgada que isso conta, na água doce também. Os maiores consumidores de oxigénio são as bacterias, uma boa colonia de bacterias, e peixes que não têm problemas em respirar, tens um aquário bem mais robusto! Se plantares, teres uns "caracois" detritivoros, umas TPAs e limpezas de filtro ocasionais tens um aquário saudavel a longo prazo. Editado Julho 27, 2011 por Quo 1 1 Citar
GreyWolf Publicado: Julho 27, 2011 Autor Publicado: Julho 27, 2011 Valeu, obrigadão pelas dicas Citar
Recommended Posts