Rodolfo Rodrigues Publicado: Outubro 21, 2011 Autor Share Publicado: Outubro 21, 2011 Viva..com os SAE é normal de vez em vez perderem a cabeça e saltarem. Eu pelo menos sp que os tive depareime sp com uma ou duas mortes por suicidio e nunca por qq tipo de doença. Li no outro tópico que mandaste vir discus da malasia. Já chegaram? Já que tens agora um aqua extra vazio fazia uma quarentena com uma desparatização de prevenção. Acho que só tens a ganhar com isso. ahh já me esquecia.. umas fotos sff!!!! Abraços A ideia é mesmo essa Ptuga, quando chegarem ficarem nas melhores condições possíveis e depois sim se tudo estiver ok , com o tempo passá-los para o de 150cm. Não, ainda não chegaram vou busca-los ao aeroporto com a malta do forum aquariofilia.com no dia 4 (sexta-feira) Quanto aos SAE's também é uma incógnita.. simplesmente saltaram do aquário.. mas como não se deve ter Discus com SAE's.. No fim de semana eu meto as fotos Abraços. Citar My Dream,My hope,My Everything... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodolfo Rodrigues Publicado: Outubro 23, 2011 Autor Share Publicado: Outubro 23, 2011 (editado) Aqui deixo a actualização como prometida Estado Actual antes da muda de Água e mudança de uma das entradas do filtro Agora a fauna que consegui apanhar e os respectivos Ramirezis da CrystalRed : Agora já com a alteração da posição de entradas do filtro , uma de cada lado como me foi recomendado pelo membro Canito Agora algumas algas que espero que me possam dar uma ajuda quanto à sua identificação : Penso que não sejam alarmantes estas algas que tenho? O musgo e parte das valisnerias parece-me que têm cabelos ou penugem.. tenho dificuldade é nesta , porque a do areão penso que seja cianobacteria certo ? E principalmente no musgo está meio acastanho , algumas partes verde, mas ultimamente tem ficado algo para o acastanhado. Parei com o Step 1, e com o K da ADA e neste momento só estou a usar 10ml a cada muda de água, mudo 2 vezes por semana 50% (Quarta,Sábado) será demais? Green Brighty Special Shade da ADA: Para aquários com plantas de crescimento lento e com pouca ou média luz. Fertilizante ideal para fetos, anúbias, cryptocorynes e echinodorus. Contém uma fórmula suave de nitrogénio, potássio e fósforo. Contém também ferro e elementos trace. A série green brighty é feita á base de água do mar desalinizada recolhida em fossas abissais o que promove a absorção de nutrientes e tem um efeito no desenvolvimento de boa coloração a nível das folhas. Acham que é suficiente ou acham que deva utilizar que macro ? É que ultimamente e falo desde que ando a usar água de osmose misturada com a minha água da rede de pH de 8 ;( tenho notado que as plantas não crescem.. tendo co2,bom substracto, luz.. o que acham que está em falta? Principalmente as blixas japonicas , estão meio estagnadas nem morrem nem crescem e as valisnerias a mesma coisa.. n consegui perceber ainda o porquê. Espero que tenham gostado das fotos Editado Outubro 23, 2011 por Rodolfo Rodrigues Citar My Dream,My hope,My Everything... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fábio.R Publicado: Outubro 23, 2011 Share Publicado: Outubro 23, 2011 Boas Rodolfo O aquario está exelente, muito simples e bonito! Apenas nao gosto da planta do lado esquerdo, se a colocasses no centro junto as outras ficava melhor! Sobre as algas notei na staurogines que sao petecas pois tive essas algas e as minhas plantas estao todas em tratamento para o proximo aquario de discos! O que podes fazer é usar agua oxigenada e excell com ajudas de TPA, no musgo e nas outras plantas parece-me iguais! Volto a dizer aquario muito bonito continua! abraço Citar Reborn - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/258167-reborn/ The Valley- http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=249960 - Origin - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/247144-origin/ Relax - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259826-relax/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Outubro 23, 2011 Share Publicado: Outubro 23, 2011 viva, ao que me parece tens aí uma colecção de algas. Nas anúbias tens GSA que são indicadoras de falta de fosfato Cianobactérias (BGA) são indicadoras de falta de nitratos. O que é estranho pois com o AS ADA não te devia estar a faltar, pelo menos já. O que eu te aconselharia é reduzir a luz. Ou reduzes o número de lâmpadas para duas ou aumentas a distância da calha ao aquário. Depois fazer uma boa limpeza seguida de uma boa TPA. Rever os níveis e distribuição de CO2. Usas drop-cheker. Rever circulação de água. E não parar a fertilização, isso é certinho. Abraço GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodolfo Rodrigues Publicado: Outubro 24, 2011 Autor Share Publicado: Outubro 24, 2011 (editado) A calha como podes reparar já está bem longe da coluna de água ou repara : Achas que deva-a subir mais ? Neste momento estão ligadas 6h-4x80w e 2h-2x80w, total de 8h. O co2 está a ser empurrado pela bomba tunze que meti , penso que esteja a ser bem distribuído.. O drop-checker tenho um da sera , estou a pensar meter um em vidro. A circulação da água penso que como meti uma entrada de cada lado do aquário (esquerdo e direito) e a saida da água do lado contrário ao co2 que esteja bem.. O problema no meio disto tudo é se a fertlização que estou a usar é a mais indicada, estou a a usar como disse o Green Brighty Special Shade da ADA que acho que contém tudo menos os nitratos como tinha referido. Neste momento tenho: ADA: Step1 Step2 Green Brighty Special Shade Potassium K Seachem: Excell Flourish Nitrogen(Nitratos) Flourish phosphorus(fosfatos) Devo usar uma dose de nitratos e fosfatos? Quem usa fertlizantes da Seachem pode dar-me umas luzes das quantidades? Visto o aquário ser 150x50x60 - 450L Ficarei a aguardar mais ajudas de todos. Editado Outubro 24, 2011 por Rodolfo Rodrigues Citar My Dream,My hope,My Everything... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Outubro 24, 2011 Share Publicado: Outubro 24, 2011 Neste momento estão ligadas 6h-4x80w e 2h-2x80w, total de 8h. Claramente que tens luz a mais. Tens mais de 1w por litro o que para um aquário desse tamanho é um abuso!!! Ou afastas muito mais a luminário do aquário ou cortas no número de lâmpadas. Penso que 3x80W é suficiente. Se não der, ou menos fica só com as 4x80W e tenta subir mais uns 10cm. A circulação da água penso que como meti uma entrada de cada lado do aquário (esquerdo e direito) e a saida da água do lado contrário ao co2 que esteja bem.. hmm. uma saída de cada lado penso que não é o ideal pois as duas correntes vão-se cancelar uma à outra. É muito mais eficiente criares uma corrente circular no aquário. Se não der para colocar as 2 saídas do mesmo lado ao menos tenta direcioná-las de modo a criar uma corrente circulatória dentro do aqua. O mesmo com a bomba da tunze. Tenta por tudo a "mexer" para o mesmo lado. isto vai fazer com tanto os nutrientes como o co2 chegue a todo o lado e evitas cantos mortos. O brithy shade da ADA tem nitratos e fosfatos (e amónia...). O problema é que o shade é uma solução muito fraca. Se não for usado em combinação com o AS ADA (que está carregado de nitratos e fosfatos) não chegas lá. Por exemplo, de acordo com esta calculadora (http://calc.petalphile.com/) para 450L precisas de 615 ml dia sim dia não. Mesmo tendo apenas uns musgos e fetos não sei se vais lá só com esses fertilizantes (caso não tenhas substrato fértil - não fui ver se tinhas). Por isso aconselho-te a usar o flourish Nitrogen e phosphorous (tens que ver as instruções pois eu nunca usei) juntamente com o potassium K e o step 2. O problema é que quando tens muita luz e injectas co2 as plantas crescem muito depressa e precisam de muitos nutrientes. Se não lhes der elas atrofiam e quem aparece são as algas. Nos aquários maiores é muitas vezes recomendado o uso dos pós porque de outra forma, fica praticamente impo$$$$ível fertilizar com os fertilizantes de marca. Quando cortares na luz, as plantas vão crescer menos e logo vão necessitar de uma menor quantidade de nutrientes o que já te vai aliviar a coisa. Abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodolfo Rodrigues Publicado: Outubro 24, 2011 Autor Share Publicado: Outubro 24, 2011 (editado) Claramente que tens luz a mais. Tens mais de 1w por litro o que para um aquário desse tamanho é um abuso!!! Ou afastas muito mais a luminário do aquário ou cortas no número de lâmpadas. Penso que 3x80W é suficiente. Se não der, ou menos fica só com as 4x80W e tenta subir mais uns 10cm. hmm. uma saída de cada lado penso que não é o ideal pois as duas correntes vão-se cancelar uma à outra. É muito mais eficiente criares uma corrente circular no aquário. Se não der para colocar as 2 saídas do mesmo lado ao menos tenta direcioná-las de modo a criar uma corrente circulatória dentro do aqua. O mesmo com a bomba da tunze. Tenta por tudo a "mexer" para o mesmo lado. isto vai fazer com tanto os nutrientes como o co2 chegue a todo o lado e evitas cantos mortos. O brithy shade da ADA tem nitratos e fosfatos (e amónia...). O problema é que o shade é uma solução muito fraca. Se não for usado em combinação com o AS ADA (que está carregado de nitratos e fosfatos) não chegas lá. Por exemplo, de acordo com esta calculadora (http://calc.petalphile.com/) para 450L precisas de 615 ml dia sim dia não. Mesmo tendo apenas uns musgos e fetos não sei se vais lá só com esses fertilizantes (caso não tenhas substrato fértil - não fui ver se tinhas). Por isso aconselho-te a usar o flourish Nitrogen e phosphorous (tens que ver as instruções pois eu nunca usei) juntamente com o potassium K e o step 2. O problema é que quando tens muita luz e injectas co2 as plantas crescem muito depressa e precisam de muitos nutrientes. Se não lhes der elas atrofiam e quem aparece são as algas. Nos aquários maiores é muitas vezes recomendado o uso dos pós porque de outra forma, fica praticamente impo$$$$ível fertilizar com os fertilizantes de marca. Quando cortares na luz, as plantas vão crescer menos e logo vão necessitar de uma menor quantidade de nutrientes o que já te vai aliviar a coisa. Abraço, GM Ligar apenas 3x80w não dá, ou ligo 2x80w apenas ou as 4x80w. O que me aconselhas ? Manter as 2x80w-4h e 2x80w-2h =8h , ou manter apenas 2x80w=8h mas a calha mais perto, ou afastar os 10cm e manter tudo como está? A parte do filtro , penso que não me estejas a perceber.. eu meti as duas entradas do filtro uma de cada lado , a saida de fluxo só tem uma sendo a que está à direita do aquário, penso que assim evita correntes mortas do lado esquerdo do aquário com uma entrada a puxar do fundo... A bomba vi que o canito a mantinha ao pé do difusor, e acabei por a meter também assim e realmente a bomba puxa todas as bolhas de co2.. Os fertilizantes.. que grande dor de cabeça.. tenho substrato fértil sim, o da ADA, 2 sacos de power sand ao meio (na ilha). Foi-me recomendado pelo Rui da Aquaeden a parar com o step1 e o K também, e manter o brighty shade da ADA com 10ml todos os dias. Noto que a água na parte superior anda com uma película na parte de cima que é quebrada com a saída do filtro.. será dose a mais ? Amanhã vou fazer testes à água e analisar a situação e ponho aqui os resultados. "O problema é que quando tens muita luz e injectas co2 as plantas crescem muito depressa e precisam de muitos nutrientes. Se não lhes der elas atrofiam e quem aparece são as algas." Aí é que está, desde a montagem não noto um grande crescimento.. antes pelo contrário.. as blixas japonicas então parece que estão a morrer aos poucos e poucos.. será o uso da água de osmose com a água da rede? Tantas dúvidas e sem saber por onde me virar.. tenho que ir eliminando uma a uma até não restarem duvidas Editado Outubro 24, 2011 por Rodolfo Rodrigues Citar My Dream,My hope,My Everything... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Outubro 24, 2011 Share Publicado: Outubro 24, 2011 4 x 80w e tenta levantar mais uns 10 cm. ok o filtro eu percebi mal. Mas tens só o power sand ou tens o amazónia também? Este último é que é mesmo bom e está carregado de nutrientes. O power sand é bom mas perde os nutrientes rápido. O rui sabe o que faz mas ele tem o sistema todo completo da ADA (Amazónia, etc... ). Para além disto, tu tens muito mais luz que qualquer sistema ADA. É que embora as luminárias da ADA tenham muitos watts, elas têm um PAR por watt muito baixo pelo que os seus aquários têm luz média/baixa. Tu tens luz altíssima. É como te digo, se cortares na luz a coisa vai ficar muito mais fácil. É a primeira coisa que tens a fazer. Faz o que ele diz em relação à fertilizalção pois ele tem mais experiência com a fertilização da ADA do que eu. A película não tem nada a ver com dose a mais. São substâncias libertadas pelas plantas quando as condições não estão bem. É como se sangrassem. Quanto à falta de crescimento pode ser explicada simplesmente pela falta de nutrientes. Sem papinha não há festa. De qualquer forma tem calma que as plantas demoram o seu tampo a adaptarem-se a novas condições. Não é do dia para a noite. Isto demora 3-4 semanas. Faz os testes e depois logo se vê o que dizem. abraço GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodolfo Rodrigues Publicado: Outubro 24, 2011 Autor Share Publicado: Outubro 24, 2011 (editado) Resolvi ir fazer já os testes todos. Deixo os resultados : pH : 7,5 kH:6 gH:9 NH4/NH3:0 NO2:0 NO3:10mg/l PO4:0,5mg/l Isto é os testes do aquário todos da Sera, excepto o de PO4 que é da Tropic Marin. Penso que os valores estejam aceitáveis, mas aguardo ajudas de todos. Só achei o gH um pouco alto ou é aceitável? Fico a aguardar ajudas!!!! Vou subir a luz como referiste, é capaz de ser melhor.. porque dantes tinha-a muito perto da água e secalhar por isso é que surgiram estas algas.. Eu usei 3 sacos de Amazonia,2 sacos de Power sand e todos os aditivos ADA vendidos a vulso pelo Rui. Por isso acho que o solo está bem carregadinho. Editado Outubro 24, 2011 por Rodolfo Rodrigues Citar My Dream,My hope,My Everything... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canito Publicado: Outubro 25, 2011 Share Publicado: Outubro 25, 2011 Lá diz o povo… Cada cabeça, sua Sentença… Tenho acompanhado este tópico, um pouco ao longe… e passados 3 meses(o tempo que passou, desde a sua montagem)… imagino o pânico em que o dono do aquário está metido… Fazendo um resumo… Temos co2 pressurizado. Temos luz com qualidade (lâmpadas e calha). Temos substratos de qualidade (uma marca de referencia, com todos os aditivos e fertilizantes). Temos um filtro de qualidade(a movimentar e a limpar a agua) E por fim… temos flora variada e em considerável quantidade. Só não sei… (não reparei) se temos equipa de limpeza( camarões e otos, por ex) Ou seja… temos tudo para dar certo. Entretanto… passaram-se 3 meses… e o aquário… que já deveria estar cheio e repleto de plantas, que já deveria ter levado, uma ou duas grandes podas, andou para trás… e a maior parte das plantas não se desenvolveram. Na minha opinião (e sim… cada cabeça, sua sentença) … acho que o teu principal problema… foi nunca teres dado iluminação suficiente para manter toda esta flora. Ou porque, destes fotoperiodos muito curtos… ou porque a intensidade luminosa era insuficiente.(poucas lâmpadas ligadas). Tens um aquário, com 60 cm de altura… mais a altura da calha em relação à superfície da agua… portanto… se não dás luz… a flora não desenvolve. Para este tipo de flora, parece-me correcto manter a calha… numa posição elevada (30-40cm da superfície da agua)… mas.. tens de dar luz… Não vejo, não consigo perceber onde estão as algas por excesso de iluminação… vejo sim… todas as plantas com o crescimento atrofiado… e tudo demasiado “castanho”.(mas sim... provavemente estou a ver mal... ) As fertilizações… aqui… tens duas hipóteses… ou trabalhas com fertilizações de “marca” ou como já te disseram … trabalhas com pós… sendo que a segunda opção é mais económica. Mas os resultados tem de ser iguais… fertilizar… e nunca deixar os principais nutrientes faltar (NPK). Co2 a funcionar… drop checker a “verde” (aconselho-te a ligar o co2, 2 horas antes da iluminação ligar)… iluminação diária de 8-9 horas.. e as 4 lâmpadas ligadas, durante pelo menos 4 ou mesmo 6 horas). Podar tudo o que tiver em mau estado, dar um desbaste nessas bobitis(poda junto ao rizoma… que isso depois volta tudo a arrancar)… e manter as regulares trocas de agua. Fazer alguns testes de referencia (po4 e no3) de preferência no final do fotoperiodo… isto para termos a certeza que os principais nutrientes não ficam “zerados”… e se for caso disso… aumentar as fertilizações. Tens de estimular o crescimento das tuas plantas… precisas de luz, co2 e fertilizações… não podes.. ou não deves… agora que se passaram 3 meses… reduzir o que sempre esteve em falta. Atenção as temperaturas elevadas… fatal para grade parte dos musgos e plantas… e se existem discos… a tendência é sempre “andar” a trabalhar com temperaturas elevadas. E sim… vou ser repetitivo… cada cabeça, sua sentença… Rodolfo… um aquário tem de ser sempre uma fonte de diversão… isto é um hobby fantástico e nunca poderá ser uma fonte de preocupações. Tens de ser paciente… tens de dar tempo… a que as possíveis alterações surjam efeito… tens de ser sistemático e tenta cima de tudo aprender com os processos que vais seguindo. Peço desculpa a todos… pelo meu desabafo… Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Outubro 25, 2011 Share Publicado: Outubro 25, 2011 Realmente é como o canito diz: cada cabeça sua sentença. Mas não posso concordar que 480 w para 450 litros seja pouca luz. É mais que suficiente para fazer crescer qualquer tipo de planta, mesmo que o aquário tenha 60 cm de altura. Just my 2 pence. Ok então já vimos que a causa do não crescimento não é a falta de nutrientes. O segundo suspeito é então o co2? Será que está a bombar? Tens mesmo que meter um drop-chcker (ou 2) e confirmar. Mais do que luz, a falta de co2 reflecte-se no crescimento das plantas. Ora vê este estudo feito pela tropica (abaixo). Se puderes tenta aumentar um pouco o CO2 (vai prestando atenção aos peixes - se vierem todos para a superfície voltas a baixar). http://www.tropica.com/advising/technical-articles/biology-of-aquatic-plants/co2-and-light.aspx Abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canito Publicado: Outubro 25, 2011 Share Publicado: Outubro 25, 2011 Realmente é como o canito diz: cada cabeça sua sentença. Mas não posso concordar que 480 w para 450 litros seja pouca luz. É mais que suficiente para fazer crescer qualquer tipo de planta, mesmo que o aquário tenha 60 cm de altura. Just my 2 pence. Não são 480 w ... mas sim 320 w, distribuidos por 4 lampadas de 80w. E segundo o que eu percebi.... as 4 lâmpadas, raramente estavam ou estiveram, ligadas ao mesmo tempo. O que eu vejo... é um aquário, equipado com material de topo, todo configurado e com todas as condições necessarias ao desenvolvimento de um plantado de topo... luz de qualidade, co2 e excelentes substratos... e a flora estagnada no seu crescimento. Alem dos 60 cm de altura do aquário e da altura a que a calha está posicionada (que calculo serem mais 30/40 cm)... ainda temos ou tivemos aquela enorme planta central... a fazer sombra. Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Outubro 25, 2011 Share Publicado: Outubro 25, 2011 Neste momento estão ligadas 6h-4x80w e 2h-2x80w, total de 8h. De acordo com o posto do Rodolfo eu tinha ficado com a impressão que eram 480W (4x80 + 2x80). Se não são 480W, realmente não é luz a mais. O Rodolfo que se pronuncie. A meu ver, as 4x80 (8h por dia) são o ideal para esta litragem. Abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: Outubro 25, 2011 Share Publicado: Outubro 25, 2011 Acredito que sejam 320w (4X80w) durante 6horas e 160w (2X80W) durante 2horas prefazendo 8 horas diárias. Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodolfo Rodrigues Publicado: Outubro 25, 2011 Autor Share Publicado: Outubro 25, 2011 (editado) Lá diz o povo… Cada cabeça, sua Sentença… Tenho acompanhado este tópico, um pouco ao longe… e passados 3 meses(o tempo que passou, desde a sua montagem)… imagino o pânico em que o dono do aquário está metido… Fazendo um resumo… Temos co2 pressurizado. Temos luz com qualidade (lâmpadas e calha). Temos substratos de qualidade (uma marca de referencia, com todos os aditivos e fertilizantes). Temos um filtro de qualidade(a movimentar e a limpar a agua) E por fim… temos flora variada e em considerável quantidade. Só não sei… (não reparei) se temos equipa de limpeza( camarões e otos, por ex) Ou seja… temos tudo para dar certo. Entretanto… passaram-se 3 meses… e o aquário… que já deveria estar cheio e repleto de plantas, que já deveria ter levado, uma ou duas grandes podas, andou para trás… e a maior parte das plantas não se desenvolveram. Na minha opinião (e sim… cada cabeça, sua sentença) … acho que o teu principal problema… foi nunca teres dado iluminação suficiente para manter toda esta flora. Ou porque, destes fotoperiodos muito curtos… ou porque a intensidade luminosa era insuficiente.(poucas lâmpadas ligadas). Tens um aquário, com 60 cm de altura… mais a altura da calha em relação à superfície da agua… portanto… se não dás luz… a flora não desenvolve. Para este tipo de flora, parece-me correcto manter a calha… numa posição elevada (30-40cm da superfície da agua)… mas.. tens de dar luz… Não vejo, não consigo perceber onde estão as algas por excesso de iluminação… vejo sim… todas as plantas com o crescimento atrofiado… e tudo demasiado “castanho”.(mas sim... provavemente estou a ver mal... ) As fertilizações… aqui… tens duas hipóteses… ou trabalhas com fertilizações de “marca” ou como já te disseram … trabalhas com pós… sendo que a segunda opção é mais económica. Mas os resultados tem de ser iguais… fertilizar… e nunca deixar os principais nutrientes faltar (NPK). Co2 a funcionar… drop checker a “verde” (aconselho-te a ligar o co2, 2 horas antes da iluminação ligar)… iluminação diária de 8-9 horas.. e as 4 lâmpadas ligadas, durante pelo menos 4 ou mesmo 6 horas). Podar tudo o que tiver em mau estado, dar um desbaste nessas bobitis(poda junto ao rizoma… que isso depois volta tudo a arrancar)… e manter as regulares trocas de agua. Fazer alguns testes de referencia (po4 e no3) de preferência no final do fotoperiodo… isto para termos a certeza que os principais nutrientes não ficam “zerados”… e se for caso disso… aumentar as fertilizações. Tens de estimular o crescimento das tuas plantas… precisas de luz, co2 e fertilizações… não podes.. ou não deves… agora que se passaram 3 meses… reduzir o que sempre esteve em falta. Atenção as temperaturas elevadas… fatal para grade parte dos musgos e plantas… e se existem discos… a tendência é sempre “andar” a trabalhar com temperaturas elevadas. E sim… vou ser repetitivo… cada cabeça, sua sentença… Rodolfo… um aquário tem de ser sempre uma fonte de diversão… isto é um hobby fantástico e nunca poderá ser uma fonte de preocupações. Tens de ser paciente… tens de dar tempo… a que as possíveis alterações surjam efeito… tens de ser sistemático e tenta cima de tudo aprender com os processos que vais seguindo. Peço desculpa a todos… pelo meu desabafo… Obrigado pelo desabafo canito, ehehe, realmente em termos de luz sempre mantive 320w (4X80w) durante 6horas e 160w (2X80W) durante 2horas prefazendo 8 horas diárias como o Ptuga referiu.. mas durante pelo menos 3 semanas tiveram apenas 2x80w porque as outras duas o fusível queimou e só me pude deslocar a Lisboa passado um tempo..realmente o problema pode ser mesmo a falta de luz. Na tua opinião devo manter o horário de 6h as 4 lampadas e 2h duas lampadas ou ponho 8h 4x80w? A calha neste momento já está a 40cm de altura do aquário. "Não vejo, não consigo perceber onde estão as algas por excesso de iluminação… vejo sim… todas as plantas com o crescimento atrofiado… e tudo demasiado “castanho”.(mas sim... provavemente estou a ver mal... )" Estás a ver e muito bem , é realmente isso que se passa com a maior parte das plantas, com tom acastanhado e com um verde a tombar para o branco quase..falta de nutrientes? E a planta echinodorus realmente fez muita sombra ao resto das plantas.. secalhar foi esse o problema também. As fertilizações acho que vou manter o que tenho , quando acabar de os gastar vou pensar seriamente em pós e manter apenas um bom de micro-nutrientes da ADA. Agora e ninguém me conseguiu dar uma ajuda, com : ADA: Step1 Step2 Green Brighty Special Shade Potassium K Seachem: Excell Flourish Nitrogen(Nitratos) Flourish phosphorus(fosfatos) Como é que na vossa opinião faziam o plano de fertilizações? A temperatura Canito , está nos 27º , penso que não seja demasiado.. Realmente é como o canito diz: cada cabeça sua sentença. Mas não posso concordar que 480 w para 450 litros seja pouca luz. É mais que suficiente para fazer crescer qualquer tipo de planta, mesmo que o aquário tenha 60 cm de altura. Just my 2 pence. Ok então já vimos que a causa do não crescimento não é a falta de nutrientes. O segundo suspeito é então o co2? Será que está a bombar? Tens mesmo que meter um drop-chcker (ou 2) e confirmar. Mais do que luz, a falta de co2 reflecte-se no crescimento das plantas. Ora vê este estudo feito pela tropica (abaixo). Se puderes tenta aumentar um pouco o CO2 (vai prestando atenção aos peixes - se vierem todos para a superfície voltas a baixar). http://www.tropica.c...-and-light.aspx Abraço, GM Já estiver a ver o site e obrigado pela partilha GM, o CO2 está a bombar.. está ligado 8h a deitar 2bolhas por segundo e a ser empurrado pela bomba tunze.. achas que devo aumentar ainda mais ? Secalhar vou fazer o que o canito disse e liga-lo 2h antes de as luzes ligarem e a bomba a mesma coisa.. vou experimentar. o Drop checker eu tenho o da sera e hoje já vou fazer para ver. Acredito que sejam 320w (4X80w) durante 6horas e 160w (2X80W) durante 2horas prefazendo 8 horas diárias. Só o Ptuga e o Canito é que perceberam à primeira Mas ninguem me deu a opinião sobre os valores da água : pH : 7,5 kH:6 gH:9 NH4/NH3:0 NO2:0 NO3:10mg/l PO4:0,5mg/l O que acham? Esqueci-me de referir a equipa de limpeza são : 10 ancistrus chirrosus 17 ottoccincolus 4 corydoras Camarões já vejo muito poucos (comidos) 1 ampularia dourada Estava a pensar meter alguma espécie de caracol para limpar troncos , mas tive uma má experiência anterior com neritinas.. sei que limpam muito bem mas os troncos ficam todos cheios de ovos que por sua vez muito difíceis de retirar.. que espécie me aconselham e quantidade? Editado Outubro 25, 2011 por Rodolfo Rodrigues Citar My Dream,My hope,My Everything... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Outubro 25, 2011 Share Publicado: Outubro 25, 2011 OK está resolvido a questão da luz. eu tinha ficado com a impressão que tinhas durante 8h 320W mas que no meio do fotoperíodo ainda lhe davas com mais um pico de 160w durante 2h o que era claramente excessivo. Aconselho, como disse logo no primeiro post, os 4x80 durante as 8h. Quanto à luz e as algas. Que eu saiba é a luz que as faz crescer. Sem luz é que não há algas. E ainda acrescento que as plantas querem muito menos luz do que a maioria pensa. No meu aqua tenho um tapete de cuba (conhecida por ser uma planta exigente e que precisa de muita luz). Tenho um tapete lindo, fechado e saudável com apenas 11w (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185104). Para o mesmo tamanho de aquário a ADA tem uma calha com 27w (mini solar) - mais do dobro. Quanto aos valores da água - está tudo óptimo. Não tens qualquer problema aqui. Os nitratos e fosfatos estão bons mas faz como disse o canito e mede no final do fotoperíodo. É importante que nunca fiquem zerados. Não desfazendo os fertilizantes da ADA, aconselho vivamente o uso de pós especialmente em aquas tão grandes como o outro, apenas por razões económicas. Se preferires ficar nas marcas, penso que os fertilizantes da gama profissional da Elos terão um melhor custo/benifício uma vez que são muito mais concentrados (de acordo com um estudo do Filipe Oliveira no seu Blog). Uso regularmente o Fase 1 (micros) e não tenho nada a apontar. Quanto ao CO2. 2 bolhas por segundo parece-me, à primeira vista, pouco. Mas tudo depende do difusor, circulação de água, etc.. Mete lá o drop-checker a funcionar e logo se vê. A técnica de ligar (e desligar) o co2 2-3 horas antes da luz acender (ou apagar) é boa. Faz com que quando as luzes se ligam a quantidade de CO2 é a ideal e que à medida que o metabolismo das plantas reduz para o final do fotoperíodo o co2 também reduz. Eu uso esta técnica. Isso não é uma equipa de limpeza é um batalhão Abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: Outubro 26, 2011 Share Publicado: Outubro 26, 2011 Tá tudo dito....ajudas mais profissionais que estas é dificil Apenas acrescento paciência...a montagem é recente a coisa ainda não está totalmente estável ainda para mais com as alterações que tens feito. Mais um tempinho e com a equipe de limpeza que tens isso fica um brinco. Qd meteres os dicus acrescentas, em parte, uns "fertilizantes vivos" bastante bonitos o que também vai ajudar ás plantas não passarem fome! Abraços Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canito Publicado: Outubro 26, 2011 Share Publicado: Outubro 26, 2011 Boas. Bem… está tudo dito. O gmmartins fez um resumo de tudo o que podes fazer. O Ptguga acrescentou um dado muito importante…. Com a entrada de mais discos… vais ter um “fertilizante” natural. Só queria acrescentar… alguns apontamentos…. A planta central… tens de controlar o seu crescimento… sem duvida é uma mais valia, criar um excelente ambiente para os discos, visualmente um apontamento muito interessante… mas será sempre um potencial problema para a questão da iluminação. Ironizando um pouco… é como se tivesses um chapéu de Sol, por debaixo da calha… As fertilizações… conforme já te disse… tens de seguir um processo, adoptar um método… e aprenderes com ele. Para mim… é completamente indiferente… se usas a marca A, B ou C. Interessa é que as fertilizações sejam bem utilizadas e de um forma equilibrada. Pessoalmente, optei pelo método de fertilização em pó. Não é melhor, nem é pior… mas foi o método que eu segui. É a minha praia… e é aqui que vou continuar. Não posso por isso… dar-te ajuda sobre fertilizantes que eu nunca utilizei. Mas acho que devias utilizar apenas uma marca, quer seja os ADA, os Elos ou Seachem. Não faz sentido, andar a misturar “marcas” … e andares com 6 ou 7 frascos de fertilizantes à volta do aquário. Foi por isso que eu chamei a atenção, para a realização de alguns testes de rotina (po4 e no3), precisamente para que tu possas determinar a quantidade de fertilizante e acima de tudo… que não o andes a desperdiçar (porque custam euros). Fertilizar aquilo que as nossas plantas consomem. Dedica-te a uma marca… e procura informar-te junto dos seus representantes, qual a melhor forma de os dosear. Eu não pretendo, que andes sempre de pipetas e provetas na mão… a testar e a comparar cores… até porque corremos o risco de ficar daltónicos e os testes também custam euros. Mas depois, com o passar do tempo, tu próprio vais abandonar os testes, vais começar a olhar para as plantas… e vais começar a fertilizar a olho. Agora… faz testes, vai olhando para plantas, aponta os resultados num caderno… começa a construir o teu método…e repito… vai olhando para as plantas… Iluminação… podes começar agora com o tal regime das 6 + 2 horas… aumentar aos poucos… para que a mudança não seja demasiado brusca…. Daqui por 3 ou 4 semanas (atenção que eu disse semanas) … é ver a evolução das plantas… e se for caso disso… subir para mais horas. À medida que a flora for desenvolvendo… é provável que tenhas de começar a dar mais luz. Logo se vê. Para terminar… já reparei que tens aí uns belíssimos discos (fico a aguardar mais fotos desses fantásticos discos). Também reparei que tens o aquário, praticamente cheio até “à borda do vidro”… se queres um conselho… vasa um pouco o aquário… dá uma folga de 4-5 cm. Olha que discos em aquários abertos… é preciso tomar alguns cuidados… são vários os relatos de pessoal, que de manhã ao acordar… tinha um disco na carpete… Eu bem sei… que visualmente… é mais “bonito” ter o aquário cheio de agua… mas por vezes o “bonito” deixa de ser funcional…. Não corras riscos desnecessários… Fim... Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodolfo Rodrigues Publicado: Outubro 26, 2011 Autor Share Publicado: Outubro 26, 2011 A planta central já foi quase toda cortada.. e quando começar a crescer tenho que ter mesmo cuidado. Mas acho que não vou conseguir manter as blixas janponicas porque realmente elas tão fixas ao substrato, mas parece que estão a "mingar" e com o tal tom acastanhado e verde claro. Também já me falaram nisso dos Discus Canito, até ver eles são bastante calmos , mas irei ter em conta não encher demasiado o aquário.. Mas que fica mais bonito lá isso fica. Eu vou usar o que tenho e fazer o que o Rui da Aquaeden me aconselhou , usar o brighty shade 10ml todos os dias e tirar os resultados a partir daí. Secalhar andar a usar os da ADA e seachem tudo misturado secalhar corre mal , e vou andar em cima dos valores de PO4 e NO3.. antes e após o foto período. Tenho que atinar com isto Citar My Dream,My hope,My Everything... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
CaptainStuck Publicado: Novembro 6, 2011 Share Publicado: Novembro 6, 2011 Boas, E umas fotos para vermos a actualização deste fantástico aquário? grande abraço Citar Os meus aquáriosInto The Wild...CocoBlackWoodAqua de Guppys Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodolfo Rodrigues Publicado: Novembro 7, 2011 Autor Share Publicado: Novembro 7, 2011 Está para breve prometo Abraço a todos \o> Citar My Dream,My hope,My Everything... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Novembro 8, 2011 Share Publicado: Novembro 8, 2011 Boas! A ler este tópico já aprendi muito sobre fertilização e não só. Vou transportar este conhecimento para o meu aquário. Continuação de bom trabalho .png' alt=':biggn:'> Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodolfo Rodrigues Publicado: Novembro 9, 2011 Autor Share Publicado: Novembro 9, 2011 Boas, Uma pequena actualização com fotos do que tem sucedido no aquário Acho que dei a passada maior que a perna.. não está a correr muito bem e já não sei o que fazer.. Cortei as bolbitis pela rizoma como foi aconselhado pelo canito.. até hoje não cresceram em lado nenhum..o musgo continua com aquela alga preta/castanha que envolve todo o musgo.. aquela anubia do lado direito ficou cheia daquela alga que penso que seja BBA, correcto? Encontrei um link sobre o assunto e fiz o que lá está mencionado..(http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm) aumentar a circulação do aquário,deixei a bomba tunze ligada sempre.. nunca a desligo agora e voltei a po-la junto com a saida de água do filtro.. e aumentei consideravelmente o CO2 para 3,4bolhas por segundo e estou a usar o excell mas pelos vistos sem resultados.. eu não consigo entender o porque das plantas nao me crescerem..outra alga que não me larga é a cianobacterias..quando os nitratos nunca estão a 0 não percebo porque aparece. Faço tpas de 50% na quarta e volto a fazer sábado, sempre com adição do Green Brighty Special Shade (10ml) todos os dias, mas não vejo melhorias.. as blixas como as plantei, só têm regredido.. amarelas tom verde claro..(falta de ferro?) e nunca cresceram nenhum dos tufos que meti pelo aquário.. estou a desanimar um bocado com isto.. porque passo horas de volta disto e não consigo perceber o que estou a fazer mal.. Outro problema é mesmo com a divisão das pedras entre o substrato e a areia.. não consigo manter aquilo por muito tempo sem substrato na areia como podem ver nas fotos.. só pode ser os ancistrus e os ottos que andam sempre de volta do substrato.. Deixo fotos para verem.. o aquário de longe está agradável.. ao me aproximar dele é o que está à vista.. Agora uma geral ;( Citar My Dream,My hope,My Everything... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fábio.R Publicado: Novembro 9, 2011 Share Publicado: Novembro 9, 2011 Boas Vou dar a minha opiniao! O aquario estáva bem bonito no inicio mas como dizes agora está a regredir! O que acho que está a acontecer é o seguinte: Não tens plantas sufientes principalmente de crescimento rapido para consumir os nutrientes isso é uma das razoes das algas! Quando tive ciano reduzi a alimentaçao, parei a fertilizaçao, e utilizei E.S.E 1000 com forme o tratamento e devo dizer que mesmo aumentando depois a alimentaçao para o normal e recomeçando a fertilizar nunca mais tive cianos mas cuidado com as bacterias do filtro, serao necessárias mais TPA para manteres nitratos baixos! Sobre o resto das algas acho que sao petecas tanto no musgo como na anubia! Assim sendo deves aumentar o co2 para o maximo que puderes (ou seja o maximo permitido para nao matares os peixes!) Com discos e alimentaçao deles os nitratos tendem a subir! Aconselho plantas flutuantes com algumas plantas de tapete para começarem a conssumir os nutrientes! E nao precisas de fertilizar muito, como já disseram os discos já fazem isso! Tens de ter paciencia! Por isso o que eu começava por fazer era controlar as cianos e colocar as plantas que te disse, aumentar o co2 e reduzir a iluminaçao como já te disseram! Espero ter ajudado! abraço 1 Citar Reborn - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/258167-reborn/ The Valley- http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=249960 - Origin - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/247144-origin/ Relax - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259826-relax/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gmmartins Publicado: Novembro 9, 2011 Share Publicado: Novembro 9, 2011 Quando tive ciano reduzi a alimentaçao, parei a fertilizaçao, e utilizei E.S.E 1000 com forme o tratamento e devo dizer que mesmo aumentando depois a alimentaçao para o normal e recomeçando a fertilizar nunca mais tive cianos mas cuidado com as bacterias do filtro, serao necessárias mais TPA para manteres nitratos baixos! O que te matou as cyano (e as bactérias todas do aqua) foi a eritromicina e não a redução da alimentação e fertilização. Aliás, as ciano são uma consequência da falta de nitratos. Quanto ao uso eritromicina - sou radicalmente contra. É um antibiótico e como tal não deveria ser utilizado sem outra alternativa, muito menos para cuidar de aquários. Deixemos os antibióticos para tratar os problemas das pessoas. Está inclusivamente a dar um anúncio na televisão a alertar para o uso abusivo de antibióticos. Está na consciência de cada um. Abraço, GM Acham que devíamos estar a usar antibióticos por tudo e por nada? Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
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