Recommended Posts

Publicado

Saudações aquariofilistas,

Situação insólita que me aconteceu ontem. Fiz uma TPA (cerca de 20%) e passados alguns minutos (aprox. 5) verifiquei que o aquário estava completamente cheio de algo que parece teia de aranha. Como tenho seis ampulárias douradas, ainda pensei que fosse uma espécie de ranhoca ...mas no aquario todo? Sinceramente não me parece. Daí a minha dúvida. Alguém sabe o que é? E se é prejudicial?

Foto 1

dscf5811s.jpg

Foto 2

dscf5809t.jpg

Foto 3

dscf5808.jpg

Foto 4

dscf5807op.jpg

Foto 5

dscf5806.jpg

SETUP:

Aqua: 35lts uteis

Filtro: Eheim 2211 com ceramicas

Areão: Pro-soil da aquatic nature

CO2: Caseiro

FAUNA:

Neons

Coridoras Paleatus e Panda

Kuhli

Ancistrus

Ampulária dourada

FLORA:

Vários pés de egeria najas

Anubia aplicada em casca de coco

Feto de Java aplicado em tronco

Criptocorine Ondulata Brown

TESTES:

Temp. +/- 26.º

pH entre 6.5 e 7

Amónia 0

Publicado: (editado)

bom dia

isso é um ataque de algas filamentosa ,

tira o que conseguires á mão e se possivel intruduz um Comedor de Algas Siamês que ele papa isso

cumprimentos

PS: o CAS cresce muito depois de feito o serviço vais ter de o modar para outro aquario ou oferecer pois fica tipo uma sardinha com 15cm

Editado por Sabuguense
Publicado:

yá acho não fui muito especifico,

quando disse manualmente não queria dizer com os dedos, mas sim que aspiras fazendo uma sifonagem com uma mangueira de ar ou outra muito fina tal e qual quando fazes TPA.

Eu também estou com um boom de algas filamentosa e green spot hoje aspirei o que consegui com uma mangueira com cerca de 3 milimetros interior,estou a aproveitar esta situação para "reeducar" o meu siammesis que já só comia paparoca e algas mandava-me come-las, também já deu uma ajuda, depois fiz uma TPA e agora a "cuba" até já voltou a fazer "perling" coisa que já não fazia ontem,

por isso aspiração e muitas TPAs, se não fizeres nada as algas "limpam-te" as plantas todas

Publicado:

Boa tarde

Por incrivel que pareça as "teias" desapareceram da noite para o dia, mais um mistério que fica por resolver. Ao acender a luz todos os filamentos tinham desaparecido.

Publicado:

Viva,

Quase de certeza que isso era qualquer coisa que tinhas na "bilha" da TPA... algum ranhoso que lá se afogou :roflroll2:

Ainda bem que correu tudo bem.

Abraço,

Publicado:

Viva,

Quase de certeza que isso era qualquer coisa que tinhas na "bilha" da TPA... algum ranhoso que lá se afogou :roflroll2:

Ainda bem que correu tudo bem.

Abraço,

Penso que não até porque a TPA foi feita com ´gua engarrafada.

Publicado:

Diz ai a marca da agua para a malta deixar de comprar, agua de fonte constipada é um verdadeiro fenómeno, mas como já temos crocodilos em portugal tudo é possível. :split:

Publicado:

Acho que aquele cena era mesmo ranhoca das ampulárias, porque hoje ao fazer uma TPA tinha o vidro completamente cheio de ranhoca :)

• 3 meses depois...
Publicado: (editado)

boas.

nao é ranho e nao é algas.

acontece-me o mesmo. nao sei o que é, mas desaparece umas horas depois.

aparece quando faço trocas de agua. e eu faço com agua da torneia. é perigoso nos aquas de camaroes como os meus. ja vi bebes ficarem nessa baba colados e morrerem.

no meu caso nunca consegui tirar fotos tao nitidas, porque a baba é transparente. ve-se bem , mas nao consigo que se veja nas fotos.

eu penso que seja alguma reaçao ao cloro da agua da torneira ou algo assim, da parte das bacterias que existem no aqua ... digo eu.

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Publicado:

ou isso ou tens uma aranha sub-aquática:P lol

xD looool, ou uma não sub-aquática mas que foi à decatlon comprar um escafandro e se está a especializar na apanha de alevins! ::D: hehehe

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!