Recommended Posts

Publicado

Boa noite

ontem fiz a montagem do meu primeiro aquário... Vou colocar aqui a descrição do mesmo bem como fotos. Dicas são bem vindas!!

- 75 litros 80cm comp x 30 larg x 40 altura

- termómetro 200 w

- Filtro fluval 205 com esponjas, lã de vidro e matérias filtrantes eheim substrat pro

- Aquecedor 200w

- iluminação 2x21w mais 1x39 powerglo t5 18000k

- apenas areia de sílica

- pastilhas Sera Florenette A (3 pastilhas enterradas na areia, uma em cada planta que "necessita de mais nutrientes")

- tratamento com seachem prime e stability como descrito na embalagem

Flora

- 1 anúbia barteri

- 2 anúbias nanas mais uns rizomas mal tratados de um aquário quase parado (testar a ver se cresce ou não a planta com melhores condições)

- 1 microsorum pteropus mini

- 1 tiger lotus nymphaea que com o manuseamento se separou sem querer, existia um prolongamento para além do bolbo que já tinha raízes (não sei se se dará bem pois é muito pequena e frágil) (tem perto das raízes/bolbo uma pastilha da sera)

- 1 cryptocoryne wendtii tropica (tem perto das raízes uma pastilha da sera)

- 1 limnophila sessiliflora- ambulia

- 1 rotala rotundifolia sp green (acho eu! provinha de uma outra de um aquário que desisti e a planta foi para o quintal e cresceu dentro de um vaso com água, estando com muitas algas só aproveitei pequenas partes, não sei se aguenta!)

As pedras onde estão as anúbias ainda são provisórias, vou colocá-las em pequenos troncos ou nos ramos do tronco principal..

Iluminação estou a fazer de início 4h diárias, não sei se deverei fazer seguidas ou por ex 2h à tarde e mais duas à noite?...

ph 7.0

no3 0

não tenho ainda mais testes para fazer

Não tenho substrato pois quero colocar ciclídeos, em princípio kribs.

Acho a lotus muito frágil com algumas manchas verdes nas folhas e uns buraquinhos. Por não ter substrato fértil não sei se deverei já a começar a fertilizar com macros e micros, ou se deva esperar pela evolução das plantas, o aquario também só tem 1 dia... O que acham, têm algum conselho?

Fotos:

img3293e.jpg

img3295e.jpg

img3303tt.jpg

img3305m.jpg

Cumps

Patrícia

Publicado: (editado)

Boas Patricia,

esse aqua tem um lay-out interesante e podia ter bastante potencial não fosse a escolha do tipo de substrato,

apenas areia é a meu ver um grande erro para um plantado pois a areia não facilita em nada a formação de raizes e mesmo com as pastilhas não acredito que vão lá,

mesmo que elas vinguem, o que iras gastar em pastilhas rapidamente irá passar o valor de um bom substrato fertil,

é pena não quereres fazeres um bom plantado pois esse tronco foi bem conseguido,

uma cartolina em azul pálido no vidro do fundo ficava bem,

boa sorte no teu projecto

cumprimentos

Editado por Sabuguense
Publicado:

Boas,

a minha lotus está plantada á alguns dias e também tem as folhas com manchas verdes e a desfazerem-se, e acho que estas folhas estam condenadas como podes ver

CIMG0007.jpg

a boa noticia é que junto ao bolbo estam a formar-se novas folhas bem saudáveis e bem mais vistósas que as anteriores

CIMG0010.jpg

esta é a minha primeira lotus e não percebo nada dela, mas julgo tratar-se de uma fase de adaptação a agua com parametros diferentes daquela em que foi criada pois falta de nutrientes não é de certeza pois tenho power-sand , fertilizo com brighty K e green brighty step1 diariamente e ainda leva um cheirinho de Flourish excel de vez em quando,

cumprimentos

Boa noite

obrigado pelos comentários... Em relação à falta de substrato fértil, estou mesmo a fazer uma experiência, caso não tenha sucesso, refaço de novo o aqua ou opto por colocar mais anubias e musgo..

Sabuguense a minha lotus tem as folhas mesmo muito pequenas e é muito frágil,não sei se todas as lotus que se compram serão como esta, como já estava a fazer "macaquinhos na minha cabeça" em como a planta não se iria aguentar ontem fertelizei com florena da sera líquido e hoje decidi colocar mais uma pastilha florenette A da sera perto das lotus. Agora quando fui espreitar vi que cada uma delas ja tem uma pequena folha a crescer, por isso penso que se está a adaptar e que a conseguirei manter. Como ainda não tenho o ciclo completo ainda não há no3 para se alimentarem, daí concluir que devam demorar um pouco mais a mostrarem melhoras!

Sabuguense que testes tens para verificar se tens algum nutriente em falta? eu ainda n comprei nenhum.. só tenho mesmo o do ph e no3..

E o que é brighty K e green brighty step1? Desculpa mas apesar dos artigos que leio ainda não faço a menor ideia dos melhores produtos (fertilizantes líquidos) que hei-de comprar... Estava a pensar ver como se adaptam as plantas e depois ver como reajem e que nececidades virão a ter. Mas como só tenho sílica, no que me parece tenho de fertilizar quanto antes... Mas é tudo muito vago e a oferta é imensa e depois ainda se coloca a questão dos micros e macros....

Também estou com outra dúvida, junto à saída de água do filtro e na zona onde há menos caudal, mesmo junto dos vidros, tenho uma espécie de "espuma" tipo aquela de quando se lavam os copos à mão com detergente e ficam mal lavados e depois quando se coloca de novo água ficam com uns resíduos de espuma em torno do copo.. Alguém sabe que "espuma" é esta, como se origina, e se é prejudicial, etc..?

img3311x.jpg

img3313l.jpg

img3315m.jpg

img3316o.jpg

img3320l.jpg

Agradeço a ajuda de todos.

Cumps

Patrícia

Editado por tixxa

Olá,

brighty K e green brighty step1, são fertilizantes da ADA,proprios para aquas bem iluminados, o primeiro é usado ao longo da vida do aqua para além de tors elementos é a principal fonte de potasio, o segundo é para usar nos primeiros 3meses do aqua não te sei disser comcretamente o que este contem pois não sei ler japonês, mas que são bons são,

tenho Alternantheras Rosefolia a adaptarem-se da forma emersa para a forma submersa e nem uma folha amarela, com buracos ou parcialmente a desfazer-se, e a cada dia que passa estam cada ves mais vermelhas e já tenho umas folhas rosa-choque,

estes fertilisantes a primeira vista são caros mas vendo bem até não pois duram bastante e têm um práctico doseador que dá a dose certa e não hà desperdicios, gostava de lhe recomendar alguns fertilisantes mas não tenho nehuma esperiençia pois esta e a minha primeira aventura num aqua high-tech, até hoje so tive plantas faceis tipo anubias, fetos, criptocorynes e higrophilas plantas de poucas necessidades, mas para além dos da ADA dissem que os da ELOS e SEACHEM são bons

mas a meu ver fertilização é o complemento aos nutrientes que a plantas retiram do substrato fertil,

podias terposto metade do aqua com silica na frente para os bichos esgravatarem e a trás teres posto substrato fertil e um tipo de solo próprio para plantas

a espuma pode ser sinal de amónia,

cá por casa só hà testes de Ph, Kh, e GH, a fertilizção faço segundo a recomendaçãoes do fabricante e obsevação do crescimento e estado das folhas

Editado por Sabuguense
Publicado:

Ola A. Ferreira

por acaso já estava a entrar em stress, uma vez que não tenho o teste de amónia não podia ter a certeza, mas como só lá coloquei há um dia um peixe também estaria na dúvida como poderia ele produzir tanta amónia ao ponto de se "mostrar" em 75 litros.

O meu tronco apesar de ter sido comprado já com o tratamento adequado foi fervido e esteve debaixo de água durante um mês, com TPA's constantes adicionadas de sal pois criava nanobacterias (foi o nome que me indicaram quando descrevi que ganhava uma espécie branca enponjosa em alguns ramos e no fundo, bem como se alastrava mais tarde a toda a água, ficando esta esbranquiçada e ao tacto com aquela característica "esponjosa") agora já com o aquário montado e eu a pensar que já tinha o problema resolvido, insiste em continuar essa "alga esponjosa" ou bacteria, não sei como lhe chamar.

Alguém tem a certeza do que será e como me poderei livrar dela definitivamente?

NO3 estão a 0. Outros testes não tenho. Iluminação tenho, agora de início apenas 3h, pois li que quanto mais iluminação houver mais as plantas necessitam de micros e macros e como não tenho substrato e o como o ciclo não está feito não tenho no3 para se alimentarem, logo (penso eu! alguém que me corrija se estiver errada!)acho que não posso ter muito tempo as luzes ligadas pois as plantas ainda não têm todos os nutrientes necessários...

Em relação à alga/bactéria estava a pensar num ancistrus, mas já li que se forem nanobacterias provavelmente terei que colocar um antibiotico.. (atenção que foram uns tópicos que li em que alguém sugeriu ou mesmo colocou o antibiotico, agora se é um perfeito disparate não sei!)

Se alguém teve este tipo de problema e encontrou solução poderiam partilhá-la comigo? Pelo menos ver se tento atacar o problema logo de início, para não criar nenhum boom e depois ter de ser mais radical...

Obrigado

Cumps

Patrícia

Publicado:

Olá Patrícia,

Esse tronco é muito bonito e deves mantê-lo, é preciso é ir com calma :mrgreen:

Isso que aparece no tronco deve ser algum fungo que com o passar do tempo vai desaparecer. O teu áqua tem as dimensões do meu, 80*30*40.

Essa lâmpada de 39W na calha é mesmo de 18000 Kelvins? Quando ligas a luz ligam as 3 lâmpadas? É que isso é muita luz para essas plantas, era preferível ligares 1 ou 2 lâmpadas mais tempo e assim desfrutavas do áqua por um período maior.

Arranja um fundo opaco para o áqua, azul, branco ou preto, fica muito melhor.

Isso com calma tudo se resolve :mrgreen:

Publicado:

Olá

sim a lâmpada de 39w é de 18000 kelvins. tenho a possibilidade de ligar apenas as duas de 21w ou só a de 39w, ou então troco-as e ligo uma de 21w com a de 39w... O que me aconselhava? Neste momento tenho as 3 lâmpadas a funcionar 3 horas diárias, mas realmente já estava a pensar colocar só duas a funcionar em vez das três. Agora não sei se será melhor ficar só com as de 21w ligadas ou uma de 21w e outra de 39 como disse anterioromente.

Em relação ao fundo tenho uma cartolina preta para lhe colocar mas também estou a espera que me façam um fundo em 3D para ver como fica....

Cumps

Patrícia

Publicado:

Olá,

Eu não serei a pessoa mais indicada para a ajudar, tenho alguma experiência, mas apenas em áquas muito básicos, com musgos e plantas pouco exigentes.

Agora, é que depois de muita leitura aqui pelo fórum, me estou a aventurar num plantado.

De qualquer forma para a flora desse áqua, 40W parecem-me o suficiente, podes e deves é ter a luz mais tempo ligada.

Abraço,

Publicado:

obrigado. mesmo com pouca experiencia ainda me ajudas pois eu tenho menos, como muitos defendem o tipico 1w por litro eu pensava que a luz n era demais mas vou então desligar uma lampada.

em relação as bacterias que referi enganei me no nome quis dizer cianobacterias. sao uma especie gelatinosa q me aparece no tronco e depois se propagou a toda a agua.

sera por ainda nao ter no3¿ se for mesmo estas bacterias estou feita. alguem sabe como posso controla las logo de inicio¿ um apagao de 3 dias como referem nos topicos ia acabar com as minhas plantas pois ainda estao muito frageis...

vou ver a evoluçao hoje e amanhã mas temo que tenha de tomar medidas drasticas pelo q ja li e q isso afecte a fauna e a minha cory.

Patricia

Publicado:

realmente se continuar a ver hoje as supostas cianobacterias amanhã trato de retirar a minha cory pro meu nano e ataco com antibiotico. se nao resultar corto o mal pela raiz e retiro o tronco pois penso q seja problema dele ja k nunca tive problema parecido e durante anos nao fiz os processos correctos por n saber(tipo o de tirar o cloro a agua e sem saber lavava o filtro em agua da camara, também nunca tinha feito o ciclo). agora q farto me de pesquisar, tento fazer tudo direitinho, compro produtos da seachem faço o ciclo com o stability, começa a correr tudo mal. e mesmo de desmotivar...

nada como colocar o tronco uns Bons meses em lixivia e tudo o q for agressivo p matar aquela porcaria.

isto sou eu ja a desesperar pois lembro me de como esteve o tronco durante um mes com tpas regulares c sal e lixivia p tentar matar aquela gelatina. e n a quero ver no meu aqua dEpois do investimento q fiz...

algumas dicas e ou experiencias¿

cumps

Patricia

Publicado:

Boa noite

No período que estava a fazer o ciclo e apesar do tronco ter estado 2 meses em água corrente, ele tambem ficou com uma camada branca por ele todo.

No dia em que coloquei os primeiros peixes a camada branca desapareceu toda. Foi comida e desapareceu num dia!

Por isso a minha opinião é continuar o ciclo com o fotoperíodo correcto (nesta fase de adapatação as plantas precisam de muita luz) e não adicionar medicamentos.

O tronco é bonito!

Publicado:

Boa noite RicSilva

já agora sabes que peixe comeu essa camada branca? eu já la tenho uma cory mas ela não liga àquilo...

Obrigado por partilhares!

Cumps

Patrícia

Aqui estão umas fotos da "cena" branca do tronco, não estão em boas condições pois foram tiradas com o telemóvel, amanhã já coloco melhores e com mais pormenores.

Pode-se ver na primeira um género de bolha que aparece sempre e a água cada vez está a ficar mais branca, não sei se se deverá a esta camada branca que não sei o que lhe chamar ou se se deverá ao ciclo ainda não estar completo.Nos aquas que o meu namorado fez anteriormente usámos o sera aquatan que "abrilhantava" logo a água, ficava pouco depois cristalina. Como agora me virei para a seachem e só tenho o prime eo stability e nenhum destes diz que faz a água cristalina, não sei se virá daí o facto da água estar tão branca...

O que acham? Será por estar a meio do ciclo ou falta de um produto que clareie a água, ou ambos?

Foto da dita "bolha":

20110726003135.jpg

Nesta foto mostra, mas um pouco mal a camada branca que percorre todo o tronco (nesta zona parece um género de pêlos muito curtos e compactos:

20110726003146.jpg

É de referir que onde aparece em mais quantidade esta "coisa" branca não é onde apanha mais luz, como se vê nas fotos não são as zonas que ficam mais perto das lâmpadas nem as que ficam directamente viradas para cima, apesar do tronco estar já todo coberto.

Agradeço conselhos!

Cumps

Patrícia

Editado por tixxa
Publicado:

Ola

Os meus primeiros habitantes foram guppies e um garra ceylonensis. Penso que foi este ultimo que fez a maioria do trabalho, mas todos ajudaram.

Mesmo o movimento dos peixes faz essa camada branca descolar-se do tronco. Depois é sugada pelo filtro.

Nas primeiras TPA's com a mangueira podes limpar muita coisa.

Publicado:

oi

da maneira como estava a pesquisar apareciam me como respostas as cianobacerias e ao ler a praga que sao comeca se a fazer um filme dos diabos. mas assim que introduzi as palavras tronco branco em vez de algas/agua gelatinosas aparecem me topicos completament diferentes.

vou fazer uns testes a agua e em principio comprar um ancistrus, supondo que este se va alimentar daquela nhanha...

cumps

Patricia

Publicado:

ola jaime

tenho comprado em leiria. no reis (leirizoo) na gandara ou mais recentemente na fishroom ao lado do lidl, fíca um bocado escondido,fica atras dos predios que estao do lado esquerdo quando se está de frente para o lidl na avenida principal. acho que este último apesar de menos variedade tem mais qualidade e da excelentes informações sobre como manter o aqua. em plantados e um expert

Publicado:

Boa noite

fiz ontem testes ao meu aqua que está com um período de vida de 6 dias.

NH3/NH4: 0,5

No2:0

NO3:0

P04: 0,25

Será que tenho amónia a mais? tenho como habitantes 2 corys, 2 bedotia geayii e um ancistrus para ver se come a porcaria branca do tronco, mas acho que ele não lhe toca!

Em relação às plantas não sei se estes valores são benéficos para elas, de momento estou a fertilizar diariamente com sera florena e jbl ferropol 24, tenho só areia de sílica e umas quantas pastilhas sera florenette enterradas, será suficiente ou devo começar já com os macros? (iluminação 3 horas diárias de 42w, sem co2)

Noto pouquíssima evolução nas plantas, não estão a morrer mas não noto crescimento. Penso que deveria notar especialmente na limnophila, mas nada... Será normal, devido á adaptação ou nem por isso?

Fiz uma TPA de 10%...

Notei particularmente que estes 4 peixes (betodia e corys) fizeram imensa "porcaria" em cerca de 3 dias, muito mais do que no aqua onde as tinha de 35 litros, alguém sabe se há algum motivo?

Cumps

Patrícia

Publicado:

Boa noite

Pelos valores que obtives-te o ciclo ainda está a começar. Mas visto que fazes TPA's ainda vai demorar a estar completo.

Ja agora o valor de 0.5 refere-se a quntidade de NH4 ou NH3?

Estas a colocar muitos nutrientes para a quantidade de luz que forneces por dia. Com essa quantidade de fotoperiodo não é de admirar que não haja evolução nas plantas.

A água só por si já tem muitos nutrientes como macro e micros. Por vezes uma TPA faz muito mais que um fertilizante!

Boa tarde

RicSilva

Sinceramente não sei se é NH3 ou NH4 pois fizeram os testes por mim mas nos testes da sera depois de colocar os reagentes esperou-se 5 minutos e foi a 2ª cor da tabela que se obteve, não sei se esta explicação de como se fez o teste dá para se é 3 ou 4...

Então devo aumentar o fotoperiodo para ter um desenvolvimento nas plantas é isso? Para quantas horas, dadas as plantas que tenho?

Eu pensei que por não colocar substrato fértil deveria dar logo micros e macros às plantas, pois pensei que elas não os tivessem, tanto por não ter substrato como por não ter NO3...

não sabia que a própria água teria assim tantos nutrientes...

Obrigado

Cumps

Patrícia

Editado por tixxa
Publicado:

Boa noite tixxa.

Visto que o teste é da Sera o valor refere-se a concentração de NH4. Este valor combinado com um pH acido ou de valor 7 ou 7.5 é inofensivo.

Anda em cima dele visto que tens fauna.

Aumenta o fotoperíodo para o valor normal; mais ou menos 8 horas.

Tenho um aquário com iguais condições ao teu, com areia de sílica, e ao início não usei fertilizante, somente luz e água.

Ao início é suficiente para elas se desenvolverem, mas com fertilizante ainda melhor. Por isso não tenhas medo de aumentar o fotopériodo, não te esqueças que a água tambem tem nitratos de origem.

Se com o aumento do fotoperíodo começarem aparecer algas não te preocupes é normal. Pode nem acontecer se as plantas consumirem todos os nutrientes que adicionas-te com a fertilização.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!