Recommended Posts

Publicado

queria ver se cobria o areao do meu aqua com riccia, mas não me tá a apetecer encher o fundo de pedras, nem tenho assim tantas para o fazer... como acham que posso prender uma rede tipo saco de batatas ao areao de modo a que a riccia seja plantada por baixo da rede, e a cubra depois? eu uso areao de rio minuscula(areia de praia), só para ajudar a darem dicas de como hei de prender a rede.

abraços

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Publicado:

metes a riccia por baixo da rede e prendes as ponas por baixo do areao :arrow:

xico

Publicado:

é que tenho a impressao que não vai demorar muito até a rede se soltar e haver uma catastrofe... eu hei de arranjar solução.

obrigado na mesma.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Publicado:

Boas!!

Eu fiz um 'tapete' de riccia com xisto.

Parti o xisto (ou ardósia) em várias lascas fininhas, depois foi só prender a riccia com uma linha às placas e colocar no fundo várias todas encostadas :wink:

Nota: O xisto não altera o ph

Espero ter ajudado.

Pedro Feliciano

44b4bf0a.jpg

Publicado:

essa parte eu já sabia, mas quando tempo partir o xisto às lascas ele parte-se em bocados minusculos, e sendo assim ía ter de plantar aquelo tudo aos bocadinhos... e não tenho assim tanto xisto parta lascas(embora isso se arranje.)

Diz-me só como é que separaste as lascas!

abraços e obrigado.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Publicado:

Eu já tinha dado esta sugestão num post que está por aí do Nuno Carvalho

ao entrar numa "loja dos chineses" -apercebi-me duma coisa que poderia servir muito bem para fixar riccia a qualquer coisa, em subtituição/alternativa a sacas ou "redes"...aqui fica a sugestão: "saca para engomadora ....tradução: saco para meter roupa-meias e outros- na máquina de lavar, material tipo nylon, tamanho 40*25 "adaptável", fecho incluído ...preço 85 cêntimos".....caso não resulte dá para 1 kg de roupa -aquariofilista com meias lavadinhas é outra coisa :wink:

Com uns clips prendes ao fundo e nas podas e na riccia que se soltar, só tens de abrir o fecho e enfiar novamente no saco....

(o saco também dá para apanhar gambuzinos !!!:):))

Um abraço

Coimbra

Publicado:

epá, o aquario tem 80*35, esse saco não tem assim as medidas que se quer, não estou bem a ver como é o saco, mas imagino um saco de rede :wink: é capaz de até ser uma boa ideia, tenho aqui o chines ao lado(pelo que percebi o tal saquinho vende-se lá, certo?) hei de lá ir ver isso!

obrigado e abraços.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Publicado:

Se perguntares à tua mãe ela diz-te logo o que é :). O saco que vi tinha as dimensões que disse , mas como é uma "rede " flexível é só a questão de dobrar e costurar :wink:...

Um abraço

Coimbra

Publicado:

No seguimento das ideias e para quem quer tamanhos mais pequenos, tambem se pode usar o saco que se usa para pôr as pastilhas na maquina de lavar roupa

sempre é mais pequeno

abraço

Pedro Saúde

Publicado:

cheers

Estás a ficar um cromo! ;) :D

Quero ver uma panorâmica disso!!

Abraço,

David

Publicado:

Boas,

ta a ficar mt fixe!

mais fotos actualizadas! ;)cheers

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Publicado:

bom...ideia muito interessante! está um espetáculo... vai actualizando! uma pergunta..será que dá com o musgo de java?

fikem bem....!

Publicado:

Boa noite.

será que dá com o musgo de java?  

Até funciona, só que demora muito mais tempo. O musgo de java (Vesicularia dubyana) comparando a velocidade de crescimento com a Riccia fluitans não tem nada a haver. A primeira é muito mais lenta do que a segunda, daí poderá demorar mais tempo com este processo.

Um pormenor a analisar, é que utiliza-se este processo com Riccia fluitans porque trata-se de uma planta flutuante que teima em não ficar no areão, então utiliza-se este método para a prender no fundo ou então agarrada a pedras pelo fio de algodão. No entanto a Vesicularia dubyana já é uma planta mais fácil de se prender no areão. O método que eu utilizava na altura era colocar uma dose fina em cima do areão de modo a cobrir quase totalmente a área, em cima da planta colocava algumas pedras não muito grandes e de semana a semana ía trocando a disposição das mesmas. Passado 2 meses, já tinha tirado as pedras há umas semanas anteriores, e quando fui tirar a planta veio uma data de areão agarrado. Por isso é uma planta de fixação muito melhor.

miguelinho, esse tapete de Riccia fluitans está a crescer muito saudável, vai actualizando este tópico com a evolução do mesmo. :wink:

Inté.

Diogo Oliveira

Publicado:

Pois, em relação ao crescimento de cada uma ja tinha lido que são relativamente diferentes... mas eu coloquei essa pergunta, porque eu quero arranjar uma maneira para "proteger" a planta dos ataques que os peixes fazem... porque há 3 semanas que a coloquei no meu aqua e... bom, já ficou em 1000 pedaços. mas vou tentar este método, e se conseguir alguns resultados ei de os colocar no fórum. mas obrigado! mas em relação à riccia está um tapete realmente muito bonito!

• 2 semanas depois...
Publicado:

19º dia (22/02/2005)

riccia2113.jpg

Amanhã é dia de corte :shock:

Já tenho outra rede ao lado em crescimento :lol:

hugs

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Publicado:

podias era atar as pedras á rede com fio de nylon e depois enterrar as pedras. Assim ficavam escondidas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Quero deixar aqui também a minha experiencia. A foto é que não ajuda muito, mas foi o que se conseguiu.

Pic_2934_20.jpg

A ideia dos sacos do detergente para a máquina deu resultado e já vou para a segunda poda.

Fiquem bem

Abraço

Pedro Saúde

Publicado:

eu tambem fiz com uma rede, e passado 2 semanas estava muito fixe, agora esta-se a soltar toda e as corydoras dão uma ajuda pois estão sempre de volta do tapete.

Publicado:

Just_me, na outra rede que coloquei ao lado, pus as pedras dentro da rede a fazer peso, nesta não me lembrei disso, e embora ainda não o tenha feito, ainda vou a tempo... cheers (não tenho fio de nylon à mão)

Pedro Saúde, a tua experiência também tá muito fixe :?: tiraste a foto com flash e as cores ficam um bocado artificiais, mas a ideia tá lá...

Dsousa, os peixes de fundo são um problema para qualquer tipo de planta, eu felizmente o mais proximo de cory que tenho são ottos que não causam estragos a esse nível... :roll:

abraços.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Publicado:

Boas

Belo topico este e ainda para mais deu-me ideias...

Ja estava a pensar em plantar ricia ha algum tempo mas não sabia como.

Se bem percebi:

- poe-se a ricia dentro do saco

- fecha-se o saco com a ricia dentro

- prende-se com pedras (ou semelhante)

- espera-se que cresça

E depois?

A rede não fica agarrada a ricia?

Como utilisar?

Obrigado e desculpem se as perguntas são demasiado "basicas"

Cumps

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Publicado:

Boas,

Miguelinho - pois, foi com flash, mas assim que eu possa eu ponho novas fotos e já com mais tapetes. Vou iniciar agora mais um, o quarto mas desta vez maior e com desnivelamentos efectuado com pedras.

Ramirez - está tudo correcto o que pensas e a rede fica lá para sempre ela acaba por ser toda coberta pela riccia e não se vai notar. Experimenta.

Em relação aos peixes, os meus (otos e corydoras) também andam por cima mas não afectam em nada, não estragam.

Um conselho ou talvez não, mas deixo aqui para debate:

Em vez de enterrar as pontas dos sacos como eu fiz, colocar lascas/placas de xisto dentro do saco poderá ser uma boa ideia para os sacos pequenos, pois assim poderíamos desloca-los, uni-los e dispormos consoante a necessidade na altura. Espero ter me feito entender.

Que acham?

abraço

Pedro Saúde

Publicado:

Foi mesmo isso das lascas dentro do saco que fiz no meu segundo tapete... :shock: a parte superior do saco fica um pouco levantada ao inicio, mas já reparei que à medida que a riccia vai crescendo e cobrindo a rede, a parte superior do saco vai baixando.

hugs.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Publicado:

então mas mete-se a rede, a riccia cresce e tapa a rede, mas depois volta-se soltar aos poucos a medida que vai crescendo certo? Se não andamos sempre em cima dela a podar, ta-sse spre soltar a que cresce, não é?

:shock:

Pic_652_1.jpg