Perneta Publicado Julho 20, 2011 Publicado Julho 20, 2011 (editado) Boas malta. Sou um iniciante na aquariofilia. Comprei um aquário de 80 litros Aqualight e gostava de ter plantas no mesmo. Acontece que a iluminação é composta por uma só lâmpada T8 de 20w (60cm). Pelo que tenho lido, a regra deveria 1w por litro. Assim, é manifestamente insuficiente. Como tal, venho perguntar-vos o que fazer. Se existem lâmpadas mais potentes que possa substituir por esta (de 60w por ex) sem estragar/derreter nada ou se posso acrescentar lâmpadas e de que modo já que só existe um local para colocar lâmpadas. Tenho um aquário de 60L com plantas e iluminaçao de 18w e estão a ficar com as folhas todas amarelas. É devido à fraca iluminação não é? tenho substrato da tetra e deito florena todos os dias. Desde já obrigado pela ajuda. Bruno Editado Julho 20, 2011 por Perneta Citar
Lágrima de Orvalho Publicado: Julho 20, 2011 Publicado: Julho 20, 2011 Penso que não seja só pela iluminação. O meu aqua é de 70l e tenho uma lâmpada compacta de 18w, e as minhas plantas estão lindas. Uso apenas areão e um fertilizante liquido de 15 em 15 dias. Depende e muito do tipo de plantas que tenha escolhido, se as suas plantas forem mais exigentes então essa luz é fraca e penso que tenha a ver também com tanto fertilizante... Mas eu sou novata nisto e esta opinião é apenas a que eu tiro da leitura que faço e da experiência que tiro do meu aqua. Citar
crush Publicado: Julho 20, 2011 Publicado: Julho 20, 2011 De facto a iluminação não é o suficiente para plantas mais exigentes, mas, se não quiseres fazer um investimento grande, arranjas plantas que com essa luz desenvolvem-se bem. Procura no fórum por plantas pouco exigentes e vais encontrar uma vasta lista... Na calha que tens para a luz, não consegues meter mais watts. Os watts das lâmapadas estão directamente relacionados com o tamanho. Ou seja, para esse tamanho só tens lâmpadas de 20w. Julgo que também não há nada que permita acrescentar mais lâmpadas nessa calha (pelo menos nunca vi). A solução passa mesmo por arranjar uma calha nova, o que, convenhamos, não é propriamente ac€ssív€l... Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
Sabuguense Publicado: Julho 21, 2011 Publicado: Julho 21, 2011 boas Bruno, folhas amarelas indicam deficiencia de ferro ou fosfatos, se estes elementos estão presentes na fertilizção que usas(que eu não conheço)e caso esta seja boa então é por o aquario ser recente e não ter ainda carga biologica para fornecer suficientemente ás plantas compostos nitogenados tais como nitratos que são produzidos pela decomposição dos dejectos dos peixes e restos de comida por parte das bacteias nitrificantes, mas é claro que falta de iluminação influencia fortemente, uma foto do aqua e principalmente da zona da iluminação ajudava a compreender o espaço desponivel para determinar uma solução para o teu caso,mas seja ela qual for não basta substituir a lampada, vai requerer mais ou menos inve$timento a substituir alguns componentes mas por alto posso dizer que no minimo uns 40euros, dizeres que é um aqua de 80lts é muito vago quando colocares uma pregunta tenta ser o mais exacto possivel e dar todas as dimensões e outras caracteristicas relevantes do aqua tais como flora e fauna, em questões de iluminação altura do aquario é tão ou mais importante que a litragem cumprimentos Citar
Recommended Posts